por Torgut » domingo nov 27, 2011 17:14
Eh pá é evidente que há diferenças facilmente perceptíveis. Se são grandes ou não fica ao critério de cada um. De resto, não poderia ser de outra forma, já que o comportamento humano se baseia no principio universal de aprendizagem por observação. E quando falamos de áreas onde o GC foi "inventado" por um carola isolado, pois ai a coisa é feita mais ao menos à sua medida.
Dito isto, nem é preciso alargar o espectro para a área internacional. Há diferenças enormes em Portugal, à medida que o carola Y ou o carola X trabalham intensamente numa e noutra área de residência, criando uma série de caches que reflectem as suas posturas / atitudes / personalidades. Ora se é assim a nível regional, quanto mais a nível internacional.
Depois há um outro factor, bem diferente: como o GC tem níveis de "desenvolvimento" em países diferentes, é possível ter uma perspectiva histórica do que foi o GC em diversas fases no que toca aos países mais "desenvolvidos", como é o caso de Portugal. Viajar na Bulgária, faz lembrar o GC que se fazia por cá há 5 ou 6 anos, com poucas mas boas. Viajar na Jordânia remete para o que era o nosso GC em 2002, com uma cache aqui e outra acolá. Do outro lado do espectro, a Rep. Checa é um exemplo do que deveria ter sido o "nosso" GC pós evolução, com muitas caches, mas, de forma geral, sem perda de critérios de "justificação" para a sua criação.