• Anúncios

Parceria com a Cascais Natura

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Parceria com a Cascais Natura

Mensagempor lopesco » sexta Oct 23, 2009 11:08

Boas!

No passado mês de Setembro, fui convidado pela agência ambiental e sem fins lucrativos, Cascais Natura a participar no Fórum da Biodiversidade e fazer uma pequena apresentação do que era o Geocaching. Durante o período de preparação da apresentação, fui tendo alguns contactos com um dos responsáveis dessa agência, o Arq. Luís Capão que, desde cedo, se demonstrou muito interessado no potencial do geocaching como ferramenta de divulgação, sensibilização de problemas ambientais. Assim, contactou-me para agendarmos uma reunião para discutir uma possível parceria entre a Cascais Natura e a comunidade geocachiana. Como iriam ser aprofundados alguns detalhes "legais", convidei o Hugo Silva para me acompanhar.
Essa reunião foi ontem e acho que muitos bons resultados se esperam.
O Luís, juntamente com a sua equipa, a Irene (Eng Bióloga) e a Sara (Eng Florestal) demonstraram-se muito empolgados com tudo o que se pode fazer nos parques naturais de cascais/Sintra em prol do geocaching e de uma correcta divulgação destas nossas áreas.
Querem criar caches, multis, eventos (com geocoins alusivas a esses eventos), CITOS temáticos, etc...
Se juntarmos o Know-how dos seus técnicos (que se ofereceram logo), à nossa vontade de ter boas caches, ficamos todos a ganhar.
Espera-se, para breve, muito boas notícias!

Agora, a parte menos boa(?)...
Algumas das caches que temos escondidas nestes locais, podem, talvez, estar colocadas em sítios sensíveis, e, por não sabermos, resolvemos as esconder ali... Assim, esta agência irá fazer um inventário das caches que podem, de alguma forma, colocar a biodiversidade do local, em risco. Após termos essa lista, tentarei ir com eles aos locais para melhor verificarmos se, de alguma fora, é prejudicial a sua localização. Se se confirmar que não deveriam ali estar, irei contactar os owners a convidar a alterar/remover/arquivar a dita cache.
Acho que, ficamos todos a ganhar com isto, e convido a comunidade a dar uma mãozinha no que puderem.

Contem coisas!
Imagem
lopesco
Extra Large

Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51

Re: Parceria com a Cascais Natura

Mensagempor MAntunes » sexta Oct 23, 2009 11:24

O caminho a seguir, sem dúvida! :-)

Se alguma das minhas caches estiver menos bem colocada não qualquer terei problema em recolocá-la ou, se isso a descaracterizar, em removê-la e arquivá-la.

Têm a minha total colaboração neste sentido. :-)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor RavenMaster » sexta Oct 23, 2009 11:56

:clap: :clap:

Aguardamos novidades.
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor nunotvedras » sexta Oct 23, 2009 13:33

Como hoje acordei menos bem disposto, aqui fica a visão péssimista sobre o assunto : [|)]
Agência Ambiental = aproveitem a ir fazer as belas caches da Serra de Sintra, que se encontram espalhadas pelos seus picos...pois tá visto o que é que lhes irão acontecer brevemente...!!!
Pronto já está dito ! :mrgreen:
Imagem ImagemImagem
Garmin Oregon 550 / Acer c530 / Nokia N73 / Peugeot 206 / e uma par de Botas
nunotvedras
Regular

Registado: terça abr 17, 2007 23:47

Mensagempor Fonsecada-Portucalense » sexta Oct 23, 2009 14:09

[:(] Por acaso eu (Madalena) também acordei mal disposta hoje, oh Nuno!!! Não sei se é da idade!!! Mas...enfim! acho que essa discussão está em boas mãos e portanto vou dar o benefício da dúvida nesta primeira abordagem ao assunto. Moro em Sintra e acima de tudo quero acreditar que todas as medidas tomadas pela Cascais Natura terão em vista a preservação dos Ecossistemas...
Imagem
Fonsecada-Portucalense
Micro

Registado: sábado fev 09, 2008 00:16

Mensagempor lopesco » sexta Oct 23, 2009 14:21

Após ler algumas respostas, tanto neste fórum como na parte portuguesa da groundspeak, fiquei muito supreendido...

Basicamente, o que entendo é que, preferem estar a estragar algo, sabendo que o estão a fazer, conscientemente, a prescindir de 1, uma, cache.... Podem estar a estragar património que, dificilmente voltará... seja um muro, seja uma planta, seja um habitat de qualquer tipo de animal...

Com certeza eu também já o fiz, mas, se apartir de um momento me disserem que não o devo fazer por isto ou por aquilo, vou deixar de o fazer, ou esforçar-me para reduzir o meu impacto...

Após conversar com eles, saí delá convencidissimo que a vontade é levar para lá pessoas! Facilmente poderiam fechar o parque e impedir que para lá fossem. Agora, se nos procuram, se querem caches de qualidade, se querem gastar dinheiro connosco, não acham que deveríamos confiar um pouco no trabalho que podemos fazer com eles?

Mas isso sou eu...
Imagem
lopesco
Extra Large

Mensagempor truta » sexta Oct 23, 2009 14:56

lopesco Escreveu:Basicamente, o que entendo é que, preferem estar a estragar algo, sabendo que o estão a fazer, conscientemente, a prescindir de 1, uma, cache.... Podem estar a estragar património que, dificilmente voltará... seja um muro, seja uma planta, seja um habitat de qualquer tipo de animal...

Com certeza eu também já o fiz, mas, se apartir de um momento me disserem que não o devo fazer por isto ou por aquilo, vou deixar de o fazer, ou esforçar-me para reduzir o meu impacto...

O problema é que há ambientalistas e pseudo-ambientalistas. Por exemplo não aconselho este tipo de acordos com a Quercus...

No Parque Natural da Arrábida houve um período em que a palavra de ordem era "Proibir, proibir, proibir!". Num parque com cerca de 100 Km2 chegou a haver apenas 2 percursos pedestres autorizados. Mas a área consumida pelas pedreiras não parou de aumentar...
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor ViperUnderground » sexta Oct 23, 2009 15:01

Calma lopesco. :-D
Pelo que tive a ler, apenas uma pessoa não concorda.
Fazes muito bem em ouvir a opinião de todos os nós.
Esse projecto (pelo que li e percebi) só vem trazer vantagens, tanto para o geocaching como para a natureza. Se existir a situação de se ter alterar (leia-se mudar de local ou arquivar) alguma cache isso não vai, com certeza, ser nenhuma desvantagem para o geocaching. Mas claro, definir o que é vantagem ou desvantagem depende muito da maneira de como nós olhamos e definimos o que é geocaching.

Estás à beira do abismo, lopesco! Toma a atitude certa! Dá um passo em frente! :D :D
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor salprata » sexta Oct 23, 2009 15:14

Ainda não percebi uma coisa...
Se esses caminhos, não os de pé posto, os outros um pouco mais largos, por estas serras fora, são publicos, privados ? se podemos passar ? se sim :D , acho que as caches devem de estar o mais perto possivel dos mesmo, ... isto para qualquer sitio natural, seja ele classificado ou não...

(no caso de parte sa serra de Loures, uma boa parte, de um dia para o outro foi povoada de placas da CI P OL, e os caminhos... em que ficamos?)

Talvez seja possivel negociar a localização de algumas caches, se for o caso :?

Cá dentro, estou a lembrar das Berlengas, se sairmos daquele caminho de pé posto, apanhamos uma multa... a malta respeita...
:-D
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor lopesco » sexta Oct 23, 2009 15:21

truta Escreveu:
lopesco Escreveu:Basicamente, o que entendo é que, preferem estar a estragar algo, sabendo que o estão a fazer, conscientemente, a prescindir de 1, uma, cache.... Podem estar a estragar património que, dificilmente voltará... seja um muro, seja uma planta, seja um habitat de qualquer tipo de animal...

O problema é que há ambientalistas e pseudo-ambientalistas. Por exemplo não aconselho este tipo de acordos com a Quercus...

No Parque Natural da Arrábida houve um período em que a palavra de ordem era "Proibir, proibir, proibir!". Num parque com cerca de 100 Km2 chegou a haver apenas 2 percursos pedestres autorizados. Mas a área consumida pelas pedreiras não parou de aumentar...

Estes "ambientalistas", não são um grupo de velhos barrigudos de bigode, sentados por detrás de umas secretárias, sem saberem minimamente do mundo lá fora. São gente jovem, com sangue na guelra, cheios de iniciativa. Eles não querem arquivar nada! Querem criar mais! De qualidade! Com a informação correcta. Em que aprendamos enquanto fazemos este nosso hobby. Querem fazer CITOS! Querem criar áreas de plantação só para geocachers! Querem criar moedas exclusivas para oferecer aos geocachers que participem nas actividades deles.

De um texto extenso que escrevi, parece que só leram a palavra "arquivar"...
Imagem
lopesco
Extra Large

Mensagempor truta » sexta Oct 23, 2009 17:29

lopesco Escreveu:Estes "ambientalistas", não são um grupo de velhos barrigudos de bigode, sentados por detrás de umas secretárias, sem saberem minimamente do mundo lá fora. São gente jovem, com sangue na guelra, cheios de iniciativa. Eles não querem arquivar nada! Querem criar mais! De qualidade! Com a informação correcta. Em que aprendamos enquanto fazemos este nosso hobby. Querem fazer CITOS! Querem criar áreas de plantação só para geocachers! Querem criar moedas exclusivas para oferecer aos geocachers que participem nas actividades deles.

Eu acho que a iniciativa é de louvar.

A resposta que dei procurou ajudar a esclarecer porque algumas pessoas ficam de pé atrás com ambientalistas, não quer dizer que os ponha todos no mesmo saco.
truta
Regular

Mensagempor prodrive » sexta Oct 23, 2009 18:22

truta Escreveu:A resposta que dei procurou ajudar a esclarecer porque algumas pessoas ficam de pé atrás com ambientalistas, não quer dizer que os ponha todos no mesmo saco.

Estes tens que pôr num saco diferente dos velhos barrigudos de bigode :mrgreen:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor truta » sexta Oct 23, 2009 22:06

prodrive Escreveu:
truta Escreveu:A resposta que dei procurou ajudar a esclarecer porque algumas pessoas ficam de pé atrás com ambientalistas, não quer dizer que os ponha todos no mesmo saco.

Estes tens que pôr num saco diferente dos velhos barrigudos de bigode :mrgreen:

Ok, os barrigudos de bigode ficam num saco de plástico com um casal de víboras cornudas. Depois publico a página com as coordenadas. Será uma cache mistério porque com barrigudos de bigode quem lá for não sabe se vai encontrar ambientalistas ou GNRs ;))
truta
Regular

Mensagempor prodrive » sábado Oct 24, 2009 09:34

truta Escreveu:Ok, os barrigudos de bigode ficam num saco de plástico com um casal de víboras cornudas. Depois publico a página com as coordenadas. Será uma cache mistério porque com barrigudos de bigode quem lá for não sabe se vai encontrar ambientalistas ou GNRs ;))

E não te esqueças da hint: Atrás de secretárias :twisted:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor vsergio » sábado Oct 24, 2009 22:39

lopesco Escreveu:

Não sabes escrever...
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes