• Anúncios

[ASSUNTO ESCLARECIDO E ARRUMADO] Obrigado.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

[ASSUNTO ESCLARECIDO E ARRUMADO] Obrigado.

Mensagempor SPY_Team » terça jul 14, 2009 23:24

Vamos dar por encerrado este assunto, o SUp3rFM já esclareceu as suas razões, agora estou tranquilo e satisfeito que finalmente se ponha ordem na casa.

E como nota final o meu respeito e amizade pelo Garri que com muito esforço e dedicação consegui de uma forma melhor ou pior manter o nosso jogo em funcionamento.

Ao SUp3rFM que consiga manter o bom ritmo que leva e o bom trabalho que está a desempenhar.

Obrigado a todos os que deram a sua opinião.
Rui.

#########################################################################################

Boas pessoal,

Estava agora a ver os mails e reparei numa coisa que me intrigou imenso, passo a citar:

**Post na página?!?!?!?!?**********************************************************************************

"July 14 by SUp3rFM (0 found)
Caro owner,

Esta cache está desactivada através do tipo de log "Temporarily Disabled". Esta designação serve para caches que estão com alguma questão pendente ou um problema temporário por resolver.

Como owner, tem 4 soluções:

1) Efectuar a manutenção necessária e reactivar a cache, o mais breve possível;

2) Colocar uma nota na cache com o plano de manutenção. Nessa nota deve constar o prazo em que pretende efectuar a manutenção à mesma. Por favor, refira o argumento no qual o prazo indicado terá de ser ultrapassado para que fique novamente activa;

3) Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local, utilizando o processo em http://www.geocaching.com/adopt ;

4) Arquivar a cache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção, é necessário remover a cache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (geolitter).

Esta cache foi colocada na minha watchlist.

Se não houver resposta no prazo um mês, terei que tomar uma decisão sobre o futuro desta cache.

Boa sorte!

Abraço e obrigado,

SUp3rFM
Hugo Silva
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer para Portugal."

**Resposta*********************************************************************************************

"July 14 by Sagitario (161 found)
Caro revisor

Com ajudas destas não contava eu...

Eu uso as mensagens privadas quando quero exclarecer qq assunto. Talvêz esteja na hora de passar à "cladestinidade"

Arquiva!"

**O meu comentário*********************************************************************************************

Ao Sagitário, és um gajo 5 estrelas, e não podes desistir assim.

Ao SUp3rFM, compreendo que tenhas de fazer o teu papel no Geocaching, mas pôr este tipos de post nas páginas (ainda por cima de forma visível) não é uma boa atitude, eu também não gostava, sendo um owner com tantas caches como eu tenho, e sei bem o trabalho que dá manter isto operacional, sei perfeitamente quando as arquivar e quando lhes dar manutenção, não admitiria esse tipo de post na minha página, ficaria extremamente ofendido, sendo nós uma equipe que tanta dinâmica deu ao Geocaching aqui no Minho.

Por isso um pouco de bom senso a todos não fica nada mal.

Desculpem mas isto é um desabafo, não tenho nada contra ninguém, gosto do Geocaching à minha maneira, sem nunca me intrometer nos assuntos que por aí andam, mas fiquei desgostoso ao ver um amigo (pois aqui na zona somos todos amigos) que depois de andar uns largos tempos a sofrer com a atitude de outro Geocacher que lhe tem feito a vida negra, ainda ter de passar por isto.

Fica aqui o meu testemunho sobre este tema, do qual não volto a fazer mais nenhum comentário.

Rui.

*** PS: Isto mostra a minha consideração e opinião pessoal.**********************************

-- Copy of email sent to SUp3rFM & Cruella -- 27/10/2007
Oi,

Para já queremos vos agradecer por nos terem mostrado o Geocaching duma forma tão espectacular.

Hoje chegamos às 100 caches e queremos dedicar a vocês pois iniciamos a nossa actividade no geocaching depois de vos ver na TV.

Hoje temos 25 colocadas em Braga e +100 encontradas, graças em parte ao vosso "incentivo".

Obrigado e esperamos um dia nos cruzarmos por ai.

Rui.
Editado pela última vez por SPY_Team em quarta jul 15, 2009 22:46, num total de 2 vezes.
Imagem Imagem
SPY_Team
Small

Registado: domingo mai 06, 2007 21:02

Re: O que se está a passar no mundo do Geocaching?!?!?!?!?!??

Mensagempor papaleguas » quarta jul 15, 2009 00:06

Neutro na questão.

Penso que a seguir a ser feita a manutenção o Hugo apaga essa nota. Eu pelo menos pediria e não vejo qualquer inconveniente em a retirar. Ela serve para de alguma forma informar o owner e a comunidade que está a tomar as devidas precauções para que não se criem situações do tipo: ele não disse nada... e de certa forma pressiona o owner a fazer a manutenção ASAP.

Mas ninguém melhor que ele para explicar.

O que se passa no geocaching nacional: Havia caches com inactividade muito prolongada (algumas com 8 meses) de desactivo o que representava uma barreira a quem queria colocar caches no local e não manifestava em nada o espirito do jogo.

Embora não tenha que responder por ninguém: não misturem as coisas... aquela é uma função inglória e não se podem misturar as coisas: o Sup3r tem na comunidade duas funções: geocacher e reviwer. O reviwer não pode ser influenciado pelo geocacher e vice versa.

Apenas os meus dois cents :)

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Registado: sexta dez 14, 2007 14:04

Mensagempor rmatosinhos » quarta jul 15, 2009 00:30

Gostei. Especialmente do bom senso se terem sido diferenciadas as caches desactivadas à pouco tempo das caches desactivadas à demasiado tempo.

Mas há pessoas que não vão gostar, pois vai...
Mas há pessoas que vão gostar... sim a maioria.

"Se eu podia fazer geocaching com caches desactivadas? Sim podia, mas nõo era a mesma coisa [:D]"
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Mensagempor Sagitario » quarta jul 15, 2009 00:31

Boas

Realmente contava com outro tipo de atitudo por parte do revisor.
E como uma acção gera uma reacção, eu reagi. Como tenho duas caches em stand-by fiquei duplamente F....O
Considero este tipo de atitudes tipicas de outros tempos, e como teve tempo para escrever uma nota em cada uma das minhas duas caches, poderia com um simples e-mail ter a resposta a duas questões distintas.

Como escrevi na resposta via log, o que eu acho verdadeiramente impessoal, é o que eu sinto hoje, e como me conheço bastante bem, é definitivo no que diz respeito à cache em questão.

Sempre tive a mais cordial relação com o Garri, quando me perguntou de forma civilizada por PM sem topicos de como eu deveria agir ou deixar de agir o porquê de a cache em questão estar desactivada eu prontamente dei a minha versão dos factos, factos esses que são do conhecimento de quem acompanha a triste história de vida desta cache, ele aceitou sem reservas. Esteve quase um ano desactiva...

Não desisto, é claro, tenho bagagem suficiente para aguentar estes embates, fossem os meus problemas como este, mas tenho os meus timings como todos nós.

De futuro irei ajuizar caso a caso se vale a pena dar o meu contributo para esta causa.
É a minha opinião...

Jorge Ferreira
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor alieri » quarta jul 15, 2009 00:43

Havia caches com inactividade muito prolongada (algumas com 8 meses) de desactivo o que representava uma barreira a quem queria colocar caches no local e não manifestava em nada o espirito do jogo.

Desculpa, mas não é inteiramente verdade. O que representava é uma violação das guidelines do jogo. Ponto.
O que referes, nomeadamente a questão de 'outros que queiram colocar caches ali' , pode existir, mas não pode ser apontado como A razão de ser das mensagens enviadas a nn geocachers pelo reviewer (e eu (nós) recebi uma, e a cache foi arquivada - estava inactiva desde Janeiro).

Dizer isso que dizes é dar a entender, errada e perigosamente, que terceiros - interessados em colocar caches em dezenas de locais diferentes - fizeram pressão sobre o reviewer para que arquivasse as caches.

Sei que não era o que querias transmitir, mas é preciso algum cuidado.
Quanto ao caso concreto, sei que foram enviadas mensagens semelhantes e até feitos alguns arquivamentos
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor SUp3rFM » quarta jul 15, 2009 01:31

Vejo-me obrigado a participar numa discussão que, honestamente, não vejo o porquê de existir.

Vamos por partes. Quando iniciei a tarefa de um primeiro levantamento, descrevi-a aqui.

Como podem ler, e até ter uma pequena ideia, foram vistas mais de 700 caches que de alguma forma indiciavam a necessidade de intervenção, quer por estarem inactivas, por existirem pedidos de arquivamento, por apresentarem sinais críticos, atributo de "needs maintenance", etc. Foram identificadas 216 caches. Contactei com uma mensagem para cada um deles, pedindo um plano concreto. Obtive muitas respostas satisfatórias, muitos owners reactivaram as suas caches, outros deram para adopção, outros arquivarem e outras arquivei eu (por falta de resposta dos owners).

No entanto, não se deve confundir, nem tirar conclusões precipitadas sobre o que fiz hoje, ou seja, as notas colocadas em caches inactivas. Aproveito para explicar.

As guidelines pela qual esta nossa actividade é orientada referem o seguinte:

As the cache owner, you are also responsible for physically checking your cache periodically, and especially when someone reports a problem with the cache (missing, damaged, wet, etc.). You may temporarily disable your cache to let others know not to hunt for it until you have a chance to fix the problem. This feature is to allow you a reasonable time – normally a few weeks – in which to arrange a visit to your cache. In the event that a cache is not being properly maintained, or has been temporarily disabled for an extended period of time, we may archive the listing.

It may be difficult to fulfill your maintenance obligations if you place a cache while traveling on vacation or otherwise outside of your normal caching area. These caches may not be published unless you are able to demonstrate an acceptable maintenance plan. It is not uncommon for caches to go missing, areas to be cleared, trails to be blocked or closed, objects used for multi-cache or puzzles to be moved or removed, etc. Your maintenance plan must allow for a quick response to reported problems.

O trabalho que fiz foi identificar caches inactivas há alguns meses e colocar mensagens nas mesmas, em forma de Reviewer Note, solicitando aos mesmos uma saída possível para as suas caches.

Eu lamento se não me dirijo a vós utilizando o primeiro e último nome. Lamento que a mensagem não seja personalizada, ou ainda que não seja privada. Ou melhor, não lamento desta forma. Lamento apenas a forma inflamada como vós se queixam da mesma.

Coloquei a nota, tal e qual como coloquei noutras caches, porque estas necessitam de atenção por parte dos owners. Como owners, vocês comprometeram-se a respeitar estas guidelines nas vossas caches. Esta nota é só uma chamada de atenção. Porque é que tem que ser privada? Porque é que não é dirigida pessoalmente? Eu explico: Porque é a melhor forma, a forma mais eficiente de consciencializar os owners para o problema da cache; Não é pessoal porque não tenho tempo e disponibilidade para isso.

Se não houvessem centenas de caches com situações que chocam com aquilo que os owners se comprometeram, provavelmente até telefonava um a um a pedir um ponto de situação sobre a situação A ou B.

Sinceramente, não compreendo.

Digam-me se agi mal, se fui contra alguma regra. E se o fiz, por favor, contactem a Groundspeak. Como referi, apenas fiz aquilo que devia fazer.

Por outro lado, esperam que a minha acção seja condicionada porque conheço A ou B? Significa que teria que pedir com muito jeitinho a um, porque o conheço para reactivar a cache, e pedir formalmente a outro porque não o vejo todos os dias?

Volto a repetir, se fosse possível, ligava por telefone ou até almoçava com os owners das caches que necessitam de atenção. O problema é que para almoçar com todos, ou seja, um almoço por dia, só teria o assunto tratado com todos eles em cerca de... 11 meses.

Como não o consigo fazer, utilizo as ferramentas que disponho como reviewer.

Aproveito ainda para esclarecer algo, no que diz respeito às manutenções das caches que tem: Não se ponham a dar passoos maiores que as pernas. Pensem na manutenção quando estão a escondem uma cache. Pensem no Plano B, logo de início.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor papaleguas » quarta jul 15, 2009 07:59

alieri Escreveu:
Havia caches com inactividade muito prolongada (algumas com 8 meses) de desactivo o que representava uma barreira a quem queria colocar caches no local e não manifestava em nada o espirito do jogo.

Desculpa, mas não é inteiramente verdade. O que representava é uma violação das guidelines do jogo. Ponto.
O que referes, nomeadamente a questão de 'outros que queiram colocar caches ali' , pode existir, mas não pode ser apontado como A razão de ser das mensagens enviadas a nn geocachers pelo reviewer (e eu (nós) recebi uma, e a cache foi arquivada - estava inactiva desde Janeiro).

Dizer isso que dizes é dar a entender, errada e perigosamente, que terceiros - interessados em colocar caches em dezenas de locais diferentes - fizeram pressão sobre o reviewer para que arquivasse as caches.

Sei que não era o que querias transmitir, mas é preciso algum cuidado.
Quanto ao caso concreto, sei que foram enviadas mensagens semelhantes e até feitos alguns arquivamentos

Realmente não era essa a situação que queria colocar :) Mas foi uma das que colocaram na altura, mas como dizes, não é A razão. A razão é que está fora das guidelines

Eu nunca colocaria uma cache no local de outra que foi desactivada pois se a primeira desapareceu, a segunda vai desaparecer também.

Eu concordo com os arquivamentos quando o dono da cache não faz a sua reposição rapidamente (dentro do razoável e do possivel).

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Mensagempor hulkman » quarta jul 15, 2009 08:21

Só tenho uma coisa a dizer.. Considero-me amigo do Sup3r e "por causa dele" já tive que decidir o que fazer com uma cache minha... Decidi arquivá-la. E porquê??? Não respeitava uma recente regra criada pela groundspeak. Posso ou não concordar com a regra, mas ela estava lá e a cache não estava "legal". Como tal só tenho que compreender e saudar a iniciativa do Sup3r.

Até agora tem feito um excelente trabalho de identificação de caches com algum problema (para além de publicação de novas) e tem todo o meu apoio!

Ficaram chateados? Não há razão para tal... Reactivem as caches, desactivem, arquivem... enfim... façam o que quer que seja necessário, mas não se queixem do revisor que está apenas a fazer o seu trabalho (voluntariamente)... Ou preferiam continuar com uma quantidade de caches por aí que estavam desaparecidas, não seguiam regras, tinham coordenadas totalmente erradas, ou que o owner estava inactivo??? Eu sei a resposta...
Imagem Imagem Imagem
hulkman
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Torgut » quarta jul 15, 2009 08:33

O que se está a passar no mundo do Geocaching?!?!?!?!?!?? Finalmente está a ser colocada uma ordem no panorama caótico que grassava por esse país fora no que toca a caches deixadas ao abandono.

As regras que são aceites e subscritas no acto de criação de uma queixa são para ser cumpridas e até são razoáveis; tudo o que o actuar reviewer mais activo está a fazer é fazer cumprir, limpar, arrumar.... tudo coisas louváveis, digo eu. Mas pronto. Pelo que percebi o drama aqui é o facto disto não ter sido feito em privado. Olha que de facto é um drama do catano! Para além das razões que o reviewer esclareceu já, mesmo que não o tivesse feito, é mesmo um fim do mundo, um crime de lesa majestade! Entre escrever em privado e escrever uma note pública.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor RavenMaster » quarta jul 15, 2009 09:10

Se já tive que fazer uns 60/70Km para recolocar uma cache 5 metros ao lado por causa das regras ??? Tive!
Queixei-me ??? Não.
Porquê ??? Porque a culpa era minha, devia ter verificado se estava segundo a distância mínima...

As regras existem, nós sabemos que elas estão lá... só cumpre quem quer mas depois há concequências
Parabéns pelo trabalho. :clap:
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor t@ndre » quarta jul 15, 2009 10:12

hulkman Escreveu:Só tenho uma coisa a dizer.. Considero-me amigo do Sup3r e "por causa dele" já tive que decidir o que fazer com uma cache minha... Decidi arquivá-la. E porquê??? Não respeitava uma recente regra criada pela groundspeak. Posso ou não concordar com a regra, mas ela estava lá e a cache não estava "legal". Como tal só tenho que compreender e saudar a iniciativa do Sup3r.

Até agora tem feito um excelente trabalho de identificação de caches com algum problema (para além de publicação de novas) e tem todo o meu apoio!

Ficaram chateados? Não há razão para tal... Reactivem as caches, desactivem, arquivem... enfim... façam o que quer que seja necessário, mas não se queixem do revisor que está apenas a fazer o seu trabalho (voluntariamente)... Ou preferiam continuar com uma quantidade de caches por aí que estavam desaparecidas, não seguiam regras, tinham coordenadas totalmente erradas, ou que o owner estava inactivo??? Eu sei a resposta...

bolas e que cache essa :(, era a meu ver um icon de Lisboa :)

eu só consegui fazer metade, infelizmente nunca apanhei lá o senhor :)

Obrigado pela Cache Hulk ;)
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor kidloco » quarta jul 15, 2009 10:17

Meus Senhores e minhas Senhoras, o que é preciso é ter calma e bom senso, eu também recebi numa das minhas caches uma nota igual e não me importo nem um bocadinho.

Como mal conheço o Sagitário e o Sup3rFM, estou à vontade para dizer que por um lado a mensagem podia ter sido enviada via PM, não ofenderia certas sensibilidades, mas como foi explicado, seria um processo demasiado moroso ainda para mais para quem faz este trabalho de forma voluntária e tem vida além do geocaching, por outro lado, mesmo com a justificação de que a cache tem tido os seus problemas, a reacção foi baseada no coração e não na razão, com uma leitura atenta da mensagem enviada chega-se à conclusão de que a mesma não é uma sentença de morte mas uma chamada de atenção propondo diversas soluções para a resolução do problema e este já devia estar resolvido há muito, é mais um exemplo de que atitudes belicistas não levam a nada, nestas situações as pessoas encontram-se frente a frente e conversam, isto é uma verdade tão antiga que até a escusava de referir aqui.

Para terminar, se fizerem uma pesquisa vão ver que este tipo de mensagens em caches desactivadas há algum tempo não é novidade noutros paises, eu já vi nos EUA e penso que ninguém fica chateado por isso.
kidloco
Regular

Registado: sábado fev 24, 2007 22:15

Mensagempor RavenMaster » quarta jul 15, 2009 11:20

Eu sou daqueles que não percebe que está a fazer na BD a cache debaixo de água...
Ninguém lá foi nem possivelmente irá, nem ninguém sabe se lá está, etc.
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor vasconde » quarta jul 15, 2009 11:39

O post não tem nada de mal. O SUp3rFM apenas esta a fazer o seu trabalho e que já esta a dar os seus frutos, mais uma vez os meus parabéns ao SUp3rFM [:)]
Acho que a reacção é um bocado infantil e sem sentido, peço desculpa se estou a ofender alguém.
Se eu tivesse uma cache na mesma situação e recebesse um aviso desses iria tentar resolver o mais rapidamente possivel a situação, para que a tal nota do revisor fosse retirada em vez de amuar e deitar tudo por água abaixo.
Imagem
vasconde
Small

Registado: domingo mar 08, 2009 14:06

Mensagempor papaleguas » quarta jul 15, 2009 11:40

RavenMaster Escreveu:Eu sou daqueles que não percebe que está a fazer na BD a cache debaixo de água...
Ninguém lá foi nem possivelmente irá, nem ninguém sabe se lá está, etc.

O mesmo se poderia dizer de qualquer cache no alto de serras :) Para saberes se lá está deves lá ir ver :)
Essa não está fora das guidelines :)

A cache a que o Hulkman se refere não a fiz com muita pena minha :( e agora também não a vou poder fazer, mas regras são regras :) e o Sup3r está a fazer um excelente trabalho :)

Eduardo
Imagem
papaleguas
Large

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes