• Anúncios

Logar as próprias caches?... e os eventos?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Logar as próprias caches?... e os eventos?

Mensagempor Kelux » terça dez 29, 2009 16:39

Após conversa ligeira num chat, lançaram-se algumas dúvidas sobre se se deve logar os nossos próprios eventos.
E se temos esse hábito, por que não logamos também as nossas caches físicas?
Colocando as coisas ao contrário... se não logamos as nossas caches (se o não fizermos), por que achamos normal logar os nossos eventos?

Opiniões, opiniões, por favor!

Podem também acompanhar o debate no fórum ali do lado http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... getnewpost
Kelux
Large

Registado: quarta jun 27, 2007 08:31

Re: Logar as próprias caches?... e os eventos?

Mensagempor ViperUnderground » terça dez 29, 2009 17:36

Logar a própria cache é, em minha opinião, um acto de batota do mais elementar possível. (O conceito de batota também anda um pouco adulterado na nossa sociedade). Mas cada um é livre de fazer e "jogar" isto como quer.
Quanto ao logar um evento. Aqui já a porca torce o rabo. De facto, há eventos organizados por pessoas, que por um qualquer motivo, não puderam comparecer. Eu sou a favor que o "owner" do evento possa logar o "attended".
Mas (há sempre um mas) um evento é apenas um tipo de cache. E tal, é regida pelas mesmas regras das restantes. Se formos a levar as regras à letra e considerando que isto (geocaching) é um jogo talvez o que disse no início faça sentido também aqui.
Sou a favor de, tal como existe algumas excepções de diversa ordem em relação a cada tipo de cache, que seja criada uma excepção para as caches do tipo evento. Neste caso, o(s) owner(s) puderem logar os eventos.

Bem, isto é só a minha opinião. Aguardamos a opinião dos "castigadores" e do sr. do chicote e do sr. do lápis azul também :D (joke)
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor kidloco » terça dez 29, 2009 17:39

Um evento não é uma festa ou coisa do género? Se estiveste lá, mesmo que o organizes, tens todo o direito de dizer isso na página do mesmo através de uma nota ou um registo de presença, a escolha é tua.

Quanto a caches próprias acho que a filosofia implicita neste jogo implica que estas tu não encontras, pois foste tu que as escondeste, nem precisas de GPSr para as voltar a reaver, são para terceiros se divertirem ou chatearem a tua cabeça se algo não for do seu agrado [;)]
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor Torgut » terça dez 29, 2009 17:51

Isto é só rir. Portanto, as caches, não encontras porque as escondes, mas os eventos, encontras (para quê os joguinhos de palavras... é um found, contabilizado como tal para todos os efeitos) mesmo que os escondas... digo... organizes (organizar? Leia-se, criar uma listing, é tudo o que é preciso).

Os eventos têm de resto todo o potencial para se revelarem uma orgia de falsidade. Vou até ali a São Tomé e Principe... faz de conta que na ilha de Principe onde vou ficar não existe nenhuma cache... mas não fica bem viajar e não logar caches, não é? Não marcar no mapa mais um found... portanto, crio um profile para um amigo, faço um evento, e pronto. Já há uma cache em Principe. Digo, um evento.

Esta coisa dos eventos, tal como existem, é mais uma da enormes fantochadas da Groundspeak. Pessoalmente, não tenho grande interesse em sociabilizar com outros Geocachers, mas respeito quem o tenha. Pois então que organizem encontros. Que um encontro seja um found é que é uma aberração. Simplesmente não faz sentido, a não ser para aqueles a quem dá directamente jeito.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Maxado » terça dez 29, 2009 18:01

Torgut Escreveu:Esta coisa dos eventos, tal como existem, é mais uma da enormes fantochadas da Groundspeak. Pessoalmente, não tenho grande interesse em sociabilizar com outros Geocachers, mas respeito quem o tenha. Pois então que organizem encontros. Que um encontro seja um found é que é uma aberração. Simplesmente não faz sentido, a não ser para aqueles a quem dá directamente jeito.

No meu caso, gosto de eventos, embora tenha ido apenas a 2 (por enquanto). Não por chegarmos la e nos juntarmos e fazermos uma cachada, mas sim plo faco de socializar, conhecer pessoas e trocar experiências. Quanto a contar como log, também não concordo, embora eu o tenha feito (ah e tal, não concordas mas fazes), sim, é verdade, se me é possível a mim tal como a outros, decido faze-lo. Eu até antes do 1º evento, não sabia que ao fazer o attended, me ia contar como found, e na altura até estranhei.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Mensagempor prodrive » terça dez 29, 2009 18:03

Kelux Escreveu:E se temos esse hábito, por que não logamos também as nossas caches físicas?
Colocando as coisas ao contrário... se não logamos as nossas caches (se o não fizermos), por que achamos normal logar os nossos eventos?

Pela razão mais elementar de todas: porque não procuras as tuas próprias caches e participas nos teus próprios Eventos.

Era alguma pergunta de algibeira [mistery-]
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor Jamer196 » terça dez 29, 2009 18:19

Found -> Achado, Encontrado
Attend -> Comparecer, Atender

Se escondes algo logo não a consegues encontrar ou achar, visto que para ti ela não está escondida nem perdida, logo não podes ou não deves registar com Found.

Se compareces a um evento é uma realidade estiveste lá, fizes-te e deves registar um Attend.

Para mim não há duvida.
Jamer196
Small

Registado: terça set 15, 2009 10:51

Mensagempor Torgut » terça dez 29, 2009 19:02

Jamer196 Escreveu:Found -> Achado, Encontrado
Attend -> Comparecer, Atender

Se escondes algo logo não a consegues encontrar ou achar, visto que para ti ela não está escondida nem perdida, logo não podes ou não deves registar com Found.

Se compareces a um evento é uma realidade estiveste lá, fizes-te e deves registar um Attend.

Para mim não há duvida.

Jamer... por obséquio, olha para o post acima do teu. Vês, onde diz "Caches Found 3831"(3831 no momento em que aqui escrevo)? Alguma referência a "attends"? Não.

Agora, lendo o teu post, sem sombra de dúvida que não terás dúvidas que esses 3831 "founds" representam achamentos de coisas escondidas, e nada de comparecimentos em eventos. Folgo de saber que estás linguisticamente e conceptualmente mais esclarecido que a Groundspeak.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor Torgut » terça dez 29, 2009 19:07

prodrive Escreveu:
Kelux Escreveu:E se temos esse hábito, por que não logamos também as nossas caches físicas?

Pela razão mais elementar de todas: porque não procuras as tuas próprias caches e participas nos teus próprios Eventos.

Desde que a a esmagadora maioria dos elementos começaram a procurar caches com o telemóvel em vez do GPS (ou seja, telefonando a alguém e perguntando onde está a cache em vez de a procurar e eventualmente concluir com a desistência de o fazer) que sem dúvida passou a ser tão ou mais díficil para mim encontrar as minhas caches (para efeitos de manutenção) do que para o comum dos geocachers encontrar as caches dos outros. Por isso, sim, encontro procuro e encontro as minhas próprias caches da mesma forma que participaria nos meus eventos, se os organizasse.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor Torgut » terça dez 29, 2009 19:07

prodrive Escreveu:

Desde que a a esmagadora maioria dos elementos começou a procurar caches com o telemóvel em vez do GPS (ou seja, telefonando a alguém e perguntando onde está a cache em vez de a procurar e eventualmente concluir com a desistência de o fazer) que sem dúvida passou a ser tão ou mais díficil para mim encontrar as minhas caches (para efeitos de manutenção) do que para o comum dos geocachers encontrar as caches dos outros. Por isso, sim, procuro e encontro as minhas próprias caches da mesma forma que participaria nos meus eventos, se os organizasse.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor prodrive » terça dez 29, 2009 19:11

Ok, ok! Já tinha percebido à primeira :mrgreen:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Mensagempor prodrive » terça dez 29, 2009 19:14

Torgut Escreveu:Jamer... por obséquio, olha para o post acima do teu. Vês, onde diz "Caches Found 3831"(3831 no momento em que aqui escrevo)? Alguma referência a "attends"? Não.

Agora, lendo o teu post, sem sombra de dúvida que não terás dúvidas que esses 3831 "founds" representam achamentos de coisas escondidas, e nada de comparecimentos em eventos. Folgo de saber que estás linguisticamente e conceptualmente mais esclarecido que a Groundspeak.

Basicamente acabaste por encontrar o local através dumas coordenadas fornecidas, tal como acontece com as caches Virtuais e muitas das Earthcaches [;)]
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Mensagempor MightyReek » terça dez 29, 2009 20:16

Ora bem, isto não tem nada que saber.

:?: Quando escondo uma cache o meu objectivo será normalmente um destes:
:!: mostrar alguma coisa (um local, um objecto, uma zona)
:!: proporcionar uma boa experiência (uma aventura memorável, um passeio inesquecivel)
:!: desafiar, chatear...

:?: Quando procuro uma cache o que pretendo?
:!: ver coisas novas
:!: viver uma boa experiencia
:!: vencer um desafio

:idea: Não vejo qual seria a vantagem de fazer um found numa cache escondida por mim, se a ideia foi desenvolvida por mim.

Por exemplo. Recentemente adoptei algumas caches que ja tinha encontrado. Presentemente tenho Founds em caches "minhas". Quando as encontrei não eram minhas. Mas não vou apagar os meus logs só porque o GSAK diz que tenho "founds in owned caches", não vejo qualquer sentido nisso.
Mas no meio das adoptadas veio uma que ainda não tinha encontrado... E agora é minha, nunca a encontrei e não faço ideia de onde ela está... Será que quando tiver oportunidade de lá ir ver como está e onde está vou fazer o "Found"? :?

:arrow: "Ah, mas quando vais esconder uma cache com alguém fazes o "found".
:!: Sim, não podemos ficar todos como owners...

A outra metade da questão inicial:
:?: Quando crio um evento qual é o objectivo?
:!: juntar um grupo de pessoas e fazer qualquer coisa em conjunto com elas.

:?: Quando vou a um evento o que pretendo?
:!: Juntar-me a um grupo de pessoas e fazer qualquer coisa em conjunto com elas...

:idea: Se a ideia é juntar um grupo e fazer uma coisa em conjunto, acho que acabo por ser um do conjunto.
Claro que há Eventos criados para proporcionar uma aventura e aí ja não faz sentido que o organizador (que é quem cria os jogos) faça o attended. Ou então o Evento não devia ser considerada toda a aventura, ou então deviam haver mais tipos de Eventos... Ou então é por isso que não me agrada a ideia de criar um Evento...

Só acho é que os Eventos não deviam contar para os "Founds".
Ou então não devia haver um "Founds".
Acho que seria mais interessante saber que o geocacher A tem 321 Founds em Multi-caches e 2 em Tradicionais (323 founds) que o geocacher B que tem 4268 Found (sabe-se lá em que caches).

:pop:
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Kelux » terça dez 29, 2009 20:38

MightyReek Escreveu:Ora bem, isto não tem nada que saber.

Sempre eloquente, Flip.

Dá uma vista de olhos http://forums.groundspeak.com/GC/index. ... getnewpost
Editado pela última vez por Kelux em quarta dez 30, 2009 12:42, num total de 1 vez.
Kelux
Large

Registado: quarta jun 27, 2007 08:31

Mensagempor manelov » terça dez 29, 2009 21:13

Não acho graça "logar" founds em caches próprias, mas... não estou totalmente em desacordo. Às vezes é mais dificil encontrar uma cache nossa, do que muitas outras que encontrámos e que já estávamos a ver a 50m de distância. Digo isto porque já fiz 3 DNFs em caches minhas, apesar de elas estarem lá. Se calhar devia ter feito os logs dos DNFs.
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes