• Anúncios

Estava errado! Cuidado, deixem-se de demagogia.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Estava errado! Cuidado, deixem-se de demagogia.

Mensagempor ajsa » quarta jun 24, 2009 09:51

Este tópico tem apenas um objectivo: alertar a comunidade para a questão a seguir apresentada para que cada um tire as suas conclusões, faça o que julgar ser correcto e, acima de tudo, não cometa o mesmo erro que eu!
Qualquer outra interpretação pessoal será isso mesmo; uma interpretação pessoal que não reflecte o meu pensamento.

Ok, estão tudo começou há cerca de duas semanas durante as nossas férias pela Suíça.
Quem me conhece sabe que uma das coisa que gosto de fazer é preparar o meu “trabalho de casa”, ver o que posso procurar, consultar cartas, ler listagens, analisar os registos dos outros geocachers mas neste caso não podia actuar desta forma. Não sabia os meus trajectos nem o que iria encontra pelo caminho. A estratégia era de fazer percursos interessantes (com ou sem caches) colocar o TOMTOM a alertar a proximidade de caches, com o seu alerta de existência de caches e sendo executáveis ler a listagem no PDA e finalmente partir para a sua procura.

E aqui começa o problema; surge uma cache, consultamos a listagem mas estava toda em Francês (hint incluída), com apenas as coordenada parto para a procura e no ponto zero procuro, procuro e procuro e nada. Consulto a precisão do GPSr dá 5 metros de erro. Abro o perímetro para +/- 15 metros e nada. Num perímetro maior a probabilidade de acidente começava a aumentar devido à inclinação do terreno nessa área e com isto desisti.
Honestamente tive pena, era a minha primeira cache na Suíça; queria deixar uma moeda e o local até que, apesar de não ser o expoente máximo, era agradável. Assunto arrumado, em casa quando faço o DNF, traduzo a listagem e hint e deparo que se tivesse aquela informação em inglês teria encontrado a cache. Recordo-me do sitio indicado (com um erro muito grande, aliás encontrei VÁRIAS caches com erros muito grandes, alguma de 80 metros). Honestamente fique muito chateado pelo facto, bastaria uma pequena frase em inglês e todos entenderiam a cache.

Faço o DNF e nele demonstro claramente o meu desagrado pela falha no idioma ao que o owner responde com a seguinte nota na cache: “Abre a tua mente, aprende Francês”
Vou ver o perfil do owner e estou presente dum geocacher com inscrição feita em Abril deste ano, duas caches escondidas, e meia dúzia encontradas. Pensei o que qualquer um pensa: um novo geocacher como muitos que vão surgindo que não lêem as guidelines e blá,blá,blá (já agora de salientar que na cache em questão, o primeiro log, alem do da publicação, é um log de actualização de coordenadas; pequeno detalhe sem importância).

Respondo-lhe de acordo com o que penso com uma nota na cache que provoca ao owner a destruição do meu DNF, da nota dele e da minha última nota. Tento novamente fazer o DNF mas novamente é apagado. Mando ao owner uma mensagem dizendo que se voltar a apagar o log denuncio à GroundSpeak e como resposta recebo exactamente e sem mais nada “F % # & Y O U”
Bom, para tentar abreviar que o testamento já vai longe, denuncio o sucedido à GroundSpeak e aqui é que vem o objectivo do tópico:
Recebo uma primeira resposta da GroundSpeak USA (julgo) com a indicação que ambos estávamos a ser infantis, que deveríamos parar com a troca de informação, que o Geocaching era um jogo para adultos.

Perante isto reconheço a minha culpa, reconheço a minha falha e prontamente pedi desculpa à groundspeak pelo sucedido indicando que para mim o assunto estava encerrado. Ponto Final.

Tudo estaria correcto, não fosse eu ter recebido uma segunda mensagem da Groudspeck, mas desta vez do departamento francês e aqui é, como se costuma dizer, a porca torce o rabo!

Basicamente a resposta dos francesa foi que o owner desta cache não era novo no geocaching (lembro que no seu perfil indica a sua criação em Abril deste ano, e os seus founds reflectem essa data); que este owner existia exactamente para responder a pessoas como eu que desprezavam (sim exactamente estas palavras) os geocachers mais novos, que o seu reduzido número de founds foi bloqueado por opção própria e que o mesmo pertencia ao grupo fundador do geocaching europeu. Mais, informam ainda que o geocaching é mesmo assim que, (numa tradução livre)
“…se sou coxo não faço caches de montanha, se não sei francês não faço caches francesas mas também não as critique!”
Caros amigos e colegas geocachers, esta é a derradeira lição que eu aprendo:

Deixemo-nos de tretas de caches de qualidade, não gostamos não fazemos mas não criticamos.
Deixem-se de tretas do inglês nas caches, dos textos pomposos, dos contentor porreiros dos locais fabulosos; não queremos, não fazemos mas se fizermos não critiquemos.
Geocaching é isso mesmo: COORDENADAS! Tudo o resto é conversa fiada de pessoas parvas como eu que acreditam que talvez consigam fazer algo diferente. Who cares??? É tudo conversa fiada, nada importa o único objectivo são coordenadas que levam (eventualmente) a um contentor, não gostam não façam mas se fizerem não critiquem.

Se criticarem… Bom, não esquecer que os agentes secretos andam aí para pessoas como eu que querem desprezar os mais novos porque acreditam que as coisas poderiam ser melhores (no meu ponto de vista).

Só para concluir, este inspector em questão, o fundador do Geocaching europeu, o tipo que manda f*d*r quem criticar as caches dele, apesar de possuir um perfil enganador para capturar os prevaricadores como eu, nem sequer é Premium Member. Também para quê, para sacar umas poquet quereis? Para quê se tudo o que interessam são coordenadas?

Vale a pena pagarmos os dólares à groundspeak? Não!
Fica a experiencia.

A todos os geocachers que possam ter sido, de alguma forma, feridos ou prejudicados pelas minhas (erradas) convições, por favor, aceitem as minhas sinceras desculpas. Irei jogar sob estras regras, coordenadas, não gosto não faço, se fizer não critico ou ignoro.

António
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Re: Estava errado! Cuidado, deixem-se de demagogia.

Mensagempor Malok0 » quarta jun 24, 2009 10:55

A única coisa que tenho a dizer é que, ao errares novamente, o erro anterior não vai ser corrigido.
Se aconteceu tal como afirmas, é de uma frustração enorme. Mas a vida segue. Aconteceu na Suíça. Mas não precisas de sair de Portugal para encontrar anormais como esses.
Só é uma pena que a Groundspeak fique mal vista no meio desta trapalhada toda.
Malok0
Regular

Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Mensagempor NecaXing » quarta jun 24, 2009 11:07

Sinceramente, a minha alma está parva. È por isso que, apesar de ainda não ter ido la fora praticar, mas acho que a qualidade do geocaching e dos geocacher portugueses é inequestionável. Acho também que nos preocupamos mais com quem vem de fora e depois a resposta é esta. EU SO LISTING EM PORTUGUÊS. Eventualmente poderei colocar uma hinta que ache necessário em inglês. Mas informações turisticas para estrangeiros?! Vão ao posto de turismo.
NecaXing
Regular

Registado: sexta abr 17, 2009 21:11

Mensagempor rifkinda » quarta jun 24, 2009 11:42

Só por curiosidade... o departamento francês mandou-te o mail em Francês ou em Inglês?
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor MightyReek » quarta jun 24, 2009 12:05

Ó António, compreendo a tua revolta.
Realmente é de ficar de boca aberta com a pequenez de pensamento desses tipos.
Eu já tinha a noção que nós por cá éramos melhores que eles mas agora já fiquei com a certeza. Repara nesta Bookmark. Diz-te alguma coisa? Pois...

Deixa-os grunhir e continua a desfazer o cérebro ao pessoal com as tuas caches.
E trata de dizer que cache foi essa para que o pessoal fique alertado...

Abraço e anima-te homem!

Editado:
Só mais um exemplo da prepotência da Groundspeak: GCG822
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Malok0 » quarta jun 24, 2009 12:09

É preciso também lembrar que não é preciso ir além-fronteiras para encontrar atitudes deste género (excepto o da GS).
Estamos longe de ser perfeitos.
Malok0
Regular

Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Mensagempor ajsa » quarta jun 24, 2009 12:52

Para os mais curiosos, esta é a cache em questão:

Esta é a cache em questão: Tavernier
e este é o owner : Zekiller

E já agora a resposta do departamento frances de geocaching:

"Hello ajsa!

At first, Zekiller ist not a newbie
He's a founder of the european geocaching staff.

Its number of discoveries is voluntarily locked, in order to flush out people like you, who scorn the new users!

Geocaching is an international activity, but difficulties are unfortunately discriminatory… For example, a cache in a wood, or at the top of a mountain is not accessible to all.
A description in another language which English prevents people who does not speak French to reach the cache.

The language or the terrain, are normal geocaching difficulties!

If you are one-legged, don't climb up on mountains If you don't speak French, don't seek the French geocaches, and don't criticize them!
"
ajsa
Extra Large

Mensagempor Torgut » quarta jun 24, 2009 13:27

ajsa Escreveu:Respondo-lhe de acordo com o que penso com uma nota na cache que provoca ao owner a destruição do meu DNF, da nota dele e da minha última nota. Tento novamente fazer o DNF mas novamente é apagado. Mando ao owner uma mensagem dizendo que se voltar a apagar o log denuncio à GroundSpeak [...]

É. Já tenho conhecido owners que não conseguem aceitar críticas negativas, mesmo que escritas com termos correctos e devidamente estruturadas. Depois apagam o que não gostam.

ajsa Escreveu:Tudo estaria correcto, não fosse eu ter recebido uma segunda mensagem da Groudspeck, mas desta vez do departamento francês e aqui é, como se costuma dizer, a porca torce o rabo!

Então mas a empresa de vão de escada que a Groundspeak é, agora tem departamentos estrangeiros? Muito me surpreende.

ajsa Escreveu:Só para concluir, este inspector em questão, o fundador do Geocaching europeu, o tipo que manda f*d*r quem criticar as caches dele, apesar de possuir um perfil enganador para capturar os prevaricadores como eu, nem sequer é Premium Member. Também para quê, para sacar umas poquet quereis? Para quê se tudo o que interessam são coordenadas?
Vale a pena pagarmos os dólares à groundspeak? Não!
Fica a experiencia.

O fundado do Geocaching europeu não será, que a primeira cache no nosso continente é irlandesa e já tive a honra de a encontrar. E não, não gosto nada de pagar à Groundspeak, que nada faz para além de explorar até ao tutano um conceito que nem por eles foi criado (seria impossível, uma vez que o Geocaching é genial e a Groundspeak não tem tal palavra no seu dicionário).

Bem, de resto, só tenho pena que isto te tenha sucedido a ti e não a uma das criaturas que por ai andam com a atitude desse suiço. E porquê que tudo isto das línguas sucede? Deixa cá ir buscar um dos atributos chave da Grounspeak: "ganância". Porque se eles forçarem de alguma forma a obrigatoriedade de uma versão internacional das caches, com o texto na língua internacional de momento - o inglês - podem perder clientes e isso é que não, não pode ser. Há que amealhar tudo. Então é este caos, com caches abertas a todos, caches vedadas a estrangeiros. Sucede um pouco por todo o lado com graus de gravidade variáveis. Portugal, por assim dizer, está na média, assim como o meu país de adopção, a Rep. Checa. A Alemanha é a pouca vergonha habitual no que toca a chauvinismo linguistico. A Espanha e França surpreendem pela positiva, talvez porque nesses países o Geocaching ainda seja practicado por um grupo de pessoas com formação cultural acima da média local, que compreende o significado do universalismo aplicado ao projecto Geocaching. Na Suécia, claro, tudo em inglês e sueco. Mas estamos a falar de um país onde até os websites das juntas de freguesia têm uma versão para o resto do mundo, ou seja, em inglês.

Também gostava de saber o nome dessa cache; pode ser que passe por ela e, seguindo o teu apelo, faça o que a minha consciência mandar.

Malok0 Escreveu:Só é uma pena que a Groundspeak fique mal vista no meio desta trapalhada toda.

Achas? Pois eu não concordo. A Groundspeak é a materialização de todos os valores negativos de uma empresa. Incompetência, ganância, desprezo pelos clientes, arrogância... mas, faço questão de repetir... incompetência, incompetência, incompetência. É um caso pleno daquilo que muitos pobres de espírito denunciariam logo como "isto só em Portugal". É bom que a verdadeira natureza da Groundspeak vá sendo revelada aos mais novos.

NecaXing Escreveu:É por isso que, apesar de ainda não ter ido la fora praticar, mas acho que a qualidade do geocaching e dos geocacher portugueses é inequestionável. Acho também que nos preocupamos mais com quem vem de fora e depois a resposta é esta. EU SO LISTING EM PORTUGUÊS. Eventualmente poderei colocar uma hinta que ache necessário em inglês. Mas informações turisticas para estrangeiros?! Vão ao posto de turismo.

Pois... para quem nunca foi lá fora practicar tens muitas certezas sobre a qualidade do Geocaching português; é obra, chegar a essas conclusões sem possuir qualquer termo de comparação. De resto... aqui está um dos elementos que merece aquilo que aconteceu ao AJSA. Há muitos por ai.
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor tmob » quarta jun 24, 2009 15:59

NecaXing Escreveu:Sinceramente, a minha alma está parva. È por isso que, apesar de ainda não ter ido la fora praticar, mas acho que a qualidade do geocaching e dos geocacher portugueses é inequestionável. Acho também que nos preocupamos mais com quem vem de fora e depois a resposta é esta. EU SO LISTING EM PORTUGUÊS. Eventualmente poderei colocar uma hinta que ache necessário em inglês. Mas informações turisticas para estrangeiros?! Vão ao posto de turismo.

Combater a parvoíce com estupidez, well done!
Imagem
tmob
Regular

Registado: quinta set 13, 2007 16:39

Mensagempor btrodrigues » quarta jun 24, 2009 16:10

NecaXing Escreveu:Acho também que nos preocupamos mais com quem vem de fora e depois a resposta é esta. EU SO LISTING EM PORTUGUÊS. Eventualmente poderei colocar uma hinta que ache necessário em inglês. Mas informações turisticas para estrangeiros?! Vão ao posto de turismo.

novato:
com essa atitude não vais longe.

tira os olhos do umbigo, vá.
--
BR
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor Torgut » quarta jun 24, 2009 16:15

Bem, isto agora é um bocado off-topic, mas, AJSA, estive a ver o listing da cache... caramba... nunca aprendi francês, mas não compreender aquela hint faz-me lembrar os castelhanos e a sua distribuição generosa de "No te intiendo". :mrgreen:
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor NecaXing » quarta jun 24, 2009 16:29

tmob Escreveu:
NecaXing Escreveu:Sinceramente, a minha alma está parva. È por isso que, apesar de ainda não ter ido la fora praticar, mas acho que a qualidade do geocaching e dos geocacher portugueses é inequestionável. Acho também que nos preocupamos mais com quem vem de fora e depois a resposta é esta. EU SO LISTING EM PORTUGUÊS. Eventualmente poderei colocar uma hinta que ache necessário em inglês. Mas informações turisticas para estrangeiros?! Vão ao posto de turismo.

Combater a parvoíce com estupidez, well done!

Se achas que é estupidez, é a tua opinião, vale o que vale. Eu tenho a minha. Ao publicar uma cache apenas em português não estou a infrigir as regras, só la vai quem quer. Esquecem-se que pode haver pessoas que não dominem o inglês. Esquecem-se que o geocaching é uma actividade aberta a TODOS. Por exemplo, porque é que não pode haver uma pessoa com a 4.ª classe a gostar e a praticar a actividade? Tem essa pessoa que andar a pedir traduções ou ir aulas de inglês só para puder saber qual é o prazer de criar uma cache?

Para mim, desde que se cumpram as regras. Estão lá as coordenadas, o resto vai do bom senso de cada um. Se tem uma pagina bem elaborada, em portugues, ingles, chines, fotos o maximo de informação possível. Optimo, nós agradecemos. Se não azar. Não se deve criticar negativamente nem lhe chamar estupidez, deve-se sim aconselhar.
NecaXing
Regular

Registado: sexta abr 17, 2009 21:11

Mensagempor ajsa » quarta jun 24, 2009 16:31

Quando me inscrevi no Geocaching reparei, sem ter de ler qualquer manual, que estava perante algo não português e, portanto, deveria utilizar como forma de comunicação o inglês.
Sim, é verdade que o ideal seria cada um de nós falar todas os idiomas mas obviamente tá é impossível pelo que, desde à longa data, pelos mais variados motivos, o inglês é utilizado na comunicação universal tal como o dólar para a comunicação comercial.

Sempre me esforcei por colocar nas minhas listagens uma tradução de tudo o que escrevi em português para inglês e, nalguns casos, em espanhol salvo um ou dois casos de EarthCaches que possuem termos técnicos que não conheço em espanhol e portanto optei exclusivamente pelo inglês.

Há meia dúzia de dias atrás foram publicadas duas EarthCaches em França. Se fosse por essa linha de pensamento, teria as escrito em Português e que quiser fazia, quem não quiser ficava em casa.
Seria, perdão, sou parvo e continuo a acreditar no que acho correcto podendo no entanto estar errado mas definitivamente não sou estúpido.

Sim, já cometi erros, já tive "coisas" que, em pensamento isolado e com calma, reconheci que realmente fui parvo, que poderia actuar de outra forma mas nada que se compare a isto.

Em grossa análize poderemos dizer que todos andamos nisto por "turismo" é um escape, uma forma de diversão, um passatempo.

Agora imaginem:

Ahhh, não sabe chinês, ah desculpe lá mas não pode fazer turismo no nosso país!
Olhe, e que tal abrir a sua mente? Não quer tirar um cursinho de cantonês?

Antes de entrar na Suíça, para alem de úteis conselhos dados aqui no fórum, pedi informação ao departamento turístico da embaixada suíça em Lisboa.
Confesso que foi uma das respostas mais cordiais que alguma vez recebi. Um enorme envelope com montes de panfletos na sua esmagadora maioria em português (ok, "brasileiro", mas isso é o menos) e os que não estavam nesta língua recebi-os em inglês.

Mais, recebi ainda uma mensagem da Sr. Console (claro que é uma mensagem tipo :) ) agradecendo o pedido de informação e dizendo, passo a transcrever:

"...por favor, não hesite em contactar os serviços turísticos do meu país, teremos sempre uma mensagem amiga ao seu dispor..."

De facto assim foi, numa estação de serviço existia um posto turístico que me atendeu com a maior simpatia e adivinhem... "Em inglês" e, já agora, no rent-a-car, fui atendido por um Suíço que me falou em portenhol, aquela mistura de espanhol com português mas claro, isso era para me sacar uns francos, ou euros que agora não são esquisitos nem distintos.
ajsa
Extra Large

Mensagempor ajsa » quarta jun 24, 2009 16:39

Torgut Escreveu:Bem, isto agora é um bocado off-topic, mas, AJSA, estive a ver o listing da cache... caramba... nunca aprendi francês, mas não compreender aquela hint faz-me lembrar os castelhanos e a sua distribuição generosa de "No te intiendo". :mrgreen:

Que posso dizer, não entendo patavina de francês e para mim, por exemplo, na altura a hint traduzi como "a cache está ao pé duma árvore junto a um banco morto"

entendi branche por bench (banco em ingles)

No texto não pesquei mesmo nada. :oops:

No local, árvores era o que não faltava, e procurei e procurei e de facto há um banco a cerca de dois metros do ponto zero. Revirei tudo mas nada.
Mais tarde, já em casa, este branche, que afinal é ramo, tornara-se muito claro. A cerca de 30 +/- havia um montito de lenha velha. Esta-se mesmo a ver onde a cache estava.

Já agora, deixo uma dica. Eles utilizam muito buracos ocos de sapatas velhas de árvores cortadas.
Dão-lhe um termo esquisito mas com a prática acabei por associar esse termo à sapata.
ajsa
Extra Large

Mensagempor Team HCCD » quarta jun 24, 2009 16:48

Boas!

De todo o teu testemunho acho que tens toda a razão para ficar passado com esses tipos.
Se me respondem como te responderam a ti, respondia-lhes igual, e deixo-os morrer no esquecimento.
Se um geocacher visita uma cache minha e é mal educado a referenciar os aspectos negativos, mando-o passear, mas não apago o log dele. Deixo-o estar, é a opinião dele e tem direito a ela. Eu simplesmente nao concordo. Já quando fazem criticas que têm o objectivo de melhorar a cache, até costumo enviar um mail a agradecer a colaboração.

Acho que não colocar informações turisticas para estrangeiros é limitar os interessados na cache, e para mim, quantos mais lá forem melhor. Depois dá-me mais gozo ir lá ler o que escreveram mesmo que tenha que trazer o logbook para casa e me por a traduzir no google translate :D

H
Team HCCD
Imagem
Team HCCD
Small

Registado: domingo mar 01, 2009 21:53

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes