Página 1 de 2

Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: quinta Oct 28, 2010 12:52
por Silvana
Por vezes descarrego uma pocket com as caches de dificuldade de terreno igual ou superior a 4.5.
Ora retirando eventos e a falecida Rainbow, temos a módica quantidade de 149 caches.
Destas 149, 70 caches têm um grau de dificuldade de terreno igual a 5.

Achei interessante abrir este tema sobre as estatísticas quanto a este tipo de caches. Afinal 70 caches de grau 5 no universo de caches criadas em Portugal, não é muito.

Reparei também que algumas das que fiz não exigem nenhum tipo de equipamento especial a não ser, um bom par de botas. Será que não estarão sobrevalorizadas em termos de dificuldade de terreno?

OK. Pode-se argumentar que quando chove, o terreno torna-se escorregadio e tal e coisa... Mas isso faz parte do senso comum.

Qual é a vossa ideia acerca do assunto?

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: quinta Oct 28, 2010 14:23
por Torgut
Hummm mas porquê essa correlação entre equipamento e terreno? Quer dizer... o uso do equipamento pode resultar numa cache possível até para velhinhos reumáticos. Por exemplo, ocorre-me a situação de caches em ilhas sem transportes públicos, mas onde qualquer coxo que tenha um barco vai com uma perna atrás das costas, e essas tendem a ser classificadas com elevadas estrelas de terreno. Quer dizer... então para mim qualquer cache no Minho devia ser de 5 estrelas de terreno porque, veja-se só, para lá ir tenho que ter um carro ?

Agora, que há ai pessoas a criar caches com ratings marados, isso há. Aliás, há bem pouco tempo isso foi debatido por aqui. Uma das razões que a tal leva é a possibilidade de criar caches sem o mínimo de experiência no achamento, logo, sem a possibilidade de se ter estabelecido uma base de comparação sólida, entre o que se está a fazer e os critérios mais ou menos comuns.

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: quinta Oct 28, 2010 14:47
por alieri
Só para dar mais uma achega para a discussão: de acordo com o sistema disponível no formulário de submissão de novas caches, quando se escolhe a dificuldade 5, a cache é descrita como "Extreme. A serious mental or physical challenge. Requires specialized knowledge, skills, or equipment to find cache. "

Não se trata apenas de equipamento, mas das condições físicas ou mentais necessárias para encontrar a dita cuja.

Já no que respeita ao terreno, o grau 5 é descrito como "Requires specialized equipment and knowledge or experience, (boat, 4WD, rock climbing, SCUBA, etc) or is otherwise extremely difficult. "

Para chegar a esta classificação, foi necessário "picar" os items seguintes:
Código: Selecionar todos
- Is specialized equipment required?    Yes
Specialized equipment includes: Boats, 4WD vehicles, rock climbing gear, SCUBA, etc.
 
- What is the length of the hike?
   Over 16 km
This is the length of the hike from the most logical parking area to the cache.
 
- What is the trail like?
   Trail? What trail?
There is no real trail. Wheels are out. May be following a stream bed or be very rocky.
How is the the most difficult part of the cache? If the cache is within a few feet of a trail, don't worry about the last few feet.
 
- Is the path bushy or overgrown?
   The overgrowth is very heavy
I can't see the other side! Some type of machete or other cutting device is probably needed. Very likely to have thorns or poison plants.
Overgrowth refers to any plant or other substance that impedes the path. Keep in mind that conditions change; rate based on your understanding of worst-case conditions.
 
- What is the terrain elevation like?
   Severe elevation changes
The only way up the slope is to use your hands. Going down may require the use of your backside.
How hard is the steepest part of the cache?

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: quinta Oct 28, 2010 15:24
por elpombero
Por acaso esta correlação entre equipamento e terreno está bem vista.
Utilizando o exemplo do Torgut:
Torgut Escreveu: Por exemplo, ocorre-me a situação de caches em ilhas sem transportes públicos, mas onde qualquer coxo que tenha um barco vai com uma perna atrás das costas, e essas tendem a ser classificadas com elevadas estrelas de terreno.

Vamos supor que quero colocar uma cache numa ilha (sem transportes), e vou colocar a cache num local bastante acessível (na praia, por exemplo). Qual deveria ser a dificuldade do terreno? E deverá ser em função da dificuldade de acesso à ilha ou em função do terreno, já na ilha?
E se na mesma ilha colocar a cache num promontório qualquer, bem lá no alto, qual a dificuldade do terreno?
Parece-me óbvio que a dificuldade do terreno seja em função desse mesmo terreno, já na ilha, e não em função da maior dificuldade ou não de acesso à ilha. A necessidade de um barco para chegar à ilha faria parte dos atributos e da descrição, na página da cache.
Mas talvez a Silvana se estivesse a referir a outro tipo de equipamento, como material de escalada. E aí as coisas julgo já serem diferentes.

Torgut Escreveu:Agora, que há ai pessoas a criar caches com ratings marados, isso há.


Concordo. Já estive em caches com terreno de dificuldade 3 bem mais difíceis que outros de 4 ou 4,5. E também já me aconteceu a cache ser de terreno 3 e eu inventar (por desconhecimento ou falta de trabalho de casa, ou seguir a "setinha" a direito) e ir por caminhos de 4, e só depois de ler outros logs é que me apercebo que havia um caminho mais fácil... Mas se nunca me chegar a aperceber disso vou ficar a pensar que o owner escolheu mal a dificuldade do terreno, quando afinal a azelhice foi minha.

Torgut Escreveu:Uma das razões que a tal leva é a possibilidade de criar caches sem o mínimo de experiência no achamento, logo, sem a possibilidade de se ter estabelecido uma base de comparação sólida, entre o que se está a fazer e os critérios mais ou menos comuns.

Também concordo. Já não estou tão certo da comparação sólida já que apesar se existirem regras mais ou menos definidas, parece-me, nalgumas situações que a atribuição da dificuldade do terreno é um pouco relativa. Mas, de facto, se não houver experiência no achamento a probabilidade de erro é muito maior...

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: quinta Oct 28, 2010 15:39
por GeoDuplaP&F
elpombero Escreveu:Qual deveria ser a dificuldade do terreno? E deverá ser em função da dificuldade de acesso à ilha ou em função do terreno, já na ilha?


O nível de dificuldade de terreno refere-se sempre ao terreno junto da cache. Se para chegarmos à ilha precisamos de barco ou então vamos a nado, para chegarmos a qualquer outra precisamos do carro, da bicicleta ou outro meio de transporte, ou então vamos a pé.

Mas tudo é falível. Na criação da cache há uma frase, referente à dificuldade do terreno, que diz "esquece os últimos metros". Uma vez fomos ver uma cache, em que o terreno até lá chegar se podia considerar de nível 1,5. Não era 1 porque era um caminho de terra não muito direito e uma cadeira de rodas não passava. Mas... ao chegar junto da cache havia um declive quase vertical, só areia, em que era mesmo muito difícil chegar lá acima. Consegui chegar de gatas e com grande esforço. E isso apenas nos últimos metros, os tais que na criação nos dizem para esquecer.

elpombero Escreveu:A necessidade de um barco para chegar à ilha faria parte dos atributos e da descrição, na página da cache.


Precisamente para isso existe o outro icon que indica serem necessários equipamentos especiais. Tendo os equipamentos, torna-se fácil.

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: quinta Oct 28, 2010 15:49
por elpombero
GeoDuplaP&F Escreveu: Na criação da cache há uma frase, referente à dificuldade do terreno, que diz "esquece os últimos metros".


Não concordo! No domingo passado fiz os Picos da Malveira, a pé, o percurso todo, e as dores que ainda tenho no corpo não me deixam esquecer os últimos metros da #30! :mrgreen:
Agora a sério: percebo a ideia e de facto a situação que relatas também já me aconteceu...

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: quinta Oct 28, 2010 15:51
por t@ndre
elpombero Escreveu:
GeoDuplaP&F Escreveu: Na criação da cache há uma frase, referente à dificuldade do terreno, que diz "esquece os últimos metros".


Não concordo! No domingo passado fiz os Picos da Malveira, a pé, o percurso todo, e as dores que ainda tenho no corpo não me deixam esquecer os últimos metros da #30! :mrgreen:
Agora a sério: percebo a ideia e de facto a situação que relatas também já me aconteceu...


sério??? eu também fiz todo o percurso em 5.30 com o meu pequeno ás costas :)

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: quinta Oct 28, 2010 16:02
por elpombero
t@ndre Escreveu:elpombero wrote:
GeoDuplaP&F wrote:
Na criação da cache há uma frase, referente à dificuldade do terreno, que diz "esquece os últimos metros".

Não concordo! No domingo passado fiz os Picos da Malveira, a pé, o percurso todo, e as dores que ainda tenho no corpo não me deixam esquecer os últimos metros da #30!
Agora a sério: percebo a ideia e de facto a situação que relatas também já me aconteceu...

sério??? eu também fiz todo o percurso em 5.30 com o meu pequeno ás costas


Eu confesso que levei 7.30 (das 10.30 às 18.00)! Mas o carrinho dos gémeos resvalava nas subidas e como se partiu a bengala da avó (tive que pagar a bengala ao lar!) ainda a tive de a trazer ao colo!
Ah! e só na #31 é que demos por falta do avô, que, farto de empurrar a cadeira de rodas, tinha ficado um pouco antes da #19, na barraca do pão com chouriço. Tivémos que voltar para trás... :D

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: quinta Oct 28, 2010 16:51
por strangedays
Já visitaram a cache dos Lagosteiros-Cabo Espichel http://coord.info/GC2DK66 ?
O terreno está classificado como 2,5 e deveria ser 3 mas nos últimos 2/3 metros a coisa resvala a sério e torna-se bastante perigosa...pelo menos 4 estrelinhas deveria ter porque o metro a seguir dá direito a queda livre de 50 ou 60 metros.
3 ou 4 ?

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: quinta Oct 28, 2010 18:36
por elpombero
strangedays Escreveu:O terreno está classificado como 2,5 e deveria ser 3 mas nos últimos 2/3 metros a coisa resvala a sério e torna-se bastante perigosa...pelo menos 4 estrelinhas deveria ter porque o metro a seguir dá direito a queda livre de 50 ou 60 metros.
3 ou 4 ?


50 ou 60m???
4,5!!! Só não é 5 porque o alieri já explicou porquê.

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: quinta Oct 28, 2010 19:22
por lynxpardinus
Normalmente, as caches de terreno 5 costumam ser bem mais interessantes e uma óptima indicação de qualidade!

E concordo que algumas caches estão claramente mal classificadas - acho que o exemplo do Torgut, quando refere os barcos, é excelente.

No entanto, penso que não é apenas uma questão de material específico. Afinal, uma cache que envolva uma boa caminhada de 16kms em terreno montanhoso e de progressão difícil poderá merecer essa classificação. Não é só uma questão de distância neste caso, mas sobretudo de facilidade de progressão, que se pode medir bem no tempo que se demora a cumprir a distância - se estivéssemos a falar de 16 kms em planície, poderíamos fazê-la em 1h30m a correr; em montanha pode ser coisa para um bom número de horas. No fundo, acho que é essa dificuldade de progressão, de chegar ao ponto zero e voltar, que determina a classificação.

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: quinta Oct 28, 2010 21:27
por Torgut
Humm acho que estás a confundir entre o que determina e o que devia determinar. E claro que não uma questão apenas de material específico. Se calhar não devia ser uma questão de material específico, de todo, nunca.

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: sexta Oct 29, 2010 10:26
por MAntunes
Concordo que a atribuição da dificuldade de terreno deve ter em consideração a zona da cache (e não vou entrar em definições do que é a zona da cache! 8-) ). Em relação à dificuldade 5, penso que realmente só se deveria aplicar a caches que requerem equipamento especial, para além do veículo de transporte usado, para chegar ao container. Neste sentido, há cerca de um ano, depois de ler uma opinião devidamente fundamentada, na Secção Portuguesa dos foruns da GroundSpeak, alterei a dificuldade de terreno da minha cache "Na Linha do Douro" de 5 para 4,5. Aquela cache necessita de boas pernas, sim, muita força e capacidade de resistência ao cansaço físico e mental mas... nada mais.

Por isso, sim penso que haverá por aí caches sobre avaliadas em termos de classificação de terreno. Mas, tal como se espera que os colocadores ganhem experiência ao criar as suas caches, também será de esperar - penso eu - que os procuradores saibam interpretar os vários sinais que a página da cache tem à vista; mapas, fotos satélite, descrição da cache, logs anteriores, outros atributos, o conhecimento, ou não, do colocador pelo tipo e conjunto de caches que tem... Enfim, o acto de procurar uma cache tem muitos mais aliciantes e desafios do que, apenas, somar mais uma. ;-)

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: sexta Oct 29, 2010 10:26
por Silvana
Continuo com as mesmas dúvidas...
Se colocar uma cache numa ilha que fica a 100 mts da costa ou até a 10 metros, leva 5 de terreno porque tenho de levar fato-de-banho ou um barco?
E se aproveitar uma excursão que se desloca ou passa por essa ilha? É tudo uma questão de meios ou forma de abordar a cache?

Reparem... Se colocar a cache no cimo de um monte em que para aceder é preciso trepar e usar mãos e pés para progredir, habitualmente leva com um 4,5 de terreno - tipo esta minha. Mais ainda se tem uma caminhada de várias horas antes de chegar ás imediações do monte.
Não será esta mais difícil do que a descrita anteriormente?
E se se aventurarem no inverno?

Se a caches estiver colocada numa gruta, em que para acederes tens de fazer uma longa caminhada e subir o rio em 200mts contra a corrente e finalmente atravessar uma lagoa? A esta esta atribuí 3,5 de terreno porque presumo que faz parte do senso comum fazê-la na primavera/ verão. Mas está disponível no inverno.

Concluo que os 5 de terreno é algo de relativo... Tudo depende de quem coloca a cache e da forma como a colocou e espera que venha a ser feita.
De certa forma, do desafio físico e mental que o owner teve na sua colocação.... Digo eu...

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

MensagemEnviado: sexta Oct 29, 2010 10:56
por geopate
Acho que só interessa o espaço que circunda a cache e tendo em atenção o modo como o Owner deseja que façam a Cache. Em quantos metros… cabe mais uma vez ao bom senso.

Se se encontra numa ilha é igual a encontrar-se em terra. Não posso colocar em causa se tenho um barco ou se sei nadar, senão teria que me preocupar se tenho carro para me deslocar a qualquer outra. O mesmo acho que se deveria passar com “material específico”. É subjectivo quanto à destreza de cada um.

Se as estações do ano modificam em muito o terreno, acho que cabe ao Owner da cache a sua modificação sazonal.