• Anúncios

Cuidado a escrever logs, olh'ó spoiler, pá!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Cuidado a escrever logs, olh'ó spoiler, pá!

Mensagempor vsergio » segunda mar 23, 2009 13:04

Eu sei que já foi praí referido imensas vezes isto, mas nunca é demais relembrar:
Por favor, tenham cuidado a escrever logs e não coloquem spoilers, ou fotos que denunciem os esconderijos, ou escrever a dica (que está encriptada por algum motivo) no log.
Tenho-me deparado com montes dessas coisas... não consigo perceber.
Obrigado.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Re: Cuidado a escrever logs, olh'ó spoiler, pá!

Mensagempor Coruja » segunda mar 23, 2009 13:48

Entendo, perfeitamente essa preocupação. Como owner sei que a dica serve para ajudar, e nem sempre é a melhor ajuda. Tudo depende da veia poética do owner... :-P

No entanto, acho um cuidado acrescido, tendo em conta que a consulta dos logs não é mais que a busca de dicas e ajudas sobre a possivel localização da cache. Porque não, recorrer logo à HINT?

Todo o owner tem o direito que não o querer descrito nos logs, no entanto entramos nós mais uma vez na questão do bom senso!

Vejamos:
1-Existe alguma regras que proiba?
2-Deverá o owner fazer menção na página da cache que não o quer nos logs?
3-Os logs podem/devem ser apagados?

Acho que é um bom tema para ser discutido, principalmente porque eu, nos meus inicios fiz um log assim e as coisas não correram lá muito bem.... [B)] , no entanto acho apesar de tudo as coisas podiam ter corrido melhor se do outro lado tivessem outra maneira de pensar...mas tudo bem, já passou!
Editado pela última vez por Coruja em segunda mar 23, 2009 14:10, num total de 1 vez.
ImagemImagem
Imagem
Coruja
Regular

Registado: domingo Oct 07, 2007 10:33

Mensagempor MightyReek » segunda mar 23, 2009 14:00

É daquelas coisas nas quais se houver bom senso não há problema.
De qualquer modo, o owner tem a possibilidade de enciptar o log, bem como de o apagar.

Eu não tenho razões de queixa até ao momento. Numa das minhas caches colocaram uma foto spoiler, pedi para tirarem porque era spoiler e assim fizeram...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Coruja » segunda mar 23, 2009 14:15

No meu caso o owner limitou-se a apagar o meu log sem dizer o porquê...

Como não me disse nada, pensei que tivesse sido por engano (relembro que estava nos meus inicios) e voltei a logar da mesma forma, enviando logo de seguida um mail ao owner, onde tive uma resposta que só faltou bater-me... :lol:

Para não ferir a sua sensibilidade, loguei com FOUND IT...e ainda tive a resposta de que não precisava ser radical.... :lol:

Há com cada uma!!!!
ImagemImagem
Imagem
Coruja
Regular

Registado: domingo Oct 07, 2007 10:33

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda mar 23, 2009 15:50

Mais um assunto que dará pano para grandes conversas. E tudo depende dos autores tanto das caches como dos logs.

Uma vez, numa multi com dois pontos, fotografei a paisagem geral, abrangendo uma grande parte de uma praia e um pontão, onde estava situada a cache final. Via-se lá ao longe, no meio de toda a paisagem, o local da cache final. Mas no meio de tanta paisagem e sem qualquer sinal especial, só quem sabe o esconderijo é que o pode identificar.

O autor da cache escreveu-me a dizer para tirar a foto, porque revelava o esconderijo, ou então teria que apagar o meu registo. Não quis estar com mais discussões, por isso fiz-lhe a vontade e apaguei a foto.

Tudo é discutível e, conforme já se escreveu antes, vai depender unicamente do bom senso.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor ajsa » segunda mar 23, 2009 16:51

Como dizia Descartes, “O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm.” em determinadas alturas, especialmente aquelas em que alguém não tem a mesma opinião que nós costumamos evocar o tal bom senso para sublinhar o nosso ponto de vista em detrimento do de terceiros.

Não quero iniciar qualquer tipo de discussão sobre este ou aquele método de actuação deste ou daquele geocacher, mas apenas afirmar que isto não tem nada que ver com o bom senso mas que são pura e simplesmente as “regras” de quem esconde!
Quem esconde, para além de todo do trabalho na elaboração e criação da cache, idealiza como a mesma deve ser processada: tipo de contentor, percurso até à cache e, entre outros factores uma eventual pista (hint).

Quem procura tem de ter, entre outras coisas, como cordialidade e simpatia para quem tentou de alguma forma proporcionar alguns momentos de lazer, o respeito pelas “regras” impostas incluindo pistas e as tais “spoilers” que é como quem diz “agora é que estragas-te tudo, mais valia estares quieto e aproveitar uma boa oportunidade para estar caladinho no teu cantinho”.

Tal como no microondas não diz que não se devem ali secar gatos, ou no manual do automóvel não indica que a rotação dos seus eixos não serve para amolar facas, o criador das caches não necessita de dizer que não podem dar pistas adicionais, encontrou; óptimo, encantado, acabou, fique no seu canto.

Se houver algum “respeito” nestas simples “regras” julgo que tudo será mais simples. Afinal o criador das caches não pede a ninguém em particular para visitar as suas caches, espera sim, que estas visitas sejam algo de bom para ambos.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor vsergio » segunda mar 23, 2009 17:19

Discussão? Pano para mangas? Bom senso?
Nada disso. É só não escrever Spoilers, pá. Não gostaram de procurar a cache como deve de ser? Então deixem os outros fazer o mesmo.
Não há regras... mas está implícito, ou não?
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor SUp3rFM » segunda mar 23, 2009 17:27

Por acaso, há um pequeno disclaimer em todas as páginas das caches que alertam para a possibilidade de haver spoilers nos logs e fotos. Logicamente que o bom senso devia imperar.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor salprata » segunda mar 23, 2009 17:56

Desde que não se fotografe o cantinho onde está a cache... todas as fotografias são benvindas..
claro que deixam sempre passar montes de informação, ajudam-me imenso saber onde me vou meter... só se o owner fizer mesmo questão "não quero fotos"
;))
salprata
Regular

Registado: sábado jul 12, 2008 10:06

Mensagempor rmatosinhos » terça mar 24, 2009 01:24

quanto a essa questão.... eu gosto de fazer algumas coisas diferentes...
Coloco uma foto que quem sabe onde está a cache identifica como indicativo do local e quem não sabe onde está a cache pensa que sabe e acaba por andar às aranhas.

Uma brincadeira claro está que não revela necessariamente onde está a cache.

Exemplo: http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=8b36e3de-639f-43b5-8917-0a0f68f32a40
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Mensagempor mtrevas » quinta mar 26, 2009 16:08

A mim o que me chateia é os owners colocarem na descrição das caches algo do género "Por favor não tire fotografias nem faça qualquer tipo de referência ao container" (nada contra, aliás é um aviso á navegaçãoa sobre a dificuldade evidente destas caches), todavia a malta gosta muito de fazer comentários tipo " excelente container", ou "a cache é fora do normal" ou ainda "container / cache muito original", etc, etc.
Se os owners pedem para não se fazer referencia ao container, porque é que a malta tem sempre de escrever alguma coisa, será assim tão dificil nestes casos não comentar nada?
Eu pelo menos tenho esse cuidado, mas 80% está-se borrifando para isso, porquê? Porque nem sequer se dão ao trabalho de lerem toda a descrição da cache, simplesmente olham para a coordenada e para a hint ou foto spoiler (quando estes existem).
Isto para não falar ainda que nem se dão ao trabalho de verificarem a existência de waypoints adicionais, que se existem por alguma razão é, ou para facilitar o acesso á cache ou para em extremos evitar a danificação de patrimonio existente no caminho até ao GZ...!
Ah... e os DNFs não logados nas páginas das caches... isso então é mato!

Infelizmente é isto que temos!

Boas Cacheadas!
Imagem
mtrevas
Large

Registado: terça fev 27, 2007 15:09

Mensagempor Paisagista » terça mar 30, 2010 10:30

Este foi o log de um geocacher:
Ao chegar ao local temi o pior quando vi os portões fechados. Depois de achar uma entrada aberta lá fui eu efectuar a busca no 1º "patamar". Ao fim de algum tempo começei a duvidar se estáva no local certo por isso resolvi mudar de patamar. Assim quando me apróxima-va do 2º local vi logo onde a cache estaria.
TNLN

TFTC

O que me chateia é que um dos atributos é 24/7. (Acessível de portões fechados!) :shock:
Mandei um mail a pedir para editar o log mas entretanto aquele log está a servir de spoiler. A cena dos dois patamares aumenta o gozo da procura...

Será que faço um 'delete' com mail a explicar o porquê? Vou esperar umas horas.

Esta é a minha 1ª cachezinha :(
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular

Registado: sábado jul 04, 2009 09:39

Mensagempor MightyReek » quarta mar 31, 2010 07:05

Obviamente não conheço o local em causa, nem os patamares, e por isso faço esta questão:
É muito revelador dizer que não está num patamar e sim no outro?

E atenção ao apagar de logs. Não me parece que possam ser apagados por essa razão.
Só se podem apagar logs se não houver registo no logbook físico da cache, se forem ofensivos, usarem linguagem inapropriada, ou coisas do género.
Ainda para mais na página da cache, imediatamente antes dos logs vem o aviso
"Warning. Spoilers may be included in the descriptions or links."

De notar que não estou a defender spoilers nos logs nem nada do género, apenas estou a fazer referência ao que temos actualmente.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Paisagista » quarta mar 31, 2010 16:24

Obrigado pela resposta.
Optei por não me vou preocupar muito (Entretanto já há mais logs, bem menos spoiler... dos viperunderground e prodrive).
O importante é que já levei várias pessoas a visitar o edifício e isso é um dos intuitos do geocaching.
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular

Registado: sábado jul 04, 2009 09:39

Mensagempor Osodrac Team » quarta mar 31, 2010 22:53

Não seria, até, aconselhável que em cada log fosse colocada uma foto da cache que se encontra? Assim, talvez acabassem os logs feitos do sofá. Claro que em todas as fotos deveria haver o cuidado para não se mostrar o local exacto da mesma.
Imagem
Osodrac Team
Regular

Registado: sexta mar 21, 2008 22:35

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes