• Anúncios

O geocaching faz bem ou mal ao ambiente?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Relativamente ao meio ambiente, o geocaching é...

- prejudicial
11
39%
- benéfico
6
21%
- neutral
11
39%

Total de votos : 28

O geocaching faz bem ou mal ao ambiente?

Mensagempor lynxpardinus » terça mar 27, 2012 08:44

Com as discussões todas à volta das Zonas de Protecção Total e, depois de ler também este artigo http://www.notaboutthenumbers.com/2012/ ... geography/, gostava de saber a vossa opinião - o geocaching é prejudicial ao meio ambiente? Venham de lá essas opiniões - e, de referir que a sondagem de cima é aberta, ou seja, os votantes podem alterar a sua opinião durante a discussão, consoante os argumentos que lerem.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: O geocaching faz bem ou mal ao ambiente?

Mensagempor JCX_team » terça mar 27, 2012 09:05

Eu não acho que o geocaching seja prejudicial ao ambiente, antes pelo contrário, basta ver o caso dos CITO's e outros que tais.

Há é geocachers que são prejudiciais ou ambiente.
Imagem
Imagem

Pedro José......forever
Aurora Isabel......
JCX_team
Regular

Registado: segunda mar 24, 2008 13:53

Mensagempor P@v@r0tti » terça mar 27, 2012 09:33

Infelizmente sinto que o Geocaching faz cada vez mais mal ai ambiente, independentemente de associar ou contrario. Tenho presenciado muita destruição devido ao aumento de praticantes na área.

Acredito que o conceito não era estragar nada, mas desde que esteja envolvido civismo humano a mistura o fim é sempre o mesmo. Podem ser 100 a fazer cuidado com o ambiente mas basta um para destruir todo o processo.

Tenho muita pena de verificar esse aumento de inconsciência relativa a muitos locais que a busca da cachinha acaba por ser colocada acima de qualquer outra prioridade.

Quanto mais aderirem mais tendência tem para acontecer degradação, ja uma vez comentei, por este andar o Geocaching encaminha-se para o associar ao vandalismos.

[xx(]
Imagem
P@v@r0tti
Micro

Registado: sexta dez 17, 2010 11:45

Mensagempor hfilipe » terça mar 27, 2012 09:48

JCX_team Escreveu:Há é geocachers que são prejudiciais ou ambiente.

Deixando de fora o fator humano, um grande número de atividades são neutrais para o meio ambiente. Só que não se pode separar uma coisa da outra.
O geocaching existe porque é praticado por geocachers, seres humanos com as mais diversas motivações e preocupações. O respeito pelo meio ambiente, normalmente, não começa com a pratica do geocaching, já vem de trás! Se alguém está habituado a atirar lixo para a rua, a pisar as plantas dos jardins públicos e a atropelar os animais que atravessam a estrada, quando se torna geocacher o mais certo é continuar esses comportamentos mas de forma ainda mais prejudicial quando decide deixar a cidade e ir descobrir umas caches no meio do monte. A não ser que vá num grupo que lhe dê uns calduços abra os olhos para a beleza da natureza e a importância de a deixarmos para as próximas gerações, melhor que a encontramos.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor MAntunes » terça mar 27, 2012 12:42

Ao princípio tinha a esperança de que o geocaching fizesse mais bem do que mal ao meio ambiente (estou a referir-me à Natureza) na medida em que esperava que os geocachers - todos - tivessem cuidado ao deslocar-se (usando os trilhos, etc) e deixassem menos lixo do que o que já lá estava. Ou seja, que praticassem o conceito de CITO original que era, e é, o de regularmente apanhar-se algum lixo durante as nossas caçadas e não apenas em Eventos de CITO. Agora, com a massificação - e não consigo definir um momento em que se passou de uma situação para outra - penso que o geocaching já é mais prejudicial do que benéfico ao meio ambiente.
Eu pessoalmente também contribuo para esta situação, porque já cheguei a casa e reparo que numa ou noutra saída não fiz nada de bom para o meio ambiente, ou porque me esqueci (por exemplo, na "Palácio do Correio Mor" podia ter apanhado algum lixo) ou porque não tinha levado sacos de lixo para o recomendável CITO. Penso que sempre tenho tido cuidado com o local onde ponho os pés mas em relação ao CITO tenho que reavivar este hábito.

Neste sentido votei.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor rifkinda » terça mar 27, 2012 17:55

Há uns anos, estávamos a explicar o que era o geocaching a uns amigos nossos e a explicar a filosofia do CITO, e eles responderam que nos estávamos a contradizer...

- Então estão a dizer que recolhem lixo, mas por outro lado, poluem o ambiente, deixando lá uma caixa escondida, que, para quem não pratica esta actividade, não é nada mais, nada menos, que lixo.

E não deixam de ter alguma razão, até porque como disse o MAntunes, a prática do CITO fora dos eventos, não é prática assim tão comum nas cachadas diárias, e certamente muitos geocachers já deixaram mais caches (lixo para os muggles) do que o lixo que recolheram nas cachadas.

Outro aspecto é o pisar da vegetação, que destrói parte da flora. Cada vez mais há mais geocachers, e com as enchentes de geocachers que agora se verificam nalgumas caches, parece-me claro que a destruição de plantas e o alargamento de caminhos (nem que seja, porque nem todos dão com o caminho à primeira e volta e meia, vão a direito a desbravar novo caminho), é prejudicial para o meio ambiente.

Mesmo que a % de geocachers menos cuidadosos, se mantenha constante ao longo dos anos, o que é certo, é que agora somos bastante mais geocachers a praticar este hobby e consequentemente, também são bastante mais os que não têm o cuidado necessário.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor clcortez » terça mar 27, 2012 20:23

Já foram escritos os argumentos que também partilho para ter votado que o GC é prejudicial à Natureza (ambiente é uma palavra mais "in" e que é usada normalmente para quem não liga muito à Natureza mas que se acha ainda assim muito "verde"...) e não vou acrescentar muito mais.

É prejudicial sim, de facto. Provem-me o contrário.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor Team Casal do Rei » quinta mar 29, 2012 10:10

caso seja praticado correctamente o geocaching a meu ver é benefico :-)

o que por vezes acontece é que não é o mais correcto por parte de alguns praticantes mas isso existe em todos os lados e actividades

pessoalmente tentamos praticar a actividade o mais limpa possivel e tentamos colocar o ambiente o melhor possivel
Imagem
Team Casal do Rei
Micro

Registado: quinta Oct 06, 2011 09:36

Mensagempor geo-amd » sexta mar 30, 2012 10:30

Eu digo que o geocaching é ligeiramente mais prejudicial para o ambiente do que outras atividades no campo, mas mesmo assim escolhi neutral por me parecer estar envolvido um nível de gravidade baixo, contrabalançado por alguns aspetos positivos.

Felizmente que se alcança a esmagadora maioria das caches no campo usando os trilhos historicamente existentes, e parece-me positivo manter esses trilhos abertos para evitar maior dispersão da ação humana. Tende a haver algum prejuízo, localizado à volta da posição de algumas caches. Quem planeia uma nova cache deve pensar nestas coisas, como se diz no artigo.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor carolangelpaul » sexta mar 30, 2012 20:29

Não vou contabilizar os CITOS oficiais e particulares, nem o impacto negativo das imensas visitas numa área natural ou as negligências e barbaridades cometidas.
Já pensaram bem na quantidade de combustível que se gasta quando se pratica geocaching?
Principalmente aqueles que se não fosse o geocaching não sairiam de casa ou percorreriam tantos quilómetros de automóvel (ou outro veículo com motor de combustão).
Portanto, a prática do geocaching tem pontualmente e localmente alguns efeitos benéficos (embora reduzidos) para o ambiente mas, globalmente é prejudicial.
Ultimamente até tenho utilizado mais a bicicleta para cachar mas, foi uma "imposição" da troika...
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
carolangelpaul
Regular

Registado: sábado mai 19, 2007 21:26

Mensagempor Betelguese » segunda abr 02, 2012 10:51

Isto como tudo na vida é muito relativo...
E podemos colocar o geocaching no bem, no mal e no neutro, por um lado, é benéfico visto que temos projectos como o cito que permite limpar locais e assim ajudamos o ambiente, depois a maioria das nossas deslocações são de cachemobile e ai já estamos a contribuir negativamente para a nossa pegada ecologica, depois temos aqueles "individuos" que só pensam no numero de caches e se estam a lixar para o meio onde esta está inserida e por norma destroem e deixam lixo pelos locais por onde vão passando.....

Enfim como tudo na vida, tudo depende do civismo de cada um, infelizmente muitos de nós não têm esse valor incutido....
Betelguese
Micro

Registado: domingo fev 22, 2009 11:03

Mensagempor Team Casal do Rei » terça abr 03, 2012 15:10

as deslocações são sempre relativas pois para irmos trabalhar praticamente todos usamos o carro
Imagem
Team Casal do Rei
Micro

Registado: quinta Oct 06, 2011 09:36

Mensagempor carolangelpaul » terça abr 03, 2012 20:56

Team Casal do Rei Escreveu:as deslocações são sempre relativas pois para irmos trabalhar praticamente todos usamos o carro

É verdade mas, se não formos trabalhar não ganhamos dinheiro para comer, se não formos praticar geocaching...
Creio que comparar o nosso meio de sobrevivência com um hobby não faz muito sentido.

Paulo aka paulohercules
carolangelpaul
Regular

Mensagempor geopate » terça abr 03, 2012 21:12

O Homem faz bem ou mal ao ambiente? Mais mal que bem, certamente. Na minha opinião, o Geocaching é mais uma actividade do Homem que prejudica mais do que ajuda, se bem que este tenta sempre parecer e parecer-lhe que está a agir da melhor forma que consegue. Seria interessante saber quantificar, em todos os factores, quanto custa ao ambiente uma Cache na sua existência.
Imagem
geopate
Large

Registado: segunda abr 28, 2008 12:06

Mensagempor carolangelpaul » terça abr 03, 2012 21:34

Fiz uma pesquisa rápida na Internet e descobri este trabalho académico: Environmental Impacts of Human Activity Associated with Geocaching

Paulo aka paulohercules
carolangelpaul
Regular

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes