• Anúncios

Caches inactivas / Manutenção / Arquivar

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Caches inactivas / Manutenção / Arquivar

Mensagempor SUp3rFM » quinta jul 09, 2009 21:58

Caros,

Para além da tarefa de analisar e publicar as caches que submetem, tenho também a tarefa de olhar pelas caches publicadas. O objectivo é tentar mantê-las de acordo com as guidelines e, principalmente, ver se estão de acordo com aquelas alíneas que todos concordaram quando resolveram publicar no Geocaching.com.

Por isso, para além de publicar as caches, tenho-me empenhado a passar os olhos por algumas boas centenas (~700) de geocaches que apresentam alguns sinais:

- Caches inactivas;
- Caches com pedidos de arquivamento;
- Falta de manutenção (diversos logs a solicitar manutenção);

Eis o que tenho feito:

Juntar numa lista todas as caches que apresentam sinais de "negligência" por parte dos owners. Tipicamente, a lista é composta por caches inactivas. Houve necessidade de desactivar algumas, dada a ausência do owner para o fazer. Essa lista atingiu as 216 caches.

O passo seguinte foi enviar um mail formal (quase que uma minuta) para todos esses owners solicitando uma resposta e um plano de acção concreto, num prazo máximo de duas semanas.

Tem sido com agrado que durante esse dia (iniciei a 30 de Junho) e até agora, a lista encurtou para 147. Registaram-se adopções, caches reactivadas e alguns arquivamentos. O número actual da lista só não é menor porque não estou a retirar caches cujos owners apresentaram um plano na página da mesma. Sobre esses casos, farei um followup mais tarde.

Pode-se dizer que é quase que um recomeço na análise deste tipo de casos. Para vocês a situação não é clara, mas se pudessem facilmente percebiam que o Garri tinha mesmo MUITO que fazer. E por uma questão de prioridades, este tipo de situações foi ficando menos privilegiado.

Como sabem, como jogador, utilizei diversas vezes o tipo de log "Needs to be Archived". Raras vezes teve resultados, e mais raro ainda foi a imediatez da resposta por parte do Reviewer. Deixem-me tentar explicar o que uma nota dessas desencadeia.

O "Needs to be Archived" é uma chamada de atenção. Apenas e só. Não é um juízo de valor, não é uma sentença de morte. É um recurso disponível. É uma nota que faz chamar a atenção do Owner e do Reviewer. Logo, o caso é analisado. O Owner é contactado para ter oportunidade de corrigir a situação - caso seja necessário. Só perante a resposta ou a falta da mesma, uma decisão é tomada. Quase nunca de forma imediata, salvo excepções no limite (exemplo, uma cache num local claramente proibido, etc).

Significa que uma nota de pedido de arquivamento chega. No entanto, podem logar as que quiserem. Eu vou tentar acompanhar todas as situações. Se me esquecer de alguma, contactem-me. Não fiquem à espera que seja eu a ir atrás de todas as situações. Não consigo, lamento.

Voltando a este levantamento inicial, da minha parte, significa que a 15 de Julho conto ter as respostas dos owners. Na ausência das mesmas ou de um plano coerente, não terei receio em fazer o que se deve fazer. Tentarei ser o mais imparcial possível. Sei que a situação provocará algum desconforto mas não podemos ter caches listadas com tantos meses à espera de uma manutenção ou simplesmente desactivada porque o owner conta lá passar daqui a 6 meses.

Sempre que colocarem uma cache, tenham logo em mente o Plano B. Uma solução para a cache que vai desparecer daqui a 3 meses. Não esperem que dobre as regras só porque me conhecem... Como certamente compreenderão.

Até lá, espero ter todas as respostas e ver mais casos de caches recuperadas meses (ou até um ano!!) depois de estarem inactivas. :)

Até lá,

Abraço e boas caches

Hugo Silva
SUp3rFM
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

P.S. Algumas caches tem sido publicadas numa questão de horas. Não fiquem mal habituados! [B)]
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Re: Caches inactivas / Manutenção / Arquivar

Mensagempor caixeiro_viajante » quinta jul 09, 2009 22:24

belo trabalho realizado até agora, os meus sinceros parabéns pela dedicação e empenho :wink:

1abraço tripeiro!
João
http://www.bunker-studios.com :: FREELANCING AGENCY
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
caixeiro_viajante
Regular

Registado: domingo ago 10, 2008 21:28

Mensagempor alieri » quinta jul 09, 2009 23:53

Aplaudo a iniciativa do 'nosso' reviewer e sobretudo a clareza e a pedagogia da explicação.
Espero sinceramente é que outros não venham aproveitar a tua vontade de "limpar a casa" para uma espécie de caça às bruxas.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Torgut » quinta jul 09, 2009 23:55

Alieri, queres explicar à gene o que entendes, neste contexto, por uma "caça às bruxas", para além das "bruxas" sendo consideradas as caches que estão o abandono? :-)
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor alieri » sexta jul 10, 2009 00:15

Não quero explicar nem divergir o tópico, mas basta pesquisar neste fórum para ver como, num passado não muito longínquo, diversos pedidos de arquivamento, nem sempre bem intencionados, resultam de (ou resultaram em) guerras entre geocachers/bruxas. As caches seriam as "vassouras" ? :D

Que este tópico que tão bem começou seja fonte de reflexão, e que o reviewer não se veja no meio de quezílias desse género, é o que desejo.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor bockyPT » sexta jul 10, 2009 08:10

Parabéns SUp3rFM, as caches nacionais já estavam a precisar de uma limpeza assim! :wink:

Daqui a umas semanas vou à Finlândia e uma das coisas que me espantou quando andei a ver que caches há por lá foi o número reduzidíssimo de caches desactivadas! Se abrir o mapa na zona de Lisboa encontram-se logo montes de caches de fundo cinzento. Por exemplo, na zona de Lisboa contei 15% de caches desactivadas (em 242). No porto são 13% (em 136). Helsínquia? 6% (em 138). Turku? 3% (em 209!).
Imagem
bockyPT
Regular

Registado: segunda abr 11, 2005 19:54

Mensagempor Corvo » sexta jul 10, 2009 08:14

Boa iniciativa, boa sorte uma vez que a revisão conta com cerca de 700 caches diáriamento!!!????!!! :??
Corvo
Small

Registado: quinta abr 24, 2008 08:38

Mensagempor Silvana » sexta jul 10, 2009 08:56

Para quem começou há tão pouco tempo, estás a ir no bom caminho!
Excelente iniciativa! ;))
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor vasconde » sexta jul 10, 2009 09:22

Uma palavra... Qualidade [:)]

Acho excelente o trabalho que estás a desenvolver. Parabéns SUp3rFM. :D
Imagem
vasconde
Small

Registado: domingo mar 08, 2009 14:06

Mensagempor Jesus » sexta jul 10, 2009 09:24

Ora aqui está uma das áreas que já merecia a atenção/intervenção por parte do reviewer Português. ;))

Compreendo que ao longo dos últimos tempos tenha sido um assunto deixado para segundo plano e se tenha dado atenção a outras situações prioritárias, dado o elevado volume de trabalho que o Garri tinha em mãos, o que porém reflete os actuais e consideráveis números de casos existentes.

Estou certo, que este esforço trará bons resultados. Obrigado Hugo. :-)
Imagem
Jesus
Regular

Registado: quinta jul 26, 2007 11:14

Mensagempor mtrevas » sexta jul 10, 2009 09:45

Os meus aplausos... este tipo de atitudes pedagógicas são necessárias ao geocaching nacional!
Este tipo de acções fazem parte do trabalho voluntário dos revisores, por isto ou por aquilo (que agora não vem ao caso) não estava a ser feito correctamente, é um trabalho que requer muita atenção, dedicação e justiça. Certamente que os owners das caches visadas vão entender, e certamente que todos os outros owners (onde estou incluído) vão ter mais atenção às suas caches de futuro!

Parabéns pela iniciativa, confesso que já a esperava, mas não tão cedo.

Boas Cacheadas!
Imagem
mtrevas
Large

Registado: terça fev 27, 2007 15:09

Mensagempor RavenMaster » sexta jul 10, 2009 10:26

Por essas e por outras é que iniciamos o movimento "Vamos adoptar uma cache!" :mrgreen:

viewtopic.php?f=2&t=4751

Bom trabalho Hugo, that's the spirit. [;)]
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

Mensagempor Torgut » sexta jul 10, 2009 10:48

bockyPT Escreveu:Parabéns SUp3rFM, as caches nacionais já estavam a precisar de uma limpeza assim! :wink:

Daqui a umas semanas vou à Finlândia e uma das coisas que me espantou quando andei a ver que caches há por lá foi o número reduzidíssimo de caches desactivadas! Se abrir o mapa na zona de Lisboa encontram-se logo montes de caches de fundo cinzento. Por exemplo, na zona de Lisboa contei 15% de caches desactivadas (em 242). No porto são 13% (em 136). Helsínquia? 6% (em 138). Turku? 3% (em 209!).

Desculpem lá o off-topic mas não resisti: e em Malta, caches desactivadas? 0 % ! Em cerca de 50. Mas pelo que tenho estado a ler, reconheço que na realidade algumas delas já deviam estar (desactivadas), ou seja, ainda estão mais ao abandono :mrgreen:
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor daraopedal » sexta jul 10, 2009 21:01

Pelos vistos o Sup3rFM tem por cá muito trabalho para fazer :??
Bom trabalho! ;))
ImagemImagem
Imagem
Imagem
daraopedal
Regular

Registado: segunda dez 03, 2007 16:28

Mensagempor ajsa » sexta jul 10, 2009 22:36

Sim, sei que é um assunto que faz parte das regras e que as mesmas devem ser respeitadas.

Mas...
...é mais importante ver as caches a serem arquivadas e não ter alguma, ou ter uma cache desabilitada com possibilidade de recuperação?

Não consigo vislumbra o beneficio de arquivar uma cache desabilitada à muito tempo?

Os nossos pioneiros, aqueles que nos transmitiram este passatempo, possuem, porque na altura não haviam muitas, caches espalhadas por todo o território.
Pergunto eu, se um desses nossos colegas vir uma das suas caches ser alvo de destruição por muggles em plena época natalícia e se o mesmo colega apenas tiver oportunidade de se deslocar até ao local nas suas férias de verão, será que a solução passa pelo arquivamento? Pela adopção?

Não me parece que seja assim tão linear, mas esta é apenas a minha opinião.

PS: Em Beja, não existe nenhuma desabilitada! :), e nem por isso estou mais feliz :(

Já agora, e só com enorme curiosidade a propósito desta matéria, gostaria de saber qual o destino que se deve dar a esta cache!
Teoricamente está ao abandono, como o seu owner não está contactável está automaticamente a violar as regras, quem tem coragem de pedir o seu arquivamento!
Não, não desejo o seu arquivamento, seria uma enorme perda; é um entre, com certeza muitos exemplos que não devemos levar as coisas tão "a sério", afinal como já ouvi da própria GS, isto é só uma brincadeira!
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes