• Anúncios

found antes de published

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

found antes de published

Mensagempor CarlosDBG » domingo jul 24, 2011 19:39

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... wp=GC30HQ2

Um found antes de published....!
Sendo de quem é, acho que é de mau tom adulterar assim as coisas...

Assim já estou a engendrar planos para a colocação e respectivo found de milhares de caches só aqui na minha rua... para alimentar a minha cotação de números...
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Re: found antes de published

Mensagempor manelov » domingo jul 24, 2011 19:53

CarlosDBG Escreveu:http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?wp=GC30HQ2

Um found antes de published....!

É normal quem ajuda na colocação de uma cache ou faz de "beta tester", fazer o found das caches sem ter de lá voltar outra vez para procurar algo que já sabe onde está. Por isso, não vejo nada que ache estranho. Se o found fosse feito com data posterior parece-me que contava à mesma para os números.
Quanto à ideia de colocar uma série de caches na mesma rua, acho muito bem. Eu tenho uma série delas na minha rua. que eu me lembre, só da janela do meu quarto dá para ver os locais de umas sete :lol:
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor CarlosDBG » domingo jul 24, 2011 19:58

Eu considero um beta-tester um amigo a quem pedimos para ir visitar à posteriori uma cache que colocamos (antes da publicação). Não alguém que está ali ao nosso lado quando a estamos a colocar. Aparece um só nome no owner mas podia muito bem ser mais que um, porque afinal assim o foi.
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Mensagempor Torgut » domingo jul 24, 2011 20:16

Carlos... como sabes em que posição estava quem fez tal found? Adivinhação? Enfim... parece-me evidente que se há gajo purista nestas coisas, sou eu. E não vejo o problema. Uma coisa é reclamar o FTF, não porque seja importante, mas porque há muitas pessoas a considerar isso importante. E de facto, reclamar um FTF quando mais ninguém teve oportunidade de o fazer, é mau. Fora isso, não estou bem a ver o problema, seja sob que ângulo for. Aliás, se visse, não o tinha feito. Quanto a ti, se vês um problema, podias descrevê-lo, fundamentar, para que o caso ganhe solidez e (nós) eu possa(mos) ver também. Isto é, se acederes a deixar de lado suposições como "(...) alguém que está ali ao nosso lado quando a estamos a colocar".

E... "É a primeira vez que vejo um found antes mesmo do published..."... com todo o respeito e sem ponta de ironia, isso é porque viste ainda pouco. Eu já vi bastantes founds antes de um "published" e já vi gente reclamar FTF's assim.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor geo-amd » domingo jul 24, 2011 20:48

Nunca vi este assunto discutido, mas sempre assumi que convidar um amigo para fazer companhia durante a colocação duma nova cache no terreno ser uma espécie de distinção para o amigo. Eu já tive a honra de receber um convite desses, mas só uma vez. Desde que o log não seja de FTF, não há problema. Não é muito diferente de visitar uma cache já instalada na companhia do owner, uma outra honraria a que poucos também têm direito.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor CarlosDBG » domingo jul 24, 2011 21:05

torgut Escreveu:Logo à frente, todos os outros prosseguiram, mas eu, que não gosto muito de alturas, acobardei-me e deixei-me estar. Vi o último elemento do grupo dobrar a esquina que parecia ser para o fim do mundo conhecido, e fiquei sozinho(...) Nisto vi-os, lá em cima, a acenar para mim(...) Cheguei quando eles já desciam, mas ainda a tempo de chegar à conversa com o Billy VespasFriendsAlgarve, que me passou o GPS para a mão. Sem fazer ideia de onde o container estava, apenas com as coordenadas e um GPS, senti legitimidade para encontrar esta nova cache, claro, sem me passar pela ideia reclamar um FTF, esse vago conceito que deixou de ter piada depois de tantos o levarem tão demasiadamente a sério.

Torgut, eu não me referia ao teu log, aliás, quando coloquei a note apenas figurava um log de found. Logo a minha atenção não estava virada para ti. Como tu mesmo dizes no teu blog, e foi daí que eu tive conhecimento desta cache, todos os outros foram colocar a cache menos tu, logo o teu found está no limite do aceitável lol mas aceita-se. Agora, quando me perguntas como sei da posição de quem fez found, pelas tuas palavras é fácil ver isso...

Respondo com uma pergunta: é aceitável um owner fazer found das próprias caches?!

geo-amd, acho que distinção para uma situação idêntica, seria figurar o nome do amigo como co-owner da cache.
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Mensagempor geo-amd » domingo jul 24, 2011 21:09

CarlosDBG Escreveu:geo-amd, acho que distinção para uma situação idêntica, seria figurar o nome do amigo como co-owner da cache.

Isso seria falsificar a realidade. Foi o owner de inventou a cache, escreveu a página, preparou o contentor. O amigo só vai fazer companhia e porventura dar algumas dicas sobre a colocação do contentor.
geo-amd
Extra Large

Mensagempor CarlosDBG » domingo jul 24, 2011 21:18

Acho que é mais justo colocar essa pessoa como co-owner, uma vez que está no local a ajudar à colocação do que ser um "descobridor" da cache... ou indo pela tua lógica, então nem seria owner nem poderia fazer log de found (porque eu no meu ver quem tem direito a fazer um log de found é quem acha uma cache por meios próprios) e apenas colocaria uma note.

Agora falsificar a realidade é achares algo que tu próprio estás a esconder...
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Mensagempor geo-amd » domingo jul 24, 2011 21:45

Eu percebo o teu ponto de vista e acho bem que não queiras fazer isso. Respeito isso, a sério!

Mas eu habituei-me a ver essa situação como algo de positivo devido às relações humanas envolvidas. As regras da Groundspeak também o permitem, por que a única coisa que se exige é que haja acesso ao logbook e que este seja assinado.
geo-amd
Extra Large

Mensagempor vsergio » segunda jul 25, 2011 13:57

Caro CarlosDBG, não é só a ti que estas coisas fazem confusão, acredita.
Mas não devia fazer, e nem tem nada que fazer.
O que é uma cache? E para que serve?
Uma cache é uma caixinha escondida num local espectacular (bem, nem sempre).
E para que serve? Para ser encontrada.
E como se encontra a cache? Como cada um quiser!
OK?
Aqui não há injustiças.
Qual é o mal do Pai do Prodrive Jr. fazer o found? É só por ser antes do "published" como referenciaste no titulo do post? Ou é porque assim ele fica com mais um found injusto, independentemente de ter sido antes ou depois?
Sabes? As respostas não me interessam? E porquê? Porque o geocaching não são estas preocupações! O geocaching não são os founds dos outros. O geocaching é quando lá fores e te deslumbrares (ou não) com a cache!
Aqui não há injustiças.
A haver alguma seria a história do FTF, não porque considere isso importante, tal como o torgut disse, mas porque parece haver um jogo chamado FTF (e não, não existe, foi uma coisa inventada e que sai fora das cenas da groundspeak), mas mesmo essa está salvaguardada nas palavras do prodrive para não melindrar ninguém.
Não te preocupes, a sério. Isto não é pelos números. Pode parecer, mas não é.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor CarlosDBG » segunda jul 25, 2011 14:48

vsergio Escreveu:Qual é o mal do Pai do Prodrive Jr. fazer o found? É só por ser antes do "published" como referenciaste no titulo do post? Ou é porque assim ele fica com mais um found injusto, independentemente de ter sido antes ou depois?

pronto já chegaste ao cerne da questão... não é por ser o pai, o primo ou o amigo... é por ter sido uma das pessoas que a colocou no sítio, logo não descobriu nada. O que me faz impressão é mesmo a fome de números... eu já o disse e afirmo novamente, não é isso que me motiva neste hobbie, mas lá está, faz-me impressão este tipo de atitudes nos outros... é como os FTF... ver gente a levantar-se às 4 da manhã, fazer centenas de km's só para lá chegar antes de outra pessoa... faz-me consfusão pronto :roll:
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Mensagempor lynxpardinus » segunda jul 25, 2011 15:25

Eu percebo que te faça alguma confusão (se bem que, deixa-me que te diga, como já se referiu, não seja assim tão pouco frequente) - olhando de chofre para o histórico da cache, não parece algo natural. Mas, muito sinceramente, pessoalmente, não me preocupo com isso. Se o owner está a aceitar o found, é porque considera que há razões para tal - e essas razões são da sua competência. Se o owner não aceitasse, poderia perfeitamente apagar o log.

E, depois, e pessoalmente, acho que, aqui, os números interessam. Mas numa perspectiva diferente. Se eu visse que o geocacher "X" escondia 300 caches e o geocacher "Y" permanentemente fazia o found antes da publicação dessas caches, bom, então, aí, acho que valia a pena rirmo-nos um pouco da situação (acho que não valia a pena reclamar, mas seria definitivamente motivo para uma boa gargalhada). Situações esporádicas são mesmo extraordinárias - eu, pessoalmente, se estivesse envolvido na colocação desta cache e fosse convidado pelo owner a logar o found... se calhar não diria que não!
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor geo-amd » segunda jul 25, 2011 18:01

Uma maneira, digamos, "purista" de lidar com a situação será o acompanhante tapar os olhos enquanto o owner esconde o contentor. Depois o acompanhante vai à procura do contentor.

Abre-se então uma deliciosa nova possibilidade que é o DNF pré-publicação! [:P] [:P] [:P]
geo-amd
Extra Large

Mensagempor alf » segunda jul 25, 2011 21:00

há pessoas sem nada para fazer. Vê esta cache por exemplo e vê lá se um dos geocacheres mais puristas não tem também um found antes da cache ter sido publicada? Ou é só porque é o geocacher que tem mais caches encontradas e tens que arranjar uma explicação para isso?

http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... fa50df8007

é melhor começares a procurar mais exemplos e a excomungar os geocachers que já fizeram tal coisa pode ser que consigas fazer como os pokemons vais conseguir apanhá-los todos ou não
Editado pela última vez por alf em segunda jul 25, 2011 21:02, num total de 1 vez.
alf
Micro

Mensagempor alf » segunda jul 25, 2011 21:01

já para não falar de quem as encontra mesmo sendo o owner efectivo da cache também podes seguir por aí
alf
Micro

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes