• Anúncios

Tamanho disparate

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Tamanho disparate

Mensagempor CoolWrangler » sábado set 12, 2009 21:44

Soube, por intermédio do próprio, que a cache GC1T4WE - Falésias do Cabo Mondego da autoria do Funcruiser, foi arquivada por "não cumprir os requisitos". Soube mais tarde, que os tais requisitos eram, "estar muito perto de pedreiras, onde se utilizam explosivos". Tamanho disparate... Sem duvida que quem faz o trabalho de revisor, voluntária e (penso eu) gratuitamente, deve seguir as Guidelines, o mais corretamente possivel, mas deve, também, manter-se informado da realidade das coisas. Eu já fiz a dita cache e, estando todos os pontos e a cache final, situados em locais publicos, pergunto: Como pode ser utilizado tal argumento? Querem ver que quem passa naquelas estradas diariamente, está constantemente em perigo de ser atingido por uma qualquer explosão? Claro que não. As explosões (a serem feitas) são-no, sem dúvida alguma, a muitos metros dos locais dos pontos intermédios e da cache final. Talvez fosse bom o revisor ir até lá, fazer a cache e perceber que o argumento utilizado não tem qualquer fundamento. Soube também, que uma nova cache da autoria do mesmo, não foi aprovada porque a cache final se situava numa ponte. Eu sei o que dizem as guidelines (Caches near, on or under public structures deemed potential or possible targets for terrorist attacks. These may include but are not limited to highway bridges, dams, government buildings, elementary and secondary schools, and airports),mas não vamos aqui, cair em extremos. Não estamos nos Estados Unidos. Estamos num pequeno país, onde, felizmente, a possibilidade de um ataque terrorista é tão grande como (infelizmente) sair-me o totoloto. Além de que a dita ponte até admite a circulação de peões o que contraria um pouco a guideline (highway bridges), se é que a querem levar tão à letra. E depois ainda temos o caso das outras caches todas que já existem em pontes; não seguem as mesmas guidelines? Na própria ponte Vasco da Gama, existe há já bastante tempo uma cache (GC1FWBF - A12 Alcochete SN - one for the road) que além de estar na ponte, está numa estação de combustível. Não deveria também ser arquivada? Penso eu, na minha muito modesta opinião, que estes casos deviam ser revistos e adaptadas as Guidelines, à nossa própria realidade. Mas quem sou eu...
Imagem

Imagem
CoolWrangler
Small

Registado: sexta ago 29, 2008 13:11

Re: Tamanho disparate

Mensagempor btrodrigues » domingo set 13, 2009 01:02

Caríssimo

Em vez do ataque em público em busca de aprovação pelos pares e de uma ou outra fogueira já preparada para onde atirar o revisor, sugeria que tirasse os factos a limpo relativamente a este episódio antes de tecer considerações sobre o mesmo. Igual conselho se aplica para todos quanto usarem esta thread para discordar das guidelines e em geral entrarem em modo "reviewer bashing". Para esses casos, em vez de "chorarem" aqui no canto, sugiro que tomem uma ou mais das seguintes medidas:

a) discutam as referidas guidelines nos forums adequados (http://forums.groundspeak.com)
b) utilizem a mailbox appeals@geocaching.com para denunciar alguma situação que achem incorrecta
c) contactem directamente o revisor para esclarecer a situação

Com qualquer uma destas opções, garanto-vos que a acção chega realmente a quem importa e quem tem poder e autoridade para falar sobre o assunto. E o feedback será bem mais elaborado e próximo da verdade que com factos infundados atirados ao ar.

As guidelines são claras e ao usarem o site geocaching.com concordaram implicitamente a jogar de acordo com elas. Dura Lex Sed Lex.

Bruno Rodrigues (aka btrodrigues)
geocaching.com volunteer
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor papaleguas » domingo set 13, 2009 13:11

Eu não faço parte de pares (a não ser lá em casa) ou de outra porcaria qualquer, mas tenho o direito a exprimir a minha opinião, logo cá vai:

Se o reviwer arquivou a cache é porque de alguma forma está desviada das guidelines (até à altura em que escrevo isto, não conheço guidelines locais), seja em que circunstância for.

Era lindo termos guidelines só para Portugal só porque não temos terrorismo... então os outros todos queriam guidelines adaptadas ao seu país... eram muitas guidelines. Lembro o Torgut quando estas coisas se discutem, mas de facto isto é um jogo criado na América e sobre isto nada a fazer. Não pode haver regra local senão gera-se a anarquia. Além disso se o reviso aprovasse essa cache nesses moldes logo surgia outro a dizer que tinha aprovado porque era amigo e por aí fora...

Até onde consigo perceber, o nosso revisor está online muitas horas por dia no grupo do messenger (o grupo português) e até agora não vi resposta por dar a questões que lhe fossem colocadas. Neste ponto o BT tem razão... antes de vir aqui, falem com ele. Têm à disposição montes de veiculos (mail, messenger, via perfil, etc)

Também tenho reparado que o pessoal por vezes coloca cache à margem do revisor em zonas " clandestinas" e neste caso o revisor faz fé no que diz o owner quando pede a publicação. e sim, já assiti a casos destes. e sim, foram bem arquivadas.

Agora; eu não tenho que discutir isto nos fórums da GS... este é o fórum nacional mais utilizado (mesmo que doa) e aqui se discutem assuntos do GC Português... esteja quem esteja.

Mas antes de virem aqui cruxificar... falem com o revisor para não se criarem estes... atritos.

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor CoolWrangler » domingo set 13, 2009 20:43

btrodrigues Escreveu:Caríssimo

Em vez do ataque em público em busca de aprovação pelos pares e de uma ou outra fogueira já preparada para onde atirar o revisor...

Bruno Rodrigues (aka btrodrigues)

Caro Bruno, não sei de onde vem o termo ataque, mas não há nas minhas palavras qualquer tipo de ataque, mas sim a explanação de um assunto que, no meu entender, não devia acontecer (baseado nos factos que me foram transmitidos pelo owner das caches em causa). Não busco a aprovação de ninguém e, por favor, não me incluam nessas tais "fogueiras" e "guerrinhas" a que já tive o (des)prazer de assistir por aqui e não só. Além disso, "Quem não deve, não teme"!

Além disso e, como diz o papaléguas, "este é o fórum nacional mais utilizado (mesmo que doa) e aqui se discutem assuntos do GC Português".

Quando alguém decidir que assim não seja, por favor informem-me...
Imagem

Imagem
CoolWrangler
Small

Registado: sexta ago 29, 2008 13:11

Mensagempor marcoca » domingo set 13, 2009 23:19

Embora seja parte envolvida na cache que não teve permissão para ser publicada, uma vez que ajudei o owner na sua construção, não acho que seja correcto falar aqui desse assunto em específico. Para isso vou entrar em contacto com o nosso reviewer. Aqui acho que o que é importante discutir é acerca da aplicação "à letra" das guidelines do Geocaching.
Por exemplo a guideline em causa diz que pode ser arquivada toda a cache que esteja perto, dentro ou por baixo de estruturas públicas que possam ser alvos potenciais de ataques terroristas. Por exemplo (mas não só): pontes de auto-estrada, barragens, edifícios governamentais, escolas básicas e secundárias, aeroportos.
Ora bem, em primeiro lugar há que focar que esta guideline permite arquivar todas as caches já existentes e não apenas impedir que novas sejam publicadas. Em segundo, dependendo da definição de near (nem que seja 30-40m), questiono-me quantas serão as caches em Portugal que vão contra esta guideline, inclusive as de quem jurou solenemente sob compromisso de honra seguir todas as guidelines do geocaching... Cada um conte as suas... Certamente mais de metade das caches nacionais estão junto a algum edifício público, bombas de combustível, etc., etc., etc.. O nosso reviewer vai ter muito trabalho a arquivar isto tudo se não quiser entrar em dualidades de critério.
Por um lado é porreiro pq vamos poder fazer a festa das 5000 activas novamente... Talvez daqui a 10 anos... [:D][:D]
Por outro lado, nas guidelines está escrito que podem haver regras adaptadas a regiões. Penso que Terrorismo em Portugal felizmente não há, logo esta guideline é simplesmente Inútil no nosso contexto.
Quanto à possibilidade de uma cache poder levantar suspeitas a alguém (Muggles), por ver movimentações estranhas de pessoas em determinados locais, e esse alguém poder pensar que estão tramar alguma... Convenhamos que este argumento para a não publicação de uma cache significaria o fim do geocaching, uma vez que todas as caches são susceptíveis de levantar a curiosidade dos mesmos, e com certeza em primeiro lugar pensam que "aqueles marmanjos com uma máquina na mão estão ali a planear alguma tramóia...", seja uma cache citadina, seja num monte... podem sempre pensar que não estamos a fazer "boa coisa" e chamar as autoridades, como já aconteceu em diversas situações por este país fora.

É a minha opinião acerca deste assunto,
Gostaria de saber outras,

Boas cachadas,

Marco
SaMar Team
Imagem
marcoca
Micro

Registado: segunda mai 12, 2008 18:03

Mensagempor Insano » domingo set 13, 2009 23:28

"Tamanho disparate"... é uma expressão bastante amigável... sem dúvida.
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor Torgut » segunda set 14, 2009 17:11

marcoca Escreveu:Por outro lado, nas guidelines está escrito que podem haver regras adaptadas a regiões. Penso que Terrorismo em Portugal felizmente não há, logo esta guideline é simplesmente Inútil no nosso contexto.

Por acaso, quando li este tópico pela primeira vez, veio-me isso à ideia. Mas como era algo que tinha de memória e não me dei ao trabalho de ir consultar a fonte, não escrevi nada. Parece-me evidente que a adaptação mencionada elimina totalmente este tipo de atitude histérica e psicótica tão tristemente característica da sociedade dos EUA.

marcoca Escreveu:Quanto à possibilidade de uma cache poder levantar suspeitas a alguém (Muggles), por ver movimentações estranhas de pessoas em determinados locais, e esse alguém poder pensar que estão tramar alguma... Convenhamos que este argumento para a não publicação de uma cache significaria o fim do geocaching, uma vez que todas as caches são susceptíveis de levantar a curiosidade dos mesmos, e com certeza em primeiro lugar pensam que "aqueles marmanjos com uma máquina na mão estão ali a planear alguma tramóia...", seja uma cache citadina, seja num monte... podem sempre pensar que não estamos a fazer "boa coisa" e chamar as autoridades, como já aconteceu em diversas situações por este país fora.

Vamos lá ver. Os EUA, a terra dos malucos da perseguição, é a Meca do Geocaching, por isso, a existência da paranóia não significa o fim do Geocaching, como se verifica na realidade.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor amigos dos metralhas » segunda set 14, 2009 20:29

Polémicas à parte, o geocaching na Figueira ficou mais pobre com o arquivamento da melhor cache da região [V] [V] [V].
Só podemos lamentar este arquivamento.

Boas cachadas,

Amigos dos Metralhas - De cache em cache...
Imagem
amigos dos metralhas
Micro

Registado: domingo jun 14, 2009 21:12

Mensagempor Intense » segunda set 14, 2009 20:48

se começam a arquivar as caches portuguesas, nós cagamos neles e fazemos o nosso proprio site de arquivamento de caches "arquivadas pelo site geocaching" olhem pra esta é uma grande cache, nao tarda arquivam a da fenda da calcedonia e ai fico mesmo deprimido
Imagem
Intense
Micro

Registado: quarta ago 12, 2009 11:10

Mensagempor Lima_Paço » sexta set 18, 2009 12:00

Pessoal vamos todos fazer uma manif à porta do revisor a reivindicar o reactivamento desta cache. :D

Agora fora de brincadeiras.
Foi com desagradável surpresa que dei com o arquivamento desta cache. Tive o prazer de a fazer à pouco tempo com o puto Alpha_Paço e deu-nos um gozo tremendo encontrar todos os waypoints até à final. Sinceramente não percebo quais foram as razões que levaram ao seu arquivamento (também ninguém me disse quais são), o único senão da cache é para mim o grau de dificuldade do terreno e isso é muito subjectivo, ainda por cima com tantos waypoints se calhar a média final é mesmo o que o owner colocou como dificuldade.

Uma coisa tenho a certeza, arquivaram sem dúvida nenhuma a melhor cache do distrito de Coimbra. [:(!]

Já exprimi a minha solidariedade ao owner e aconselhei-o a usar de todos os meios indicados pelo btrodrigues para tentar a reactivação da cache.

Força Funcruiser, não baixes os braços.
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor marcoca » sexta set 18, 2009 13:26

Embora me tenha prometido a mim que não falava mais acerca do tema, acho que tenho que o fazer para haver um esclarecimento acerca do tema.

O arquivamento da cache das Falésias não partiu do revisor, mas do próprio Funcruiser, que ao ver negada a aprovação de uma nova cache, ao abrigo da guideline que acima falei, assumiu que a das Falésias também ia contra essa mesma guideline. Não querendo ser infractor, mandou-a arquivar.

Na minha opinião acho que nem uma nem a outra iam contra a referida guideline, a não ser que seja levada à letra, o que por si só afectaria inúmeras caches...

Sem mais,

Boas Cachadas
Imagem
marcoca
Micro

Registado: segunda mai 12, 2008 18:03

Mensagempor SMF Team » sexta set 18, 2009 19:36

Nestas coisas nada melhor que mandar um mail para o geral da groundspeack a perguntar o porque e o que se passou .

http://www.geocaching.com/contact/

SMF Team
Imagem
SMF Team
Regular

Registado: domingo ago 03, 2008 08:38

Mensagempor vasconde » sexta set 25, 2009 14:51

Não é por nada, mas se for assim há muitas caches que deviam ser arquivadas, eu em Lisboa já encontrei duas que se encontravam em caixas metálicas da EDP em que tinham um aviso bem claro de perigo de morte... Mas o revisor nunca disse nada, penso eu claro.
Imagem
vasconde
Small

Registado: domingo mar 08, 2009 14:06

Mensagempor Insano » sexta set 25, 2009 21:08

vasconde Escreveu:Não é por nada, mas se for assim há muitas caches que deviam ser arquivadas, eu em Lisboa já encontrei duas que se encontravam em caixas metálicas da EDP em que tinham um aviso bem claro de perigo de morte... Mas o revisor nunca disse nada, penso eu claro.

Não queres oferecer os teus préstimos para correres o País, verificares todas as caches IN loco que estejam contras as guidelines... e que são menos giras que a da Figueira... e submeter à GSP...

Há aí muito cuspo para o ar....
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor G@MES » sexta set 25, 2009 22:59

papaleguas Escreveu:Eu não faço parte de pares (a não ser lá em casa) ou de outra porcaria qualquer, mas tenho o direito a exprimir a minha opinião, logo cá vai:

Se o reviwer arquivou a cache é porque de alguma forma está desviada das guidelines (até à altura em que escrevo isto, não conheço guidelines locais), seja em que circunstância for.

Era lindo termos guidelines só para Portugal só porque não temos terrorismo... então os outros todos queriam guidelines adaptadas ao seu país... eram muitas guidelines. Lembro o Torgut quando estas coisas se discutem, mas de facto isto é um jogo criado na América e sobre isto nada a fazer. Não pode haver regra local senão gera-se a anarquia. Além disso se o reviso aprovasse essa cache nesses moldes logo surgia outro a dizer que tinha aprovado porque era amigo e por aí fora...

Até onde consigo perceber, o nosso revisor está online muitas horas por dia no grupo do messenger (o grupo português) e até agora não vi resposta por dar a questões que lhe fossem colocadas. Neste ponto o BT tem razão... antes de vir aqui, falem com ele. Têm à disposição montes de veiculos (mail, messenger, via perfil, etc)

Também tenho reparado que o pessoal por vezes coloca cache à margem do revisor em zonas " clandestinas" e neste caso o revisor faz fé no que diz o owner quando pede a publicação. e sim, já assiti a casos destes. e sim, foram bem arquivadas.

Agora; eu não tenho que discutir isto nos fórums da GS... este é o fórum nacional mais utilizado (mesmo que doa) e aqui se discutem assuntos do GC Português... esteja quem esteja.

Mas antes de virem aqui cruxificar... falem com o revisor para não se criarem estes... atritos.

Eduardo

Resultado: Segurança apertada e autoridades policiais no Palácio Marquês Valle Flor a chatearem-me a cabeça porque estava em propriedade privada
G@MES
Micro

Registado: quinta set 24, 2009 13:35

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes