• Anúncios

Pedido de maintenance após vários DNF

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Pedido de maintenance após vários DNF

Mensagempor Pcalisto » quinta Oct 20, 2011 11:29

Bom dia.

Visitei uma cache na zona e não a encontrei. Como vi 6 logs seguidos de DNF não procurei muito - o local também não ajuda - e fiz um pedido de maintenance "Estará lá?".

Levei na cabeça do owner [B)] "Gostaria de saber porque é que se faz um pedido de manutenção quando não se encontra uma cache, julgo que essa não é a funcionalidade desta opção!". Tenho a resposta preparada mas só responderei após saber a vossa opinião.

Quero a vossa opinião: fiz bem ao solicitar a assistência?

http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=d0999bbe-5ab0-4b24-993e-623290ed2634
Imagem
Pcalisto
Small

Registado: segunda mai 30, 2011 11:06

Re: Pedido de maintenance após vários DNF

Mensagempor ViperUnderground » quinta Oct 20, 2011 12:25

Nim!

Embora seja uma "catrefada" de DNF's, na prática foram só 2 ou 3 antes do teu! Visto serem do mesmo dia, e alguns deles em conjunto!

Mas, pelo resultado final, penso que fizeste bem! Isto porque não sei o que chamou a atenção do owner: se os DNF's, se o teu pedido de manutenção.
Mas de qualquer forma tiveste uma percepção que os owners têm/deveriam ter. :-D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lynxpardinus » quinta Oct 20, 2011 13:18

Pessoalmente, acho que fizeste bem. A partir de um determinado número de DNFs, acho que faz sentido um pedido de manutenção ao owner, de forma a que o mesmo confirme que a cache está lá. Agora, olhando para o número de DNFs e founds, não sei se a dificuldade não poderá ser reajustada...
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor alieri » quinta Oct 20, 2011 13:48

também acho que fizeste bem, pois há uma série de DNFs anteriores. Além disso, há vários comentários sobre "esgoto a céu aberto", maus cheiros, etc. Provavelmente, seria mesmo aconselhável uma visita do owner para verificar se a cache se encontra no local e as condições do mesmo.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Pcalisto » quinta Oct 20, 2011 14:53

alieri Escreveu:Provavelmente, seria mesmo aconselhável uma visita do owner para verificar se a cache se encontra no local e as condições do mesmo.

O owner já lá foi e parece-me que ficou ofendido comigo....

Já tenho feito o mesmo noutras caches e os owners sempre me agradeceram o alerta, nunca esperei esta reacção
Imagem
Pcalisto
Small

Mensagempor lynxpardinus » quinta Oct 20, 2011 15:32

Quando se pede uma manutenção, se o fizermos de forma responsável, não o estamos a fazer para nós (até porque, sabe-se lá, quando é que voltamos a procurar a cache) - estamos a fazê-lo também ao owner (a alertá-lo de que a cache pode não estar lá) e a todos os geocachers que assim não vão procurar uma cache que potencialmente desapareceu.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor MAntunes » quinta Oct 20, 2011 18:59

Quando li este tópico e vi os logs, pareceu-me que houve sobre-reacção de ambas as partes (só que na altura não pude postar aqui de imediato).

Do lado de quem fez o "needs maintenance" porque não reparou que alguns DNF foram feitos no mesmo dia por pessoas que andavam juntas. Nestas situações, tanto dá para encontrar mais depressa como dá para que a opinião/conclusão de um induzir a opinião de outro. Já vi isto acontecer.

Por outro lado, houve sobre-reacção do owner porque não entendeu que um "needs maintenance" é um tipo de log que pode ajudar o owner a cumprir as suas obrigações. Deve ter capacidade de encaixe e relativizar todos os logs e deve ter em atenção que quando uma cache colecciona DNFs seguidos, os outros logs que vêm a seguir têm grandes hipóteses de voltarem a ser DNFs. O pessoal tem tendencia a pensar, " a cache não está cá" e não vale a pena procurar mais. Já me aconteceu como owner e como procurador de caches. E em ambas as situações a cache estava lá. Assim, nestas situações deve tentar verificar a cache ou estar preparado para que as dúvidas sobre a existência da mesma apareçam.

