• Anúncios

Cuidado com o Bicho da Peçonha

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Cuidado com o Bicho da Peçonha

Mensagempor rmatosinhos » segunda set 07, 2009 22:42

Imagem
A Processionária (Lagarta do Pinheiro) vulgarmente conhecida como Bicho da Peçonha.
Poderá ser uma ameaça quer para os geocachers quer para os seus animais.
Provoca irritações graves na pele, olhos e sistema respiratório.
Os seus pelos urticantes podem encontrar-se também nos pinheiros ou mesmo no ar... :-(

Não quero gerar o pânico, mas tenham cuidado ao procurar caches em pinheiros que tenham uns casulos...
Imagem

Mais info em:
http://www.cm-vilareal.pt/index.php?opt ... Itemid=144

http://www.educare.pt/educare/Opiniao.A ... hannelid=0

http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/468240.html

http://whippetp.no.sapo.pt/lagarta_do_pinheiro.htm
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Re: Cuidado com o Bicho da Peçonha

Mensagempor z3r0_ » segunda set 07, 2009 23:03

yep, confirmo...

Um amigo meu foi "mordido" por um bichinho desses e ficou com a pele dos braços um bocado mal-tratada...

Be careful...
ImagemImagemImagemImagem
z3r0_
Small

Registado: domingo jul 13, 2008 22:25

Mensagempor ViperUnderground » terça set 08, 2009 19:04

Bicho da Peçonha??? Conheço é o Bicho do Peçanha que fez estragos no Estádio da Luz na 1ª Jornada. [:d]

Já vi várias vezes esse bichinho. Felizmente nunca lhe toquei nem tive qualquer problema.
Eu é mais carraças.... :D
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lamas » terça set 08, 2009 20:10

Mau...
Já não me bastavam as carraças, cães montruosos em caches noturnas, cobras, piranhas, tubarões e afins...
Agora tenho de me preocupar com a lagarta processionária...

Estou mesmo a ver: Entro no pinhal a olhar para o ar à procura de casulos nos pinheiros, e saio a olhar para as calças à procura de carraças... bonito !
Imagem
ImagemImagem
lamas
Regular

Registado: terça ago 31, 2004 00:09

Mensagempor TBW » segunda set 21, 2009 09:00

Já uma vez me mordeu um bicho desses. Passado algum tempo morreu a colónia toda. :-)

O cuidado a ter na busca de caches no mato, vai muito para além dos bichos que realmente podem fazer-nos mal. Quando o pessoal (3,4 ou 5) se junta para ir cachar, farto-me de rir ao ouvir: "que bicho é este!?!?!", "se tem aranhas, não meto lá a mão!!!" ou "tá ali um daqueles lagartos feios, vamos embora...".

Tento SEMPRE, mais que tudo, não intreferir com os animais com que me cruzo no meio do mato, e esperar que eles, me respeitem como eu os respeito.

PS: não devia dizer isto, mas recentemente ameacei dois cães em como os mordias, se eles me mordessem!
TBW
Micro

Registado: sábado jul 25, 2009 23:14

Mensagempor ajsa » segunda set 21, 2009 10:30

...da peçonha e não só!

Que digam os infortunados desta cache. [B)]
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor geo-amd » domingo fev 24, 2013 12:01

Recebi um alerta de lagartas processionárias numa cache de que sou owner. Infelizmente, um geo-cão e o seu dono tiveram de passar uma tarde no veterinário. [log]

Nas zonas com pinheiros, a época de perigo vai de Fevereiro a Maio.

A lagarta processionária tem pelos urticantes perigosos para pessoas e animais. Uma criança pode ter de ficar internada vários dias. Nos cães, pode provocar lesões graves e, quando ocorre a morte dos tecidos afetados, os cães têm de ser abatidos.

Atenção, que tentar matar ou queimar as lagartas muitas vezes só piora a situação pois isso faz os pelos urticantes esvoaçar e espalharem-se. Cada um dos pequenos segmentos do corpo da lagarta tem milhares de pelos finíssimos que se soltam com relativa facilidade.

blogdosbichos naturlink

http://www.youtube.com/watch?v=ICGMXsiEaFc
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor lynxpardinus » domingo fev 24, 2013 18:57

Esta é uma má história - não só para os geocachers e seu cão, mas, também, para o pinhal da Margem Sul.

Alguém sabe de mais casos semelhantes?
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor geo-amd » segunda fev 25, 2013 10:40

Para quem percebe do assunto, será que se pode deixar o cão correr livremente pelo pinhal se levar um açaime bastante fechado?
Talvez como este...
Imagem
geo-amd
Extra Large

Mensagempor jasafara » segunda fev 25, 2013 14:01

Nao me parece porque o problema tanto com as lagartas como com as carraças tem a ver é com o contacto com a pele e não é ligado a ingestão de nada ou contacto com o focinho...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor geo-amd » terça fev 26, 2013 00:54

A questão é que em todos os relatos que li, a lagarta malvada afetou, ou a língua, ou os lábios ou o focinho dos cães. No entanto não encontrei na Net qualquer proposta prática para tentar resolver o problema.

Penso que devia haver alguma forma de impedir a lagarta de limitar a liberdade e a felicidade dos cães.
geo-amd
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » terça fev 26, 2013 08:25

E, já agora, a dos pinheiros, porque o que descreveste é um péssimo sinal para o pinhal dessa área.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor jasafara » terça fev 26, 2013 08:51

geo-amd Escreveu:A questão é que em todos os relatos que li, a lagarta malvada afetou, ou a língua, ou os lábios ou o focinho dos cães. No entanto não encontrei na Net qualquer proposta prática para tentar resolver o problema.

Penso que devia haver alguma forma de impedir a lagarta de limitar a liberdade e a felicidade dos cães.

Sim tens razão. Dei um palpite muito pouco fundamentado...

Os cães são os animais mais afectados por esta praga, embora possa acontecer um gato ser também ferido pela processionária. Isso acontece porque esta lagarta tem um odor que agrada aos animais e que leva a que as cheirem e muitas vezes as abocanhem.
Basta o animal cheirar a processionária para ser afectado pelos pêlos urticantes que se desprendem da lagarta e que ao picar a pele libertam um produto muito tóxico para os humanos e os animais.
aqui.
Nesta perspectiva um açaime ajudará...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes