• Anúncios

Gerês- Um bem de todos nós!... Mas a chatice da licença...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Gerês- Um bem de todos nós!... Mas a chatice da licença...

Mensagempor Silvana » quinta Oct 15, 2009 15:40

As cachadas no Gerês têm algo de fascinante... O contacto com a natureza típica do Gerês é de facto incrível! [:)]
É verdade que se trata de um bem de todos mas, como nem todos no passado contribuíram para a sua preservação, foram efectuadas intervenções no sentido de limitar os efeitos do homem na biodiversidade local. Como tal, o acesso a determinados locais foi condicionado e numa parte do parque, mesmo interdita integralmente até que a fauna e flora manifestem sinais de recuperação (ex: Minas dos Carris/Nevosa - provavelmente passará a acesso condicionado mediante licença em 2010).
Sendo assim, para caminhar e visitar algumas das caches no parque da Peneda e Gerês que se encontram em zonas de acesso condicionado, é necessário a solicitação de uma licença.
Esta, apesar de tudo, não tem qualquer custo monetário. Para tal, basta o envio de um email ao ICBN, indicando o trajecto pretendido, data da caminhada, nº de pessoas (indicando os nomes e BIs dos intervenientes).
Decorridos 2 a 3 dias, é habitual receber-se uma resposta do ICBN ao pedido. Caso isso não aconteça, insista uma 2ª vez. [:D]
Apesar de nem todos concordarem com estas medidas (e eu, não concordo com a forma), a verdade é que o incumprimento pode criar problemas a quem se aventurar e for interpelado sem a dita licença e assim, sujeitar-se a uma multa que ronda os 500EUR/pessoa. :?

Fica aqui o contacto do Instituto de Conservação da Biodiversidade Nacional para quem desejar contactar esta entidade:

ICBN
Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Norte / Parque Nacional da Peneda-Gerês
Avenida António Macedo
4704-538 Braga
Telef. 253203480
Fax 253613169
www.icnb.pt <http://www.icnb.pt/>
<http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/>

Boas cachadas! [8D]
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Re: Gerês- Um bem de todos nós!... Mas a chatice da licença...

Mensagempor RaspaPT » quinta Oct 15, 2009 16:06

Obrigado pela informação. Proxima vez que for ao Gerês já sei :D

Acho que era útil tentar também fazer uma lista das caches para as quais é necessário licença.
Assim, quem quiser que trate de a tirar (podendo mais facilmente indicar o percurso a percorrer), e quem não a quiser tirar, pelo menos evita as caches.

Eu não tenho qualquer informação sobre o assunto, e estando fora é mais difícil ir ao Gerês, mas qualquer informação que tenha eu partilho.
RaspaPT
Small

Registado: terça jul 07, 2009 15:06

Mensagempor milupas_1 » quinta Oct 15, 2009 16:34

Ser de borla já não é mau...

Neste pais qualquer dia paga-se para respirar!
milupas_1
Micro

Registado: sexta ago 28, 2009 18:42

Mensagempor kidloco » quinta Oct 15, 2009 21:17

Muito bom, informação que estava dispersa neste forum ficou aqui resumida.
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor Silvana » sexta Oct 16, 2009 09:07

RaspaPT Escreveu:Acho que era útil tentar também fazer uma lista das caches para as quais é necessário licença.
Assim, quem quiser que trate de a tirar (podendo mais facilmente indicar o percurso a percorrer), e quem não a quiser tirar, pelo menos evita as caches.

Vou tentar tratar disso este fim-de-semana. :wink:
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Mensagempor Torgut » sexta Oct 16, 2009 12:53

milupas_1 Escreveu:Ser de borla já não é mau...

Neste pais qualquer dia paga-se para respirar!

Neste? Achas? Particularmente neste? Conta lá ai os que são melhores, camarada, que ainda ando à procura deles.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor milupas_1 » sexta Oct 16, 2009 13:01

Hum!!! até poderei responder a tua questão mas...acho que não é o objectivo deste topico...
milupas_1
Micro

Registado: sexta ago 28, 2009 18:42

Mensagempor Silvana » terça Oct 20, 2009 08:55

Depois do último contacto tido com o ICBN em que os questionei quanto á revisão dos acessos a determinadas áreas protegidas, nomeadamente as que ainda estão proibidas até data imprevista :evil: (caches: Minas dos Carris, Tou ás Aranhas, Marco e acesso Oeste á Mina das Sombras), recebi a seguinte comunicação:

"Bom dia,

No portal do ICNB encontra-se informação sobre o Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês em vigor:

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 ... nto+e+Gestão/Planos+de+Ordenamento+das+Áreas+Protegidas+(POAP)/

Aproveito para informar que a discussão pública do novo PO terá início a 21 de Outubro. No portal encontrará também informação sobre onde o consultar.

Cumprimentos,"

No link, poderão encontrar os diferentes mapas das áreas de acesso condicionado (Gerês e Serra Amarela)mas acessiveis mediante solicitação de licença.
Para além das caches que se encontram em Serra Amarela, as localizadas entre o Mosteiro e Cascata de Pitões de Júnias até ao Gerês também carecem de licença para se aceder.
Existe uma zona que abrange as caches: Prado do Vidoal, Hearth of Darkness, Temple of Darkness e Abrigo dos Pastores - que está temporiamente interditada devido ao incêndio que deflagrou no ano passado. Com o Plano de Ordenamento poderão de novo estar acessíveis. :wink:

Nota: copiem link
Silvana
Large

Mensagempor caixeiro_viajante » terça Oct 20, 2009 09:09

Silvana Escreveu:Mosteiro e Cascata de Pitões de Júnias

:lol: se cada turista que visita-se o mosteiro e a cascata tivesse de pedir licença..... o ICBN mais parecia uma repartição das Finanças...

Let's go ilegal! [}:)]

Cumprimentos
João
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
caixeiro_viajante
Regular

Registado: domingo ago 10, 2008 21:28

Mensagempor Silvana » terça Oct 20, 2009 09:24

caixeiro_viajante Escreveu:
Silvana Escreveu:Mosteiro e Cascata de Pitões de Júnias

:lol: se cada turista que visita-se o mosteiro e a cascata tivesse de pedir licença..... o ICBN mais parecia uma repartição das Finanças...

Let's go ilegal! [}:)]

Cumprimentos
João

Repara que para visitares essas caches não precisas de licenças. As caches que carecem de licença são as começam depois do Mosteiro e Cascata de Pitões de Júnias, isto é, as que se encontram localizadas mais para o interior do coração do Gerês.
Quanto á praticar legal ou ilegalmente, isso fica ao critério de cada um.
Apenas aqui deixo a informação relevante para quem pretender solicitar uma licença. :wink:
Silvana
Large

Mensagempor rifkinda » quarta Oct 21, 2009 07:57

rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor salprata » quarta Oct 21, 2009 11:20

Todas as áreas protegidas tem seus “problemas” específicos, por exemplo no PNSAC, noutro dia encontrei uma placa enorme que dizia “Proibido Apanhar PEDRA”, (acho que já não sobra muita, naquele sitio), Parece que são só 40 pessoas a tomar conta de todo PNSAC. Talvez, para a maioria dos casos, os passeios pedestres serão um mal menor.
Licenças? Penso que só para grupos grandes, uma pessoa sozinha ou com a família, poderá dar um passeio, desde que não exista cancelas a travar os caminhos, ou informação específica para não passar. Acho que faz falta mais centros de interpretação, mais malta no campo a fazer passeios guiados, conhecedora do local, mais placares informativos. Já há parques que são um bom exemplo...

Por outro lado, ainda sobra muitos locais igualmente fantásticos, que não estão protegidos...
Editado pela última vez por salprata em quarta Oct 21, 2009 13:32, num total de 1 vez.
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor Sagitario » quarta Oct 21, 2009 11:53

As noticias são boas, a ver vamos se não acontece de a Montanha parir um rato.

O documento do POPNPG está disponível em:
http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 ... PGeres.htm

Já agora, paciência para consultar os 84 documentos que fazem parte do processo... são somente 540mb... digamos, coisa pouca meus Srs :evil:

Jorge Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Silvana » segunda Oct 26, 2009 17:16

De regresso das arábias fui surpreendida por uma boa notícia:

O PNPG irá deixar de ter zonas de acesso interdito. Sendo assim, será possível caminhar por todos os locais mediante solicitação de licença (apenas para os locais do parque de acesso condicionado).
As caches das Minas dos Carris e Tou ás aranhas irão estar de novos acessíveis. :wink:

(Vamos lá ver para quando)....
Silvana
Large

Mensagempor rmatosinhos » terça Oct 27, 2009 03:19

cool!

que eu agora que provei as rochas do gerês não quero outra coisa... logo que o tempo melhorar tenho lá voltar: D
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes