Penso que como está serve a maioria, mas não serve os que têm poucos conhecimentos ainda, quer da actividade quer de outros geocachers.
Pessoalmente, recorro directamente aos revisores para perguntar se um local onde quero colocar uma cache está reservado por outro geocacher ou não, mas na maioria das vezes nem é preciso porque acabo por colocar caches onde mais ninguém se lembra...logo os locais não estão reservados de certeza
Daí que continue a reforçar a colocação fora dos centros urbanos, pois aí não há sobre lotação e ainda há muitos locais que merecem uma cache por vários motivos.
No caso concreto da questão, acho que devia ser semi-automática a valiadação do conflito de proximidade. No processo de submissão de uma cache quando da colocação das coordenadas (actualmente neste processo temos várias janelas sucessivas que vamos avançando, ao contrário de antigamente que só tínhamos o botão de submeter no fim de introduzir tudo) se houvesse algum conflito saltava um popup a avisar disso, e a solicitar que contacte um revisor para que ele o ajudasse nessa questão, quer a ver se basta puxar a cache que se esta a colocar uns metros par ao lado, quer a contactar o owner de um outro projecto que esteja submetido mas não publicado, quer a ajudar de uma forma especifica o geocacher que se depara com esta situação. Para isso, devia de haver uma pré-ferramenta antes do incio do processo de submissão para o geocacher que esconde uma cache colocar as coordenadas (aproximadas ou exactas) do local onde pertende esconder a sua cache para validar a disponibilidade. Se estiver tudo bem, avança com o processo, se não, contacta um revisor.
Para evitar que um geocacher ande a "pescar" pontos finais ou mistérios, esta ferramenta só estaria disponível quando o geocacher já tivesse criado o GC code da cache que quer submeter, e ser guardado o registo desse pedido, para dessa forma ele se sentir "intimidado" a nao usar essa ferramenta das coordenadas para outros fins que não o de saber se o local onde quer esconder a cache está livre. Depois de validar as coordenadas, vai ao terreno colocar a cache e volta para terminar a submissão. Isto seria quanto a mim o ideal, e seria um incentivo para se criarem caches com dedicação e trabalho de casa, em vez de serem atiradas para um sitio qq e depois masi tarde em casa submeter a cache, sem história e correndo o risco de haver outra a menos de 160m.