Em Portugal o Ensino Básico tem a duração de 9 anos escolares e é tipicamente frequentado por crianças e jovens entre os 6 anos e os 15 anos de idade.
Todos sabemos que a prática do geocaching requer um certo nível de autonomia financeira e de liberdade de deslocação que não é compatível com idades muito jovens. A não ser que o jovem se junte a familiares mais velhos que sejam adeptos do geocaching, a prática desta atividade fica muito limitada.
Conheço dois casos suficientemente interessantes para me apetecer partilhar, e que só confirmam o que foi dito.
1 - O meu sobrinho geo-jlf fez recentemente 13 anos e encontra-se no 8º ano de escolaridade. Ele pratica geocaching, mas praticamente só quando está perto de mim. Na grande escola de Santarém (cerca de 1000 alunos) onde estuda, ele só conhece mais dois geocachers, que por acaso percencem a outras turmas e são membros de famílias de geocachers. Ele não conversa sobre geocaching com mais ninguém na escola pois os outros colegas simplesmente desconhecem o assunto.
2 - Há cerca de um mês atravessei Miraflores numa expedição solitária de geocaching. Encontrei dois geocachers com cerca de 13 anos que tinham um contexto muito curioso. Na escola, a turma deles descobriu recentemente o geocaching. Contudo, apesar do entusiasmo da maioria, quase ninguém dispõe de GPSr nem de autonomia pessoal para se afastar muito da zona de residência.
Qual é o estilo de geocaching que praticam? É assim: procuram as caches da zona onde vivem com a ajuda de mapas e trocam entre si o segredo da localização das caches como se fosse a coisa mais preciosa do mundo.
No caso dos dois geocachers que encontrei, quando eles esgotaram todas as caches das redondezas, foram plantar duas caches novas que deram muita polémica porque foram colocadas de forma ingénua, sem os cuidados habituais. São dois jovens muito inteligentes e generosos, mas cometeram diversos erros pela simples falta de conhecimentos básicos - quando lhes falei da possibilidade de troca de prendas nas caches eles demoraram muito tempo a aceitar que era mesmo assim.