• Anúncios

Zona em que se cria uma cache!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Zona em que se cria uma cache!

Mensagempor Joao Narciso » quinta mai 17, 2012 17:34

Boas a todos,

Sou newbie no geocache e aqui no forum, fiz um search e não achei resposta à minha duvida, comentário a que me proponho, esperando inclusivé que seja no sitio certo!

Como newbie andei fazendo umas buscas manuais de caches para a minha lista nos tempos futuros, inclusivé segui através do perfil de alguns "companheiros de jornada" os comentários e afins sobre essas caches e cheguei a uma conclusão em especial sobre um elemento muito "engraçada".

Recuando, já tenho o material todo preparado para criar a minha primeira cache, e ao tentar registar foi-me deparado ( apesar de tudo muito cuidado da minha parte) com uma serie de perguntas, dificuldades e afins que me deixou de inicio todo rabugento mas mais calmo, cheguei à conclusão que o revisior estava certíssimo. O que me fez repensar onde a colocaria mesmo e tipo de página etc.

E o que me levou até dar-lhe muita razão mesmo sendo eu um newbie!? Voltando a atrás ao ver um perfil de determinado nick (não caberá a mim dizer quem é) ... e não deverá ser o unico, que ao ser mais antigo lhe dará o direito de criar caches com mais facilidades, até certo ponto estaria correcto, senão vejamos, sendo eu de Setúbal, se for de férias por exemplo para o Gerês e de repente que aldeia gira, que lagoa fixe, compro uma caixinha, meto la dentro o respectivo a explicar o que é o geocache, um porta chaves ... proponho aprovado e voilá?

No mês a seguir vou à Madeira, ok uma uma cache criada por mim, chega o Agosto e uma cachezita em (por exemplo) Albufeira fica bem esta falésia é linda e unica, e porque não uma na Republica Dominicana??? Pois é ... e depois muitas estão já como arquivadas por falta de manutenção, quando será que eu voltaria para mudar logbook ou reparar algum vandalismo?

Não deveriam ser só aprovadas na zona onde cada um vive ou frequenta regularmente? No minimo para criar uma cache fora de sua zona deveria haver "um padrinho" nessa zona que assegura-se sua manutenção, e só após haver um "fiador" ... a cache seria publicada fora da zona de cada um!

Mas quem sou eu, um newbie e de certo que estou errado! Ou talvez não!
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos: GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem

ImagemImagem
Joao Narciso
Small

Registado: quinta mai 17, 2012 01:11

Re: Zona em que se cria uma cache!

Mensagempor alieri » quinta mai 17, 2012 18:00

Olá, bemvindo ao fórum e ao geocaching.

A vontade de começar a esconder caches assim que se toma contacto com este hobbie é uma coisa que acontece a todos.
O conselho habitual que se dá a alguém nessas circunstâncias - ou seja, que encontrou muito poucas caches e pretende esconder alguma(s) - é que espere até ter encontrado várias caches (20? 30? 40?), para se familiarizar com as diversas facetas do jogo, e só depois esconder a primeira.

Claro que já houve casos de "novatos" que criaram logo grandes caches, que a malta gosta e elogia, como já houve mais casos de newbies cheios de boa vontade e iniciativa que criaram caches que foram criticadas por quem as encontrou.

E as razões são várias: ou porque foram publicadas sem estarem colocadas no seu esconderijo, ou porque as coordenadas foram mal medidas e têm um erro enorme, ou porque o local não tem qualquer interesse, etc etc.

Portanto, o conselho fica dado ;)

Quanto à segunda parte do teu post, sugiro que leias esta tradução não oficial das guidelines, nomeadamente a parte sobre manutenção de caches - http://www.ebt.variavel.com/geocaching/#linhaorient

Vou dar um exemplo meu. Sou do Algarve e fui de férias aos Açores duas vezes, onde criei algumas caches. Numa das visitas conheci um geocacher local que se disponibilizou para ajudar a manter algumas dessas caches.
Dentro do possível isso tem sido feito e as caches ainda lá estão. Mas tive que dizer ao revisor que as caches seriam mantidas pelo geocacher fulano.
Outra. Por razões familiares também me desloco com frequência a outra zona do país. Nessas visitas dou uma vista de olhos às caches que aí tenho.
Se tiveres umas centenas de caches encontradas, é possível estabelecer um padrão das zonas geográficas onde vais mais vezes. Se não tens caches encontradas, isso não é possível, daí que o revisor te pergunte como pretendes fazer a manutenção das caches.

Espero ter ajudado.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Joao Narciso » quinta mai 17, 2012 19:19

Boas,

Claro que ajudou na resposta, estive a ler a tradução não oficial das guidelines, e realmente reporta (descreve) a situação de que falei, então parece que há pessoas que não as estão as seguir.

Obrigado pelo esclarecimento.
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos: GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem

ImagemImagem
Joao Narciso
Small

Registado: quinta mai 17, 2012 01:11

Mensagempor alieri » quinta mai 17, 2012 20:47

Não sei ao que te referes, mas há alguns pontos que devo salientar:
O primeiro é algo que vais ouvir muitas vezes, que é a frase "pratica o TEU geocaching e deixa que os outros se preocupem com o deles". Já vais perceber, continua a ler.

O segundo é que as regras que leste são linhas orientadoras, não são regras tipo código penal, com a previsão de uma situação qualquer e uma pena para quem não cumprir. E mesmo estas têm atenuantes e agravantes.

Aliás, até deves ter lido uma 'regra' que diz "Antes de mais nada fica o aviso: não há precedente para a colocação de caches. Isto significa que a publicação de uma cache similar não é, por si só, uma justificação válida para a colocação de uma cache nova. Se uma cache foi publicada e violar alguma destas linhas de orientação, encorajamos a que seja reportado. No entanto, se a cache foi colocada anteriormente à data em que esse requisito foi requerido ou actualizado, a cache poderá ser autorizada a manter-se."

Por outro lado, com o tempo irás constatar que isto é um passatempo, algo que se faz quando se pode, sem compromissos e para distrair a mente dos problemas do dia a dia, mas que, sendo um jogo praticado por pessoas, as suas personalidades/cultura/educação/forma de estar refletem-se no jogo.

Há gente para quem o geocaching é a coisa mais importante que possas imaginar. Vais verificar que há quem faça dezenas de kms para ser o primeiro a encontrar uma cache recém publicada (FTF, first to find), quem logue caches sem as ter encontrado, quem roube TBs, quem crie caches com a conta do filho e depois registe o FTF com a sua conta, quem esconda as caches longe das coordenadas marcadas pelo GPS só para dificultar a vida aos outros, enfim, um sem número de situações em que, se não as guidelines, pelo menos o bom senso deveria imperar.

Também há pessoas que moram ao lado de caches e só passados meses ou semanas lá vão procurar. Há quem procure e encontre caches e não as registe online, porque não quer. Há quem não registe caches como encontradas se for em grupo e de facto não for o achador. Até há um gajo que vai às caches todo nu!!

Da mesma forma, também há donos de caches que as visitam todas as semanas, e quem só possa verificar as caches de tempos a tempos. E com os combustíveis a subir de preço, há que ponderar bem cada deslocação.

Resumindo: isto é um jogo/passatempo. Deve ser entendido como tal. Uma diversão. Uma ocupação para um gajo se distrair e passear (com a família/filhos/amigos/namorada).

Se achas que algo não está correcto, procura informar-te para validares a tua opinião. Antes de mais nada, fala com o criador da cache, primeiro. Quantas situações se poderiam esclarecer se se contactassem as pessoas indicadas. Fala com quem já visitou a cache. Fala com o(s) revisor(es).
Lembra-te que ninguém (?) é profissional do geocaching, todos (?) têm uma vida para além das caches e as respostas podem demorar, nomeadamente em fins de semana e alturas de férias.

Se depois de isso ainda mantiveres a mesma opinião, reporta a situação. Fala com o(s) revisor(es). Reporta o caso à Groundspeak. E aguarda uma resposta. Algo há de acontecer. Nem que seja dizerem-te "muito obrigado pela chamada de atenção, mas achamos que o senhor não tem razão. Obrigado e votos de boas cachadas."
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Kelux » sábado mai 19, 2012 10:49

Olá.

Queria só acrescentar um pormenor a tudo aquilo que o Xavier bem disse.

Em relação ao caso de bom-senso de que se devem colocar caches onde a possibilidade de regular manutenção esteja assegurada, quer pela frequente deslocação a essa zona por parte do owner, quer pela existência de outros geocachers locais, que para isso de disponibilizem; existe a exceção de zonas, ou paises onde quase não haja atividade geocacher... nesse caso, o facto de se colocar lá uma cache (mesmo descurando a sua manutenção), cumpre o papel dinamizador do jogo, sendo por isso de louvar... a meu ver, claro.
Kelux
Large

Registado: quarta jun 27, 2007 08:31

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes