Ir de encontro aos novos geocachers a oferecer ajuda e não ficar à espera que eles venham ter connosco a pedir ajuda.
Mais uma vez esqueçam as referências ao geopt. Aqui faço um resumo. O artigo original é este.
jasafara Escreveu:Total de geocachers : 20.461 Percentagem dos registados em 2011 e 2012 : 53%
Total de geocachers activos 2012 : 12.790 Percentagem dos registados em 2011 e 2012 : 68%
Total de geocachers activos >=2012/07 : 7.328 Percentagem dos registados em 2011 e 2012 : 67%.
daqui
Registos Geopt em 2011 e 2012 : 2.624 (uma parte corresponderá com certeza a geocachers mais antigos)
Não interessa agora saber quais destes são muito ou pouco activos no fórum e não se sabe quantos é que aqui vêm espreitar sem se terem registado.
Quantos geocachers abriram tópicos de apresentação ou usaram o geral Apresentação (não obrigatória)?
Umas dezenas? Poucas centenas?
É normal. Um fórum pode ser um pouco intimidante para um recém chegado, apesar das simpáticas recepções que todos os newbies aqui têm.
As dezenas de geocachers que escrevem 95% dos posts estão entrosados, falam entre les numa linguagem muitas vezes incompreensível para os novos e por vezes até parece que estão zangados uns com os outros (e às vezes estão).
Ou seja é necessária uma certa coragem para um geocacher novo se integrar e a fazê-lo será (na grande maioria) já quando já fez uma data de caches e se calhar até já colocou alguma. Já foi confrontado com todos os "podres" do geocaching actual. Caches de tetra, logs de tetra, desconhecimento das regras básicas, etc, etc, etc.
Por outras palavras temos um fórum muito activo, com dezenas de geocachers que sabem o que deve ser feito e o que não deve ser feito. Quando um novo aqui chega, pode ser que ainda seja a tempo de ter bons hábitos...
O que aqui se diz sobre o geopt, aplica-se também ao geocaching@pt. Mesmo que todos os que o frequentam sejam disjuntos dos de aqui (e não o são nem pouco mais ou menos). O que é verdade é que os fóruns não chegarão à maioria dos geocachers e mesmo que cheguem é de uma forma passiva. Ficamos à espera que eles venham cá ter...
O paradigma tem de ser mudado!
jasafara Escreveu:Muitos de vós já foram estagiários numa empresa ou já tiveram a responsabilidade de os integrar.
Sabem bem como na grandemaioria das empresas portuguesas, um júnior se vê perdido no meio de um conjunto de regras não sistematizadas e de elementos mais velhos que parecem saber perfeitamente o que têm de fazer e andam numa grande azáfama de um lado para o outro.
Às vezes existem uns seniores menos intimidantes que até tomam a iniciativa de perguntar "Então tudo bem, qualquer coisa, estou aqui para ajudar". Mas esta postura está longe de ser a dominante...Eles andam por ali perdidos, funcionam por imitação (que tanto pode ser dos elementos melhores como dos piores) e logo se vê.
Algumas empresas tem manuais de acolhimento , mas por norma estão desactualizados e não está lá o que verdadeiramente é importante.
Nem todas as empresas são assim e especialmente nas multinacionais e consultoras, existem regras instituídas de integração de novos recursos, com responsáveis pela integração, formação e manuais bem feitos para enquadrar um novato. Ou seja a comunidade vai ter com o newbie e não tem de ser o newbie a tentar-se orientar num mundo em que se está a iniciar.
Estão a ver a correspondência com os novos geocachers?
Chegam ao jogo porque viram no telejornal uma reportagem superficial e cheia de erros. Vão à descoberta sozinhos podendo ser ou não mais ou menos maduros, mais ou menos desenrascados. Inevitavelmente vão fazer asneiras. Uns pode ser que se endireitam, outros não...
E cá estamos nós, umas poucas dezenas, centenas de geocachers "experientes" a dizer mal deles...
Solução? Como já disse, mudança de paradigma.
Tem de deixar de ser o novo geocacher a encontrar a comunidade e procurar educar-se e tem de ser a comunidade a encontrar o novo geocacher e educá-lo!
jasafara Escreveu:E como é que isso se faz? Muito simples e completamente integrável com o sistema de avaliação de logs proposto.
O ideal é que soubéssemos que um novo geocacher se registou e "atacá-lo" logo antes de fazer a primeira cache.
Mas isso não é possível.
Então um novo geocacher tem se ser contactado assim que faz a primeira cache!.
É nessa altura em que ele ainda está sem vícios e entusiasmado com um novo jogo, que lhe deve ser posto à disposição um manual de boas práticas. Um manual bem feito, não maçudo (não precisa ser como as multinacionais alemães que tem manuais de boas-vindas de milhares de páginas em que tudo é detalhado ao pormenor). Nessa altura o geocacher está cheio de dúvidas e vais agradecer à comunidade que o que enquadrar, vai desde a 1ª cache saber que existem fóruns com pessoal que está disponível para o ajudar.
E estou a falar disso de forma sistemática! Possivelmente em 2.013 vão chegar ao Geocaching, mais de 20 geocachers por dia. Tem de ser TODOS contactados logo no início.
Impossível! Não é nada...É até muito fácil.
Basta que o owner da cache onde ele faça o primeiro found lhe envie um mail a dar as boas vindas a este belo jogo e com todas as indicações que um novo geocacher deve ter...
Pronto se todos os owners alinhassem era muito fácil.
Mas se não alinharem. Estamos cá nós!
Sistema proposto:
No sistema de votação os owners terão acesso à indicação de que um novo geocacher fez o primeiro log (found, DNF,...) numa cache sua.
Se estiver integrado na iniciativa envia um mail ao novo geocacher agradecendo o facto de ter sido escolhida uma cache sua para uma primeira experiência. Mesmo que o log seja muito mau o mail deverá ser positivo. Depois vai ao sistema de avaliação de logs e coloca a classificação e indica que foi feito um contacto.
Se passados três dias do log ser feito, não estiver marcado como tendo efectuado um contacto o owner entra numa lista. Essa lista deve ficar vazia todos os dias. Para sair de lá alguém aqui no geopt envia um mail ao owner a explicar o movimento "De pequenino se torce o pepino" e a solicitar que o owner a ele adira (a adesão mínima passa precisamente por enviar um mail de boas vindas a um novo geocacher). Se o owner não enviar o mail em quatro dias ou se indicar que não quer aderir à iniciativa, fica marcado e então passa a ser o geocacher que não foi contactado que fica numa lista. Voluntários haverão com certeza aqui no geopt para se substituírem ao owner e lhe enviarem o mail.
O contacto como o owner ocorre no máximo três vezes ou até ele indicar que não está interessado em lutar por um geocaching melhor. Fica registado e daí se retiraram as devidas ilações...Estou convencido que parte significativa dos grandes owners aderiram. Mas senão aderirem isso só implica o envio de umas poucas dezenas de mails por dia por voluntários do geopt. Acredito que estaremos a formar uma geração de owners para o futuro que terão com os novos geocachers a mesma postura que tiveram com eles.
Em resumo.
Todos os novos geocachers serão contactados no prazo máximo de uma semana pelo owner da cache em que fez o primeiro found ou por um voluntário geopt.
"Pressão" sobre os novos geocachers para conhecerem as regras do jogo e saberem o que é desejável e o que não é desejável.
Todos os owners serão contactados pelo menos três vezes até aderirem ou não aderirem ao sistema. Mesmo que não adiram não podem alegar desconhecimento.
"Pressão" sobre os owners para que todos ajudem a enquadrar os novos geocachers.
E prontes...Acham viável?