Finalmente, e para sermos justos eu sugeria que se convidasse o owner da cache em questão a dar a sua opinião neste tópico. Afinal o trabalho e reacção dele estão aqui a ser avaliados e talvez ele tenha algo a dizer. Acho que se todos participarem positivamente no tópico, o mesmo poderá ser instruivo e esclarecedor para quem o lê.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor ppereira » quinta Oct 20, 2011 19:03

Acho que fizeste muito bem, perguntar não ofende.

Mas...
A melhor resposta do owner era colocar o comentário que colocou e informar todos, e pronto, ficava o assunto resolvido, sem ressentimentos de ninguém e sem palavras que por vezes são consideradas ofensivas quando escritas.

No entanto uma dificuldade de [*2_5] e o tamanho [micro], deixa parecer que não deve ser muito simples de encontrar e que talvez os DNF se justifiquem...
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Mensagempor Pcalisto » quinta Oct 20, 2011 19:10

Bravo! :clap:

Pessoal, gostei de vos ler.

Entretanto conversei com o owner e entendemo-nos rapidamente, concluímos que a minha nota seria apagada e a reacção do owner editada para não gerar mal-entendidos. Não sei se o owner segue o fórum, tenho a noção que muitos geocachers que não seguem fóruns.

Agradeço a vossa colaboração.

Cumprimentos a todos.
Imagem
Pcalisto
Small

Mensagempor MightyReek » quinta Oct 20, 2011 20:27

Há dias e dias.
Há pouco tempo recebi um Needs maintenance que referia que a cache não estava no local onde estava escondida...
Desactivei a cache e quando pude finalmente deslocar-me ao local, lá estava ela impávida e serena.

Muitas vezes depende de nos resumirmos aos factos que conhecemos sem fazer suposições, outras vezes depende de ter poder de encaixe para receber notícias menos boas...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor CarlosDBG » sexta Oct 21, 2011 00:57

ui... então e eu quando fiz um pedido de arquivação uma vez? O owner, por sinal um fulano bem conhecido desta praça pública, ia-me engolindo! No caso em particular eu fui dos primeiros a fazer a cache e cerca de 2 semanas depois começaram a chover DNF devido a primeiro uma vandalização, mas um dos geocachers ainda conseguiu recuperar o contentor nas imediações e por fim a sua destruição de vez. Isto durante um mês sem que owner desse sinal de vida. Um dia estava de passagem e fui lá confirmar os factos, dado que já a tinha feito e conhecia perfeitamente o local e até havia um trackable na cache e o owner dele estava preocupado. Bem, o tal fulano virou-se para mim com 7 pedras na mão quando o que fiz foi até para o ajudar... já que nem sequer é da zona. Ficou benzido aquele...
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Mensagempor geo-amd » sexta Oct 21, 2011 09:42

Ainda bem que houve entendimento com o owner. Afinal, o que mais importa é que exista uma atitude positiva por parte dos dois lados.

No meu caso particular, sou muito comedido nos meus pedidos de manutenção. Atualmente só faço esses pedidos em duas situações:

- Se encontro o contentor e verifico que é precisa manutenção sem qualquer dúvida.
    - Se não encontro o contentor mas estou acompanhado por alguém que já visitou a cache e que me garante que a cache desapareceu.
Se for apenas mais um DNF a acrescentar a uma longa lista de DNFs, não faço pedido de manutenção porque o owner saberá tirar as suas conclusões melhor do que eu. Isso não me impede de dizer no meu log de DNF que acredito que a cache está desaparecida, mas fazer pedido formal de manutenção, não faço.

Já agora, os pedidos de manutenção que têm aparecido nas minhas poucas caches têm sido todos justificados e eu tenho-me sentido sempre muito grato pela informação.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes