• Anúncios

Ajuda na conversão de coordenadas

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Ajuda na conversão de coordenadas

Mensagempor Pcalisto » domingo mar 18, 2012 11:19

Bom dia.

Estou a tentar converter umas coordenadas para a criação de um conjunto de caches na zona Oeste e tenho algumas dificuldades na conversão. Sei que existem várias ferramentas online mas ainda não atinei.

Quero pedir ajuda a alguém que se sinta confortável neste assunto, mas preferia tratar por PM para não divulgar já o que estou a fazer.

Obrigado

Edit: o formato que quero converter é N XXº XX' XX'' ; W YYº YY' YY'' para as coordenadas que mais utilizamos no geocaching
Imagem
Pcalisto
Small

Registado: segunda mai 30, 2011 11:06

Re: Ajuda na conversão de coordenadas

Mensagempor hfilipe » domingo mar 18, 2012 12:08

aqui ou aqui.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor alieri » domingo mar 18, 2012 13:38

ou, se gravaste as coordenadas no GPS nesse formato, altera as definições do aparelho para mostrar as coordenadas no formato que queres, e voilá :)
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Pcalisto » domingo mar 18, 2012 13:55

alieri Escreveu:ou, se gravaste as coordenadas no GPS nesse formato, altera as definições do aparelho para mostrar as coordenadas no formato que queres, e voilá :)

O drama é que me passaram essas coordenadas assim
Imagem
Pcalisto
Small

Mensagempor alieri » domingo mar 18, 2012 14:45

Acho que com os links do hfilipe te safas bem.
Também podes configurar o teu gps para aceitar as coordenadas no formato que te deram, gravas novos pontos usando essas coordenadas, depois tornas a meter o GPS como o tens agora e vais aos pontos que gravaste ver como ficaram as coordenadas. às vezes faço isto no google earth, quando me dão coordenadas de algum sitio num formato manhoso e quero convertê-las para meter no gps do carro.

Tenta os links do hfilipe
alieri
Moderador

Mensagempor Pcalisto » quinta mar 22, 2012 20:57

alieri Escreveu:Tenta os links do hfilipe

Tentei rapidamente - o tempo não tem chegado para tudo - e parece-me que um dos links é mesmo aquilo que procuro.

Tenho os pontos marcados no Google Maps e quanto tiver um tempo livre vou ver até onde é que o TomTom me leva com esse formato e aí poderei comparar se bate tudo certo.

Agradeço a vossa disponibilidade.
Imagem
Pcalisto
Small

Mensagempor alieri » quinta mar 22, 2012 21:17

Pcalisto Escreveu:vou ver até onde é que o TomTom me leva com esse formato e aí poderei comparar se bate tudo certo.

Nota que o Tomtom (se não o tiveres 'artilhado') vai-te levar ao ponto numa estrada mais próximo do ponto que marcares. A não ser que o teu tenha modo pedestre ou que vás verificando o mapa e/ou as coordenadas dele (do TT)
alieri
Moderador

Mensagempor Pcalisto » quinta mar 22, 2012 21:28

alieri Escreveu:
Pcalisto Escreveu:vou ver até onde é que o TomTom me leva com esse formato e aí poderei comparar se bate tudo certo.

Nota que o Tomtom (se não o tiveres 'artilhado') vai-te levar ao ponto numa estrada mais próximo do ponto que marcares. A não ser que o teu tenha modo pedestre ou que vás verificando o mapa e/ou as coordenadas dele (do TT)

Assim como está leva-me pela estrada, se lhe tiro o fio apaga-se. É aparelho que nunca uso, só vai servir mesmo para estes 3 testes que até calham em estrada. O meu aparelho de geocaching é o iPhone mas peca por ainda não ter encontrado um conversor de coordenadas decente.

Edit: acho que o meu TT me leva pada fora da estrada, pelo menos quando o usava em zonas industriais ele não falhava fira da estrada. Claro que no ponto de estrada mais próximo traçava uma linha tracejada... Tenho que averiguar isso...
Imagem
Pcalisto
Small

Mensagempor jasafara » sexta mar 23, 2012 00:11

N XXº XX' XX'' ; W YYº YY' YY''

Não utilizes sites para converter. É muito mais giro fazer as contas...

Só tens de transformar segundos em centésimos de minuto. Uma regra de três simples básica.

Basta chegares ao XX'' e YY'', multiplicar por 100 e dividir por 60. Nada mais simples ;))
Ou seja multiplicar os segundos por 1,6(6).
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor Pcalisto » sexta mar 23, 2012 07:55

jasafara Escreveu:Basta chegares ao XX'' e YY'', multiplicar por 100 e dividir por 60. Nada mais simples ;))

Ena, isso promete.... Nada como experimetar.

Aplica-se a todos os XX e YY?
Imagem
Pcalisto
Small

Mensagempor jasafara » sexta mar 23, 2012 08:17

Pcalisto Escreveu:
jasafara Escreveu:Basta chegares ao XX'' e YY'', multiplicar por 100 e dividir por 60. Nada mais simples ;))

Ena, isso promete.... Nada como experimetar.

Aplica-se a todos os XX e YY?

Sim.
N XXº XX' XX'' ; W YYº YY' YY'' está em formato Graus, minutos e segundos. Um grau tem 60 minutos e um minuto 60 segundos.
Para converter para N XXº XX.XXX' ; W YYº YY.YYY' só tens de converter uma divisão de minuto em 60 partes por uma divisão de minuto em 100 partes, ou seja multiplicares os segundos por1,6(6).
Se quisesses converter em formato XX.XXXXXº como por vezes aparece só terias de repetir o processo e voltar a multiplicar o XX.XXX' por 1,6(6)...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes