• Anúncios

Diferenças internacionais?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Diferenças internacionais?

Mensagempor lynxpardinus » domingo nov 13, 2011 16:47

Uma pergunta para quem viaja mais - acham que há diferenças na forma como as caches estão escondidas em diferentes países?

Esta pergunta vem na sequência de perceber que a minha percentagem de DNFs / Founds no Brasil é terrível - ao nível do que tinha em Portugal há uns anos atrás. E fiquei a pensar se teria a ver com a forma como algumas caches são escondidas - de uma forma que não estou habituado.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Diferenças internacionais?

Mensagempor lgass » domingo nov 13, 2011 19:27

em itália não encontrei grandes diferenças... mas se bem me lembro, no blog do torgut, li qualquer coisa sobre alguns países terem formas diferentes de ver o geocaching...
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor alieri » segunda nov 14, 2011 00:23

lgass, tinhas o post em duplicado, apaguei o segundo.

Quanto ao tema, notei em Espanha que estavam "mais melhor bem" recheadas que em PT (isto foi na zona da Extremadura espanhola).
Na Suiça, notámos nalgumas zonas uma grande margem de erro nas coordenadas, que chegou aos 20 mts, e um terrível hábito de não traduzir descrições ou dicas (notámos isso mais na zona alemã)
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor rifkinda » terça nov 15, 2011 10:32

Fora de Portugal já procurámos caches em Espanha, França, Gibraltar, Andorra, República Checa e Bélgica. Sinceramente não encontrámos diferenças de maior.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor hfilipe » quarta nov 16, 2011 10:14

Da minha pouca experiência internacional, apenas Espanha e Itália, a maior diferença que encontrei foi mesmo a muito menor saturação de caches, mesmo em cidades grandes e com muito para mostrar. Cá em Portugal, de certeza que existiam pelo menos o dobro das caches.
Em relação às caches em si e à forma como estão escondidas não encontrei grandes diferenças.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor ViperUnderground » quinta nov 17, 2011 17:18

A minha experiência internacional não é muita!
Mas penso que, embora exista algumas diferenças culturais, na Europa regem-se mais ou menos pelo mesmo "modus operandi": Em grandes cidades temos micros, nanos, etc em sinais e afins, e fora delas, escondidinhas dentro de um buraco qualquer tapadinhas com pedras. Penso que isto é a generalidade do que encontramos na Europa!
Agora, se mudares de continente, acredito perfeitamente que possa haver hábitos diferentes ao que estamos acostumados. Por exemplo, do que me lembro agora, no Canadá o mais habitual é encontrar caches em árvores ou dissimuladas nelas. Muito devido à neve!
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Torgut » domingo nov 27, 2011 17:14

Eh pá é evidente que há diferenças facilmente perceptíveis. Se são grandes ou não fica ao critério de cada um. De resto, não poderia ser de outra forma, já que o comportamento humano se baseia no principio universal de aprendizagem por observação. E quando falamos de áreas onde o GC foi "inventado" por um carola isolado, pois ai a coisa é feita mais ao menos à sua medida.

Dito isto, nem é preciso alargar o espectro para a área internacional. Há diferenças enormes em Portugal, à medida que o carola Y ou o carola X trabalham intensamente numa e noutra área de residência, criando uma série de caches que reflectem as suas posturas / atitudes / personalidades. Ora se é assim a nível regional, quanto mais a nível internacional.

Depois há um outro factor, bem diferente: como o GC tem níveis de "desenvolvimento" em países diferentes, é possível ter uma perspectiva histórica do que foi o GC em diversas fases no que toca aos países mais "desenvolvidos", como é o caso de Portugal. Viajar na Bulgária, faz lembrar o GC que se fazia por cá há 5 ou 6 anos, com poucas mas boas. Viajar na Jordânia remete para o que era o nosso GC em 2002, com uma cache aqui e outra acolá. Do outro lado do espectro, a Rep. Checa é um exemplo do que deveria ter sido o "nosso" GC pós evolução, com muitas caches, mas, de forma geral, sem perda de critérios de "justificação" para a sua criação.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes