• Anúncios

Duvida de Newbie

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Duvida de Newbie

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 10:43

Bom dia a todos,

Como ja devem ter reparado sou novo no forum e na modalidade.
Assim surgem algumas duvidas tipicas de newbie!
Procurei no forum antes de fazer este post de forma a nao criar spam, mas se ja ha resposta para as minhas questoes, peço que me mandem o link e apaguem o post.

Entao é assim, pretendo comecar a caça ao tesouro mais a minha namorada.
Como referi na apresentacao tenho experiencia de orientacao e bushcrafting, mas em compensacao nunca usei um gps para navegar, ja percorri muitos quilometros de mata mas sempre de bussola na mao, nunca com um gps.

Assim apos dar uma leitura pelo forum descobri que podia fazer do meu telemovel um gps para geocaching, saquei o c:geo e o Neongeo, ate agora adaptei me melhor (pouco ao c:geo).
O meu tlm é um sony x10 mini, sistema android.

Abro o programa procuro caches perto de mim e escolho uma, arquivo de forma a usar offline, de seguida aparece me uma bussola indicando a orientacao da cache bem como a distancia a mesma, se carregar em "usar gps" mostra a localizacao num mapa tipo google earth, mas sem trajecto para a cach, agora pergunto, isto é normal?
É suposto "cada um seguir o seu caminho" ate la é isso?ou é um erro do meu programa?

Outra duvida, tenho um gps para o carro, um garmim nuvi 205, com modo aventura/offroad, ja experimentei introduzir as coordenadas e ele reconhece sem problemas, assim enquanto iniciante e "experiementante" da modalidade pergunto se acham que posso comecar a minha caça apenas com estes dois equipamentos?

Ja vi tambem aqui no forum post de um gps de 40€ da decathlon, pelo que percebi este limita se a dar a orientacao devido ao input das coordenadas, ora isto tambem o meu tlm faz, ha alguem na minha situacao que use o tlm/gps do carro para a procura?

Obrigado desde ja ;)
JRibeiro
Micro

Registado: terça mar 13, 2012 10:13

Re: Duvida de Newbie

Mensagempor lynxpardinus » quarta mar 14, 2012 10:59

Oi JRibeiro!

Antes de mais, muito bem vindo.

Vou começar por responder à tua terceira pergunta. Apesar de os GPS de mão apresentarem algumas vantagens a nível de resistência, precisão do sinal e durabilidade das baterias, há muito e boa gente a cachar com telemóveis e GPS de carro - e não é por isso que não encontram as caches. A única questão que levantaria, ao cruzar a quantidade de material que levas na mochila (e que parece que esperas passar um mínimo de 2 dias no mato) é a questão da durabilidade da bateria do teu telemóvel, com um sistema como o Android e ainda por cima sempre a apanhar satélites e a ler aplicações de geocaching - acho que, em situação semelhante, o meu iPhone duraria 3 horas...

Quanto à questão de o mapa não te mostrar o trajecto até à cache, isso é normal. Os mapas de navegação por estrada (routing) e os topográficos têm características diferentes e não é possível fazer routing num mapa topo.

Um abraço e boas cachadas!
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 11:18

Obrigado pela ajuda!
Concordo plenamente, 3 horas e "viva o velho" xD
Como disse tou numa de experiencia ainda, estou bastante interessado mas tambem queria algumas opinioes antes de seguir.
Levo o do carro tambem o seu, modo aventura, pode ser que me consiga safar, pelo menos no arranque.

Quanto ao conteudo da minha mochila que é mais uma mala, tens toda a razao, faz parte da minha forma de pensar levar sempre material para estar pronto para um minimo de 2 dias no mato, quem diz mato diz numa qualquer situacao inesperada.
Aprendi isso no bushcrafting.
Dai ter postado o conteudo da mochila e pedir opinioes quanto a upgrades e possivel junk que esta contem na vossa opiniao mais experiente.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Abraço
JRibeiro
Micro

Mensagempor P@v@r0tti » quarta mar 14, 2012 11:19

Faço Geocaching com um HTC Diamond2 com o Cachebox, TomTom Go940 e no entanto tenho um Garmin Vista Hcx que me serve de apoio no caso de as baterias dos aparelhos anteriores não aguentarem.

Sem duvida que o Garmin é mais robusto e fiavel mas com o Telemóvel posso ter acesso a dados que ajudam mais na procura. Claro que esse GPS mais recentes ja dão para carregar muita informação, mas alem de um preço mais elevado ainda falta a parte de acesso WiFi para ficarem mais independentes. Com um bom programa no SmartFone temos acesso a mapas de satélite, logs recentes e até fazer uma busca de caches novas da zona.

:clap:
Imagem
P@v@r0tti
Micro

Registado: sexta dez 17, 2010 11:45

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 11:24

Obrigado, sim essa seria a minha ideia, usar o telemovel para "apanhar" as caches proximas ou em locais pre determinados e de seguida introduzir as coordenadas manualmente no garmin.

O tempo de bateria do meu tlm é muito reduzido dai nao ter grande confianca nele.

Mais tarde penso realmente aquirir um gps proprio para o efeito mas por agora queria saber se "me posso fazer a estrada" com o que tenho.

Cumps
JRibeiro
Micro

Mensagempor lynxpardinus » quarta mar 14, 2012 11:31

Aquilo que tens chega-te perfeitamente. Se utilizares o GPS do automóvel em modo aventura, certifica-te apenas que tens o static navigation desligado (pelo menos para a aproximação final).
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 11:58

Ui agora eu saber o que é isso é ja é pior xD
Nem é tarde nem é cedo vou carregar o gps e depois vou explora lo com mais atencao.
Deixei de o usar dada a sua apetencia para me enviar para caminhos fora de estrada, mas agora talvez se revele uma caracteristica util!

Cumps
JRibeiro
Micro

Mensagempor hfilipe » quarta mar 14, 2012 12:16

O static navigation é uma característica dos GPS de estrada e que não ajuda nada na procura de caches. Basicamente o GPS só atualiza as coordenadas se andares, ou melhor, correres acia de uma certa velocidade (nos TomTom é 5km/h) e, além disso, faz com que a posição no mapa fique "presa" à estrada. Só quando te afastas bastantes metros da estrada é que ele te dá a posição correta. Para navegação por estrada e como nem sempre as coordenadas das estradas são as mais corretas, esta função faz sentido.

Eu não tenho um Garmin mas penso que no modo aventura o static navigation fique desligado.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor JRibeiro » quarta mar 14, 2012 12:23

Obrigado pelo esclarecimento, sempre a aprender!
Ja o tenho a carregar depois tenho de ir investigar isso!
Lembro me de ele ter modo de aventura e poder ser configurado para andar a pe!

Cumps
JRibeiro
Micro

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes