Página 1 de 1

Impacto financeiro do geocaching nas comunidades locais

MensagemEnviado: segunda mar 14, 2011 08:46
por lynxpardinus
Parece que o encerramento do powertrail ET Highway ( viewtopic.php?t=6964 ) está a ser mais controverso do que se esperava e isto porque... a comunidade local próximo do powertrail não gostou da decisão do governo estadual de mandar retirar as caches. A razão? Impacto económico! Ao que parece, o facto de estar ali instalado um powertrail de tão consideráveis dimensões acabou por funcionar como um chamariz, mesmo a nível internacional. E isso significava quartos alugados, refeições, gasolina... todo um movimento económico que agora acabou!(artigo - http://www.lvrj.com/news/nevada-sends-g ... 92984.html )

Apesar de as dimensões serem bem diferentes, não pude deixar de pensar se o geocaching em Portugal chegará a ter algum efeito económico a nível local.

Re: Impacto financeiro do geocaching nas comunidades locais

MensagemEnviado: segunda mar 14, 2011 10:28
por rifkinda
Penso que só terá mais impacto em zonas de eventos que reunam mais gente ou em zonas recônditas do país, que obriguem a uma deslocação maior, incluindo dormida.
Mesmo para cachadas de um dia, penso que muita gente leva "piquenique" para comer pelo caminho, em vez de usar os restaurantes locais.

Re: Impacto financeiro do geocaching nas comunidades locais

MensagemEnviado: segunda mar 14, 2011 14:02
por Felinos
Assim à partida lembro-me talvez de Barca D'Alva, onde o sr. taxista leva/ trás as pessoas a/de La Fregeneda...

Re: Impacto financeiro do geocaching nas comunidades locais

MensagemEnviado: segunda mar 14, 2011 14:18
por MAntunes
A nível de pequenas localidades/regiões, algo afastadas do litoral, a afluência ocasional de geocachers pode ser realmente importante para o pequeno comercio local.

Eu, já em dois anos consecutivos, que fui instigado a criar mais uma cache na zona de Nisa/Tejo Internacional porque as entidades responsáveis reconhecem que o geocaching poderá levar pessoas a visitar a sua zona e, com isso, ajudar à sua divulgação.

Já tenho a cache preparada desde o início deste mês mas as chuvadas... tiraram-me a vontade. A ver se vou lá no próximo fds.

Re: Impacto financeiro do geocaching nas comunidades locais

MensagemEnviado: segunda mar 14, 2011 17:46
por Paisagista
Aqui em Évora noto que vêm geocachers passar o fim de semana em cachadas. Comparado com a quantidade de turistas que inundam a cidade não é muito.

Pessoalmente não contribuo muito para o comércio local pois costumo procurar caches em deslocações necessárias e levar o farnel de casa...

Re: Impacto financeiro do geocaching nas comunidades locais

MensagemEnviado: segunda mar 14, 2011 17:48
por RuiJSDuarte
Mesmo que tenha impacto, na realidade acho que os Agentes Económicos não se apercebem que é do Geocaching...
Algumas caches até estão em locais cuja entrada é paga, mas não me parece que os geocachers se identifiquem na entrada... :)
Outras como algumas do WEBXXI na zona de Torres Vedras, fazem referencia a percursos pedestres e à rota do vinho por exemplo e mais que não seja, portagens e cafés quase toda a gente paga.

Re: Impacto financeiro do geocaching nas comunidades locais

MensagemEnviado: terça mar 15, 2011 10:39
por lynxpardinus
É verdade que os geocachers nunca se identificam como tal. Mas o que é certo é que há câmaras municipais que tentam que o geocaching seja mais um vector de comunicação, numa óptica turística de "Vá para fora cá dentro" - o MAntunes referiu Nisa, mas, também me lembro de algumas caches em Alcochete.

A excepção é quando são eventos grandes e inconfundíveis - estou a pensar nomeadamente do geo-acampamento deste ano em Celorico. Acho que, apesar de tudo (o alojamento ser no parque de campismo a bom preço), vamos estar a falar de algumas dezenas de pessoas que vão estar a pernoitar 3 ou 4 dias no local.

E, depois, temos agentes individuais que devem estar muito satisfeitos com o geocaching. Acho que o MAntunes e o Cláudio (CLCortez) devem ter já uma estátua em Barca d'Alva...

Re: Impacto financeiro do geocaching nas comunidades locais

MensagemEnviado: terça mar 15, 2011 12:04
por Silvana
Acredito que só tenha impacto quando se reúnem um nº significativo de geocachers e que a grande parte usufrua das infraestruturas locais, nomeadamente unidades hoteleiras e de restauração. Senão, passa despercebido....
Um evento que tenho acompanhado, como este creio que tem impacto, sim.

Re: Impacto financeiro do geocaching nas comunidades locais

MensagemEnviado: domingo mai 01, 2011 10:36
por lynxpardinus
Uma pequena comunidade na área da ET Highway calculou que a perda associada ronda os 250.000 dólares / ano. Enquanto valor complementar sem investmento (que foi o que significou para eles), para uma comunidade no meio do "nada" (sim, não há muita coisa no meio do deserto do Nevada), é um valor simpático...

http://www.cachemania.com/geocaching-su ... s/2011/04/

Re: Impacto financeiro do geocaching nas comunidades locais

MensagemEnviado: segunda jan 16, 2012 09:07
por lynxpardinus
Apesar de parecer ser um número atirado para o ar, um responsável de uma comunidade de Ohio estimou o impacto económico do powertrail (80 caches) da região em, pelos menos, 500.000 dólares - o que parece ser um número bastante simpático. No entanto, e segundo a mesma notícia, apenas 200 geocachers completaram o powertrail, o que significaria um gasto de 2500USD por geocacher - um valor um pouco exorbitante (mesmo considerando eventuais passagens aéreas). De qualquer modo, fica aqui a notícia.

Artigo original em http://apb.directionsmag.com/entry/geoc ... um=twitter .

Re: Impacto financeiro do geocaching nas comunidades locais

MensagemEnviado: sexta fev 10, 2012 11:58
por lynxpardinus
E começam a aparecer propostas de agências de viagens viradas para o geocaching. Por agora, é apenas uma primeira experiência piloto, da Nova Zelândia, com Singapura e Camboja como destinos, mas, podem começar a aparecer mais - http://www.notaboutthenumbers.com/2012/ ... th-worlds/ . E, claro, que isto vem juntar-se às férias cachantes de que milhares de geocachers organizam para si próprios e pequenos grupos.