• Anúncios

CM Loulé e o Geocaching... tende juizo.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

CM Loulé e o Geocaching... tende juizo.

Mensagempor Torgut » domingo abr 15, 2012 12:01

Pois é. Há coisas que deixam um tipo de boca aberta. Decorria o mês de Setembro de 2011 quando recebi uma notícia chocante: a Câmara Municipal de Loulé tinha contactado a Groundspeak exigindo a remoção da minha cache Fonte Benémola [Loulé]. Razões? Que ela se encontrava numa zona protegida. Ora para quem nunca visitou o local, a cache estava colocada junto a um estradão, 100 ou 200 metros depois de uma zona de piquenique criada pela autarquia, e que costuma ser invadida por uma horda de visitantes, que deixam lixo espalhado por todo o lado, o que até se compreende: de cada vez que lá fui encontrei os contentores adequados para o efeito completamente cheios.

Parece que na ocasião quem de direito tentou sensibilizar os responsáveis da Câmara. Obviamente que a existência da cache no local não perturbava em nada a natureza do local classificado. Mas foi escusado, e a cache acabou mesmo por ser arquivada.

Agora, deparo-me com a notícia de que a autarquia se prepara para uma acção de promoção do Geocaching nas ruas da cidade.

“Geocaching é uma das muitas atividades previstas pela Câmara Municipal de Loulé para celebrar, no dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2012, este ano subordinado ao tema «Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança».

Trata-se de um desporto de ar livre que envolve a utilização de um recetor de GPS para encontrar caches escondidas. As caches são pequenas caixas com livros de registo, onde o participante deixa registada a sua passagem.

Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Câmara Municipal de Loulé colocou uma cache escondida que proporcionará ao participante um roteiro pelo património classificado da cidade.

Esta atividade preconiza o respeito pelo meio ambiente e pelo património, tal como deverá ser o espírito dos geocachers. Para participar, é necessário GPS e calçado adequado.”

In Região Sul

Portanto, apesar de ser uma “atividade preconiza o respeito pelo meio ambiente “, a CML achou imperioso que se fizessem desaparecer as duas caches existentes na zona da Fonte Benémola, e parte agora para a sua acção de promoção. Claro que a cidade de Loulé não é uma zona classificada, mas assusta-me um bocado ver uma instituição que revelou tamanha capacidade de bom senso para com o jogo agora surgir como um paladino da promoção do Geocaching. Fica a curiosidade sobre a tal cache que foi criada para o evento.

(texto publicado no meu Blog: http://papacaches.wordpress.com/2012/04 ... ha-coisas/)
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: CM Loulé e o Geocaching... tende juizo.

Mensagempor lgass » domingo abr 15, 2012 12:13

as pessoas ainda serão as mesmas? podem não ser e terem uma visão diferente...

se bem que foi há relativamente pouco tempo... não será esta uma boa oportunidade para contactares a câmara sobre a possibilidade de recolocares as caches?
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor Torgut » domingo abr 15, 2012 12:39

Devem ser as mesmas, é o mesmo mandato. E credo, mal estava eu se uma coisa destas merecesse o tempo e o trabalho para recolocar caches.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor lynxpardinus » domingo abr 15, 2012 14:04

No fundo, não é assim tão estranho - os responsáveis políticos (portugueses e não só) sempre mostraram uma certa tendência para comportamentos esquizofrénicos... Bom, ao menos, a evolução parece ser num sentido de aceitação mais positiva do jogo - a ver vamos se tal se aplicará apenas a iniciativas da câmara ou dos geocachers em geral.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Jesus » domingo abr 15, 2012 16:43

A ambiguidade de critérios demonstrada pelas duas instituições que entraram em contacto com a Groundspeak (ICN-B e a Câmara Municipal de Loulé) é no mínimo lamentável, especialmente, quando recorrentemente assistimos a outras medidas e eventos promocionais de puro interesse político e económico, promovidos pela Câmara Municipal de Loulé, que em nenhum modo salvaguardam e protegem as Áreas de Paisagem Protegida do Concelho de Loulé. :evil:
Imagem
Jesus
Regular

Registado: quinta jul 26, 2007 11:14

Mensagempor clcortez » domingo abr 15, 2012 23:50

Bem, vou dar a minha "colherada" que penso ser construtiva para este debate.

No caso do ICNB, já foi referido noutras discussões (e se a mensagem não passou vou reforçá-la agora) o próprio ICNB tem tido dificuldade em lidar com as caches colocadas em locais sensíveis porque não sabe com quem falar. Instituições públicas com o ICNB estão habituadas a falar com associações e outras entidades PORTUGUESAS que existem de facto. Que eu saiba, em Portugal não existe nenhuma associação ou entidade legal que represente o Geocaching, os geocachers ou as caches. Ou seja, se houver alguma situação em que seja necessário contactar o "geocaching", a solução passa por contactar a GS, que está lá longe, longe...e para um instituto português e para quem os dirige faz alguma confusão este tipo de "contacto", sendo que as caches estão em Portugal e parece haver uma certa "anarquia" no que toca a responsabilização da colocação das caches. Na minha opinião, sou obrigado a concordar com eles até certo ponto. Qualquer pessoa pode colocar uma cache e submetê-la para publicação, bastando que se registe no GC.com, sem que para isso haja algum controlo efectivo do seu Registo. Bem, até certo ponto, porque de facto um geocacher pode sempre ser contactado. E a cache pode ser sempre retirada do local por outros, mas o seu owner pode ficar impune.
No caso do ICNB, eles não podem ser vistos como os "maus da fita". Eles andam à muito tempo a tentar resolver o problema de comunicação com a comunidade, mas é difícil perceber com quem falar quando já existem uns largos milhares de geocachers....

Ficou claro? Ou ainda são o "papão" que não nos deixar colcocar caches e manter as que existem em locais onde de facto nem caches nem nada de anormal em matéria de presença humana devia existir?

Quanto à CM Loulé, a minha opinião é diferente. Parece-me claramente que alguém se "aproveitou" da ideia para "espalhar" protagonismo em alguma reunião de Câmara. Ou seja: provavelmente as mesmas pessoas que impediram a existência de caches na Fonte Benémola são as mesmas que depois pensaram " espera aí, isto era uma grande ideia para mostrar aos nossos chefes e para mostrar trabalho! Mas para sermos coerentes vamos fazê-lo na Cidade que assim já ninguém nos pode chatear". O pior é se alguma dia a CM Loulé se lembrar de colocar uma cache que seja na Fonte Benémola, aí acho que até eu vou lá pessoalmente pedir explicações.
Vamos ver. para já, não lhes ficou nada nada bem. Deixar ver os desenvolvimentos.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor rifkinda » segunda abr 16, 2012 08:58

Torgut, falas em

duas caches existentes na zona da Fonte Benémola, ...
.

Uma delas sei que encontrámos, a tua, mas não estou a encontrar a outra que mencionas. Podes colocar aqui o link?
Pelo menos em relação à tua, do que me lembro, a zona onde a cache estava era pacífica, ou seja, não me parecia que causasse danos.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor Jesus » segunda abr 16, 2012 10:50

rifkinda Escreveu:Uma delas sei que encontrámos, a tua, mas não estou a encontrar a outra que mencionas. Podes colocar aqui o link?
Pelo menos em relação à tua, do que me lembro, a zona onde a cache estava era pacífica, ou seja, não me parecia que causasse danos.

Aqui está o link da segunda cache GC1NQJB-Grutas da Salustreira [Loulé], esta sim, considero compreensívelmente, bem mais motivadora das medidas tomadas pelas entidades em causa. Refira-se que a responsabilidade da criação desta cache, foi minha, e que os motivos para a sua extinção (arquivamento) foram compreenssívelmente acatados, tendo em conta os critérios de preservação e conservação do espaço protegido, perigos associados e questões de falta de civismo, postas em causa por alguns visitantes. Faço votos de coerência e consistência das medidas tomadas, bem como as que porventura venham a surgir, que visem a preservação das áres protegidas... Assim seja, mas sempre.
Imagem
Jesus
Regular

Registado: quinta jul 26, 2007 11:14

Mensagempor SandroD » segunda abr 16, 2012 15:59

Estou a falar sem ter 100% de certeza, e vou tentar averiguar, mas de qualquer forma parece-me que o arquivamento das caches da fonte da benemola sai da parte da divisão de Ambiente ou do serviço municipal de protecção civil, e a colocação desta nova cache foi por parte da divisão de cultura e monumentos. No nosso pais, o cruzamento de dados é nulo e mais uma vez temos a prova disso...
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small

Registado: quarta dez 15, 2010 22:49

Mensagempor Pcalisto » segunda abr 16, 2012 17:48

Torgut Escreveu:Agora, deparo-me com a notícia de que a autarquia se prepara para uma acção de promoção do Geocaching nas ruas da cidade.

“Geocaching é uma das muitas atividades previstas pela Câmara Municipal de Loulé para celebrar, no dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2012, este ano subordinado ao tema «Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança».

Offtopic: É moda! A Câmara de Vila Franca de Xira já tem umevento para esse dia e a Câmara de Penela tem um para dia 25 de Abril. Qualquer dia andam as Câmaras a recrutar Geocachers, ainda vamos ter Geocachers profissionais [:D] e vamos lá ver se depois não começam a acontecer situações destas... "ah, toca a arquivar porque o espaço é nosso e não-sei-o quê". Vai na volta sou só eu a ser pessimista :evil: :evil: :evil:

Atenção, nada contra essa iniciativa das Câmaras, se for para melhorar acho muito bem. Pode ser que comecem a limpar muito sítio que por aí anda que até mete dó...
Imagem
Pcalisto
Small

Registado: segunda mai 30, 2011 11:06

Mensagempor luis_pt » quarta abr 18, 2012 21:48

Mas por que não contactaram o owner da cache em causa? Seria mais rápido e fácil.
luis_pt
Small

Registado: sábado abr 07, 2012 19:12

Mensagempor Pcalisto » quarta abr 18, 2012 21:54

Saiu hoje no Correio da Manhã um artigo sobre o Geocaching e a CM Loulé.
Imagem
Pcalisto
Small

Registado: segunda mai 30, 2011 11:06

Mensagempor alieri » quinta abr 19, 2012 09:14

Pcalisto Escreveu:Saiu hoje no Correio da Manhã um artigo sobre o Geocaching e a CM Loulé.

Foi mesmo na edição de 4a feira? Não encontrei. Sabes mais ou menos qual a página, ou em que zona do jornal?
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor allien » quinta abr 19, 2012 09:53

É curioso...! No exemplar que li também não encontrei.
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor alieri » quinta abr 19, 2012 10:16

Acho que o CM tem uma edição Norte e uma Sul, será verdade? Se sim, talvez o artigo em causa esteja na edição norte?
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes