• Anúncios

O que fazer nestas situações

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

O que fazer nestas situações

Mensagempor Silvana » quarta jun 30, 2010 08:56

Neste fim-de-semana passado fui premiada com um found estranho numa cache que tenho por Rabat, em Marrocos.
Dado a cache estar escondida nas imediações de um dos monumentos mais emblemáticos de Marrocos e estar sob vigilância das tropas do rei, optei por colocar uma foto spoiler para facilitar esse found. Não se trata de uma cache difícil de encontrar, pelo contrário, pois o objectivo era o de dar a conhecer as preciosidades daquele local. Aliás, a foto diz tudo!
Ora o autor do found informa que não conseguiu chegar á cache, mas deduziu que estava "naquele" dado local (por ali) pelo que dá a cache por encontrada. E loga-a.
Ora se até aí fiquei surpresa pois mesmo que houvessem guardas nas proximidades, era apenas uma questão de aguardar mais minuto menos minuto, mais ainda fiquei quando vi o drop e movimentação de TBs.
Já alguém passou por situações destas?
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Re: O que fazer nestas situações

Mensagempor Torgut » quarta jun 30, 2010 09:38

Alguns pensamentos....

1) Talvez alguns se apercebam que o owner não tem facilidade de se deslocar ao local da cache para verificações e abusem sabendo que dificilmente serão "apanhados".

2) Quando é assim, era boa ideia postar o link para a cache ou log de forma a que possamos ler também nós.

3) Talvez a pessoa que escreveu o log tenha dificuldades com o inglês e se tenha expressado mal.

4) De forma geral, se fez um found sem encontrar a cache, seria log para eliminar. Noto que é cultura de algumas comunidades de Geocaching - como a holandesa - proceder dessa forma: encontram o local, mesmo sem a cache, toca de fazer um found. Creio que já tive 3 ou 4 casos desses todos vindos de holandeses.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Carlytos » quarta jun 30, 2010 11:24

Não posso opinar sobre esse assunto pois não me aconteceu nada parecido, mas a acontecer, concordo com o que o Torgut escreveu...
Carlytos
Large

Registado: quinta abr 02, 2009 10:03

Mensagempor Torgut » quarta jun 30, 2010 12:26

Estive a ler TODOS os logs dessa cache... o que fazer? Arquivar, considerando a falta de condições para o exercicio "saudável" do Geocaching no local? Ou aumentar o grau de dificiculdade de 1,5 para 4,5?

Ainda ontem estava a ler literatura sobre Geocaching e uma pessoa escrevia que uma das razões para logar sempre um DNF era alertar o owner para a desadequação do grau de dificuldade atribuido. Ora bem, na cache em questão, há 13 founds, 10 DNF... mas esperem lá...! Dos 13 founds, 3 não encontraram na realidade.... o que faz 10 Founds e 13 DNF's... mas perem lá!!! Dos restantes 10 founds, SETE foram feitos de uma vez (significa provavelmente que se reduz a um found, e mesmo assim...) na companhia do owner.

Resumindo e baralhando, em termos reais, 13 DNF, 8 pessoas que foram ao local sem ter efectivamente que ter encontrado a cache para assinar o logbook, 2 founds efectivos (assumindo que o foram de facto). E mantém-se assim uma cache com este grau de dificuldade por alguma razão? Também não custava, em resposta às dificuldades manifestadas nos logs pela esmagadorissima maioria dos visitantes, fazer o crop à foto spoiler para que não restassem dúvidas.
Editado pela última vez por Torgut em quarta jun 30, 2010 12:53, num total de 1 vez.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor MightyReek » quarta jun 30, 2010 12:52

De facto é uma situação que, pelo menos eu não compreendo.
A solução, na minha opinião, passaria sempre por apagar o log. Ainda para mais, se o geocacher reconhece que não encontrou...

Quanto ao facto apontado pelo Torgut, concordo que a Dificuldade deva ser aumentada, uma vez que uma pessoa sozinha ali terá bastante dificuldade em não atrair atenções sobre aquilo que anda a fazer.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Silvana » quarta jun 30, 2010 13:07

Sim, talvez a solução seja mesmo a de aumentar o grau de dificuldade da cache.
A verdade, é que a cache é muito fácil de encontrar, mais ainda com foto spoiler disponível. A cache não demora seguramente mais de uns segundos a ser encontrada. Acredito sim, que muitos não se dêem ao trabalho de ver o spoiler.
O que penso que possa estar a acontecer é que algumas das visitas surgem através de viagens organizadas, o que significa autocarros, agentes do rei nas imediações para controlar as multidões e pouco tempo por parte dos visitantes para se afastar e aguardar para logar.
Ainda este mês irei passar por lá para averiguar melhor.

Agora quanto ao found... Não tenho dúvidas que este geocacher não encontrou a cache.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Mensagempor ViperUnderground » quarta jun 30, 2010 14:18

Só vi uma foto e acho que sei onde está a cache.
Seguindo a ideia dos últimos "Foundistas" acho que vou logar o "Found". Aliás, o meu é mais merecido porque me encontro a mais de 1000Km e consegui ter ideia onde ela está! :D
Não te chateias, pois não, Silvana? :D :D

Agora mais um bocadinho a sério ( mas mesmo só mais um bocadinho).
Quanto ao apagares os logs estás no teu pleno direito! É como diz o outro: "Faz como quiseres!"
Eu, pessoalmente, nunca apago logs. Tenho o hábito, apenas, de enviar um mail e explicar o que é geocaching e como se joga.
Cada um joga como quer. Se acham que estão a jogar "fair", olha.. eles é que sabem. A mim, não me aquece, nem arrefece. Antes pelo contrário :D :D .
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Silvana » quarta jun 30, 2010 17:04

ViperUnderground Escreveu:Quanto ao apagares os logs estás no teu pleno direito! É como diz o outro: "Faz como quiseres!"
Eu, pessoalmente, nunca apago logs. Tenho o hábito, apenas, de enviar um mail e explicar o que é geocaching e como se joga.

A cache não se encontra por trás mas está debaixo, mesmo "á mão de semear". :)
Tanto é que quando a coloquei com o meu boss e um cliente marroquino, ficou combinado este último fazer manutenção caso esta desaparecesse.
Até uma pessoa incapacitada ou em cadeira de rodas conseguiria encontrá-la.

Nunca apaguei um "found it" de ninguém. Por isso, é que fiquei com dúvidas quanto á atitude a tomar.
Mas acho que vou enviar um mail ao "apressado" e alterar o grau de dificuldade para 3/3,5.
Apesar desta não estar numa rua movimentada.... :wink:
Silvana
Large

Mensagempor MAntunes » quarta jun 30, 2010 18:18

Apagar um found que se sabe ser indevido é uma questão de respeito por quem cumpre as guidelines e as instruções específicas da cache. Apagar notes com spoilers, mesmo que sejam incorrectos ou imprecisos, é uma medida perfeitamente válida e justificada por parte do owner que idealizou, criou e se manifesta interessado em manter e verificar a cache.

Eu, apago sempre os founds que sei serem falsos, enviando primeiro um mail ao autor pedindo-lhe para o apagar. Uma semana depois, se o found não está apagado, não há mais conversa; log apagado.
Como disse, é uma questão de respeito por quem encara este jogo/hobby de forma correcta e honesta.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Torgut » quinta jul 01, 2010 00:07

MAntunes Escreveu:Apagar um found que se sabe ser indevido é uma questão de respeito por quem cumpre as guidelines e as instruções específicas da cache. Apagar notes com spoilers, mesmo que sejam incorrectos ou imprecisos, é uma medida perfeitamente válida e justificada por parte do owner que idealizou, criou e se manifesta interessado em manter e verificar a cache.

Que bom que ainda haja uns poucos que recusam alinhar no campo da anarquia.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor alieri » quinta jul 01, 2010 13:17

Apagar um found que se sabe ser indevido é uma questão de respeito por quem cumpre as guidelines e as instruções específicas da cache

Subscrevo inteiramente, e já o fiz. A última vez foi há dias.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Torgut » quinta jul 01, 2010 13:34

Silvana Escreveu:A verdade, é que a cache é muito fácil de encontrar, mais ainda com foto spoiler disponível. A cache não demora seguramente mais de uns segundos a ser encontrada. Acredito sim, que muitos não se dêem ao trabalho de ver o spoiler.

Oi Silvana, eu vi a foto. Já me tinham dito onde está a cache, e talvez isso me tenha ajudado a processar a imagem na minha mente e identificar o local. Mas temos que reconhecer que pode haver margem para outras possibilidades através da observação da foto (exemplo: corrimão lá em cima). Por outro lado, compreendo por experiência própria que o geocacher por vezes não tenha possibilidade de consultar uma imagem spoiler. Nos tempos em que saía de casa para procurar 2 ou 4 caches, estudava-as atentamente, e nessas ocasiões uma foto spoiler não me passaria despercebida. Mas actualmente, que saio de casa com umas centenas de caches no GPS, sucede-me chegar ao local e não ter possibilidade de ver estas imagens. Bem, mas isto é um à parte, até porque em Marrocos não há assim centenas de caches para procurar.

Em Setembro, entre os dias 15 e 19, irei a Rabat (com base em Fez) e irei ver esta cache pessoalmente :-)
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor Silvana » quinta jul 01, 2010 15:28

Torgut Escreveu:Bem, mas isto é um à parte, até porque em Marrocos não há assim centenas de caches para procurar.
Em Setembro, entre os dias 15 e 19, irei a Rabat (com base em Fez) e irei ver esta cache pessoalmente :-)

Sim, para Marrocos 1/2 pocket serve perfeitamente.
Para além disso, esta cache é muito fácil de encontrar. A foto spoiler neste caso é um extra, colocada apenas para não deixar margem de dúvida e facilitar o found.

Se fores a Marrocos e tiveres oportunidade de visitar algumas das caches, aconselho-te a minha de Casablanca e a dos co-owners destas, o team geo-cricket: The Lost City.

A do Monho em Volubilis, do Drager nas gargantas de Dadés e a dos Mitorigeikos na descida do Colo estão em locais também muito bons e que recomendo.
Silvana
Large

Mensagempor Torgut » quinta jul 01, 2010 18:21

Não, Casablanca está fora de questão. São apenas quatro dias em Fez, com um deles para ir a Rabat de comboio, até porque em Fez não há caches. Há uma localidade a meio caminho onde conto parar para deitar a unha a uma ou duas que lá estão, mas não me recordo o nome do local.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor bicho felpudo » quinta jul 01, 2010 21:04

Silvana Escreveu:
Se fores a Marrocos e tiveres oportunidade de visitar algumas das caches, aconselho-te a minha de Casablanca e a dos co-owners destas, o team geo-cricket (...)

Imagem Curioso, pensei que o co-owner era outro... Imagem Se calhar estou a confundir Imagem!
"Os covardes morrem muito antes de sua verdadeira morte. "
( Júlio César )

ImagemImagem
bicho felpudo
Extra Large

Registado: sexta Oct 09, 2009 20:50

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes