• Anúncios

20 ou 30 caches num dia é Geocaching?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

20 ou 30 caches num dia é Geocaching?

Mensagempor elpombero » segunda jul 20, 2009 14:46

Muito se tem falado ultimamente de logs minimalistas, dantes é que era bom... existirão caches e geocachers a mais?(???), a malta nova não respeita nada, não conhece as tradições, geocachers de sofá, ou porque me tratam por tu, ou porque cacho sozinho e não quero ser tratado no plural, porque há caches em rotundas, nas estações de serviço, em locais da treta, o geocaching já não é o que era, no estrangeiro é que é bom, o espírito do geocaching para aqui, o espírito do geocaching para ali!!!
Sem querer levantar polémicas gostaria de saber o que pensam de se fazerem 20 ou 30 caches num dia. È geocaching ou "só" cachar?
O espírito do geocaching não é desfrutar do local, da companhia (ou a solo), não é apreciar a paisagem ou o monumento, ou só relaxar em qualquer estação de serviço? Não é fazer CITO? Provavelmente será isto e muito mais. E assim é possível fazer tantas caches num dia e dizer que "estive a fazer geocaching"?
Atrever-me-ia a mais (sou maçarico... posso perguntar) mesmo com o trabalho de casa muito, mas muito bem feito é mesmo possível fazer, por exemplo, 24 caches num dia (1 por hora)? Com deslocação de cache para cache (OK, Ponte de Sor não conta, ehehe), algum tempo à procura...
Gostava de saber o que pensam...
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Re: 20 ou 30 caches num dia é Geocaching?

Mensagempor Insano » segunda jul 20, 2009 15:01

Porque não... por exemplo, medir a eficácia de "descobrimento"... há o "geo" e há o "caching", cada um da-lhe a importância devida... e nem todos os dias têm que ser iguais...
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor Torgut » segunda jul 20, 2009 15:02

Este tópico, "sem querer levantar polémicas", é desde logo definido numa palavra: utópico [:D]

Por onde começar... por uma interrogação: porquê indicar 20 ou 30 caches? Porque não, 10 ou 15? Ou, melhor ainda, 50 ou 60? Parece pormenor mas não é, porque para além de todos esses limites retratarem situações operacionais bem diferentes, a minha questão deixa claro que o tema do tópico é desde logo subjectivissimo; ou seja, onde colocar o limite para a ideia que se pretende transmitir ou questionar?

Vamos pensar um pouco mais sobre outros vectores subjectivos. 20 ou 30 caches numa cidade como Praga ou 20 ou 30 caches na Serra da Estrela são coisas de mundos diferentes, a todos os títulos. 20 ou 30 caches em 5 horas e 20 ou 30 caches em 16 horas são, de novo, situações díspares.

Agora, desligando o complicador e tentando arredondar toda a subjectividade, como se alguém me apontasse uma pistola e dissesse: "Responde e deixa-te de devaneios", eu diria: 20 caches num longo dia de Geocaching não são diferentes do que 1 ou 2... para todas elas há tempo de saborear, tirar muitas fotografias, andar a pé, observar os detalhes, escrever logs decentes mesmo no logbook. Sim, mesmo sendo purista, 20 caches num dia é Geocaching. Esta seria a minha resposta.

Não leves a mal, mas talvez por seres maçarico, como disseste, não tenhas ainda os mecanismos apurados, e 20 caches te pareçam um exagero. Eu penso o mesmo, mas numa fasquia mais alta. O que me parece que ver 20 ou 30 caches feitas num dia é capaz de ser o que me inspira a ideia de 30 ou 40 ou 50 ou 60. Para mim, neste momento, considero precisamente 30 como o número limite para um dia de Geocaching sem correrias. Assumindo uma área com distribuição aceitável de caches (neste momento não é preciso apontar casos como Ponte de Sôr; maior parte do país está coberta intensamente), acessos razoáveis entre elas e tendo para ai doze horas de luz solar.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor t@ndre » segunda jul 20, 2009 15:07

Também sou novo nisto :P

Sim é possivel e tens muitos exemplos disso, eu ja participei em cachadas de 51 num dia, e só foram necessárias 14 horas para as fazer.. Já existiram excursões memoraveis como as 24horas de caching... se é geocaching? respondo como sempre respondi... é quem encontra que tem de encontrar o seu conceito de geocaching, tudo claro dentro dos limites do respeito por quem colocou a cache.

Cada vez mais esse recorde de numero de caches encontradas num dia tende a aumentar muito graças á densidade de caches cada vez maior... mas mais uma vez só lá vai quem quer ;)
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor schreit » segunda jul 20, 2009 15:18

Cumprimentos.

Fazer 20 ou 30 caches por dia é geocaching, literalmente é certamente. Mas quanto a este assunto a pergunta deveria ser feita assim: "sabem qual o espírito básico do geocaching?".
E se fosse eu a responder diria aquilo que referes, apreciar o local com calma, a natureza, fazer cito, etc.
Mas como em tudo na vida e no geocaching não é excepção, há milhentas maneiras de definição de tal para a mesma coisa.
Se uns só pensam em números e quantas mais caches no mínimo espaço de tempo é que é "fazer geocaching", para outros e para a maioria (penso eu), geocaching é um hobby, em que numa actividade só, temos diversão, desporto, cultura, turismo, partilha, companheirismo, etc etc.
Para outros, geocaching é como se de um trabalho e/ou emprego se trate, em que no final do dia, semana, ou mês, têm que prestar contas "ao patrão", e quantos mais números e maiores mostrarem, melhor se sentirão.
Mas para quê isto? Será que há algum prémio tipo "empregado/geocacher do mês" e se recebe uma medalha ou prémio de "produção"!!
Na minha opinião, pessoas assim não desfrutam minimamente do "espírito do geocaching", em que qual "accionista da bolsa", o que interessa é ver os números a crescer. O verdadeiro "capitalismo geocachiano". :D :?

Mais poderia escrever, mas aqui está uma opinião, a minha e reflecte apenas isso... uma opinião.

Saudações Cordiais a todos.
Imagem
schreit
Micro

Registado: segunda mai 04, 2009 01:35

Mensagempor Sagitario » segunda jul 20, 2009 15:49

schreit Escreveu:
Na minha opinião, pessoas assim não desfrutam minimamente do "espírito do geocaching", em que qual "accionista da bolsa", o que interessa é ver os números a crescer. O verdadeiro "capitalismo geocachiano". :D :?

Ora nem mais, subscrevo por inteiro. Limites não existem... mas eu tb não sirvo de exemplo. :D
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Insano » segunda jul 20, 2009 15:56

schreit Escreveu:Cumprimentos.

Fazer 20 ou 30 caches por dia é geocaching, literalmente é certamente. Mas quanto a este assunto a pergunta deveria ser feita assim: "sabem qual o espírito básico do geocaching?".
E se fosse eu a responder diria aquilo que referes, apreciar o local com calma, a natureza, fazer cito, etc.
Mas como em tudo na vida e no geocaching não é excepção, há milhentas maneiras de definição de tal para a mesma coisa.
Se uns só pensam em números e quantas mais caches no mínimo espaço de tempo é que é "fazer geocaching", para outros e para a maioria (penso eu), geocaching é um hobby, em que numa actividade só, temos diversão, desporto, cultura, turismo, partilha, companheirismo, etc etc.
Para outros, geocaching é como se de um trabalho e/ou emprego se trate, em que no final do dia, semana, ou mês, têm que prestar contas "ao patrão", e quantos mais números e maiores mostrarem, melhor se sentirão.
Mas para quê isto? Será que há algum prémio tipo "empregado/geocacher do mês" e se recebe uma medalha ou prémio de "produção"!!

Mais poderia escrever, mas aqui está uma opinião, a minha e reflecte apenas isso... uma opinião.

Saudações Cordiais a todos.

Conhecendo pessoalmente alguns dos "capitalistas cachianos" que estão no top ten... curiosamente é a quem eu peço opinião sobre, o que achaste do local x ou y... e não "qual é o local que dá para fazer mais"...

DON'T JUDGE THE BOOK BY ITS COVER!
Insano
Regular

Mensagempor Insano » segunda jul 20, 2009 15:58

Mais... são os primeiros a não se importar ir ao mesmo local vezes sem conta, para acompanhar as visitas dos outros...
Insano
Regular

Mensagempor Bioengineer » segunda jul 20, 2009 16:17

Eu não faço tantas caches por dia... mas gostava! Pá, se essas pessoas fazem tantas caches é porque gostam. Se gostam, pronto, é o objectivo de um hobbie!
Geocaching para mim é diversão, que pode ser melhorada ao conhecer novos locais e passar algum tempo a apreciar a paisagem, é verdade. Mas chega-me apenas a pica que dá encontrar uma cache, nem que essa esteja no meu quintal. Portanto, quantas mais, melhor! ;)) Cumps
ImagemImagem
Antigo nick: Nekro
Bioengineer
Regular

Registado: domingo jun 10, 2007 13:47

Mensagempor strangedays » segunda jul 20, 2009 16:28

Epa 20 ou 30 por dia é um exagero :mrgreen: !
Acho que até ficava tonto...
Como alguém disse e bem, cada um é que sabe como quer praticar o jogo e o prazer que daí tira.
Se as regras fossem rígidas, o jogo não teria o sucesso que têm.
Numa dada altura apetece fazer poucas, noutra altura mais...pouco importa.
Acredita que exige muito e bom planeamento e isso também é uma parte do jogo.
Também há quem não ligue pevas ao trabalho de casa e se atire de cabeça à caça.
Vão mas é cachar que os owners colocam as caches para serem encontradas, mai nada !
ImagemImagem
strangedays
Regular

Registado: domingo set 23, 2007 19:56

Mensagempor Maxado » segunda jul 20, 2009 16:38

Eu acho que dependendo das circunstancias. não e difícil e não e nada de mais.

Eu iniciei-me no Geocaching faz em Setembro 1 ano, mas fiz só 3 ou 4 inicialmente e parei, tendo recomeçado o mês passado.

Ora, como maçarico que sou, com falta de pratica, material pra geocaching (nomeadamente GPS) que não é o mais indicado para a situação, cachemobil que também não e o mais indicado e logo num dos 1s dias do meu regresso, fiz 5 caches em 3 horas, juntamente com outro geocacher, sem ser preciso correrias e com tempo para apreciar os locais.

Portanto, com experiência, trabalho de casa feito, conhecendo minimamente o local para onde se vai, material de "trabalho" adequado e sendo uma área de abundante "vegetação cacheana" e se levarmos a marmita preparada [:D] acho que é possível fazer essas 20 caches em 12h ou menos... :OO :OO

Tudo isto, é claro, sem deixar de apreciar os locais, tirar umas fotos, fazer CITO quando viável e log minimamente aceitáveis.

É esta a minha opinião sendo eu o principiante que sou.
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Mensagempor elpombero » segunda jul 20, 2009 18:54

T@ndre
Um dia, fazer 51 caches ou nas 24h a cachar, com um grupo (vários a fazer o trabalho de casa, a ajudar na busca. ou num Powertrail, posso entender, agora quase que sistematicamente (e não estou a dizer que seja o teu caso) é que já me faz alguma confusão. Mas tudo bem. Sou eu que sou nabo, pronto!
Strangedays:
Sou o primeiro a concordar que cada um é que sabe como joga. O que interessa é o prazer que lhe dá seja a fazer 2 ou 30... não é isso que está em questão.
Também concordo que ainda bem que as regras não são rígidas. Eu ainda estou a aprender essas mesmas regras... não tenho veleidades de querer alterar o que quer que seja.
No entanto:
Independentemente do facto de cada um jogar como lhe apetecer (acho muito bem!Eu faço o mesmo!) parece-me que estamos de acordo que o espírito do geocaching é, repito, desfrutar do local, da companhia, CITO, só para ficar por aqui. Mas este espírito (se é mesmo assim) só é seguido por quem assim o entender, claro.
E aqui levanta-se outra questão, que tenho visto muito ultimamente aqui no forum, de resto como referi quando abri o tópico, que é tudo o que se tem dito sobre logs, locais de caches, lá fora é que é bom... (não me quero repetir). Ora, estes sim parecem-me os "puristas" do geocaching. Que obviamente respeito! Cada um é como é e joga como quer!
O que gostava de perceber é como conseguem, sendo tão puristas (respeitando portanto o espírito do geocaching) fazer 20 ou 30 caches, com 12 horas de luz, nas calmas, passeando, tirando fotografias, fazendo CITO, comendo (talvez) no cachemobil, quisá uma "mijinha", percorrendo todo um distrito, às vezes dois... E como não duvido que o conseguem (os logs estão aí) afinal anda tudo ao mesmo: O gozo de "a" encontrar nem que seja no quintal lá de casa (também sou assim) e pelos "números". É isto que nos faz "correr" a todos. Afinal não existem puristas do geocaching. È completamente utópico :mrgreen:
Deixa-me lá ir cachar que ainda tenho uma hora de luz. :lol:
Imagem
elpombero
Regular

Registado: terça Oct 09, 2007 19:34

Mensagempor Bioengineer » segunda jul 20, 2009 20:23

Quanto a isso do "lá fora é que é bom", é compreensivel que as pessoas digam isso. Quando se vai para fora está-se sempre mais empolgado, atento a paisagens novas, a novos costumes, é normal que se aproveite mais uma cache, mesmo que esta seja uma valente m... Exemplo: já fiz caches que me levam a montes com uma vista brutal sobre uma grande área de pinhal. Tudo bem, gostei muito, mas já tinha visto isto em outro lado. Fui à Irlanda o verão passado e basta uma cache simples em frente a enormes campos cheios de erva para me deixar de boca aberta! Mas quase que aposto que os irlandeses iam gostar mais da vista sobre o pinhal, porque não é tão comum para eles. Isto de cache A ser melhor que B é muito subjectivo.
Mas uma coisa é certa, a maioria das caches Portuguesas estão acima da média no trabalho que demonstram, com páginas sempre com a história do local por exemplo... :clap: Algumas que vi lá fora têm duas linhas de texto e tá a andar, o que raramente acontece por aqui.
Abraço
ImagemImagem
Antigo nick: Nekro
Bioengineer
Regular

Registado: domingo jun 10, 2007 13:47

Mensagempor papaleguas » segunda jul 20, 2009 21:08

O raio dos números :)

Há alturas em que saimos para fazer uma cache: eu já fiz quase 300 Km para fazer apenas uma cache (ía só 1 planeada) (ver a Pandora's Box#2).
Mas por exemplo em Lisboa Há zonas onde tens tantas caches que dificilmente não fazes 30 de uma vez.
E também depende do pessoal. Não te podes esquecer que há pessoal que investe mais no jogo do que outros. Por exemplo há tours todas as semanas; há outros que só podem sair uma vez por mês...

É efectivamente Geocaching... bom ou mau... isso depende da prespectiva de quem o practica :) (dependendo dos casos, local e companhia; gosto das duas versões)

Mas ... da mesma maneira que há pessoal que é fanático pelos números, também há os anti-números... a meu ver: duas faces da mesma moeda :)
Já disse isto montes de vezes: cada um extrai do jogo o gozo que quer e consegue :)

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor Torgut » segunda jul 20, 2009 22:01

elpombero Escreveu:O que gostava de perceber é como conseguem, sendo tão puristas (respeitando portanto o espírito do geocaching) fazer 20 ou 30 caches, com 12 horas de luz, nas calmas, passeando, tirando fotografias, fazendo CITO, comendo (talvez) no cachemobil, quisá uma "mijinha", percorrendo todo um distrito, às vezes dois... E como não duvido que o conseguem (os logs estão aí) afinal anda tudo ao mesmo: O gozo de "a" encontrar nem que seja no quintal lá de casa (também sou assim) e pelos "números". É isto que nos faz "correr" a todos. Afinal não existem puristas do geocaching. È completamente utópico :mrgreen:
Deixa-me lá ir cachar que ainda tenho uma hora de luz. :lol:

ElPombero, se quiseres um dia levo-te no porta-bagagens (tranquilo, que cada vez que parar para ir a uma, abro-o) e poderás perceber como é que há puristas que fazem tudo isso que mencionei e que bem completaste. :mrgreen:

Falando um pouco mais da minha experiência no contexto deste tópico... eu sou um gajo que funciona e se diverte em situações díspares: posso sair para fazer 1 ou 2 caches e mais nada, e quando assim é, no "campo" não há muitas diferenças, mas os logs online são bastante mais detalhados e extensos; ou andar em "tour", procurar fazer o maior número possível (que raramente chega a 30, andando geralmente pelas 20 e tal, 20 e muitas), sendo que a diferença é basicamente na forma como depois trato os logs e no número de horas que ando a cachar.

Posso adiantar mais. Vejo o número de caches num dia da seguinte forma: de 1 a 5, é uma voltinha que se dá em parte do dia; pode ser depois do almoço, pode ser sair de manhã e voltar a casa para almoçar; é assim uma coisa que se encaixa na agenda diária, entremeada com outros afazeres. De 5 a 15, é uma pequena tour, muito pausada, a acordar tarde e sair tarde, e a regressar cedo; é uma volta muito rara porque no meu raio de acção não há sectores com tantas caches... só quando regresso de Praga e foram semeando por aqui duranto vários meses é que isto sucede. De 15 a 25, é algo que faço já numa "tour" por qualquer parte do país, pensada especificamente para fazer Geocaching; é um dia normal de Geocaching, sem madrugar, sem caches nocturnas, com tempo para coisas paralelas, como parar para uma refeição ou algo assim. Mais de 25, é um dia optimizado para Geocaching, o que implica acordar cedo, sair logo, não parar para comer nem para nada que não se prenda com as caches e actividades relacionadas, e eventualmente ainda procurar umas quantas depois de chegar a noite.

Há outra coisa que é preciso considerar. Quando se tem um raio de 80 km (em linha recta) em redor da área de residência com um punhadito de caches por encontrar, vai-se em "tour". E se se gasta uma fortuna em combustível e 2 ou 3 dias da nossa vida numa tour destas, quere-se optimizar a viagem no que toca ao seu objectivo: fazer Geocaching. É por isso que tenho "picos" estatísticos. Quando faço um "tour" é para encontrar todas as caches que conseguir nesses dias. Por vezes vou a regiões onde nunca antes estive na vida, o que em termos de probabilidades, significa que não voltarei. Sinto então necessidade de poder encontrar o máximo de caches, sentir que naquela área ficou tudo visto e "tratado". O que é aliás algo de pernicioso que a multiplicação de caches em Portugal me trouxe. Gostava mais quando havia infinitamente menos caches. Sentia cada uma delas como uma entidade individual, conhecia-as, lembrava-me de todas. E não sentia a ânsia que agora por vezes me assola, de "ter que". Ter que manter o mapa "limpo" de caches por encontrar, ter que ir a todas, logo, ter que o fazer em grande número. Chegava a deixar estar uma cache de reserva, porque se fizesse todas no meu raio de alcance de casa, não saberia quando viriam mais, e queria ter a capacidade de a qualquer momento ter algo de Geocaching para fazer.

Bioengineer Escreveu:Quanto a isso do "lá fora é que é bom", é compreensivel que as pessoas digam isso.

Não compreendo como é que é compreensível que as pessoas digam isso. O que é que é "lá fora"? Agora existem dois mundos? Portugal e o Resto do Mundo? Parece aqueles jogos de futebol a caricas para homenagear o Pelé. O Geocaching tem de facto factores que definem a qualidade, apesar de alguns tentarem etiquetar tudo de "subjectivo". Há "lá foras" onde o GC é melhor do que em Portugal, e "lá foras" onde é pior. O resto que escreveste, é uma grande verdade e nunca páro de me supreender com o gosto que Portugal desperta nos meus amigos estrangeiros, mas quem faz Geocaching não pode ou não deve confundir as coisas. Viena pode ser uma cidade deslumbrante, mas por mais deslumbrante que seja, não me fez esquecer as multi-caches com uns absurdos 20 e tal pontos intermédios, as caches ao abandono sem manutenção há mais de um ano e cheias de problemas, a falta de caches tradicionais para o turista que sem saber alemão fica barrado com as mais complexas.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes