Moderador: Moderadores
aquiPor Trilhos de Santo Antão e Fanhões (Pintéus – Pintéus)
Com o Ponto de encontro marcado no cruzamento junto ao Palácio de Pintéus, a partida ocorrerá às 9 horas, estando o retorno previsto para cerca das 13 horas. O acesso ao local de encontro deverá ser efectuado pela via Rotunda das Oliveiras de Stº Antão do Tojal.
A marcha inicia-se com uma subida progressiva até alcançar dois moinhos antigos. A partir daqui segue-se uma subida suave até perto da entrada de Fanhões. Atravessaremos a ponte sobre a Ribeira de Fanhões e então faremos uma nova subida, um pouco mais acentuada, até começarmos a acompanhar a margem direita da Ribeira de Casaínhos, onde visitaremos as suas belas cascatas.
Rodeados de cenários magníficos sobre a Ribeira, sobe-se até encontrarmos a nossa primeira Fonte do dia – a de Casaínhos. Nova subida e alcançaremos o ponto mais elevado desta caminhada, o Alto de Fanhões, com os seus moinhos antigos.
Inicia-se então a descida até à bonita vila de Fanhões, com passagem por mais uma Fonte. Aí iremos de novo subir para a encosta Central de Fanhões e começar a descer junto a mais uma Fonte, e seguir por um dos locais mais bonitos do concelho de Loures, uma mata de sobreiros, única na zona. Finalmente, com uma vista soberba sobre a lezíria, chegaremos a Pintéus e ao seu magnífico Palácio.
Este percurso, com uma extensão aproximada de 13 kms, tem um grau de dificuldade fácil/médio, sendo acessível à maior parte das pessoas que queiram participar: a altitude varia entre os 76 metros (no momento da partida) e os 315 metros, no Alto de Fanhões. O ganho e perda de elevação fixa-se nos 569 metros e o declive máximo do terreno é de 32,8 % e – 34 %.
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante