Devido ao meu interesse pessoal por equipamentos deste género, fui recentemente premiado com a possibilidade de ensaiar/testar, antes do lançamento para o mercado, uma nova lanterna de um construtor de renome na área. Para aqueles que como eu gostam também de praticar geocaching à noite este assunto poderá ter alguma relevância extra. Não tanto para caçadas nocturnas urbanas onde por hábito há luz ambiente mais que suficiente, mas para aquelas caches que anunciam necessidade de lanterna (GT Night Colours e GT Guincho Night Cache para dar exemplos) ou simplesmente se encontrem em locais isolados.
Review da Fenix TK45

CARACTERÍSTICAS:
Material de construção: Alumínio aeronáutico
Acabamento: Anodizado tipo 3 (elevada resistência à abrasão) e cor preta
Peso sem pilhas (g): 324
Peso com pilhas (g): 532.44
Comprimento (cm): 22
Número e tipo de leds: 3, Cree XP-G R5
Modos: 6, Mínimo-8 lumen, Médio-95 lumen, Alto-312 lumen, Turbo-760 lumen, SOS-312 lumen, Flash de Aviso-312 lumen e Strobe-760 lumen.
Número e tipo de pilhas: 8 pilhas AA
Outras características: À prova de água, segundo o standard IPX-8 (submergível por tempo ilimitado até uma profundidade de 1 metro) e micro-controlador para gestão dos modos e energética.


ESTRUTURA
A lanterna é constituída por 4 peças, o corpo da lanterna (pega), o conjunto de três cabeças individualizadas e botões de controlo, o suporte para as pilhas e a tampa na base da lanterna.

ANÁLISE:
Em primeiro lugar à que dizer que esta é uma lanterna bastante ergonómica e equilibrada. Possui uma pega com estrias maquinadas bastante confortável, com excelente aderência e os dois botões de controlo estão colocados de forma a permitir um fácil e natural acesso.


Esta característica constitui uma melhoria face ao modelo anterior, da mesma gama, onde o único botão estava situado na base da lanterna. Quando pousada na horizontal não rola devido à forma triangular da cabeça assim como os entalhes na tampa traseira. Pode também ser pousada na vertical em ambos os sentidos permitindo uma utilização como vela.
Possui ainda um olhal, no lado oposto aos botões de controlo para passar uma correia ou algo do género.

Quanto à luz emitida esta é de tonalidade fria. Nas potências média, alta e turbo os três leds estão ligados enquanto que na potência mínima apenas um dos leds funciona. Nesta potência, sempre que se desliga e volta a ligar a lanterna, o led que se liga é diferente do anterior, o que permite uniformizar o desgaste de cada um dos leds. Além disso, as três cabeças individualizadas permitem uma melhor dissipação do calor produzido pelo funcionamento (em modo turbo o aquecimento sentido mesmo após 2 horas de funcionamento é pouco).
A disposição dos leds em três cabeças independentes poderia levar a crer que o feixe de luz produzido fosse disperso e produzisse zonas escuras, contudo, os leds estão orientados de forma a produzir um feixe de luz convergente.


Mesmo quando utilizada na potência mínima, e alternando a utilização dos leds, o ponto de luz mantém-se na mesma posição.
Sendo esta uma lanterna de tipo "Search Light" o seu alcance é longo. Possui um conjunto de espelhos liso, que potenciam quer a distância do foco assim como a sua centralização, ao contrário dos espelhos rugosos, que produzem um feixe de luz mais disperso e de menor alcance.
No teste efectuado a lanterna foi testada fazendo incidir numa parede localizada a cerca de 100 m de distância o foco de luz nas potências mínima, média e alta e turbo. Nas imagens em baixo estão apresentadas apenas as potências alta e turbo que são os modos de maior relevância deste equipamento. A parede do edifício fica completamente iluminada, podendo observar-se também que a luz dispersa-se quanto baste para produzir uma "parede de luz" em vez de um simples e menos útil foco concentrado.


Em termos de autonomia, apenas fiz o teste no modo turbo para obter o tempo de funcionamento mais penalizante. Usando pilhas recarregáveis de 2900mAh consegui um tempo de funcionamento de 02:15 horas sendo que nos últimos 15 minutos o micro-controlador foi diminuindo a potência de saída de forma linear até ao esgotamento da carga. O fabricante anuncia um tempo de 232 horas para a potência mínima, 22 horas para a potência média, 6.5 horas para a potência máxima e 2 horas para o modo turbo. (testes feitos com pilhas de 2500mAh). Como é de esperar os tempos variam consoante o tipo e potência das pilhas usadas.
PONTOS FORTES:
Pega ergonómica aderente e segura, equilíbrio, simplicidade da operação através dos botões de controlo acessíveis, robustez geral e excelente acabamento.
PONTOS FRACOS:
Peso, suporte para as pilhas com aspecto frágil e pouco justo às pilhas (saltam com facilidade) e o facto de levar 8 pilhas que embora sejam de fácil obtenção se não forem recarregáveis representam um investimento avultado na substituição.
CONCLUSÃO:
Lanterna potente ( sensivelmente equivalente a um farol de carro) com excelente compromisso de alcance e dispersão. O aspecto é discutível, mas surte o seu propósito (dissipação de calor).