• Anúncios

O que fazer nestas situações II

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

O que fazer nestas situações II

Mensagempor Torgut » quinta jul 01, 2010 18:25

E o que fazer quando um gajo deixa um container num local ermo e este desaparece mesmo antes de ser encontrado? Vale a pena criar outro? Consegue-se dissipar a inevitável impressão de que foi um "inside job" após a publicação da cache? Já começa a chatear o ritmo a que as caches desaparecem, mesmo que todas as outras se vão aparentemente por razões "normais". Já começa a chatear o tempo gasto, o dinheiro dispendido, a gasolina necessária para andar de um lado para o outro a repôr caches. Ah espera... deve ser mais uma das deslumbrantes vantagens do enorme crescimento do Geocaching. Porque será que em cerca de 2 anos desapareceram 2 ou 3 containers e nos últimos dois anos uns 10? Os muggles, os animais e os elementos naturais ter-se-ão tornado mais agressivos?
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: O que fazer nestas situações II

Mensagempor Sagitario » quinta jul 01, 2010 19:25

Bem, eu resolvi uma situação semelhante "escondendo" dentro do famoso saco preto umas pontas de Mato, o resultado foi a destruição do local, presumo eu por quem me tinha "desviado" o contentor original, como o local já estava descoberto optei por deslocalizar a cache.
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Torgut » quinta jul 01, 2010 19:35

Pois é, mas quem faz as coisas a partir de dentro, se faz a primeira, faz a segunda, por mais que mudes a cache de local. Vamos ver. Não gosto nada da ideia de arquivar uma cache, nunca o fiz nestes 5 anos, queria ver se continuava assim.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor Sagitario » quinta jul 01, 2010 19:58

Bem, no meu caso não, a cache em questão é a Monte de Faro, e claro que não foi um "inimigo" interno.
Os acontecimentos remontam ao 1º Ano de vida dela e desde a deslocalização que está activa ininterruptamente.
Devo reconhecer que a deixei desactiva por um looogo período de tempo, hoje isso era completamente impossível, mas devidamente explicado ao nosso revisor a coisa compunha-se... ou não!

Para inimigo interno tenho esta, Castro de S Mamede, tão assim é que o primeiro contentor desta minha arquivada cache está ao serviço da comunidade no Monte contiguo, que é como quem diz, mesmo do outro lado da estrada [;)]
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Mensagempor Capitao_Mostarda » sexta jul 02, 2010 00:07

Torgut, tu é que tens que ver se o local justifica o trabalho de andar para lá a correr para repor o container...

No meu caso, ainda que nunca tenha passado por nada semelhante nas minhas 2 singelas caches escondidas, a primeira vez que desaparecesse ainda repunha... a segunda engolia em seco e voltava a repor, à terceira acho que deixava o tipo levar a bicicleta e arquivava a cache.

Outra hipótese, e caso o local tenha realmente interesse, é transformares essa cache física numa earthcache, desde que faça algum sentido, claro... Não há contentor, não há vandalismo :twisted: :twisted:
Imagem
Capitao_Mostarda
Small

Registado: terça ago 26, 2008 18:54

Mensagempor vsergio » sexta jul 02, 2010 00:23

Ricardo, vê lá, tem paciência e calma.
No inside jobs, coisa nenhuma, nada de filmes pá.
E em relação a arquivar a cache, não te esqueças desta regra dos teus amigos:
Cache Permanence

When you report a cache on the Geocaching.com web site, geocachers should (and will) expect the cache to be there for a realistic and extended period of time. Therefore, caches that have the goal to move ("traveling caches"), or temporary caches (caches hidden for less than 3 months or for events) most likely will not be published. If you wish to hide caches for an event, bring printouts to the event and hand them out there.

We realize that it is possible that a planned long-term cache occasionally becomes finite because of concerns with the environment, missing or plundered caches, or the owner’s decision to remove the cache for other valid reasons. Please do your best to research fully, hide wisely, and maintain properly for a long cache life.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor vsergio » sexta jul 02, 2010 00:27

Capitao_Mostarda Escreveu:Outra hipótese, e caso o local tenha realmente interesse, é transformares essa cache física numa earthcache, desde que faça algum sentido, claro...

O EarthCaching não é alternativo!
Ou é EarthCache ou não é. Mas que raio de confusão.
vsergio
Extra Large

Mensagempor Torgut » sexta jul 02, 2010 00:32

Ó Vsérgio, já devias saber que eu às vezes penso uma beca. E foi o caso. Ora eu sei e quem conhece o local sabe que alguém encontrar ali aquela cache por acaso é literalmente impossível. Resta a hipótese de ter sido observado. Por isso vou dissecar essa:

1) Cheguei ao local das ruinas, cerca de 30 min antes de depositar a cache e fui acompanhado. Durante esses 30 min explorámos a área, maior parte das vezes separados, o que torna tácticamente insustentável alguém me seguir - o seguidor não poderia controlar a localização da minha companhia expondo-se a uma situação complicada.

2) Andar nestes locais eleva os niveis de adrenalina, em mim e na minha companhia, estimulando o estado de alerta sensorial. Ser seguido e observado naquele local, sem um ruido e sem obter visual contacto com um eventual seguidor torna-se menos provável.

3) Finalmente... bem... não posso aprofundar para não criar spoilers... mas onde larguei a cache, há poucos àngulos possiveis de observação.

Por tudo isto... possível, é? Racionalmente, provável? Não. Mais provável, tudo ponderado, ser um inside job? Decididamente. Por isso, deixa-te lá tu de aligeiramentos.

Para finalizar, não vejo nada nesse texto relacionado com esta cache. Se fosse o caso, que não é, se não pudesse arquivar seria para o lado que dormia melhor... infinitamente disabled também se poderia arranjar.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor vsergio » sexta jul 02, 2010 01:55

Ya, e estavam armados :)

Quanto à cena da guideline, não é uma questão de poder ou não poder, é uma questão de a ter em conta logo à partida. Sabendo à partida que corremos riscos quando colocamos uma cache podemos pensar que ela pode sempre desaparecer, por isto ou por aquilo, e portanto ter logo alternativas para a poder manter pelo menos uns mesitos para uma meia duzia de founds.
Não quero que te conformes, mas também não acho razoável que se arme logo uma guerra.
O que é que farias se te tivesse acontecido o que aconteceu aqui há uns meses ao Kelux? Que lhe roubaram mais de trinta caches? Esse sim, teve tomates.
vsergio
Extra Large

Mensagempor Carlytos » sexta jul 02, 2010 02:05

Pela descrição do Torgut poderá muito bem ser inside job!

Mas isso é fácil, basta que a cache seja escondida num local diferente e ver se volta a desaparecer! Duvido que um animal encontre a mesma cache em 2 sítios diferentes!

Esta é a minha opinião!
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor Silvana » sexta jul 02, 2010 08:45

Se já basta o trabalho que dá criar uma cache, vê-la desaparecer antes do baptismo deve ser algo bem desagradável.
Sempre podes tentar deslocá-la uns metros e testar se é obra do acaso, ou melhor, do alheio ou realmente e lamentavelmente, de alguém que pratique geocaching.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor Torgut » sexta jul 02, 2010 09:24

E depois ainda há a questão dos dois TB's, perdidos para os seus owners.... mais um aborrecimento.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » sexta jul 02, 2010 13:58

Essa é daquelas sensações que não se deseja a ninguém! Ver a cache a desaparecer, ainda por cima imediatamente depois de ter sido colocada...

É pena também pelos TBs. Mas, no fundo, é uma situação em que a tua responsabilidade é mínima - só os colocaste na cache, e o risco do desaparecimento de TBs é real e aceite. Infelizmente, não há muito que se possa fazer.

Se gostavas da localização, e ainda tens vontade colocar a cache, se quiseres tentar arranjar um outro local a uns metros de distância, de certeza haverá pessoas com vontade de o conhecer e encontrar a tua cache. Talvez desta vez corra melhor!

Quanto à possibilidade de ser "interno"... É sempre possível, ainda por cima com a descrição que fazes de como a escondeste. Mas... pessoalmente, é uma hipótese em que nem quero pensar! E prefiro deixá-la sempre como última opção, para quando os acontecimentos se tornem por demais evidentes (como nas caches rkelux, certo?).

Se re-esconderes a cache... boa sorte!!!
lynxpardinus
Moderador

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes