por rifkinda » terça mar 27, 2012 17:55
Há uns anos, estávamos a explicar o que era o geocaching a uns amigos nossos e a explicar a filosofia do CITO, e eles responderam que nos estávamos a contradizer...
- Então estão a dizer que recolhem lixo, mas por outro lado, poluem o ambiente, deixando lá uma caixa escondida, que, para quem não pratica esta actividade, não é nada mais, nada menos, que lixo.
E não deixam de ter alguma razão, até porque como disse o MAntunes, a prática do CITO fora dos eventos, não é prática assim tão comum nas cachadas diárias, e certamente muitos geocachers já deixaram mais caches (lixo para os muggles) do que o lixo que recolheram nas cachadas.
Outro aspecto é o pisar da vegetação, que destrói parte da flora. Cada vez mais há mais geocachers, e com as enchentes de geocachers que agora se verificam nalgumas caches, parece-me claro que a destruição de plantas e o alargamento de caminhos (nem que seja, porque nem todos dão com o caminho à primeira e volta e meia, vão a direito a desbravar novo caminho), é prejudicial para o meio ambiente.
Mesmo que a % de geocachers menos cuidadosos, se mantenha constante ao longo dos anos, o que é certo, é que agora somos bastante mais geocachers a praticar este hobby e consequentemente, também são bastante mais os que não têm o cuidado necessário.