• Anúncios

Olhando para os favoritos

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mensagempor lynxpardinus » sábado jan 22, 2011 11:06

1) Belém Time Portal ( http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... wp=GC1A63C ) - 41

2) H5N1 - Bird Epidemy / Epidemia das Aves ( http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... wp=GC15NC5 ) - 40

3) House of Diamonds ( http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... wp=GC12FB1 ) - 38

Esta é a lista das 3 caches mais favoritadas em Portugal à data de hoje. Para já, é um top 3 muito renhido, com classificações muito próximas. Mas, é também um pódio composto por caches muito diferentes - uma wherigo (uma história contada com base em tecnologia, que é preciso deslindar antes de chegar ao contentor final), uma multi e uma tradicional. Em comum, têm também o facto de estarem em Lisboa - na realidade, a primeira cache fora de Lisboa está em 5º lugar e é a Fenda da Calcedónia.

Alguém quer comentar?

P.S- Do top 5, neste momento, só me falta mesmo a Belém Time Portal...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Olhando para os favoritos

Mensagempor Torgut » sábado jan 22, 2011 11:36

Eh pá... o meu comentário é que devias olhar menos para o total de votos e considerar a percentagem. Só este segundo elemento tem algum valor.

1 Sniper Spot ftomar 65,000 13 20
2 Eragon mtrevas 57,143 12 21
3 KAOS ftomar 53,846 7 13

Pronto, ai tens. Com muito mais realismo, diria até eu, apesar de não ter visitado nenhuma delas.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor MightyReek » sábado jan 22, 2011 11:42

Mais relevante seria o valor da percentagem se considerasse os registos de membros premium...
Mas está anunciado via feedback que na próxima actualização será adicionada essa estatística, além do nº de votos.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor lynxpardinus » sábado jan 22, 2011 13:14

Acho que são formas diferentes de olhar para a mesma questão - aquilo que as pessoas consideram ser a cache de maior qualidade. Qualquer uma delas é válida - pessoalmente, prefiro a fórmula relativa como indicador de qualidade. Mas, o indicador absoluto diz-nos qual é a cache favorita em Portugal.

Mas, não deixa de ser interessante que os dois indicadores, para o top3, sejam diferentes - de tal forma que não há nenhuma cache coincidente. E de que as caches que estão no top relativo tenham, comparativamente, poucas visitas.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor Torgut » sábado jan 22, 2011 14:38

lynxpardinus Escreveu:Acho que são formas diferentes de olhar para a mesma questão - aquilo que as pessoas consideram ser a cache de maior qualidade. Qualquer uma delas é válida - pessoalmente, prefiro a fórmula relativa como indicador de qualidade. Mas, o indicador absoluto diz-nos qual é a cache favorita em Portugal.

Mas, não deixa de ser interessante que os dois indicadores, para o top3, sejam diferentes - de tal forma que não há nenhuma cache coincidente. E de que as caches que estão no top relativo tenham, comparativamente, poucas visitas.

Não, a única coisa que o indicador absoluto te diz é qual é a cache favorita nas zonas de fácil acesso e com muita gente, logo, Lisboa, Porto.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Paisagista » domingo jan 23, 2011 06:34

MightyReek Escreveu:Mais relevante seria o valor da percentagem se considerasse os registos de membros premium...

Tenho vindo a acompanhar a votação e talvez agora seja a altura de me tornar premium...

Torgut Escreveu:Não, a única coisa que o indicador absoluto te diz é qual é a cache favorita nas zonas de fácil acesso e com muita gente, logo, Lisboa, Porto.

Hear, hear. :clap:
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular

Registado: sábado jul 04, 2009 09:39

Mensagempor lynxpardinus » domingo jan 23, 2011 13:21

Sim, é um facto que o ranking absoluto está irremediavelmente influenciado pela proximidade à maior concentração de geocachers e facilidade de acesso - mas continuam a ser as caches mais favoritadas, mesmo que tal seja por desconhecimento de outras mais recônditas. Mas, e mais uma vez, provavelmente, o indicador relativo é um indicador mais poderoso.

No entanto, não deixa de ser interessante a diversidade que se tem no indicador absoluto (no top 3 - na realidade, no top 5!) e a maior uniformidade do top relativo - quase como que, se as pessoas que visitam as caches do top relativo já saibam que vão ter uma experiência inolvidável. São caches (lá está) de acessibilidade mais complicada (apesar de a Eragon ser no distrito de Lisboa) e onde vai apenas quem sabe bem para o que vai.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lynxpardinus » quarta mar 30, 2011 13:16

Entretanto, muitos parabéns à "H1N1 - Bird Epidemy / Epidemia das Aves", por ser a primeira cache portuguesa a ser "favoritada" 50 vezes!
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lgass » quarta mar 30, 2011 17:34

epah eu ainda nem comecei a atribuir os meus pontos

tenho 27 por usar
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor rifkinda » quarta mar 30, 2011 19:20

Nós já começámos a atribuir os nossos favoritos, mas como a tarefa é longa, acabou por ficar a meio e ainda não arranjámos tempo para acabar de a fazer.
A ver se em Abril, acabamos isso!

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor geopate » quarta mar 30, 2011 20:33

Para mim a única ajuda que este ranking nos dá é podermos ir a determinada localidade e se apenas tivermos tempo para algumas, ver quais as Caches mais promissoras.
O ranking tal como está ou poderá estar, acho que deve ser entendido como a favorita para determinada pessoa que a fez e tem possibilidade de a marcar como favorita. Nunca como a portuguesa mais favorita.
Imagem
geopate
Large

Registado: segunda abr 28, 2008 12:06

Mensagempor lynxpardinus » quinta jun 16, 2011 21:53

Top 5 do ranking absoluto de favoritos em Portugal:

1) Belém Time Portal - 68 fav - 48% fav / prem
2) Pico Arieiro - 60 - 23%
3) A cache do Gil - 59 - 50%
4) The End of the World - 59 - 13%
5) Fenda da Calcedónia - 58 - 66%

Não deixa de ser interessante notar:
- Do top3, duas são wherigo;
- Apesar disso, não há nenhuma letterbox (que é muitas vezes referida como um dos tipos de cache mais interessantes e com maior potencial) no top5 - na realidade, a primeira aparece em 81ª posição
- Lisboa perdeu a hegemonia avassaladora que tinha nos primeiros meses desta ferramenta, só tendo agora as wherigo neste top.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor lynxpardinus » sábado fev 18, 2012 12:26

E, pela primeira vez, temos uma cache portuguesa com mais de 100 favoritos. A "End of the World" tem neste momento 105 favoritizações, mas uma baixa percentagem de favoritos / visitas premium - apenas 17%.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor Felinos » domingo fev 19, 2012 22:53

Pois... É uma cache turística, por isso tantos favoritos... Mas, smo, é uma cache banalíssima...

Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem
Felinos
Regular

Registado: terça jan 04, 2011 12:25

Mensagempor alieri » segunda fev 20, 2012 03:28

Acho que o local onde a cache está é tudo menos banal, e isso funciona a seu favor. Mas compreendo o que queres dizer.
Das restantes referidas, conheço a Pico Arieiro e a Fenda da Calcedónia , que são também caches "banais", no sentido de se tratarem de containers normais, escondidos de forma habitual, com a coincidência de serem favorecidas na sua classificação pelo local extraordinário onde se encontram.
Como um dos objectivos do geocaching é mostrar os locais, esta classificação vem precisamente demonstrar isso mesmo.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes