• Anúncios

Log Finito

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Log Finito

Mensagempor Torgut » quinta jul 07, 2011 13:18

Só para encorajar a leitura do meu último artigo em blog.

http://papacaches.wordpress.com/2011/07/07/log-finito/
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Log Finito

Mensagempor oitodoonze » quinta jul 07, 2011 14:23

À pala desse artigo, fui logo reduzir o tamanho dos meus autocolantes. Apoiado.
oitodoonze
Micro

Registado: segunda jun 13, 2011 13:35

Mensagempor oitodoonze » quinta jul 07, 2011 14:25

oitodoonze Escreveu:À pala desse artigo, fui logo reduzir o tamanho dos meus autocolantes. Apoiado.

Que, por sinal, já eram pequenos. (Alguém tem uma pinça que me empreste?)
oitodoonze
Micro

Registado: segunda jun 13, 2011 13:35

Mensagempor rifkinda » quinta jul 07, 2011 14:32

Sinceramente quando vejo logbooks, até gosto quando os geocachers escrevem mais do que a data e o nick. Quer sejam logbooks em caches nossas ou em outras.
Quando escrevem simplesmente a data e o nick, soa-me a que a cache era só para mais um found, e que mal a encontraram, apenas se apressaram a deixar a sua marca, sem deixar qualquer impressão sobre a cachada, fechar rapidamente a caixa, atirá-la de novo para o seu esconderijo e seguir para a próxima.

Agora isso não invalida algumas das coisas que o Torgut refere no artigo. Claro que não é bonito de se ver um mega autocolante que só tem a data e o nick a ocupar muito espaço, bem como a ocupação de espaço exagerado com letras extra large ou escritas na diagonal para despachar mais depressa.

Ou seja, acho que se deve escrever mais do que a data e o nick, deixando uma impressão da cachada (não guardando só o relato para a net), mas sendo "arrumadinhos", não ocupando demasiado espaço no logbook.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor ct1gfk » quinta jul 07, 2011 15:34

Normalmente no logbook apenas deixo a data e o nick e o tradicional 73's
O que tenho a dizer digo depois no found. Isto apenas para não ocupar espaço nos logbook, espaço esse que poderá ser necessário para o próximo meter lá o seu nick e data.
Cumps
73's CT1GFK
Imagem Imagem
ct1gfk
Small

Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Mensagempor lynxpardinus » quinta jul 07, 2011 18:38

Eu, pessoalmente, não gosto do desperdício de espaço - ou seja, como é exemplificado, o log com poucas palavras escrito a letras garrafais ou um autocolante que ocupa demasiado espaço. Mas, se for uma boa história, aí, penso que o caso muda de figura - acho que é uma forma diferente de escrever um bom log, em mais do que apenas o suporte digital.

P.S- Qual é o problema de criticar construtivamente?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor elpombero » quinta jul 07, 2011 18:42

Eu tenho uns autocolantes (2 tamanhos, em função do tamanho do logbook) que raramente uso.
No logbook normalmente só escrevo a data, o nick e TFTC. Isto se for uma cache onde existem muggles. Ou a possibilidade de me verem. Quero dar o mínimo nas vistas possível na defesa da cache. Depois, em casa, faço o log on-line e escrevo o que me apetecer em função daquilo que a cache representou para mim.
Por vezes em caches digamos, rurais escrevo um pouco mais no logbook, já que não há ninguém à espreita.
Portanto e na parte que me toca se virem "dia tantos do tal, Elpombero, TFTC" numa cache vossa fica certo de que não foi, necessariamente, só mais uma. E mesmo que não tenha achado a cache "grande coisa", ou até mesmo má de certeza absoluta que não a atiro de novo para o seu esconderijo. Tento deixá-la exactamente como a encontrei.
Mas entrando directamente no tópico deixem-me dizer que concordo com quase tudo o que o Torgut escreveu. Também tenho algumas caches e percebo que deve ser "chato" andar a mudar o logbook vezes sem conta. Eu até não tenho razão de queixa.
Mas também não é grande dor de cabeça para mim e gosto de ver lá os autocolantes.
Por mim estão à-vontade...
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor Torgut » quinta jul 07, 2011 19:43

oitodoonze Escreveu:À pala desse artigo, fui logo reduzir o tamanho dos meus autocolantes. Apoiado.

São estes comentários que me encorajam a gastar tempo a escrever. Este é, em cheio, o que pretendo: o milagre raro de fazer alguém mudar em algo, creio, para melhor. Quando critico alguma coisa, sei sempre que as pessoas que se enquadram no alvo das críticas se dividem entre aqueles que não mudam porque não querem e são teimosos, e os que não fazem as coisas de forma diferentes porque nem lhes veio à ideia que assim estão a fazer algo de prejudicial ou errado. Estes últimos são os leitores que eu ambiciono ter, os que podem reflectir com base nos meus escritos que se calhar podem mudar algo e fazer as coisas de forma mais adequada.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor Torgut » quinta jul 07, 2011 19:47

rifkinda Escreveu:Sinceramente quando vejo logbooks, até gosto quando os geocachers escrevem mais do que a data e o nick. Quer sejam logbooks em caches nossas ou em outras.
Quando escrevem simplesmente a data e o nick, soa-me a que a cache era só para mais um found, e que mal a encontraram, apenas se apressaram a deixar a sua marca, sem deixar qualquer impressão sobre a cachada, fechar rapidamente a caixa, atirá-la de novo para o seu esconderijo e seguir para a próxima.

Agora isso não invalida algumas das coisas que o Torgut refere no artigo. Claro que não é bonito de se ver um mega autocolante que só tem a data e o nick a ocupar muito espaço, bem como a ocupação de espaço exagerado com letras extra large ou escritas na diagonal para despachar mais depressa.

Eh pá, não é "não invalida algumas das coisas", é não invalida nada. Botar autocolantes ou escrever TFTC com font 50, não tem nada a ver com escrever "mais do que a data e o nick" e de qualquer modo estamos a falar sobretudo de logs de micros, onde de facto escrever mais se calhar não é de todo conveniente.

Pessoalmente, seja até um logbook tamanho A4 de 100 páginas só escreve data e nick. O que tenho a dizer, digo em log no site. Porque decididamente não vou repetir tudo, e entre um e outro, de longe o web tem mais significância. Mas confesso que quem se dá ao vagar de escrever tudo e mais alguma coisa, faz muito bem, a sério.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor lgass » quinta jul 07, 2011 23:51

Torgut sempre pensei que não precisavas de encorajamento... mas para o que vale, continua porque eu gosto do teu blog!

em relação ao tópico, eu gosto dos logs coloridos, com ticlantes e com tudo... chateia-me mais se aquilo não tiver legivel (um cado estranho visto que tenho duas caches com logbooks mini :p)

contudo também tento poupar o máximo de espaço para dar o mínimo de trabalho ao owner
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor Torgut » sexta jul 08, 2011 15:21

E eu gosto dos logs com sabor a queijo, mas isso não é a questão: espaço abusado é que é.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor Laurus » domingo jul 10, 2011 02:30

Eu ponho mais do que a data e o nick mas tenho uma caneta de ponta fina para poupar espaço :D . O último log de hoje foi "#455@201107092025 TFTC Laurus nobilis" e coube no espaço limitado de um centimetro num logbook nano. Até já pensei reduzir o nome mas isso é só para ter menos trabalho a escrever.

Quanto ao relato da aventura deixo para a web. Em alguns casos escrevo um comentário que sei que não vou colocar na net. A diferença é que o logbook só é lido por quem já o encontrou e na net toda a gente pode ler.
Imagem
Laurus
Small

Registado: quinta Oct 28, 2010 19:22

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes