• Anúncios

GPX e Garmin Etrex 30 - dúvidas

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

GPX e Garmin Etrex 30 - dúvidas

Mensagempor José Carvalho » sexta jan 27, 2012 17:15

Quando comprei um GPS novo , dia 1 de Novembro de 2011, no meu anivesário, pensei que a informação da cache vinha juntamente com as coordenadas para o GPS. Mas não! Sei que é possível, e um Premium Member já me falou que é necessário ser PMember para descarregar o Ficheiro GPX, mesmo em baixo das coordenadas da cache, e assim ter a informação... True?
[*1_5]
José Carvalho
Micro

Registado: sábado dez 03, 2011 12:57

Re: GPX

Mensagempor hfilipe » sexta jan 27, 2012 17:24

Sim, para teres acesso ao ficheiros GPX no geocaching.com tens que ser Premium Member.
Como Basic Member só tens acesso aos ficheiros loc que pouco mais têm que as coordenadas.

Se o teu GPS é Garmin podes experimentar, de borla, a Premium Membership durante um mês. Vê aqui: viewtopic.php?f=10&t=8278&start=45#p119568

Também há outras formas de obter o GPX como Basic Member. Dão é mais trabalho!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor José Carvalho » sexta jan 27, 2012 19:49

Sim, o meu GPS é o Garmin Etrex 30. Estou a tentar, mas não estou a ter muita sorte... [:(]
[*2_5]
José Carvalho
Micro

Mensagempor José Carvalho » sexta jan 27, 2012 20:31

•The Garmin device is either not connected or to isn't registered at My Garmin.

Isto é o que aparece sempre que clico para ativar a minha conta. Não percebi a parte de "vai aqui com o teu gps ligado ao pc ate ele o reconhecer e segue os passos que forem necessários. " , deste tópico: viewtopic.php?f=10&t=8278&start=45#p119568
José Carvalho
Micro

Mensagempor patinhofeio » sexta jan 27, 2012 22:42

Boas.
Como basic member, podes usar o greasemonkey com o script GCTour. Dá mais trabalho, é mais lento, mas resolve esse problema a quem não é PM.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Mensagempor José Carvalho » sexta jan 27, 2012 23:14

patinhofeio Escreveu:Boas.
Como basic member, podes usar o greasemonkey com o script GCTour. Dá mais trabalho, é mais lento, mas resolve esse problema a quem não é PM.

Mas estás a referir-te ao problema do GPX? [*0]
José Carvalho
Micro

Mensagempor alieri » sábado jan 28, 2012 00:11

Não percebi a parte de "vai aqui com o teu gps ligado ao pc ate ele o reconhecer e segue os passos que forem necessários. " , deste tópico: viewtopic.php?f=10&t=8278&start=45#p119568

Ele refere-se a esta parte :

o teu garmin é novo?
se sim tens direito a 30 dias de conta premium.
vai aqui com o teu gps ligado ao pc ate ele o reconhecer e segue os passos que forem necessários:
http://www.geocaching.com/garmin/freetrial.aspx

José Carvalho Escreveu:•The Garmin device is either not connected or to isn't registered at My Garmin.
Isto é o que aparece sempre que clico para ativar a minha conta.

Confirma que :
1) GPS está ligado,
2) Está ligado ao teu computador e o computador consegue comunicar com o GPS
Para testar o ponto 2, entra na tua conta no geocaching.com, escolhe uma cache qualquer e clica em "Send to GPS" , logo abaixo do nome da cache e das coordenadas. Se o teu browser pedir para instalar algum software, instala-o. Isso é que vai permitir que o PC comunique com o GPS para fazer aquilo que queres (para já).
Alguns GPS perguntam no momento em que são ligados ao computador se queremos activar o modo USB. Isso permite ver o conteúdo do GPS como se fosse uma pendrive. Noutros tens que activar essa opção no menu de definições do próprio GPS. Não sei se isto tem alguma influência.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor José Carvalho » sábado jan 28, 2012 09:29

Eu já fiz isso, e ela está conectado por USB e a funcionar. Mas também é preciso registá-lo na MyGarmin [mistery-] É que se assim fôr, estou com azar porque não há o meu modelo (Etrex 30)
José Carvalho
Micro

Mensagempor José Carvalho » sábado jan 28, 2012 10:22

José Carvalho Escreveu:Eu já fiz isso, e ela está conectado por USB e a funcionar. Mas também é preciso registá-lo na MyGarmin [mistery-] É que se assim fôr, estou com azar porque não há o meu modelo (Etrex 30)

Bom dia geocachers, já sou Premium Member! Muito obrigado pelas dicas, muito provavelmente sem vocês, não iria ter esta experiência de 30 dias!

Mas o meu problema ainda não acabou! Consigo clicar no ficheiro GPX, mesmo abaixo das coordenadas, mas não sei onde guardá-lo!! Somebody Help! :lol:
José Carvalho
Micro

Mensagempor alieri » domingo jan 29, 2012 16:04

Acho que há duas formas de responder a isso (nota que não tenho esse GPS, não sei se isto é correcto):

Hipótese A

1 - analisar e seleccionar as caches que queres fazer.
2 - Ligar o GPS ao PC
3 - em cada uma das caches, carregar em "Send to GPS"
Voilá, o geocaching.com detecta o GPS e manda o GPX directamente para a pasta correcta dentro do GPS

Hipótese B

Quando ligas o Etrex 30 ao teu PC, consegues ver o conteúdo dele (como se fosse uma Pen USB)?

Se sim, provavelmente (digo provavelmente pq não conheço o modelo) haverá uma pasta chamada "GPX". Mete lá dentro os ficheiros das caches que gravaste no teu PC.

Portanto:
a - analisar e seleccionar as caches que queres fazer.
b - para cada uma, gravar o GPX respectivo numa pasta no teu PC (p.ex. Ambiente de trabalho / Geo / caches )
c - no fim, copiar o conteúdo da pasta 'caches' para dentro da pasta 'GPX' do teu GPS

Finalmente, José, não me leves a mal esta sugestão, mas acredita que vale a pena, mesmo quando se pensas que já se sabe tudo: lê o manual do GPS (e refiro-me mesmo ao manual, e não ao guia de iniciação rápida).

De qualquer forma, estamos cá para ajudar no que for preciso, vai perguntando
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Re: GPX e Garmin Etrex 30 - dúvidas

Mensagempor David Santos 87 » domingo jan 29, 2012 20:51

bom conselho eh eh

e se o manual tiver em pdf é ainda melhor pois permite pesquisar por palavras, o que dá um jeitão!

consegui que um amigo meu conseguisse ligar um gps ao pc de modo a aceder as pastas(um eTrex Legend HCx ou Vista HCx), que não era só chegar e ligar o cabo ao pc, num gps que nem nunca vi ao vivo apenas com recurso ao pdf do manual deste.

e ainda lhe "meti" mapas a distancia eh eh.

e ele que já tinha o gps a tanto tempo ainda nao tinha conseguido fazer nada disto [8D]
Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem
David Santos 87
Regular

Registado: segunda abr 04, 2011 18:02

Mensagempor José Carvalho » domingo jan 29, 2012 22:56

alieri Escreveu:Acho que há duas formas de responder a isso (nota que não tenho esse GPS, não sei se isto é correcto):

Hipótese A

1 - analisar e seleccionar as caches que queres fazer.
2 - Ligar o GPS ao PC
3 - em cada uma das caches, carregar em "Send to GPS"
Voilá, o geocaching.com detecta o GPS e manda o GPX directamente para a pasta correcta dentro do GPS

Hipótese B

Quando ligas o Etrex 30 ao teu PC, consegues ver o conteúdo dele (como se fosse uma Pen USB)?

Se sim, provavelmente (digo provavelmente pq não conheço o modelo) haverá uma pasta chamada "GPX". Mete lá dentro os ficheiros das caches que gravaste no teu PC.

Portanto:
a - analisar e seleccionar as caches que queres fazer.
b - para cada uma, gravar o GPX respectivo numa pasta no teu PC (p.ex. Ambiente de trabalho / Geo / caches )
c - no fim, copiar o conteúdo da pasta 'caches' para dentro da pasta 'GPX' do teu GPS

Finalmente, José, não me leves a mal esta sugestão, mas acredita que vale a pena, mesmo quando se pensas que já se sabe tudo: lê o manual do GPS (e refiro-me mesmo ao manual, e não ao guia de iniciação rápida).

De qualquer forma, estamos cá para ajudar no que for preciso, vai perguntando

Era mais a primeira opção, muito obrigado, já está tudo esclarecido! :)
José Carvalho
Micro

Mensagempor Sillex » segunda jul 15, 2013 12:44

Viva! Estou a pensar comprar um Etrex 30 mas deparei-me com esta mesma dúvida. Não sou PMember mas gostava de usar as funções de paperless do GPS. Consigo facilmente gravar um ficheiro GPX no computador (fazia-o para usar no SmartGPX do Nokia 5800) que contém toda a informação necessária mas será que é possível importar esse ficheiro para o Etrex 30 através do cabo?
Sillex
Micro

Registado: quinta ago 16, 2012 16:15

Mensagempor biscas » segunda jul 15, 2013 12:59

desde que tenho Gps, por sinal também o etrex 30, que sou premium. Por isso espero não te estar a enganar.
O etrex ao ter o ficheiro GPX, mostra todas as caches, dicas, assim como registos.
Mas espera por alguem não premium e que diga a realidade.
Quando o comprares, podes sempre pedir os 30 dias de experiencia premium
biscas
Small

Registado: terça set 04, 2012 21:57

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes