• Anúncios

Questão a owners

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Questão a owners

Mensagempor k2yak » segunda abr 11, 2011 12:11

Boas!

A todos vocês que são owners, costumam seguir avidamente os logs deixados na pagina da cache? Que tipo de logs valorizam mais?

Vou ser sincero, os meus logs têm sido mais do género rápido, mas entendo que seja algo frustrante para a maioria dos owners chegar à pagina, ver mais um log que não passa mesmo disso, mais um.

Assim gostaria que me respondessem á questão acima e assim ajudarem-me a progredir enquanto logger.

Cumps, k2yak
Imagem
k2yak
Micro

Registado: terça mar 29, 2011 17:58

Re: Questão a owners

Mensagempor lgass » segunda abr 11, 2011 12:17

na minha opinião, o log acaba por ser quase sempre adequado à cache.

eu tento logar sempre duas ou três frases.

nunca logar apenas tftc ou algo do genero pois isso é desrespeito... mas enquanto owner não fico demasiado chateado com isso
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor MightyReek » segunda abr 11, 2011 12:54

Eu, de entre as várias caches que tenho, há algumas que são quase uma garantia de leitura de um belo relato, como esta, esta e esta por exemplo.
As indicadas, que normalmente não costumam falhar e mais outras 2 ou 3, e apesar de nem todos serem de destacar, quando recebo um mail a avisar da visita vou logo a correr ler o registo...
Dá-me tanto prazer ler um registo de satisfação como me dá encontrar uma cache. Fico muito satisfeito por agradar aos "clientes".
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor alieri » segunda abr 11, 2011 13:37

Boa questão.
Enquanto owner, valorizo os logs que transmitem a experiência vivida por quem encontrou a cache. Claro está que algumas caches não proporcionam nada de especial, como algumas que tenho em áreas de serviço ou em lugares com interesse relativo/pouca dificuldade. Aí não espero grandes comentários dos visitantes.
Também compreendo (até porque antes de ser "escondedor" sou "encontrador") que, havendo cada vez mais caches para encontrar e fazendo "cachadas" de 10/20 founds num dia, quando vamos escrever os logs é difícil ser original ao escrever cada log.
Seja como for, acho que os logs são uma forma de partilha: com o criador da cache, com os outros jogadores e com nós próprios.
espreita isto: http://geocacher-u.com/?page_id=13

Traduzido no google, vai dar algo como:
"Online registra como "TNLNSL", "TFTC," e mesmo "DPM" fazer pouco mais do que simplesmente registrar que você estava lá e conseguiu encontrar o caminho de volta para casa em seu computador. Há muito mais que o seu registo on-line tem a oferecer.

A realidade é que os logs em linha mais do que apenas acumular outro Smiley em sua página de estatísticas. Se isso fosse tudo o que fizeram, só que você vê-los. Seus registros on-line estão aí para o benefício da comunidade. Especificamente, eles gravam a sua experiência e permitem que você compartilhe com outras pessoas. Eles existem para beneficiar cachers outros em sua busca. Se você incluir spoilers real ou não, seus registros podem fornecer dicas que ajudam os requerentes de futuro sabem o que procurar eo que evitar. Você poderia citar alguns perigos ou problemas que você teve e salvar o próximo cacher um monte de problemas.

Seu log também beneficia o proprietário cache. O proprietário colocou que a cache lá na esperança de que você vai desfrutar da experiência, ou pelo menos vir afastado com algo novo. Seu registro pode dizer ao dono como você sentiu sobre a visita e dar detalhes sobre se deve ou não que ele precisa para fazer uma viagem de manutenção, o que a área circundante do cache, como é atualmente, e quaisquer obstáculos ou perigos, não pôde conhecer.

E, claro, o seu registo também oferece benefícios para você. Como você continuar a sua experiência de geocaching, de tempos em tempos você vai voltar e reler os logs mais velhos. Eles podem fornecer-lhe um monte de ótimas lembranças como você reviver essas experiências cache. Eles expressam o crescimento ea mudança que você experimenta como você ficar mais familiarizado com The Game. Pessoalmente acho que é especialmente gratificante durante os longos meses de inverno para ir para trás e voltar a ler meus logs de caches de verão. Leva-me de volta aos pensamentos de um clima mais quente e os dias mais longos. Às vezes, até me faz perder a insetos e ervas daninhas!"

Acabo de verificar a verdade expressa no 3. parágrafo ao ler uns logs que fiz em 2009
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Kinder » segunda abr 11, 2011 16:25

Pessoalmente gosto de ler logs extensos e criativos, mas como nem toda a gente pode ser igual se levar com um log tftc fico chateado mas não vou reclamar porque cada um tem o direito de fazer o log que quiser.

Quanto à minha filosofia de escrever logs nas caches que encontro, tento sempre fazer 100 palavras por cache seja que cache seja. Inicialmente isso não acontecia mas agora mudei a minha filosofia. :D
Imagem
Kinder
Large

Registado: segunda dez 24, 2007 01:01

Mensagempor Torgut » segunda abr 11, 2011 16:30

Respondendo à questão: sim, sigo com interesse todos os logs das minhas 25 caches. Não me perguntaram mas também digo: tenho como regra não reagir por escrito a logs, ao contrário de algumas amélias, que assim que se escreve algo negativo nas suas caches saltam logo com uns testamentos por e-mail a repudiar toda e qualquer crítica. Contudo, adequo as coisas em função dos logs, mudando os rates da cache e até à própria cache, se existirem várias opiniões no mesmo sentido.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor RavenMaster » segunda abr 11, 2011 16:41

Leio e respondo a todos, embora neste momento tenha alguns em atraso.
Acho que se tiraram uns minutos ou umas horas para visitar as nossas caches isso deve ser reconhecido, nem que seja com um email de agradecimento.
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor Torgut » segunda abr 11, 2011 17:40

Tinha esperança que esta subversão das coisas fosse coisa do passado, e de certa forma é. Felizmente passou de moda ver-se esta coisa ao contrário. É que os owners é que têm trabalho e despesa a criar uma cache, e depois mais trabalho a mantê-la e alguma paciência a ler alguns logs mais parvos.... só há uma parte nesta equação que merece agradecimento, e é o owner. Como é evidente, como owner e achador, não tenho uma opinião unilateral. Como achador, tenho tudo a agradecer à outra parte. Como owner, nada. Uma cache é uma dádiva, e agradecer a quem aceita uma dádiva é um bocado bizarro. Houve uma altura em que era insuportável encontrar caches e depois receber esses mails a agradecer não sei bem porquê. Hoje já nunca me sucede, e ainda bem. O que eu às vezes já sou tentado a agradecer é aos logs mais elaborados.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor elpombero » segunda abr 11, 2011 18:30

Torgut Escreveu:Houve uma altura em que era insuportável encontrar caches e depois receber esses mails a agradecer não sei bem porquê. Hoje já nunca me sucede, e ainda bem. O que eu às vezes já sou tentado a agradecer é aos logs mais elaborados.

Julgo ser um dos que te agradeceu umas visitas a umas caches minhas. Peço desculpa. Soubesse o que sei hoje e não o teria feito.
De qualquer das formas gosto que visitem as minhas caches. Dá-me gozo ler os logs, saber que se deslocaram (por vezes de longe) e que apreciaram (seja lá pelo que for, pela cache, pela paisagem, por ser mais uma para os números...) ou que não gostaram e porquê. E gosto de dar a saber que gostei que lá tivessem ido!
Num aspecto estou inteiramente de acordo: cada vez dou mais importância ao que escrevem e como escrevem. E, de facto, talvez os agradecimentos da minha parte (hoje em dia) tenham mais a ver com o que escrevem (sinónimo de que gostaram??) do que só pela simples visita. Já não tenho grande paciência para agradecer uma visita com um simples TFTC. Como tudo, isto tem a ver com a experiência... E com aquele deslumbramento inicial de colocar uma cache. E ficar à espera!
E também não me custa nada receber comentários menos "abonatórios", desde que fundamentados. Procuro aprender com isso... Estejam à-vontade para dizer mal...
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor outcubus » segunda abr 11, 2011 20:53

Eu acompanho todos os logs das minhas caches e às vezes troco mails com quem logou, seja para agradecer, para trocar alguma informação, seja para pedir desculpa pelo desaparecimento da cache.
Para mim, o mais gratificante é o facto das pessoas se deslocarem ao local e perceberem o porquê de uma cache ali naquele sitio, se depois perdem ou não mais uns minutos a escrever um log maior já vai de cada um. Claro que fico contente com aqueles logs maiores que retratam com mais cuidado a aventura daquela cache ou uma memória que aquele lugar trouxe de volta. Mas como já disse, para mim o importante é a experiência que a cache proporcionou à pessoa que a fez, se quiser partilhar óptimo.
Uma das coisas que realmente aprecio, e que nas minhas caches não tenho tido muita sorte, é a colocação de fotos.Raramente colocam fotos da aventura nas caches que tenho, e isso sim eu gosto realmente de ver, pois assim vou conhecendo algumas caras e é uma forma de imortalizar o momento.Eu tenho o cuidado de tirar sempre uma ou mais fotos das caches que encontro e publico sempre quando faço o log do found.Mas compreendo que nem toda a gente tem paciência ou mesmo maquina fotográfica, mas hoje em dia já muita gente faz geocaching com PDA ou Smartphone (como eu) e aí já não há desculpa para não tirar pelo menos uma foto.
Quanto aos logs que faço, uns maiores que outros, consoante a inspiração, disponibilidade, a aventura que foi fazer a cache, as memórias que o lugar me trouxe, alguma peripécia engraçada, a originalidade da cache e/ou container,etc. Já me aconteceu receber um mail de um owner a agradecer a visita e a pedir se podia colocar um log mais detalhado para contar melhor a experiência. Realmente o log tinha sido um TFTC :), contudo como eu faço os logs com o meu nick individual e também pela minha equipa, aconteceu que já tinha feito um log maior com o meu nick a relatar a experiência depois quando fiz o log pela equipa já não havia muito a dizer. Mas pronto, enviei um mail ao owner a explicar a situação. Por isso se virem logs nas vossas caches com o nick outcubus e Shrubbery Team não se admirem que um deles seja maior e um mais pequeno.
ImagemImagemImagemImagem
outcubus
Micro

Registado: sexta mar 11, 2011 01:42

Mensagempor k2yak » segunda abr 11, 2011 21:29

Desde já agradeço a todos pelo input, tentei situar-me na vossa posição enquanto owners, e imaginar o que quererei escrito no log de uma cache que eventualmente venha a posicionar. Tenho a certeza de que iria ficar desiludido com um TFTC simples, mas compreendo que por vezes e ao fim de 10 ou 15 caches diárias já haja pouco a acrescentar.

Tenho a certeza que este post me influenciou a acrescentar algo mais no log, algo que já poderia ter feito em um ou dois casos e não fiz. Espero não voltar a cometer o mesmo erro.

Cumps a todos, k2yak.
Imagem
k2yak
Micro

Registado: terça mar 29, 2011 17:58

Mensagempor ajsa » segunda abr 11, 2011 22:14

Já lá vai tempo...

Tempos houve que lia todos os logs com atenção.
Nessa altura confesso que depois de ler algumas coisas dos "visitantes" pensava:

"Mas que diabo, quem pensam que são estes bandalhos?...."

Cresci e aprendi. Hoje a triagem é bem diferente:
Muitos logs do mesmo geocacher normalmente significa a mesma porra da mesma conversa da treta.
A minha leitura é simples: "yeah, yeah, yeah"... Selecionar tudo... Apagar... Adeus, ó vai-te embora!

Obviamente que existem aqueles que dá gosto ler e não necessitam de ser grandes testamentos para demonstrar a genuinidade das palavras de quem se dedicou a escrever o log aos quais poderia aqui dar exemplos e alguns bem recentes que estimulam a vontade de esconder, mas acredito que mais de 70% dos logs não passam de meras frases sem o mínimo de interesse - lixo - e como lixo que são uma boa parte nem sequer leio o nome do "geocacher" que encontrou!
Estarei errado?
Talvez mas o geocaching atingiu tamanho nível que não merece que perca tempo a ler porcaria. Sorry!
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor lynxpardinus » terça abr 12, 2011 08:08

Pessoalmente, prefiro logs que me contem um pouco da experiência que foi fazer aquela cache. Todos nós vemos a realidade de forma diferente e, por isso, gosto de ler o que as pessoas experimentaram quando visitaram a cache - o que viram, o que sentiram, o que pensaram. É a interpretação do Mundo delas, numa visita a um tupperware. Na realidade, a maioria dos logs encaixa nestas descrições, incluindo logs tão simples como "Estava Sol - gostei da cache", porque dizem-me qualquer coisa acerca da experiência.

No fundo, não gosto de logs pouco originais. Mesmo um de 500 palavras, que tenha sido repetido letra por letra noutra cache, que não me permita perceber o que a caçada tenha tido de único.

Mas, esta, é a minha perspectiva pessoal.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor hfilipe » terça abr 12, 2011 10:45

Como owner ainda fico chateado com logs "minimalistas" que não servem para mais nada a não ser dizer que o geocacher encontrou a cache e rabiscou o seu nome no logbook.

Apesar das 4 caches que tenho serem adoptadas e de duas serem bastante simples, quase drive in, entendo que há sempre alguma experiência a ser contada. Nem que seja o estado do tempo! Mas para mim o pior é ler logs minimalistas numa multi de vários pontos que "obrigam" a passar pelo centro histórico de Guimarães e acabar na Penha com uma vista fantástica sobre a cidade, com a possibilidade da subida ser feita de teleférico. Não acredito que alguém possa fazer esta cache e não ter algo para contar. Não precisa ser um texto longo, mas gosto de saber o que os outros sentiram, do que gostaram mais, ou menos!

Como "achador", nos meus logs tento descrever as sensações que senti para descobrir a cache e confesso que, egoisticamente, faço isso mais por mim que pelo owner, pois servem para mais tarde, quando os releio, voltar a sentir o que passei. É claro que assim beneficiamos os dois, eu o o owner!

Para quem não está habituado a escrever não é fácil fazer logs com algum "sumo". Ao ínicio custa um bocado, as palavras custam a saír e as frases parece que não fazem o sentido que lhes queríamos dar. Mas aos poucos vamos melhorando e quando damos por nós estamos a fazer belos logs. A mim aconteceu-me isso. É preciso ganhar algum "calo"!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor osamigosspike » terça abr 12, 2011 11:43

Nós temos duas caixinhas escondidas e como owners ficamos um pouco (para não dizer muito) chateados e tristes com os logs do tipo: "TFTC"; " :-) "; "next"...enfim. Mas este logs até nos incomodam a ler noutras caches, pois se pensarmos todos sabemos que quem escondeu a caixinha num certo sitio queria mostrar algo, ou a paisagem, ou o container, ou o logbook... De certeza que deu algum trabalho a esconde.la.
Pessoalmente acho que só temos 2 logs "minimalistas" nas nossas caches. Lê.mos, ficamos chateados, mas nunca mandamos emails ou apagamos os logs.
Sabemos que irá acontecer mais vezes, até porque estamos a pensar esconder mais umas caixinhas [:D] mas pensamos que ao longo do tempo já nem iremos ligar a esses logs.
Imagem
osamigosspike
Micro

Registado: terça jun 01, 2010 22:19

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes