• Anúncios

Letterboxes vs Multicaches

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Letterboxes vs Multicaches

Mensagempor Torgut » sexta jul 08, 2011 17:28

Pessoal... alguém consegue definir de forma linear a(s) diferenças entre caches letterbox e multi-caches? Peço-vos que pensem bem antes de avançar, porque eu, estou farto de pensar e não consigo chegar lá... se calhar o que parece evidente não o é assim tanto.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Letterboxes vs Multicaches

Mensagempor geopate » sexta jul 08, 2011 18:22

Também podem existir, em muitos casos, semelhanças com as caches enigma.
Pelo pouco que entendo, nas Letterboxes a história mistura-se com o enigma e este está bastante mais presente.
A Multi parece-me mais indicada para visitar vários pontos sem a necessidade de se criar "um argumento", sem nos tornar-mos uns Sherlock Holmes.
E claro, há a relação ou apropriação do Letterboxing, que penso ser mais antigo que o geocaching.
... mas eu não penso muito sobre os porquês do Geocaching... :-)
Imagem
geopate
Large

Registado: segunda abr 28, 2008 12:06

Mensagempor MightyReek » sexta jul 08, 2011 18:43

A impressão que tenho é que a única diferença é a obrigatoriedade de a Letterbox ter um carimbo.

Tal como as Letterbox, nas Multis (e em qualquer tipo de cache) tem que ser utilizado o GPSr em pelo menos um ponto (nas Tradicionais e Mistério isso leva-nos directamente à cache). Os restantes podem ser descobertos por meio de pistas (nas Multis isso torna-as qualquer coisa a que chamam "offset caches", mas por alguma razão toda a gente acha que as Letterboxes têm que ser sempre assim com pistas, marcas para seguir, etc).

Independentemente do que as diferencie, as Multis e Letterboxes são os meus tipos de caches favoritos, juntamente com as Wherigo...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Torgut » sexta jul 08, 2011 20:09

Vá, eu disse logo para pensarem bem antes de tentarem. Até agora, nenhuma definição precisa :-)

E não, segundo a definição da Groundspeak (que de resto não é brilhante a clarificar as diferenças em relação a uma multi, ou aliás, não as clarifca de todo) não é obrigatório ter carimbo:

"(...) If there is a stamp inside a Letterbox Hybrid, it is not an item intended for trade; the stamp is meant to remain in the box so that visitors can use it to record their visit."
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor MightyReek » sexta jul 08, 2011 20:18

Apesar dessa definição, se consultarmos as guidelines nos Knowledge Books em 2.2. Additional Listing Guidelines that Apply to Specific Geocache Types temos:

3. Letterbox Hybrid

This cache type pays homage to an older form of scavenger hunt. Letterbox hybrids must contain a signature stamp that stays with the box. A letterbox hybrid may have a mystery or puzzle element, but cannot be designed to be found by only using clues. To seek a letterbox hybrid, you will not need your own personal stamp and letterboxing logbook.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor SUp3rFM » sexta jul 08, 2011 20:22

Em http://tinyurl.com/duvidarevisor vão encontrar a resposta para as questões aqui levantadas, aliás, as questões eram tantas que ganhou quase que uma secção própria na FAQ. Consultem-na.

Se por acaso alguma Letterbox não tem um carimbo, o owner deve recolocar um e quem o tirou deverá auto-peninteciar-se a resolver caches puzzle que envolva física quântica.

Obrigado ao Filipe pelo ajuda no esclarecimento das dúvidas. :)
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor Torgut » sexta jul 08, 2011 22:31

Ah bom. Então será o caso de a informação em http://www.geocaching.com/about/cache_types.aspx estar sabotada por um "if" escorregadio que tecnicamente retira o sentido de obrigação do carimbo. Mui bien. Esclarecido ;-)
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » sábado jul 09, 2011 09:28

Acho que, no fundo, a única questão é mesmo o carimbo (apesar do "if", que acho que apenas previne situações pontuais e extraordinárias). De resto, quer as letterbox quer as multi são tão 'abertas', que, na minha opinião, é perfeitamente possível desenvolvê-las de forma semelhante.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes