![Happy [:)]](./images/smilies/icon_smilegc.gif)
É verdade que se trata de um bem de todos mas, como nem todos no passado contribuíram para a sua preservação, foram efectuadas intervenções no sentido de limitar os efeitos do homem na biodiversidade local. Como tal, o acesso a determinados locais foi condicionado e numa parte do parque, mesmo interdita integralmente até que a fauna e flora manifestem sinais de recuperação (ex: Minas dos Carris/Nevosa - provavelmente passará a acesso condicionado mediante licença em 2010).
Sendo assim, para caminhar e visitar algumas das caches no parque da Peneda e Gerês que se encontram em zonas de acesso condicionado, é necessário a solicitação de uma licença.
Esta, apesar de tudo, não tem qualquer custo monetário. Para tal, basta o envio de um email ao ICBN, indicando o trajecto pretendido, data da caminhada, nº de pessoas (indicando os nomes e BIs dos intervenientes).
Decorridos 2 a 3 dias, é habitual receber-se uma resposta do ICBN ao pedido. Caso isso não aconteça, insista uma 2ª vez.
![Big Smile [:D]](./images/smilies/icon_smile_big.gif)
Apesar de nem todos concordarem com estas medidas (e eu, não concordo com a forma), a verdade é que o incumprimento pode criar problemas a quem se aventurar e for interpelado sem a dita licença e assim, sujeitar-se a uma multa que ronda os 500EUR/pessoa.

Fica aqui o contacto do Instituto de Conservação da Biodiversidade Nacional para quem desejar contactar esta entidade:
ICBN
Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Norte / Parque Nacional da Peneda-Gerês
Avenida António Macedo
4704-538 Braga
Telef. 253203480
Fax 253613169
www.icnb.pt <http://www.icnb.pt/>
<http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007/>
Boas cachadas!
![Cool [8D]](./images/smilies/icon_smile_cool.gif)