• Anúncios

O gerês está a morrer...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

O gerês está a morrer...

Mensagempor rmatosinhos » quarta dez 30, 2009 12:29

O gerês está a morrer... devido às regras do plano de Ordenamento do PNPG...

[multi-] Varzéa - Misturas
[tradicional-] Fafião - Varanda das Sombrosas
[tradicional-] Carvalheira - Gerês
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: O gerês está a morrer...

Mensagempor vasconde » quarta dez 30, 2009 13:18

O gerês está a morrer? Eu não partilho da mesma opinião.

Na minha opinião, sendo o gerês um parque nacional não deveria ter geocaches.
E não estou a dizer isto porque não gosto do geocaching, bem pelo contrario.

O geocaching é aberto a toda a gente, e nem toda a gente respeita a natureza, e isto é visível em quase toda a floresta portuguesa. O geocaching passa a ser um chamariz para locais que deveriam estar isolados da presença humana.
É claro que no geocaching há muita gente respeitadora do ambiente, que para além de não sujarem mais ainda fazem CITO, mas é a minoria.
Imagem
vasconde
Small

Registado: domingo mar 08, 2009 14:06

Mensagempor rmatosinhos » quarta dez 30, 2009 14:04

Quem faz uma multi, micro, sem lápis, num lugar manhoso numa cidade aí não me admiro nada que para comemorar o found saque de uma garrafa e mame umas bjecas e mame um ou dois cigarros deixando o lixo no chão.

Por sua vez, duvido que alguém faça 10, 15, 20, 25km com uma mochila carregadas de cerveja só p'ra festejar um found e deixar lá as garrafas.
Portanto diria que uma maioria (arrisco-me mesmo a dizer 99,9999999%) dos geocachers que faz geocaching nestes sítios é respeitador da natureza.
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Mensagempor Torgut » quarta dez 30, 2009 14:56

Talvez... talvez... pro acaso lembro-me de já ter reparado e comentado, e mais do que uma vez: "um lugar destes, tão ermo, e há gajos que fazem todo este caminho para deixar aqui o lixo todo".
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor salprata » quarta dez 30, 2009 15:13

Eu acho que devemos deixar o Gerês em paz ... deve sobrar nos arredores do PN Gerês locais igualmente lindos, digo eu
:oops:

mas deve existir placas, proibido passar à entrada dos caminhos... não sei se é o caso...

Já encontrei estem tipo de placas na costa vicentina e na covilhã
:wink:
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor ftomar » quinta dez 31, 2009 23:00

vasconde Escreveu:O gerês está a morrer? Eu não partilho da mesma opinião.

Na minha opinião, sendo o gerês um parque nacional não deveria ter geocaches.
E não estou a dizer isto porque não gosto do geocaching, bem pelo contrario.

O geocaching é aberto a toda a gente, e nem toda a gente respeita a natureza, e isto é visível em quase toda a floresta portuguesa. O geocaching passa a ser um chamariz para locais que deveriam estar isolados da presença humana.
É claro que no geocaching há muita gente respeitadora do ambiente, que para além de não sujarem mais ainda fazem CITO, mas é a minoria.

Sendo um Parque Nacional não deveria ter as "regras" estupidas que tem ... e não são as caches que tem que vão prejudicar qualquer coisa ...é bem mais grave deixar utilizar qualquer lagoa ou rio como piscina onde estão duzias de pessoas dias inteiros e onde deixam carradas de lixo..
mas como continuamos a ser um país de terceiro mundo neste aspecto é mais façil proibir que criar condições para quem gosta de disfrutar deste tipo de espaços ...basta ir ali ao país ao lado para ver como se trabalha e como se aproveitam todos os espaços naturais ...
Imagem
ftomar
Regular

Registado: sexta dez 15, 2006 20:16

Mensagempor braga » quinta jan 14, 2010 12:43

Boas, eu vou aproveitar este tópico para tirar algumas dúvidas, afinal que raio é o Plano de Ordenamento do PNPG? E posso ir ás Sombrosas e as Minas dos Carris? Porque no sábado um local disse-me que isso da proibição de caminhar no Gêres era uma peta e que eu ainda podia visitar locais como as Sombrosas e as Minas dos Carris. Afinal em que ficamos? Posso ou não Posso? Obrigado.
Imagem
braga
Micro

Registado: quarta jan 07, 2009 16:09

Mensagempor 20 ver » sábado jan 23, 2010 19:24

Para mais informações consulta a Portaria 1245/2009, ou

http://dre.pt/pdf1sdip/2009/10/19800/0753807540.pdf

Depois, ainda podem ver a marcha de protesto organizada no passado sábado contra a actual portaria

http://www.no-geres2.blogspot.com/
ImagemImagem
20 ver
Micro

Registado: domingo abr 12, 2009 10:57

Mensagempor ct2jzr » domingo jan 24, 2010 21:16

:geek: nada que não me admire!

sem comentários... ambientalistas da treta e pseudo biologos... vivemos num portugal da treta!

quem conhece outros parques naturais em Espanha sabe que as zonas são protegidas (os senhores do ambiente nao andam de JIPE a estragar as coisas... mas não proibem as actividades pedestres! pelo contrário... promovem!?) se o ser humano não conhece não dá valor!

não vejo qualquer mal em colocar caches no Gerês!
ct2jzr
Micro

Registado: quarta Oct 14, 2009 17:31

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes