Manutenção de verão e incêndios

Enviado:
quarta mar 18, 2009 14:22
por papaleguas
Aproveitando a boleia do tópico dos incêndios:
Já aqui foi amplamente discutido o problema do lixo nas caches, mas neste caso em particular o apelo vai para os isqueiros e materiais inflamáveis que por vezes deixam nos containers.
Nesta altura e com a aproximação do calore seria interessante os owners fdarem uma ronda nas suas caches florestais a fim de retirarem objectos dessa classe evitendo assim acidentes.
Aos elementos novos, peço que consultem o tópico "lixo nas caches" onde este assunto já foi discutido (não consigo por o link)
O pessoal que encontra isqueiros nas caches, mesmo que não sejam suas deveriam retirar esses objectos. Penso que nenhum owner se importará

Vamos ver se este verão há menos área ardida
Eduardo
Re: Manutenção de verão e incêndios

Enviado:
quarta mar 18, 2009 15:25
por alieri
Por chocante que isso possa soar, há uns tipos que assinaram alguns logbooks em caches minhas com "Bombeiros da Vidigueira" e deixaram um isqueiro!!! Acho que não estão registados no gc.com, mas pelo que escreveram no logbook são mesmo bombeiros (mergulhadores?).
Se alguém os conhecer, digam-lhes qualquer coisinha, pfv.
Re: Manutenção de verão e incêndios

Enviado:
quarta mar 18, 2009 15:38
por papaleguas
Alieri
Se tiveres a certeza de que foram Bombeiros, posso mandar uma mensagem ao comando se me mandares o local da cache.
Eduardo
Re: Manutenção de verão e incêndios

Enviado:
quarta mar 18, 2009 16:20
por Insano
Mera curiosidade pirómana... como é que um isqueiro... dentro de uma cache... que normalmente está fechada e tapada por algo (não recebe luz directa) provoca um incêndio?
Re: Manutenção de verão e incêndios

Enviado:
quarta mar 18, 2009 16:38
por GeoDuplaP&F
Eu também nunca percebi essa. A única hipótese que eu vejo é que, se houver um incêndio e a cache arder, se o isqueiro tiver gás vai provocar uma explosão... explosinha... sei lá! Também gostava de saber.
Re: Manutenção de verão e incêndios

Enviado:
quarta mar 18, 2009 16:45
por SUp3rFM
Insano Escreveu:Mera curiosidade pirómana... como é que um isqueiro... dentro de uma cache... que normalmente está fechada e tapada por algo (não recebe luz directa) provoca um incêndio?
Pode não provocar. (não estou a excluir a possibilidade remota de tal acontecer)
Fica é mais difícil de explicar que o Geocaching é uma actividade "pró-Natureza" quando dentro das caixas está algo como um isqueiro, em zonas sensíveis.
Re: Manutenção de verão e incêndios

Enviado:
quarta mar 18, 2009 17:02
por ajsa
Como é que um isqueiro dentro de uma cache provoca um incêndio?
Realmente muito curioso!
De entre outras coisas, a forma mais simples é pelo achado da cache por uma criança (para não levantar coisas, não geocacher) que acha muito engraçado ter encontrado aquilo que os pais nunca lhes deixaram mexer… daí até ao incêndio, para não falar em ferimentos muito graves é um saltinho.
E como pode um isqueiro dentro duma cache provocar um incêndio sem a intervenção humana?
Um isqueiro descartável, os que são deixados em caches, devem suportar sem fugas ou ruptura, uma pressão interna de pelo menos duas vezes a pressão do vapor do combustível a 55º C.
Como é sabido, os contentores de caches podem de certa forma funcionar como um dispositivo de Papin, vulgarmente conhecida como panela de pressão.
No ano passado a minha estação meteorológica registou à sombra 52º C (por isso é que instalaram ao nosso lado a central foto voltaica).
Com estas temperaturas facilmente se consegue concluir que o interior duma cache pode atingir temperatura muito altas, o que, com um isqueiro lá dentro, poderá desencadear uma explosão do mesmo e o consequente incêndio.
Ah!
Esqueci-me de referir que o que foi dito no paragrafo anterior será relativo a um isqueiro em boas condições, ou seja, excluo os isqueiros com fugas, mal vedados, fraca construção, eventualmente lascados, made in china (sim, sim, eu sei que lá também se fazem bons produtos)……
Já agora existem mais produtos que podem ter resultados semelhantes com por exemplo as velinhas.
Re: Manutenção de verão e incêndios

Enviado:
quarta mar 18, 2009 17:19
por Insano
Com estas temperaturas facilmente se consegue concluir que o interior duma cache pode atingir temperatura muito altas, o que, com um isqueiro lá dentro, poderá desencadear uma explosão do mesmo e o consequente incêndio.
E dá para secar o logbook da passagem do Inverno...
![Tongue [:P]](./images/smilies/icon_smile_tongue.gif)
Re: Manutenção de verão e incêndios

Enviado:
quarta mar 18, 2009 17:22
por ajsa
Insano Escreveu:Com estas temperaturas facilmente se consegue concluir que o interior duma cache pode atingir temperatura muito altas, o que, com um isqueiro lá dentro, poderá desencadear uma explosão do mesmo e o consequente incêndio.
E dá para secar o logbook da passagem do Inverno...
![Tongue [:P]](./images/smilies/icon_smile_tongue.gif)
Nãooooo, fica mesmo colado!

Re: Manutenção de verão e incêndios

Enviado:
quarta mar 18, 2009 17:30
por GeoDuplaP&F
Pronto, com tanta coisa boa que um isqueiro pode provocar, não tenho mais nada a acrescentar, dando-se por encerrada a discussão.

Re: Manutenção de verão e incêndios

Enviado:
quarta mar 18, 2009 17:34
por ajsa
Só uma informação adicional acerca dos isqueiros
made in terra do Lao Tin Uang.

Re: Manutenção de verão e incêndios

Enviado:
quarta mar 18, 2009 17:36
por Insano
É proíbido comercializar isqueiros sem "segurança" há mais de um ano.
Re: Manutenção de verão e incêndios

Enviado:
quarta mar 18, 2009 18:12
por papaleguas
Todas as matérias combustiveis têm vários pontos de comportamento ao fogo.
O gás tem vários limites de concentração, mas só arde dentro do limite inferior e superior de inflamação LSI e LII (ou seja referimos a variável concentração gás-comburente).
Depois existe a componente de temperaturas características e existem a temp de ignição, combustão e deflagração e esta última é a temperatura a que uma matéria se auto-inflama.
Coloca isto dentro de uma estufa (cache) e consulta um programa que se chama ERGO2008 que tem todos os dados de temperaturas, cuidados, combate e primeiros socorros de todas as matérias que existem... Vais ver que no caso do butano ficas surpreendido

Eduardo
PS: quando quiseres vir dar uma volta pelo alentejo eu mostro-te como se incendeia gasolina sem fóosforos só por colocares um pouco no chão....
Re: Manutenção de verão e incêndios

Enviado:
domingo mar 22, 2009 20:23
por papaleguas
Volta na arrábida com o pessoal...
25 caches visitadas: 3 isqeuiros e uma vela.

Eduardo