Página 1 de 1

O que fazer nestas situações II

MensagemEnviado: quinta jul 01, 2010 18:25
por Torgut
E o que fazer quando um gajo deixa um container num local ermo e este desaparece mesmo antes de ser encontrado? Vale a pena criar outro? Consegue-se dissipar a inevitável impressão de que foi um "inside job" após a publicação da cache? Já começa a chatear o ritmo a que as caches desaparecem, mesmo que todas as outras se vão aparentemente por razões "normais". Já começa a chatear o tempo gasto, o dinheiro dispendido, a gasolina necessária para andar de um lado para o outro a repôr caches. Ah espera... deve ser mais uma das deslumbrantes vantagens do enorme crescimento do Geocaching. Porque será que em cerca de 2 anos desapareceram 2 ou 3 containers e nos últimos dois anos uns 10? Os muggles, os animais e os elementos naturais ter-se-ão tornado mais agressivos?

Re: O que fazer nestas situações II

MensagemEnviado: quinta jul 01, 2010 19:25
por Sagitario
Bem, eu resolvi uma situação semelhante "escondendo" dentro do famoso saco preto umas pontas de Mato, o resultado foi a destruição do local, presumo eu por quem me tinha "desviado" o contentor original, como o local já estava descoberto optei por deslocalizar a cache.

Re: O que fazer nestas situações II

MensagemEnviado: quinta jul 01, 2010 19:35
por Torgut
Pois é, mas quem faz as coisas a partir de dentro, se faz a primeira, faz a segunda, por mais que mudes a cache de local. Vamos ver. Não gosto nada da ideia de arquivar uma cache, nunca o fiz nestes 5 anos, queria ver se continuava assim.

Re: O que fazer nestas situações II

MensagemEnviado: quinta jul 01, 2010 19:58
por Sagitario
Bem, no meu caso não, a cache em questão é a Monte de Faro, e claro que não foi um "inimigo" interno.
Os acontecimentos remontam ao 1º Ano de vida dela e desde a deslocalização que está activa ininterruptamente.
Devo reconhecer que a deixei desactiva por um looogo período de tempo, hoje isso era completamente impossível, mas devidamente explicado ao nosso revisor a coisa compunha-se... ou não!

Para inimigo interno tenho esta, Castro de S Mamede, tão assim é que o primeiro contentor desta minha arquivada cache está ao serviço da comunidade no Monte contiguo, que é como quem diz, mesmo do outro lado da estrada [;)]

Re: O que fazer nestas situações II

MensagemEnviado: sexta jul 02, 2010 00:07
por Capitao_Mostarda
Torgut, tu é que tens que ver se o local justifica o trabalho de andar para lá a correr para repor o container...

No meu caso, ainda que nunca tenha passado por nada semelhante nas minhas 2 singelas caches escondidas, a primeira vez que desaparecesse ainda repunha... a segunda engolia em seco e voltava a repor, à terceira acho que deixava o tipo levar a bicicleta e arquivava a cache.

Outra hipótese, e caso o local tenha realmente interesse, é transformares essa cache física numa earthcache, desde que faça algum sentido, claro... Não há contentor, não há vandalismo :twisted: :twisted:

Re: O que fazer nestas situações II

MensagemEnviado: sexta jul 02, 2010 00:23
por vsergio
Ricardo, vê lá, tem paciência e calma.
No inside jobs, coisa nenhuma, nada de filmes pá.
E em relação a arquivar a cache, não te esqueças desta regra dos teus amigos:
Cache Permanence

When you report a cache on the Geocaching.com web site, geocachers should (and will) expect the cache to be there for a realistic and extended period of time. Therefore, caches that have the goal to move ("traveling caches"), or temporary caches (caches hidden for less than 3 months or for events) most likely will not be published. If you wish to hide caches for an event, bring printouts to the event and hand them out there.

We realize that it is possible that a planned long-term cache occasionally becomes finite because of concerns with the environment, missing or plundered caches, or the owner’s decision to remove the cache for other valid reasons. Please do your best to research fully, hide wisely, and maintain properly for a long cache life.

Re: O que fazer nestas situações II

MensagemEnviado: sexta jul 02, 2010 00:27
por vsergio
Capitao_Mostarda Escreveu:Outra hipótese, e caso o local tenha realmente interesse, é transformares essa cache física numa earthcache, desde que faça algum sentido, claro...


O EarthCaching não é alternativo!
Ou é EarthCache ou não é. Mas que raio de confusão.

Re: O que fazer nestas situações II

MensagemEnviado: sexta jul 02, 2010 00:32
por Torgut
Ó Vsérgio, já devias saber que eu às vezes penso uma beca. E foi o caso. Ora eu sei e quem conhece o local sabe que alguém encontrar ali aquela cache por acaso é literalmente impossível. Resta a hipótese de ter sido observado. Por isso vou dissecar essa:

1) Cheguei ao local das ruinas, cerca de 30 min antes de depositar a cache e fui acompanhado. Durante esses 30 min explorámos a área, maior parte das vezes separados, o que torna tácticamente insustentável alguém me seguir - o seguidor não poderia controlar a localização da minha companhia expondo-se a uma situação complicada.

2) Andar nestes locais eleva os niveis de adrenalina, em mim e na minha companhia, estimulando o estado de alerta sensorial. Ser seguido e observado naquele local, sem um ruido e sem obter visual contacto com um eventual seguidor torna-se menos provável.

3) Finalmente... bem... não posso aprofundar para não criar spoilers... mas onde larguei a cache, há poucos àngulos possiveis de observação.

Por tudo isto... possível, é? Racionalmente, provável? Não. Mais provável, tudo ponderado, ser um inside job? Decididamente. Por isso, deixa-te lá tu de aligeiramentos.

Para finalizar, não vejo nada nesse texto relacionado com esta cache. Se fosse o caso, que não é, se não pudesse arquivar seria para o lado que dormia melhor... infinitamente disabled também se poderia arranjar.

Re: O que fazer nestas situações II

MensagemEnviado: sexta jul 02, 2010 01:55
por vsergio
Ya, e estavam armados :)

Quanto à cena da guideline, não é uma questão de poder ou não poder, é uma questão de a ter em conta logo à partida. Sabendo à partida que corremos riscos quando colocamos uma cache podemos pensar que ela pode sempre desaparecer, por isto ou por aquilo, e portanto ter logo alternativas para a poder manter pelo menos uns mesitos para uma meia duzia de founds.
Não quero que te conformes, mas também não acho razoável que se arme logo uma guerra.
O que é que farias se te tivesse acontecido o que aconteceu aqui há uns meses ao Kelux? Que lhe roubaram mais de trinta caches? Esse sim, teve tomates.

Re: O que fazer nestas situações II

MensagemEnviado: sexta jul 02, 2010 02:05
por Carlytos
Pela descrição do Torgut poderá muito bem ser inside job!

Mas isso é fácil, basta que a cache seja escondida num local diferente e ver se volta a desaparecer! Duvido que um animal encontre a mesma cache em 2 sítios diferentes!

Esta é a minha opinião!

Re: O que fazer nestas situações II

MensagemEnviado: sexta jul 02, 2010 08:45
por Silvana
Se já basta o trabalho que dá criar uma cache, vê-la desaparecer antes do baptismo deve ser algo bem desagradável.
Sempre podes tentar deslocá-la uns metros e testar se é obra do acaso, ou melhor, do alheio ou realmente e lamentavelmente, de alguém que pratique geocaching.

Re: O que fazer nestas situações II

MensagemEnviado: sexta jul 02, 2010 09:24
por Torgut
E depois ainda há a questão dos dois TB's, perdidos para os seus owners.... mais um aborrecimento.

Re: O que fazer nestas situações II

MensagemEnviado: sexta jul 02, 2010 13:58
por lynxpardinus
Essa é daquelas sensações que não se deseja a ninguém! Ver a cache a desaparecer, ainda por cima imediatamente depois de ter sido colocada...

É pena também pelos TBs. Mas, no fundo, é uma situação em que a tua responsabilidade é mínima - só os colocaste na cache, e o risco do desaparecimento de TBs é real e aceite. Infelizmente, não há muito que se possa fazer.

Se gostavas da localização, e ainda tens vontade colocar a cache, se quiseres tentar arranjar um outro local a uns metros de distância, de certeza haverá pessoas com vontade de o conhecer e encontrar a tua cache. Talvez desta vez corra melhor!

Quanto à possibilidade de ser "interno"... É sempre possível, ainda por cima com a descrição que fazes de como a escondeste. Mas... pessoalmente, é uma hipótese em que nem quero pensar! E prefiro deixá-la sempre como última opção, para quando os acontecimentos se tornem por demais evidentes (como nas caches rkelux, certo?).

Se re-esconderes a cache... boa sorte!!!