• Anúncios

Caches, só para alguns!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Caches, só para alguns!

Mensagempor Golag Team » quinta set 10, 2009 14:39

Ora bem, com este tópico, gostaria de deixar em aberto a vossa opinião.
Aquelas caches Mistério, que só o Owner sabe como resolver e que os outros vão porque tiveram "uma pequena, (leia-se) uma grande ajuda", se não ficariam naquelas "que temos um dia fazer, não sei bem como".
As que são colocadas de maneira que é preciso material especializado (escalada, mergulho, etc).
Pergunto eu? se não tenho, não quero, não sei, trepar a uma àrvore de 30 metros para chegar a uma cache, mergulhar a 30 metros para logar outra, qual a piada? ou mesmo objectivo? não seria melhor colocar essas caches como eventos e quem queria ir, teria a ajuda necessária dos respectivos Owner's?
Deixem aqui a vossa opinião, da qual agradeço desde já.
Golag Team
Micro

Registado: quarta ago 01, 2007 10:25

Re: Caches, só para alguns!

Mensagempor papaleguas » quinta set 10, 2009 14:48

:)

Eu sou altamente suspeito porque adoro caches mistério. As caches mistério têm que ter uma solução, pode é não ser simples, mas geralmente e em 99% dos casos na net estão todas as respostas. Estas caches têm um cariz lúdico diferente e parte do gozo da cache tem a ver com a descodificação do enigma.
As caches em sitios menos acessiveis... é complicado, mas realmente só as faz quem tem essa veia. Eu por exemplo tudo o que seja grutas não vou :) mas é uma opção pessoal e vivo perfeitamente bem com ela pois há 5 milhares de caches em Portugal... alguma tinha que ser diferente. Mas há pessoal que gosta, e então porquê privar as pessoas de as fazer só porque um ou outro não conseguem?

Teriamos que colocar todas as caches com terreno 1 para a malta dos carrinhos de bébé poderem cachar e de facto isso não faz sentido.

Quanto a eventos organizados com o intuito de ir às caches... é contra as guidelines pelo que duvido que sejam aprovados, mas...

Temos que primar pela variedade. Tenho consciencia que há caches que nunca farei, mas há muitas outras para descobrir.

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor Golag Team » quinta set 10, 2009 15:08

Obrigado pela opinião no tópico e desde já pergunto se já fez a enigma: Sport: the next challenge?
Se sim, como deu com o enigma? se não? experimente resolver sem ajudas, este é um exemplo do que falei no tópico e que pelos vistos não necesssita de "habilidades" fisicas ou material especializado, mas que sem o famoso "Help Desk", nada feito.
Obrigado.
Golag Team
Micro

Registado: quarta ago 01, 2007 10:25

Mensagempor Maxado » quinta set 10, 2009 16:05

A meu ver existem caches e caches, como existem gostos e gostos.

E verdade que pode haver (ou existem), cachers que por exemplo se deslocam de cadeira de rodas.
E óbvio que também esses gostariam de fazer founds com fartura, mas o que e certo e que não tem tanta escolha como os restantes cachers que não tem limitações. Falei nas cadeiras de rodas, mas existem muitos outros problemas que privam muitos cachers de procurarem as caches que queriam.

No meu caso existem caches que gostaria de encontrar, mas que me vão ser difíceis se não impossíveis por agora, uma vez que são necessários equipamentos especiais ou qualidades desenvolvidas acima da media, de que não disponho.

Tem que haver caches pra todos os gostos, se não só meia dúzia de pessoas cachavam.

Quanto as caches em que e preciso escalar ou andar de kaiake ou outras coisas, acho que a solução não passa por um evento, uma vez que como o Eduardo disse isso fica um pouco fora das guidelines, sendo que isso se poderia resolver se por exemplo vários cachers se juntassem, falassem com o owner (que supostamente terá o equipamento ou meios de o arranjar) e iam com ele fazer a cache. Assim sempre conviviam e divertiam-se, enquanto cachavam.

E a minha modesta opinião.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Mensagempor elpombero » quinta set 10, 2009 16:22

Pois eu não tenho carro!
Quero caches ao pé de casa... e já: [:D]
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor tmob » quinta set 10, 2009 16:49

Golag Team Escreveu:Ora bem, com este tópico, gostaria de deixar em aberto a vossa opinião.
Aquelas caches Mistério, que só o Owner sabe como resolver e que os outros vão porque tiveram "uma pequena, (leia-se) uma grande ajuda", se não ficariam naquelas "que temos um dia fazer, não sei bem como".

Isso é inteiramente verdade, e é talvez esse o motivo pelo qual não gosto assim tanto de mistérios. Apesar de ter havido alguns que gostei de resolver.

Golag Team Escreveu:As que são colocadas de maneira que é preciso material especializado (escalada, mergulho, etc).
Pergunto eu? se não tenho, não quero, não sei, trepar a uma àrvore de 30 metros para chegar a uma cache, mergulhar a 30 metros para logar outra, qual a piada? ou mesmo objectivo? não seria melhor colocar essas caches como eventos e quem queria ir, teria a ajuda necessária dos respectivos Owner's?
Deixem aqui a vossa opinião, da qual agradeço desde já.

Hum... claro que não...
Já perdi a conta aos logs que li, onde as pessoas dizem que nunca pensaram ir a tal sítio, ou fazer tal coisa. Basta encarares isso como uma oportunidade de aprender uma coisa nova.
Imagem
tmob
Regular

Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Mensagempor vsergio » quinta set 10, 2009 17:32

Eventos em vez de caches?
Não há necessidade.
Sâo difíceis? É necessário escalar? É necessário Mergulhar? Boa! É um desafio novo!
Tenta um ou outro, combinando com mais gente, geocachers ou não, e vais ver se não tem a sua piada?

E Mistérios? Que é isso? [}:)]
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor fire4me » quinta set 10, 2009 21:06

Algumas das caches mistério são efectivamente demasiado complicadas, a maioria das que fiz não fui capaz de lá chegar sem algum tipo de ajuda ou do owner ou de alguém que já a fez.
E se por vezes com uma pequenina ajuda o enigma passa a ser fácil e compreensível, existem algumas que pura e simplesmente não fazem sentido nem mesmo depois de me darem as coordenadas as consigo compreender. (as vezes acho que secalhar sou eu que sou demasiado burro [:(] )

Mas o que me tira verdadeiramente do serio são as Multi que fazendo as contas obtemos valores de 4 algarismos onde era suposto só ter 3 [:(!] [:(!] [:(!] ou multis que chegando ao local verificamos que se tivessem a classificação de mistério era bem melhor, essas sim são caches só para quem tem bons contactos, pois não existe forma de se chegar a elas. fazendo as coisas como mandam as regras.
deveria existir uma regra para deixar essas caches inactivas até que o problema fosse resolvido.

as caches que obrigam a material de mergulho ou de escalada desde que esteja bem identificado que é necessario material especifico para as fazer não vejo mal nenhum nisso. quando estou a fazer o tpc e vejo uma cache dessas escolho outra existem tantas...
Imagem
fire4me
Micro

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor ViperUnderground » quinta set 10, 2009 22:58

Em relação às mistério, adoro-as. Mas claro, tenho que ter um tempozito para as decifrar (ou não). E em relação à dificuldade é como os testes de QI. O que para mim é "chácha" para ti pode ser um quebra-cabeças. E vice-versa.
Já me aconteceu uma mistério em Leiria, andei uma semana a pesquisar (a complicar) e não havia maneira de conseguir perceber o problema. Fartei-me e escrevi uma note a dizer isso mesmo, que não conseguia. E depois bastou uma dica para eu levar a mão à cabeça: "Duhh.. devo andar a comer gelados com a testa!"
Outro exemplo, a cache da Aula Magna, já perdi uma quantidade de horas e não consigo deslumbrar o resultado. (Também ainda nenhum passarinho cantou ao ouvido. E também ainda não perguntei, diga-se de passagem. (Voluntários?? :D :D ) )
Uma coisa que devia ser obrigatório ( não sei se é ou não) é o geochecker. Para vermos se está certo o nosso raciocínio ou não.
Em relação áquelas caches especificas, só penso que os owners deviam ser obrigados ( porra, ando cá um ditador) de x em x tempo a postar uma nota em que dizia algo do género: "Dia x vou fazer manutenção à cache." E assim, quem quisesse, aproveitava e ia cumprimentar o owner. :D .
Mas claro, nada melhor que o pessoal ir beber um cafézinho e de repente lembrar-se: "Eh pá!! (ou perna de pau) bora ir á cache tal" .
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Torgut » sexta set 11, 2009 01:50

Caches mistério e caches em locais fisicamente exigentes são duas realidades que não devem ser confundidas. As primeiras, não deviam existir. Estou ciente da popularidade delas, o que não é de estranhar. A resolução de enigmas e a procura de uma cache são exercícios que tipicamente apelarão ao mesmo "mercado", apesar de no meu caso pessoal não se passar assim. Mas se crítico a existência de caches mistérios, não é por factores ou preferências pessoais. A verdade, inegável, mesmo por quem gosta dessas charadas, é que resolver um mistério nesse plano, seja ele qual for, não é Geocaching.

Quer dizer, "legalmente" é, porque a Groundspeak assim o decidiu. Da mesma forma como decidiu que Webcaches e Virtuais deixaram de ser Geocaching. São ajustamentos por Decreto, tão válidos como um Decreto que amanhã decidisse que a língua oficial em Portugal é o cantonês, e a religião, a muçulmana. É a voz de quem pode, que se faz ouvir. Lógica, ética, sentido, ficam de fora.

A mesma linha de pensamento se aplica às Earth Caches. Não existe nenhuma razão válida para a existência destas caches virtuais para além da voz imperativa da Groundspeak. O facto de serem virtuais já me incomoda. Compreendo a excepção, baseada em louváveis motivos pedagógicos, mas o que é indefensável é o carácter de privilégio dado à geologia. Como ciência, como elemento do conhecimento beneficiado pela excepção à abolição de caches virtuais, não existe nada que possa justificar este monopólio da geologia, em relação, por exemplo, a História, à botânica, à zoologia. A não ser, de novo, o carácter imperativo da Groundspeak. Um dia, alguém na empresa, acordou, e decidiu que assim seria. Nós comemos, e calamos. Alguns, comem, lambem-se e aplaudem. Mas não é por isso que está correcto.

Mas estavamos mesmo a falar era de mistérios. Pois discordo, em toda a linha da sua existência. Ao contrário do que alguns querem fazer crer, Geocaching é algo definido, não é o que se quiser fazer dele. Comer gelados a ver o pôr-do-sol não é Geocaching. É outra coisa. Passar oito horas a olhar para um enigma, não é Geocaching, é outra coisa. E não posso concordar que para se ter acesso ao acto de Geocaching associado aquela coisa, se tenha que ultrapassar essa prova, que não tem qualquer relação com Geocaching. Já espero que a maioria dos participantes neste fórum, gostando de caches mistério, discorde disto. Gostaria era que houvesse algum distanciamento entre um gosto pessoal, e a avaliação de uma situação num plano superior. Não é pelo facto de gostar de batatas fritas que em dias da minha vida defenderia caches cuja pesquisa e achamento estivesse dependente do consumo de pacotes de meio quilo de batata frita.

Já uma cache no topo da Europa ou no fundo do mar, é uma cache, como qualquer outra. Cumpre o conceito criado a que se deu o nome de Geocaching. Esconder uma caixa, publicar as coordenadas, esperar que outros utilizadores de GPSr a encontrem. Umas serão mais complicadas, outras mais simples. Urbanas, rurais. Drive-in, ou exigindo longas caminhadas. Todas elas, são contudo o mesmo: Esconder uma caixa, publicar as coordenadas, esperar que outros utilizadores de GPSr a encontrem. A filtragem progressiva dos que podem ir a que caches é incontornável, tão natural e inevitável como respirarmos. Logo, nesse sentido, algumas caches são só para alguns. Mas colocaria a coisa de outra forma: raras são as caches que são fisicamente para todos, se iniciarmos a escala nos portadores de deficiência motora (acho que é assim que se diz agora) não dotados de transporte próprio.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Kelux » sexta set 11, 2009 13:16

Golag Team Escreveu:Obrigado pela opinião no tópico e desde já pergunto se já fez a enigma: Sport: the next challenge?
Se sim, como deu com o enigma? se não? experimente resolver sem ajudas, este é um exemplo do que falei no tópico e que pelos vistos não necesssita de "habilidades" fisicas ou material especializado, mas que sem o famoso "Help Desk", nada feito.
Obrigado.

De facto, aquando do nosso found, o owner confirmou que tinhamos sido os únicos a resolvê-lo sem ajuda (até então... um dia após publicação).
Não obstante houve um brainstorming num dos chats, que nos ajudou imenso... o que é diferente de já se saber ao que se vai. Apitem (já o tinha dito ao Edu)!
Kelux
Large

Registado: quarta jun 27, 2007 08:31

Mensagempor Bringer » sábado set 12, 2009 22:36

Bom, ainda não li grande parte dos "replies" que aqui foram colocados, mas vou deixar a minha opinião simples sobre as questões colocadas no post inicial.

Primeiro de tudo, uma coisa boa do Geocaching em Portugal é que existem caches para todos os gostos e em números bastante razoáveis (embora haja quem não se congratule com isso). Sei que (quase) todos temos o secreto desejo de as encontrarmos todas, mas também é verdade que ninguém é obrigado a isso, podendo colocar as que bem entender na "borda do prato". As mistério não são, de facto, o meu tipo de cache preferido, mas não posso generalizar e acredito que para muitos são as que têm mais piada.

Quanto às que envolvem material especial para lá chegar para mim são algumas das melhores. Nunca pensei um dia vir a escalar paredes, espremer-me em grutas e aventurar-me no meio do mar com um barquinho insuflável, mas estas caches foram um grande incentivo a experimentar esses novos desafios, que resultaram em sentimentos de grande contentamento (vulgo "sorriso parvo e duradouro" :D) . Mas também aplico a essas caches aquilo que disse no parágrafo anterior: os gostos pessoais são bastante subjectivos e felizmente, não sendo esta uma actividade obrigatória, cada um pode escolher ir às caches mais a seu gosto.

Mas isso já aqui foi dito muitas vezes...
Imagem
Bringer
Large

Registado: sábado jul 14, 2007 00:00

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes