• Anúncios

Telemóveis vs GPS

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Telemóveis vs GPS

Mensagempor lynxpardinus » sábado jan 15, 2011 09:11

Neste momento, muitos telemóveis têm funcionalidades de GPS incorporadas, bem como mapas e aplicações disponíveis para geocaching. O que preferem para geocaching? Um telemóvel com GPS ou um GPS dedicado? Quais as vantagens de um e de outro?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Telemóveis vs GPS

Mensagempor ACRR_08 » sábado jan 15, 2011 09:46

lynxpardinus Escreveu:Neste momento, muitos telemóveis têm funcionalidades de GPS incorporadas, bem como mapas e aplicações disponíveis para geocaching. O que preferem para geocaching? Um telemóvel com GPS ou um GPS dedicado? Quais as vantagens de um e de outro?

Nós temos os dois e gostamos mais do telemovel. Se bem que as vezes já sabemos o local da cache e nem precisamos nem de telm nem de GPS.
http://facasoquefizeres.blogspot.com/

Bjinhus e abraço

ACRR_08 Team

"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."

Imagem
ACRR_08
Regular

Registado: domingo jan 02, 2011 22:16

Mensagempor vsergio » sábado jan 15, 2011 19:36

Sem duvida que de um GPS a sério.
Agora já tenho um iPhonix com GPS e a aplicação para geocaching, mas são só para uma cache ou outra que eventualmente possa haver naquele sitio onde fui. Ligo a aplicação e rapidamente posso verificar se há caches e procura-las facilmente, pelo menos em termos de ter todos os dados necessários.
Uso o Cachebox no Bluebelt (windows) com GPXs recentes também, e com GPXs da zona para onde vou propositadamente cachar, para apoias no paperless e registar os logs no momento. Se bem que às vezes cacho mesmo só com ele.
Mas o Garmin Etrex é obrigatório e sinto-me muito mais seguro com ele, sem dúvida.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor MightyReek » sábado jan 15, 2011 22:48

Por um lado tenho o Vista Cx que uso para uma caminhada, ou uma cache demorada no campo. É de fácil manuseamento e faz o trabalho em condições.
Por outro lado tenho o PPC com Cachebox, TomTom e OziExplorer, o que torna o duelo um pouco desequilibrado.
O Cachebox faz tudo e mais alguma coisa, comporta as paginas das caches, logs, hints, gere os founds e dnfs, faz navegação, comporta mapas, permite filtragens muito úteis, entre outras. O TomTom para a navegação em estrada pronto... O Ozi, para pesquisas de terreno, estradas e caminhos de terra batida não tem semelhante.

Muitas vezes mando os GPX para o PPC e é só sair. É o que tenho feito ultimamente.
Por outro lado, se for fazer uma grande caminhada, ou andar a escalar pedras e saltar barrancos não consigo usar o PPC, prefiro o eTrex pela superior resistência e robustez...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor geo-amd » domingo jan 16, 2011 15:31

Bem, eu não tenho telemóvel.

Transporto no meu Vista HCx as coordenadas e hints de todas as caches nacionais. Além disso, para a informação extra que ocasionalmente é necessária, transporto num NDrive g280s as pocket queries convertidas para HTML. Foi o aparelho mais barato que encontrei na altura que permite visualizar páginas HTML. Não uso a parte do GPSr do NDrive; é mesmo só para HTML [:P].

Mais ano menos ano, certamente mudarei para uma solução mais integrada. Mas não tenho pressa, pois estou satisfeito com o que tenho.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor ACRR_08 » domingo jan 16, 2011 17:42

Usar GPS no telm gasta imensa bateria...
http://facasoquefizeres.blogspot.com/

Bjinhus e abraço

ACRR_08 Team

"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas."

Imagem
ACRR_08
Regular

Registado: domingo jan 02, 2011 22:16

Mensagempor P@v@r0tti » domingo jan 16, 2011 21:23

Comecei com PDA e mesmo depois de ter adquirido o meu Garmin Vista HCx o PDA continua a acompanhar as cachadas para fins mais informativos. em termos de qualidade os meus HTC estão muito a altura do Garmin só pecam pela duração da bateria como foi referido, mas nada que não se resolve com baterias extras. Na verdade se tivesse de escolher entre os dois sem preocupação da autonomia seria sem duvida o PDA. O garmin ainda não me consegui convencer, pelo menos não este modelo e já não sendo muito acessível os modelos acima então estão muito fora do orçamento. Talvez quando me encontrar em situações mais complicadas de aquisição de sinal o Garmin venha a se destacar mas ainda não foi o caso.

Por isso entre gastar 250/300€ num Aparelho só dedicado ao GPS e um bom PDA do mesmo valor com muitas mais opções eu continuaria a escolher o PDA sem duvida.

Cumps.
Imagem
P@v@r0tti
Micro

Registado: sexta dez 17, 2010 11:45

Mensagempor geo-amd » domingo jan 16, 2011 23:10

geo-amd Escreveu:Transporto no meu Vista HCx as coordenadas e hints de todas as caches nacionais. Além disso, para a informação extra que ocasionalmente é necessária, transporto num NDrive g280s as pocket queries convertidas para HTML. Foi o aparelho mais barato que encontrei na altura que permite visualizar páginas HTML. Não uso a parte do GPSr do NDrive; é mesmo só para HTML [:P].

Já agora, comprei o meu Vista HCx há 3 anos e meio. Quanto ao NDrive, foi um "complemento" que comprei há apenas 10 meses, quando passei a "paperless". Hoje em dia, não faz sentido comprar estes dois aparelhos conjuntamente.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 20, 2011 12:19

Normalmente, uso o Garmin por uma questão de precisão e robustez. Acho que é excelente pensar que, se o GPS me cair da mão, não vão €500 "down the drain" (ou "para o galheiro"), com todos os meus contactos, informação pessoal, agendas,... Também não preciso de me preocupar com chuva ou água. Cabe na minha mão. Tem uma precisão bem superior e uma bateria que dura bastante tempo. Tenho fotografias aéreas no telemóvel e a informação completa das caches que quero procurar, sem estar dependente da net. Excelente!

Mas, uso o telefone por uma questão de flexibilidade. Para fazer uma cache num tempo morto do dia (que são de uma raridade absoluta, mas...), ou quando não me quero preocupar com baixar informação via computador. Para isso, para geocaching por impulso, acho que o iPhone é dificilmente superável.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Felinos » sexta jan 21, 2011 10:51

lynxpardinus Escreveu:Normalmente, uso o Garmin por uma questão de precisão e robustez. Acho que é excelente pensar que, se o GPS me cair da mão, não vão €500 "down the drain" (ou "para o galheiro"), com todos os meus contactos, informação pessoal, agendas,... Também não preciso de me preocupar com chuva ou água. Cabe na minha mão. Tem uma precisão bem superior e uma bateria que dura bastante tempo. Tenho fotografias aéreas no telemóvel e a informação completa das caches que quero procurar, sem estar dependente da net. Excelente!

Mas, uso o telefone por uma questão de flexibilidade. Para fazer uma cache num tempo morto do dia (que são de uma raridade absoluta, mas...), ou quando não me quero preocupar com baixar informação via computador. Para isso, para geocaching por impulso, acho que o iPhone é dificilmente superável.

Parece-me excelente! Tenho a mesma opinião.

uso o iPhone no dia-a-dia. Mas quando saímos com o objectivo de ir "cachar", então vamos com um Garmin. A precisão nem se compara, a duração da bateria então nem se fala...
Neste momento usamos um 400T. Face ao iPhone, gosto mais da forma como é apresentada no iPhone, pois é exactamente igual à página do geocaching, com as fotos e tudo. No Garmin só aparece o texto.
Por outro lado, no Garmin não consigo ver as fotos da galeria da cache... e aí tenho que recorrer ao telefone. O pior é quando não há rede... :shock:
Imagem
Felinos
Regular

Registado: terça jan 04, 2011 12:25

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes