Página 1 de 1

Crianças e geocaching - a partir de que idade?

MensagemEnviado: sexta mai 25, 2012 10:10
por rifkinda
Estava ontem a falar com um amigo geocacher, que é pai há 11 meses e que já há uns tempos largos que não faz geocaching e falámos sobre a partir de que idade é que as crianças começam a gostar de ir em busca de caches.
Li recentemente que o ppereira costuma fazer geocaching em grupo e que levam uma criança de 5 anos. A partir dessa idade já gostam de ir?

Qual é a vossa experiência como pais?

Ele quer retomar a actividade, mas apenas quando o filho realmente tirar algum gozo disso também e tiver noção do que está a fazer.

Re: Crianças e geocaching - a partir de que idade?

MensagemEnviado: sexta mai 25, 2012 10:37
por clcortez
Rita, isso passa-se um pouco comigo também.
A Matilde já tem mais de 4 anos e começa a perceber bem como as coisas funcionam. Parece-me uma boa altura para voltar a praticar geocaching em família. Assim como para ir a parques temáticos, viagens de lazer, etc.
Antes disso temos que ter consciência que a criança não terá noção das coisas nem desfrutará do que se lhe está a "oferecer".

Re: Crianças e geocaching - a partir de que idade?

MensagemEnviado: sexta mai 25, 2012 11:10
por jasafara
Os parques temáticos também são giros. A partir de 4/5 anos já gostam de ir. Não podem é andar em metade das coisas. Assim o pai aproveita para brincar nas montanhas russas e afins, enquanto a mãe se fica a afligir com a criança :) (o problema é quando a mãe também gosta...) Depois temos de lá voltar aí pelos 13-14, para nos divertirmos com o adolescente enquanto a mãe se aflige pelos dois ;)) (estou quase nessa fase :D)

Crianças e geocaching - a partir de que idade?

MensagemEnviado: sexta mai 25, 2012 13:45
por lynxpardinus
Estou muito habituado a ver pais com "texugos" de 1 ou 2 anos nas mochilas nas provas de orientação (claro que não vão a correr). Não sei se os miúdos se lembrarão no futuro, mas parecem bem divertidos...

Re: Crianças e geocaching - a partir de que idade?

MensagemEnviado: sexta mai 25, 2012 17:59
por ppereira
Faço Geocaching com o Rafael desde que ele tem 2 meses de vida
Nunca foi um problema, claro que por vezes houve caches que não pudemos fazer - caches com terreno mais alto em que era complicado levar uma criança mais pequena, mas tenho grandes vitórias que ele conseguiu:
[*]1711 Paderne
[*]The Waterfall [Pitões das Júnias]
[*]Ursa [Sintra]
[*]Arco da Pombeira
[*]Half Mountain

E mais recentemente: Formosinho ou Bartolomeu's Treasure

Se no início éramos nós os pais que o levávamos, há uns anos (2/3) que ele quer encontrar os tesouros, e fica chateado quando não encontra presentes (que ele goste) dentro da cache, atenção - que uma geocoin pode não ser um item de troca que ele aprecie, um gormiti ou um lego são os preferidos.
No entanto sempre foi o contacto com a natureza e o ar livre que nos levou a nunca abdicar da presença do Rafael na procura das caches. Para nós como pais nunca foi o facto do Rafael encontrar a cache o ponto principal, o objectivo foi o desfrutar de todo o ambiente que o envolvia.

O gozo de encontrar uma cache só apareceu depois, aí para os 3/4 anos...
Mas é um gozo tremendo poder leva-lo. Neste momento tem 5 anos.

Sempre que me perguntam se as crianças devem participar destas actividades a minha resposta é sempre a mesma: SIM, os pais que façam o esforço para que eles desfrutem à maneira deles

Tremelgo nas Alturas - Neste dia só pudemos ir embora depois de ele subir...
Nesta foto tinha acabado de fazer 4 anos de idade
Imagem

Re: Crianças e geocaching - a partir de que idade?

MensagemEnviado: sexta mai 25, 2012 21:19
por timearth
Fizemos a nossa primeira cache em 2007 e o nosso João tinha 3 anos e a nossa Joana 11
Ao longo destes anos tem feito grande parte das caches connosco.
Vamos fazendo as coisas de forma cientifica [:o)] [:D] :clap: a um ritmo que eles nos acompanhem.
Níveis de dificuldade, caminhadas longas, curtas bla bla bla bla tudo é pensado de forma a que eles nos surpreendam
Daqui a uns anos vamos ver se eles ainda nos levam a nós.
Já os estou a ver dizer (é melhor deixar os velhotes em casa que eles só atrapalham nas caminhadas longas :D )

Re: Crianças e geocaching - a partir de que idade?

MensagemEnviado: sexta mai 25, 2012 22:45
por Verdolas
Quando nos iniciámos no Geocaching, um dos nossos rebentos tinha 8 anos e o outro apenas 1 ano e meio.

O mais velho, depressa se tornou o mais aficcionado da família, divertindo-se imenso tanto a explorar o site, como no terreno.

O mais novo, no início, apenas nos acompanhava, sem se aperceber muito bem do objectivo das nossas actividades.

Penso que por volta dos 3 anos começou a apreciar fazer trocas de objectos, quando aparecia algo que lhe agradava.

Por volta dos 4 anos percebeu basicamente as regras da "caça ao tesouro" e as dicas quando eram simples. Foi preciso "dar uma ajudinha", disfarçadamente, para ele ter o prazer de encontrar algumas caches e sentir maior satisfação na "caçada". Mas com 4 anos e meio ele encontrou mesmo uma cache que estávamos os 4 a procurar...estava ao nível dos olhos dele e não dos nossos! [:D]

Agora tem 5 anos e diz que gosta de encontrar caches, principalmente se tiverem "carrinhos" para poder enriquecer a sua garagem! ;))

Re: Crianças e geocaching - a partir de que idade?

MensagemEnviado: sábado mai 26, 2012 17:41
por carolangelpaul
A partir do momento em que ganham mobilidade e começam a andar.

Tudo o que for contacto com a natureza ao ar livre (jardins, parques, campo, etc.) é muito útil para o seu desenvolvimento e crescimento.

Re: Crianças e geocaching - a partir de que idade?

MensagemEnviado: sábado mai 26, 2012 22:39
por Jesus
A minha filha Lara, tem agora 4 anos, e apesar de já nos ter acompanhado em várias cachadas em mais tenra idade, julgo que só recentemente começou a entender e interessar-se pela prática do geocaching, porém apesar de não saber contar, o que dificulta entender as indicações de aproximação à cache (metros até ao GZ), dadas pelo gps, gosta de seguir a direção da seta (literalmente), bem como procurar pela cache, quando lhe damos as indicações do jogo do frio e quente. Os itens para troca que por vezes encontramos nos containers, e o facto de eu permitir que a Lara faça um desenho seu após o meu log, após a minha assinatura no logbook, são duas situações adicionais que ela também aprecia.

Julgo que a grande maioria das crianças apreciam passeios ao ar livre, com um grupo propicio à paródia, e sempre que envolva brincadeiras múltiplas.