• Anúncios

A tragédia na Madeira levou a esta triste história

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

A tragédia na Madeira levou a esta triste história

Mensagempor lmcadete » segunda fev 22, 2010 23:34

Todos nós soubemos com muita tristeza da violenta tempestade que se abateu sobre a Ilha da Madeira neste Fim-de-semana.
Mas o que mais transtornou, além das mortes, foi a destruição por completo da Capela das Babosas, na freguesia do Monte, deixando em seu lugar um espaço vazio preenchido de lama e pedras.
Relata o Padre. Giselo Andrade.
“As casas situadas abaixo do largo tragicamente desapareceram. O largo das Babosas ficou irreconhecível. Todos contemplavam incrédulos para este cenário dramático que profundamente destroçava o coração”, acrescenta.
O sacerdote revela que “miraculosamente, no meio do lamaçal”, foi resgatada a imagem de Nossa Senhora da Conceição, “sinal de esperança e consolação para todo o povo”.

Havia uma cache enigma alusiva a esta bela Capela, criada por mim e pelo Monho, na nossa passagem por lá, que terá ido juntamente com as restantes imagens sagradas por água abaixo.
O meu testemunho era de um lugar singular que nos transmitia paz e sossego e que de um momento para outro desapareceu. A Capela desapareceu mas o lugar fica.
Link do filme da tragédia, no largo das Babosas.
Uma história muito triste em que eu tenho esperança de um dia voltar a nascer outra cache na capela renascida.
Ficam as fotos para a posterioridade no seu último found.

Lmcadete muito triste

ImagemImagem
Imagem
Editado pela última vez por lmcadete em terça fev 23, 2010 07:51, num total de 1 vez.
lmcadete
Small

Registado: segunda nov 05, 2007 23:06

Re: A tragédia na Madeira levou a esta triste história

Mensagempor geobumblebee » terça fev 23, 2010 00:45

Esta capela se não estou em erro, era perto do local onde era comemorado, no dia 15 de Agosto, as festas da Senhora do Monte.
Tive o privilégio de estar naquele local às uns anos atrás no meio da multidão em festa...
Hoje aquele Monte não tem festa, mas tem com certeza pessoas com vontade de reconstruir uma Capela alicerçada na esperança.

Quanto à cache, é isto Geocaching!!!!! Foi colocada num belo local, com interesse histórico e paisagístico da nossa terra.
Agora aconteceu esta tragédia, a Capela desapareceu, fica o registo sentido, no GC português.
O GC já tem uma vertente de CITO, de divulgação de patrimonio historico e paisagistico, porque não de sensibilização para estas situações?
Muito bem LMcadete.
geobumblebee
Micro

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor btrodrigues » terça fev 23, 2010 01:42

impressionante...
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor t@ndre » terça fev 23, 2010 08:36

deveras impressionante :(
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor ajsa » terça fev 23, 2010 08:46

Sem palavras. :cry:
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor Rajadas » terça fev 23, 2010 11:59

Holy ...! :OO
Imagem
Rajadas
Micro

Registado: quinta ago 20, 2009 11:10

Mensagempor kidloco » terça fev 23, 2010 12:04

O local ficou irreconhecivel, que tremenda força deve ter tido a enxurrada para isto acontecer.
Honi soit qui mal y pense
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor rifkinda » terça fev 23, 2010 12:23

Se a cache foi provavelmente por agua abaixo, não deveria estar indisponível? Curiosamente só há uma cache indisponível no Arquipélago da Madeira e já o estava antes da enxurrada.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor Kinder » terça fev 23, 2010 12:35

rifkinda Escreveu:Se a cache foi provavelmente por agua abaixo, não deveria estar indisponível? Curiosamente só há uma cache indisponível no Arquipélago da Madeira e já o estava antes da enxurrada.

Duvido que os owners da Madeira agora andem muito preocupados com o geocache quanto mais insdisponibilizar as caches numa página de internet! :D
Acho compreensível que orientem os seus esforços para outros assuntos bem mais importantes que o geocaching!
Imagem
Kinder
Large

Registado: segunda dez 24, 2007 01:01

Mensagempor laranja » terça fev 23, 2010 13:47

rifkinda Escreveu:Se a cache foi provavelmente por agua abaixo, não deveria estar indisponível? Curiosamente só há uma cache indisponível no Arquipélago da Madeira e já o estava antes da enxurrada.

Curiosamente, pelo que se vê nas imagens do video, eu diria que a cache está de boa saúde.
laranja
Small

Registado: segunda abr 23, 2007 10:48

Mensagempor Silvana » terça fev 23, 2010 16:18

lmcadete Escreveu:O sacerdote revela que “miraculosamente, no meio do lamaçal”, foi resgatada a imagem de Nossa Senhora da Conceição, “sinal de esperança e consolação para todo o povo”.
Havia uma cache enigma alusiva a esta bela Capela, criada por mim e pelo Monho, na nossa passagem por lá, que terá ido juntamente com as restantes imagens sagradas por água abaixo.
O meu testemunho era de um lugar singular que nos transmitia paz e sossego e que de um momento para outro desapareceu. A Capela desapareceu mas o lugar fica.
Link do filme da tragédia, no largo das Babosas.
Uma história muito triste em que eu tenho esperança de um dia voltar a nascer outra cache na capela renascida.
Ficam as fotos para a posterioridade no seu último found.

Lmcadete muito triste

ImagemImagem
Imagem

Ainda bem que se resgatou a imagem de Nª Sra da Conceição, pois, pelo que vi das vossas fotos, esta é sem dúvidas muito bonita.

Não fiques triste pela cache, sempre a poderemos repôr.

laranja Escreveu:

Curiosamente, pelo que se vê nas imagens do video, eu diria que a cache está de boa saúde.

Afinal, sempre existem milagres.

Nada como aguardar pela visita pascal e feedback dos geocachers estrangeiros. :wink:
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor TPFernandes » terça fev 23, 2010 20:16

Ainda não percebi o porquê do log de found do criador deste post.
Imagem

Blog Novo- aventurasdeumgeocacher.tpfernandes.com
Blog Antigo- tpfernandes.wordpress.com
TPFernandes
Regular

Registado: sábado jan 10, 2009 20:17

Mensagempor lufi69 » terça fev 23, 2010 21:45

são imagens impressionantes mas pelo video parece-me que a cache sobreviveu, será que é isso que importa nesta altura...
Imagem ImagemImagem
lufi69
Regular

Registado: segunda abr 16, 2007 19:26

Mensagempor vsergio » terça fev 23, 2010 22:02

Impressionei-me.
Now you see it, now you don't!
Uma imagem que exemplifica bem a trágédia ocorrida.

TPFernandes Escreveu:Ainda não percebi o porquê do log de found do criador deste post.

Eu ainda não percebi porque é que tens que perceber.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor kidloco » terça fev 23, 2010 22:03

Found ou nota é-me indiferente, para mim tem todo o direito a faze-lo especialmente nestas circunstâncias.

Mudando de assunto,

Kinder Escreveu:

Duvido que os owners da Madeira agora andem muito preocupados com o geocache quanto mais insdisponibilizar as caches numa página de internet! :D
Acho compreensível que orientem os seus esforços para outros assuntos bem mais importantes que o geocaching!

Pelo que me apercebi, corrijam-me se estiver errado, esta desgraça abateu-se sobre dois concelhos, o do Funchal e o da Ribeira Brava, os restantes salvo noticia em contrário escaparam incólumes, portanto em termos de geocaching há várias caches que aparentemente não foram afectadas. Outras haverá que não tem salvação possivel, mas neste momento é absolutamente compreensivel que os proprietários tenham assuntos bem mais urgentes que tratar do que um mero hobbie. Até, se me permitem, já que se fala tanto em acções de ajuda, os geocachers portugueses poderiam organizar um evento na Madeira com o objectivo de ajudar a repor e até criar novas caches, seria uma acção nobre. Eu há muito que gostaria de voltar à Madeira e percorrer as suas levadas, não sei se o poderei fazer nos próximos tempos, mas deixo aqui esta ideia.
Honi soit qui mal y pense
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes