• Anúncios

E quando se encontram coisas "estranhas"?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

E quando se encontram coisas "estranhas"?

Mensagempor rifkinda » quinta set 01, 2011 14:52

Já é a segunda vez (que me recorde assim de repente), que encontramos contentores do mesmo tipo que usamos para as caches, com droga dentro a poucos metros de caches.
O que fazer nestas situações?

Já que ao pegarmos no contentor (a pensar que era a cache) já lá ficaram as nossas impressões digitais, o que devemos fazer? Devolver a droga ao local onde a encontrámos, para não irritar o dono da mesma e não provocar uma situação potencialmente complicada para os geocachers que lá forem a seguir (pode ficar o dono à espreita, para dar uma coça a alguém)? Retirar o contentor e deitá-lo no lixo? Alertar as autoridades?

O mesmo se pode passar com situações de macumbas e vodus.

O que fariam nesta situação?
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: E quando se encontram coisas "estranhas"?

Mensagempor pedrovitorino » quinta set 01, 2011 15:49

Penso que o mais correcto seria alertar as autoridades e alertar o owner da cache pois a área não deve ser das mais seguras para a colocação de uma cache.
Imagem
pedrovitorino
Regular

Registado: segunda mar 22, 2010 13:47

Mensagempor ppereira » quinta set 01, 2011 15:53

Epá...
Parece-me uma situação muito delicada e muito sinceramente é muito complicado esboçar qualquer opinião.
Parece-me que temos de nos abstrair das cenas de CSI e entender isto com ponderação e acima de tudo com cabeça fria.

Nunca me aconteceu nenhuma situação semelhante e espero que nunca aconteça, mas acho que no caso deixava tudo como encontrei e já bem longe do local (um bom punhado de km) avisava as autoridades e explicava a situação. Isto porque em primeiro me parece um dever cívico, depois porque me parece que a ausência de informação é que se pode virar contra nós, o facto de aparecerem impressões digitais (voltámos ao CSI) pode ser muito bem explicadinho e todos são inocentes até prova em contrário portanto...
O bom punhado de km e talvez algum tempo serviriam para minha própria segurança, do local nunca faria qualquer tipo de telefonema.
Outra coisa que faria era alertar o owner para desactivar a cache de imediato...

Agora se essas situações começarem a acontecer com frequência será um bom motivo para duvidar de muitas caches e preferir nem sequer arriscar...
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor geopate » quinta set 01, 2011 19:05

Nunca me aconteceu isso mas concordo que é dever alertar as autoridades e explicar como aconteceu esse encontro.
Sem dúvida alertar o Owner, acho que nenhum gostará de manter uma Cache num local potencialmente "perigoso".
Sendo Caches tipo "tupperware" o melhor talvez seja identificarem sempre as Caches como pertencentes ao Geocaching e sem saco plástico... assim já limita mais esses estranhos achados.
Isto faz-me ter mais percalço... geralmente não me preocupo muito em meter as mãos na procura das Caches, seja no meio de arbustos, troncos ocos, etc...

...e agora recordo-me que já vi uma injecção com agulha no meio de arbustos, na zona de uma Cache :|
Editado pela última vez por geopate em quinta set 01, 2011 19:10, num total de 1 vez.
Imagem
geopate
Large

Registado: segunda abr 28, 2008 12:06

Mensagempor rifkinda » quinta set 01, 2011 19:10

Nos casos que referi, um dos contentores (da droga) era um "essencial de fruta" dos pequenos - contentor muito usado por alguns geocachers - e outro era uma embalagem de "menthos" daquelas aproximadamente paralelipipédicas - já encontrámos algumas caches em contentores iguais.
rifkinda
Moderador

Mensagempor SandroD » quinta set 01, 2011 20:26

Incrivel! Hoje acompanhei dois amigos meus na sua primeira cache, a caminho da mesma falamos sobre esse assunto. O possivel uso do geocaching no trafico de droga. Nunca me aconteceu nada do genero e espero mesmo não acontecer. Quanto à opinião, concordo com o PPereira! Afastar se do local e depois informar as autoridades competentes e o owner.
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small

Registado: quarta dez 15, 2010 22:49

Mensagempor lgass » quinta set 01, 2011 20:59

numa cache já encontrámos um saquinho com uma boa quantidade de ganza... aquilo ainda estava a uns 20 metros do local.

na altura voltámos a por tudo no sitio.

já em duas caches vi coisas relacionadas com droga... mesmo no parque das nações uma agulha espetada numa árvore e noutra cache uns quantos elementos usados para injectar...

nesta última deu em dnf e parámos as buscas e aí alertámos o owner
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor CarlosDBG » quinta set 01, 2011 21:28

Por acaso é um assunto que me incomoda um pouco. O facto de mexer num contentor embrulhado num saco de plástico, sem saber o que está dentro. Por um lado pode-se encontrar objectos desse tipo e por outro podemos ser confundidos se formos avistados por outras pessoas, a mexer nisso.

Eu ando sempre com luvas na mochila e por norma quando tenho de mexer em coisas mais suspeitas - como um grande saco que embrulha o contentor, ou às vezes objectos sujos que cobrem o contentor, uso-as sempre. Nem imagino se algum dia vou desembrulhar um saco e me deparo com materiais de injecção. É um grande risco de contaminação.

Quem anda com crianças na actividade, deverá ter um acréscimo de cuidado onde elas colocam as mãos e no que mexem.
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Mensagempor Laurus » sexta set 02, 2011 01:09

Isto não pode ser coisa boa...

lgass Escreveu:... mesmo no parque das nações uma agulha espetada numa árvore ...

Ainda há umas horas, e sem ter lido este tópico, fiz a cache que o lgass se deve estar a referir. Pelo menos lá estava a agulha espetada na árvore. Também já encontrei outra agulha na cache da madredeus. Apanhei um susto e segui para a seguinte. Depois disso já lá voltei e dei com a cache (não ia ficar por fazer, certo?)
Imagem
Laurus
Small

Registado: quinta Oct 28, 2010 19:22

Mensagempor lynxpardinus » sexta set 02, 2011 08:30

Nunca me aconteceu - felizmente!

Acho que o correcto (se encontrasse substâncias ilícitas armazenadas próximas de uma cache) seria reportar o facto às autoridades e informar o owner.

Acho que, no entanto, isto são ocasiões excepcionais - salvo erro, a primeira vez que isto foi reportado em Portugal foi nos Açores, há muito, muito tempo atrás.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor patinhofeio » sexta set 02, 2011 22:54

Boas.
Talvez seja uma ideia parva, mas será que, com a proliferação do geocaching, haja quem tente passar droga dessa forma para passar aparentemente disfarçado sob o pretexto do geocaching? Afinal, já alguns de nós tiverem de explicar o jogo às autoridades para justificarem a presença em certos locais ou cestos atos, por isso já há algumas autoridades a conhecerem o jogo e as buscas.
Espero que esta minha ideia não passe de uma ideia parva, senão em breve, passamos a ser perseguidos pelas autoridades, mesmo a logar caches inofensivas e realmente do geocaching.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Mensagempor lynxpardinus » sábado set 03, 2011 12:24

Acho que o geocaching gera (ou tem potencial) para gerar tantos anti-corpos nas autoridades (nós conseguimos parecer mesmo suspeitos...) que não me parece um disfarce seguro para quem se dedique a actividades ilícitas...
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lynxpardinus » sábado mar 24, 2012 11:13

Bom, e, agora, foi a vez de um geocacher britânico encontrar uma arma dentro de uma árvore, em vez do tradicional tupperware com um bloco de notas... http://www.notaboutthenumbers.com/2012/ ... oking-gun/
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor rifkinda » sábado mar 24, 2012 11:28

Uma das coisas que me preocupa, é que cada vez mais são usados contentores diferentes para esconder caches.
E não sei se não haveria algum geocacher que encontrando por exemplo uma arma, ia tentar desenroscar alguma parte desta, para sacar lá de dentro o logbook... :) e isto tudo, enquanto dizia... que contentor tão bem feito... :-D
rifkinda
Moderador

Mensagempor lgass » sábado mar 24, 2012 21:13

eu encontrei não há muito tempo um saco de sardinhas à frente de uma cache...
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes