• Anúncios

PNPG quer banir geocaching?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

PNPG quer banir geocaching?

Mensagempor hfilipe » domingo jun 24, 2012 13:28

O blog Carris (que costuma estar bem informado) tem hoje um post muito preocupante para todos nós, geocachers.
Parece que a direção do nosso único Parque Nacional quer acabar com as geocaches na área tutelada por esta entidade e deu ordens para que sejam retiradas pelos Vigilantes da Natureza.
Já temos taxas, já se arquivaram as geocaches que estavam em Zona de Proteção Total e nem assim o PNPG parece satisfeito.

Ao ver, por estes dias, o anúncio com o Rui Reininho a convidar os portugueses a visitar o Gerês pergunto-me que tipo de turistas querem eles por lá?

:cry:
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Re: PNPG quer banir geocaching?

Mensagempor Raalves » domingo jun 24, 2012 14:17

Acho este tipo de ato totalmente descabido. OS geocachers podem ser autênticos alaga muros, é verdade, mas isso, penso que acontece apenas nas caches "urbanas". Quem vai fazer uma caminhada de uma dúzia de quilómetros não vai certamente apenas para assinar um logbook. Vai para conviver com outras pessoas durante o caminho, vai para se divertir apreciando e contemplando a natureza e principalmente para desfrutar desta.

Sou um geocacher recente se é que se pode dizer assim mas já fiz caches com três e quatro desactivações para manutenção e já fiz outras que num rol de anos não foram desativadas uma única vez. Há caches recônditas, penso eu que grande parte das do PNPG, a que não vai muita gente e quem vai, não quer certamente destruir nada.

Acho que estamos a ser culpados por atos que não são nossos.
Raalves
Small

Registado: terça mar 15, 2011 12:17

Mensagempor lynxpardinus » domingo jun 24, 2012 14:34

A ser verdadeira é uma notícia terrível para quem gosta de geocaching de natureza - e que, mais uma vez, prova o isolamento do PNPG, e a forma como está ultrapassado.

Duas perguntas:
- Houve alguma situação específica que tenha provocado esta "guerra"?
- Next steps para resolver esta situação?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » domingo jun 24, 2012 16:13

É um notícia preocupante, sem dúvida.

Li a notícia e não há duvidas. Gerês é só para turistas que não se afastem do asfalto e dos percursos oficiais.

Não posso dizer que concorde com o 'fechar' do Gerês interior mas receio que seja resultado da proliferação de caches, e da tendência para aumentar a ritmo cada vez mais elevado.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor rifkinda » domingo jun 24, 2012 17:56

Estranho que não tenha havido um contacto com os owner das ditas caches, para as mesmas serem retiradas e serem os vigilantes da natureza a terem ordem para as remover (pelo menos ninguém falou connosco ainda por causa da cache que temos na serra da Peneda).

Acredito que se os owners fossem contactados, que as retirariam sem problema. Para os geocachers que lá colocaram as caches, era agradável poder ficar com os logbooks e o registo das últimas passagens, pelo menos.
Sendo eles a retirarem as caches e não fazendo qualquer contacto com os owners, temo que todos os registos se percam.

Também me entristece, tirarem caminhantes e visitantes ao parque, com todas as políticas rígidas que têm adoptado. Gostamos bastante desta zona do país e já fizemos por lá bonitos passeios, mas desde que começaram com as confusões das licenças para caminhar, que a vontade de fazer certos trilhos esmoreceu, por chocar em tanta burocracia.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor lijealso » domingo jun 24, 2012 18:39

Gostava mesmo era de saber qual a fundamentação (legal ou outra) para tal decisão (?)

Temo que possa começar a haver alguns entraves noutras área protegidas, devido às Cartas de Desporto de Natureza, que por agora só existem, segundo sei, no PN Sintra-Cascais e PN das Serras de Aire e Candeeiros, mas não analisei a legislação correspondente em profundidade. Posso estar enganado.

Do que li, ficou a sensação que a actividade de geocaching pode ser "discriminada" pela negativa, por não ter uma estrutura oficial por trás e por estar provavelmente no "saco" das actividades de ar livre que não estão especificamente discriminada nos regulamentos/legislação.
...
lijealso
Micro

Registado: domingo jul 12, 2009 21:04

Mensagempor Joao Narciso » segunda jun 25, 2012 08:53

Viva,

Ontem comentavam no FB que havia casas no PNPG em zona protegida, e havia mais em construção, tal como em Troia se construiu em dunas primárias :(

Isto era caso para uma petição nacional, o proibirem as caches sem qualquer justificação, se calhar mediante uma licença (€€€) tal já seria possivel !!!

Ou se o caching fosse feito através de uma das empresas que cobram bastante (€€€) para uma simples caminhada ... mas lhes lhes dá bastante (€€€) em lincenças para operarem!!!

O parque é um patrimonio mundial, deve-se salvaguardar a sua existência, mas nunca o proibirem o seu uso fruto!
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos: GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem

ImagemImagem
Joao Narciso
Small

Registado: quinta mai 17, 2012 01:11

Mensagempor Joao Narciso » segunda jun 25, 2012 11:32

Radicalizando,

Havia forma de dar a volta a tudo isto e a deixar o pessoal do PNPG de mãos atadas ... !

Converter ou criar apenas caches virtuais, ou earthcaches ... queria ver eles no terreno a retirar uma cache virtual ou uma earthcache!

Tipo "Está a tirar uma foto para si ou para o Geo?" Porquê??? "Porque fotos para o geocaching são proibidas ou tem de pagar!!"

Imagem Imagem

ImagemImagem
Joao Narciso
Small

Mensagempor SandroD » segunda jun 25, 2012 13:08

já não existem as virtuais mas a ideia e´engraçada
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small

Registado: quarta dez 15, 2010 22:49

Mensagempor Joao Narciso » segunda jun 25, 2012 13:34

Sei que não,

Mas as earthcache existem ... deturpando um pouco, o PNPG é patrimonio Mundial e todo ele uma Earthcache ... não teriam como dar a volta a isso, em vez de um logbook e TB's, teria-se apenas albuns de fotos.

Imagem Imagem

ImagemImagem
Joao Narciso
Small

Mensagempor vsergio » segunda jun 25, 2012 13:35

não acho essas ideias nada engraçadas, não. não será com atitudes menos pensadas que se pode construir um futuro risonho para o geocaching no Parque Nacional.
Atenção que o autor do blog, apesar de bastante conhecedor das coisas que se passam no parque, não é para ser levado assim tão a sério, pá. Até pode ser que se venha a comprovar a cena, mas estar já a mandar pedradas ao Parque não será boa ideia, digo eu.
Sejamos construtivos.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor Joao Narciso » segunda jun 25, 2012 14:07

Lá isso é uma grande verdade, primeiro verificar a veracidade dos factos.

Imagem Imagem

ImagemImagem
Joao Narciso
Small

Mensagempor lynxpardinus » terça jun 26, 2012 07:29

Sabem de algum pedido de arquivamento ou de um aumento do número de DNFs?
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor rifkinda » terça jun 26, 2012 07:37

Costumo seguir o latest logs aqui das geostats e ainda não me apercebi nem de pedidos de arquivamento, nem de um aumento de Not founds.
Mas também a notícia é deste domingo, e suponho que seja ao fim de semana que haja mais tempo para fazer geocaching, principalmente, quando se tratam de grandes caminhadas.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor lynxpardinus » terça jun 26, 2012 07:47

E se os guardas florestais forem mesmo à procura das caches e não as encontrarem.. fazem DNF? :)
lynxpardinus
Moderador

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes