• Anúncios

Medo dos DNFs ?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Medo dos DNFs ?

Mensagempor manelov » quarta dez 30, 2009 00:03

Estive a ver nas STATS e reparei que nos últimos 250 logs só havia 5 DNFs, ou seja, 2% dos logs. Este valor parece-me muito baixo e deve haver muita gente a fugir de fazer um log de DNF como o Diabo foge da cruz.
Tudo isto vem a propósito de uma cache minha que desapareceu e só dei por isso cerca de 2 meses depois do último found. Acontece que esta cache costuma ter logs regularmente dado ser muito acessível e. por isso não acredito que tenha estado 2 meses sem ter tido vários DNFs. Se os DNFs tivessem sido "logados", a cache teria sido reposta ou desactivada de forma a que outros não procurassem em vão.
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Re: Medo dos DNFs ?

Mensagempor t@ndre » quarta dez 30, 2009 08:57

long live the DNFs ;)

yeap, infelizmente o tuga não gosta dos DNF, sinceramente não sei porque.. terá alguma ligação negativa?

não para os meus lados, que já levo no curriculum uns bons 150 dnf ;)
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor Maxado » quarta dez 30, 2009 09:59

Parece que muitos dos Geocachers julgam que os DNF's são só pra estatística e mostra os "nabos" que eles são no geocaching.
Ve por exemplo este log numa das minhas caches.
O certo é que só encontraram a cache à quarta vês e os dois DNF da cache não são deste(s) geocacher(s). Plo meio ainda me mandaram um mail a pedir ajuda pra saberem se estava tudo bem com a cache pois já tinham andado à procura num certo sitio (que se tivessem resolvido o mistério e visto por exemplo no google earth descobriam que não tem nada a ver) e não a tinham encontrado, pois de momento não tinham GPS.

Quanto a mim, logo os meus DNF's todos, pois por vezes é nabice minha não a encontrar, e por outras a cache desapareceu mesmo e o owner deve ser informado disso.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Mensagempor Kinder » quarta dez 30, 2009 10:33

Infelizmente inicialmente não loguei os DNFs que ia fazendo não via utilidade nisso senão informar o owner que algo poderia estar mal, mas nesses casos PM e ficava todo contente!

Mais tarde comecei a logar os DNFs e agora entendo que afinal teem mais utilidade do que parece, informar ao owner e tal como o log de found fica para um dia mais tarde recordar que fomos ao local e reler a história do dia, entre outras coisas!

Quanto às Stats dos DNFs já vi umas muito porreiras do estilo FindStatGen [:D]
Agora por vezes admito que não logo o DNF muitas das vezes pela quantidade de caches feitas num dia e depois acabam por cair em esquecimento. Não só os DNFs como os Founds como foi o caso duma em Coimbra que só passado um ano é que dei conta que já tinha feito mas não tinha logado! Acontece
Imagem
Kinder
Large

Registado: segunda dez 24, 2007 01:01

Mensagempor Torgut » quarta dez 30, 2009 10:59

Esta questão não é nova, nem no Geocaching nem nestes fóruns. Antes de mais gostaria de salientar que não se trata de um fenómeno caracteristicamente português; bem pelo contrário, tenho-o encontrado em todos os países onde tenho ido. Depois, pronto, é assim: já se sabe que a generalidade dos practicantes tem essa triste atitude em relação ao DNF. Já nem penso muito nisso. Tornou-se tão natural como haver melgas no Verão e chuva no Inverno.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Kelux » quarta dez 30, 2009 11:06

Na sequência destas chuvadas, cheias e árvores derrubadas, é natural que haja bastantes caches a ser arrastadas e destruídas... mais do que nunca era muito importante que os DNFs fossem de facto logados.
E já agora que os owners fizessem uma ronda de manutenção preventiva.
Kelux
Large

Registado: quarta jun 27, 2007 08:31

Mensagempor Maxado » quarta dez 30, 2009 12:06

Kelux Escreveu:Na sequência destas chuvadas, cheias e árvores derrubadas, é natural que haja bastantes caches a ser arrastadas e destruídas... mais do que nunca era muito importante que os DNFs fossem de facto logados.
E já agora que os owners fizessem uma ronda de manutenção preventiva.

Depois da chuvada desta noite, fui ver a minha cache do Percurso Ribeirinho - V. N. Barquinha e descobri que até a árvore em cujas raízes a cache estava escondida desapareceu. Se virem ai plo Tejo abaixo um saco preto com um boião de vidro com tampa verde a boiar digam qualquer coisa, pois é a minha cache :?? .
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Mensagempor Kelux » quarta dez 30, 2009 12:41

Maxado Escreveu:Percurso Ribeirinho - V. N. Barquinha e descobri que até a árvore em cujas raízes a cache estava escondida desapareceu.

Por acaso essa e a de Tancos foram algumas das que me ocorreu quando ouvi as notícias.
Kelux
Large

Registado: quarta jun 27, 2007 08:31

Mensagempor vsergio » quarta dez 30, 2009 21:54

Epá, não é um DNF, pá.
Ele não chegou a procurar bem e estavam lá uns mugles ou então outra coisa qualquer. Mas o que é certo é que a culpa é do Xico, e então não posso logar DNFs.
É só cagunfas, enfim.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor Gertrudes » domingo fev 14, 2010 16:17

LOGAR UM DNF????!?!? ISSO É ANTI MASCULO!!!! homem que é homem ou loga que encontrou ou não loga!!!!

lol :D :-P

agora seriamente não vejo o mal num DNF, tal como não vejo mal em ter que falar ou ligar ao owner de uma cache a pedir uma dica (desde que não sejamos muito chatinhos claro :-) ). Mas não esquecer que a essência deste jogo é tentar descobrir os enigmas e testar a capacidade creativa e matematica de cada um para partir esses tais enigmas.

já me aconteceram DNF's porcausa de não encontrar a cache, outra porque foi no meio de uma aldeia e quase que iamos sendo corridos á paulada, outras pq a cache estava fora do sitio, etc.... penso que para álem de contar para o owner e futuros visitantes na cache, o DNF tb conta para a estatisticas dos kilometros a cachar...
Gertrudes
Micro

Registado: quarta fev 10, 2010 20:22

Mensagempor Iceblackice » segunda fev 15, 2010 16:00

Nós por exemplo temos 7 DNF...quase metade das caches que encontramos...2 desses DNF's tranformaram-se em Founds poucos dias mais tarde...2 em caches Lost...e 3 porque não encontramos...(1 delas acho seriamente que está perdida).
Quem olhar para nós vê perfeitamente que somos novos nisto, mas a graça está em daqui a uns meses ir ao histórico e ver os nossos DNFs e rir porque procuramos no sítio errado ou fomos trengos...
Mas a verdade é que muitas pessoas têm uma reputação a manter e loggar DNFs era quase um pecado.
Iceblackice
Micro

Registado: segunda jan 25, 2010 12:21

Mensagempor RavenMaster » segunda fev 15, 2010 17:08

Como owners, temos consciência do que pode significar e ajudar um DNF.
Ainda este fim de semana logamos mais de 50 caches juntamente com vários DNF.

Burrice ? Aselhice ? Culpa da precisão do GPS ?
Para nós não interessa, se procurámos e não encontrámos, seja qual tenha sido o factor, loga-se. :)
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor Torgut » terça fev 16, 2010 01:58

Sou mesmo atrof.. estive para aqui a escrever neste tópico sem me dar conta que já o tinha feito... só quando cheguei ao fim é que reparei, e já que já estava, pois aqui vai:

É, esta é uma história antiga, falada e debatida em várias instâncias, até mesmo aqui. Infelizmente o mundo está cheio desses tótós que não logam DNF. Deve ser terrível para a sua virilidade.

t@ndre Escreveu:yeap, infelizmente o tuga não gosta dos DNF

"O tuga não gosta dos DNF"... até pode parecer que o bife gosta. Ou o boche. Ou o castelhano. Mas onde quer que vá, o Geocacher constato que o Geocacher não gosta dos DNF. Porquê a especificação do tuga? Até estranho não surgir aquela pequena maravilha do mundo lusitano: "Isto só em Portugal".

Maxado Escreveu:O certo é que só encontraram a cache à quarta vês e os dois DNF da cache não são deste(s) geocacher(s).

Eu por acaso não registo um DNF se conto voltar à cache em breve para nova abordagem. Para mim é apenas o primeiro acto da peça, e só logo quando esta estiver concluida. Quando me dou por vencido, seja ao fim de 5 m ou de 5 dias, é que faço o log de DNF.

Kinder Escreveu:Infelizmente inicialmente não loguei os DNFs que ia fazendo não via utilidade nisso senão informar o owner que algo poderia estar mal, mas nesses casos PM e ficava todo contente!

Mais tarde comecei a logar os DNFs e agora entendo que afinal teem mais utilidade do que parece, informar ao owner e tal como o log de found fica para um dia mais tarde recordar que fomos ao local e reler a história do dia, entre outras coisas!

A questão não é de "utilidade" mas sim de coerência. Um log de DNF não tem utilidade? Não tem rigorosamente nem mais nem menos utilidade que um de found. E ainda gostava que alguém me explicasse de forma lógica e sólida o contrário.

P.S. - Este fim-de-semana foi uma maravilha... 10 DNF, 2 founds.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Gertrudes » terça fev 16, 2010 02:51

Torgut Escreveu:
Kinder Escreveu:Infelizmente inicialmente não loguei os DNFs que ia fazendo não via utilidade nisso senão informar o owner que algo poderia estar mal, mas nesses casos PM e ficava todo contente!

A questão não é de "utilidade" mas sim de coerência. Um log de DNF não tem utilidade? Não tem rigorosamente nem mais nem menos utilidade que um de found. E ainda gostava que alguém me explicasse de forma lógica e sólida o contrário.

O "FOUND" não deve ser visto do ponto de vista da utilidade em quando o "NOT FOUND" é util.

O FOUND serve principalmente para marcar que o Geocacher esteve naquela cache e "jogou" naquela cache.

O NOT FOUND serve não só para mostrar a futuros visitantes de determinada cache os obstáculos ou o porquê de não terem achado aquela cache, como também serve para o OWNER da cache ter atenção, pois ao fim de determinado numero de DNF's é de por em causa se a cache lá está ou não...
Gertrudes
Micro

Registado: quarta fev 10, 2010 20:22

Mensagempor ViperUnderground » quarta fev 17, 2010 16:06

Gertrudes Escreveu:O "FOUND" não deve ser visto do ponto de vista da utilidade em quando o "NOT FOUND" é util.

O FOUND serve principalmente para marcar que o Geocacher esteve naquela cache e "jogou" naquela cache.

Exactamente! O geocacher JOGOU e encontrou a cache!

Gertrudes Escreveu:O NOT FOUND serve não só para mostrar a futuros visitantes de determinada cache os obstáculos ou o porquê de não terem achado aquela cache, como também serve para o OWNER da cache ter atenção, pois ao fim de determinado numero de DNF's é de por em causa se a cache lá está ou não...

Aqui discordo!! Além de servir para chamar a atenção ao owner (o "Found" também o faz), o geocacher aqui também JOGOU e não encontrou! Logo, DNF!

Isto é um jogo e tem regras, desculpem, linhas orientadoras.
Mas é um jogo "livre" e cada um jogo como quer ( ou não ). Faz-me lembrar muito o monopólio. Há alguém aqui que tenha alguma vez jogado Monopólio seguindo 100% as regras do jogo?
Eu estou para aqui a mandar o belo do bitaite, mas não significa que JOGUE O JOGO pelas regras, aiii.. desculpem-me outra vez, linhas orientadoras. :) Agora não me estou a lembrar de nenhuma situação, mas já devo ter deixado de logar um DNF por uma razão ou por outra.
Ahh ! E também depende muito do que é um DNF, e aqui a conversa leva-nos a outro tópico existente aqui no forum. :D

Mas como isto é para ser levado na desportiva (ás vezes :D [:P] ) termino com um grande: "VÃO MAS É CACHAR !!" :D :D :D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes