Página 1 de 3

GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: domingo mar 15, 2009 21:07
por NaNdiNi
Boa noite, aqui vai um tópico que vai dar muita pipoca para comer:

WELCOME TO GEOCACHING (www.geocaching.com)
"Geocaching is enjoyed by people from all age groups, with a strong sense of community and support for the environment."

Ah Ah Ah.. nada mais errado. Infelizmente tenho testemunhado um geocaching sem escrúpulos por alguns geocachers que infelizmente prejudicam o nome de toda uma actividade.
Vejam por favor a limpeza que aconteceu em 5 dias na seguinte cache:
http://www.geocaching.com/seek/gallery.aspx?guid=03ad19ac-bb46-4f80-978a-497c611a29c1

Dispersores, refletors, relva, plantas, tudo destruído!
De quem é a culpa? O que fazer?

Re: GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: domingo mar 15, 2009 21:35
por MAntunes
Infelizmente este é um fenómeno cada vez mais frequente devido ao crescente número de caches e de geocachers que provocam uma aumento de pressão sobre o ambiente/espaços candidatos a receberem caches.

De quem é a culpa?

Não se pode dizer que a culpa é deste ou daquele. É de todos. Será que eu nunca pisei uma flôr ou um relvado? Será que, em alguma ou outra cache, eu não a poderia ter colocado melhor ou mais afastada de algum local mais sensível que possa sofrer com o aparecimento constante de pessoas a procurar algo, às vezes sob pressão, para logo irem procurar outra?

Que fazer?

Assinalar as situações mais significativas e adoptar atitudes que levem a evitar a sua repetição, tanto a nível de exemplos, como de mensagens, sejam verbais sejam em forma de logs, chamadas de atenção nas páginas das caches, Eventos, Meetups, etc... E todos nós, os mais antigos neste hobby, temos a responsabilidade de transmitir esses valores.

Re: GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: domingo mar 15, 2009 21:45
por ajsa
A determinada altura simplesmente arquivei uma boa quantidade de caches que considerei que o melhor era não existirem.
Ainda existem outras que estão a meio caminho de seguirem o mesmo exemplo e que, se ainda não foram, é porque optei por fazer uma visita no local, estuda-lo com muito cuidado, meditar e tomar uma decisão final se devo ou não manter.

Ainda pensei em dar à adopção mas isso não resolve em nada o problema e a minha consciência continuará a ficar pesada pelo que neste momento pondero muito bem se devo ou não arquivar.
Por vezes até fico a pensar; porque diabo se dão ao trabalho de se deslocarem ao local se o interesse é mesmo mais um ponto, mas que poderei eu fazer?....
…para já, apenas não contribuir para o efeito.

Re: GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: domingo mar 15, 2009 21:53
por papaleguas
Não fazes nada... infelizmente.

Mas tens uma hipótese: não ponhas lá caches... é infeliz mas é verdade. Se a zona é sensivel não deve ter caches.
Há um monte de tópicos sobre vandalismo de caches, formas de fazer geocaching, batotas, etc. etc. Perda de tempo.

Eu aprendi uma coisa com o tempo:

- Os primeiros que encontram a cache são os únicos que tenho a certeza que a encontraram sem trafulhice. Os outros... (não todos mas a maior parte)
- Não colocar caches em muros.
- Não colocar caches em sitios que por algua razão não queira ver destruidos.

Infelizmente a cultura TUGA reve-se no geocaching.

Eduardo

Re: GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: domingo mar 15, 2009 22:01
por Jesus
E eu ainda vou mais longe ao dizer:

Um local só preserva a sua real beleza, enquanto não houver a interveção humana! :shock:

Re: GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: domingo mar 15, 2009 23:00
por manelov
Há quem ache as nossas caches muito faceis de encontrar, outros nem por isso :D . A contrapartida é que até à data, não detectámos problemas graves na zona envolvente das caches. Recentemente, fomos mudar o local de uma cache que era a única que tínhamos num muro de pedra seca ( pedras empilhadas sem ligante), depois de quase 50 founds, verificámos com muito agrado que o muro estava como quando lá tinhamos colocado a cache, apesar disso, pelo sim pelo não mudámo-la.
Uma cache com um nível de dificuldade 5 numa zona envolvente sensivel, pode revelar-se um desastre, com culpas a serem repartidas pelo autor e por quem procura. Uma solução seria usar uma dica que facilitasse a busca, apesar de haver quem não veja as dicas, a maioria é a única coisa que procura na página da cache.
Para nós, caches de nível de dificuldade mais elevado... só onde se pode procurar à vontade, o que mais podem incomodar será algum lacrau debaixo de uma pedra ou uma cobra a dormir a sesta.

Re: GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: domingo mar 15, 2009 23:25
por kidloco
NaNdiNi Escreveu:Vejam por favor a limpeza que aconteceu em 5 dias na seguinte cache:
http://www.geocaching.com/seek/gallery.aspx?guid=03ad19ac-bb46-4f80-978a-497c611a29c1

Dispersores, refletors, relva, plantas, tudo destruído!
De quem é a culpa? O que fazer?


Podes juntar a essa lista um balde de lixo tombado com toda a sua estrutura, vim agora de lá e em vez de tentar agarrar a caixinha estive a fazer o melhor que podia para coloca-lo no sitio. Enfim... além de geocachers sem o minimo de educação, temos também vandalos [V] .

Re: GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: segunda mar 16, 2009 01:06
por Malok0
A solução é desactivar a cache até que a situação seja reposta.
Há pessoal que quando sai de casa para procurar caches, deixa o cérebro em casa e mete umas palas, sinceramente...
[*0]

Re: GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: segunda mar 16, 2009 03:03
por truta
manelov Escreveu: Uma cache com um nível de dificuldade 5 numa zona envolvente sensivel, pode revelar-se um desastre, com culpas a serem repartidas pelo autor e por quem procura.

Acho que esta frase diz tudo. Se queremos mostrar uma zona sensível há que facilitar a procura, e ter presente que nem todos respeitam o ambiente como seria desejável.

Re: GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: segunda mar 16, 2009 08:59
por rmatosinhos
ainda não tentei a minha sorte com essa cache, mas por estes andares é melhor nem tentar: se vou lá e se os bofias me vêm a espreitar debaixo de um banco ou coisa parecida ainda pensam que fui eu que armei o cão.

Re: GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: segunda mar 16, 2009 12:28
por vsergio
manelov Escreveu: Uma cache com um nível de dificuldade 5 numa zona envolvente sensivel, pode revelar-se um desastre, com culpas a serem repartidas pelo autor e por quem procura. Uma solução seria usar uma dica que facilitasse a busca, apesar de haver quem não veja as dicas, a maioria é a única coisa que procura na página da cache.
Para nós, caches de nível de dificuldade mais elevado... só onde se pode procurar à vontade, o que mais podem incomodar será algum lacrau debaixo de uma pedra ou uma cobra a dormir a sesta.


Subscrevo....

Re: GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: segunda mar 16, 2009 12:34
por SUp3rFM
Neste tipo de situações, sou um bocadinho obtuso. Para mim, a culpa é do owner.

No fórum da groundspeak, surgiu a thread Caches em Muros de Pedra, em que dei a minha opinião:

Se pesquiseram por "Dry Stone Walls" aqui, no fórum da Groundspeak, vão encontrar inúmeras discussões sobre o assunto.

Para mim, a questão é clara. A culpa é do owner.

No entanto, há casos e casos. Há muros de ruínas sem qualquer interesse e outros, não - como por exemplo, em castros antigos, etc. A intervenção dos geocachers, que até podem ser muito cuidadosos, vão sempre resultar na destruição lenta (ou rápida) do muro.

Neste momento, temos duas caches colocadas em muros de pedras. Um está perfeitamente cimentado, o outro está ao completo abandono e consolidado, também. A única "aberta" é onde está a cache. Não deixa dúvidas.

Apesar de não haver uma guideline escrita, esta questão faz parte do "código de conduta" do geocaching. Naturalmente que gostaríamos de a ver seguida.

...


Que tal, nestes casos, ser o mais claro possível?

Isto é, se não houver outro local capaz de albergar a cache. Se a única possibilidade é colocar no muro, que tal abrir o jogo por completo e na descrição indicar onde está a cache?

Nem é preciso ser na dica, até porque há geocachers relutantes em ler as mesmas. Dizer, preto no branco, que está no muro, por cima daquela pedra com o formato X, a 1mt de altura do chão. Não?

...

Tal como disse, primeiro ponho a culpa nos owners. Sabemos que em qualquer lugar que colocamos uma cache vai haver intervenção humana de geocachers que, em alguns casos, pode resultar em danos para a área envolvente.

Não colocando uma cache num muro, não se espera que nada aconteça derivado da nossa actividade.


Mantenho esta posição, nesta situação em particular.

(sem qualquer ressentimento para o João, claro!)

Re: GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: segunda mar 16, 2009 12:42
por danieloliveira
Eu sempre achei que se uma cache está num local sensível então tem de ser MUITO FÁCIL de encontrar! Minimiza-se o tempo de procura e assim reduz-se a chafurdice à volta do ponto zero.

Re: GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: segunda mar 16, 2009 13:17
por strangedays
Fiz há pouco tempo umas caches em Belver.
Numa das multis, um dos pontos físicos dá num muro perto do castelo.
Sensatamente o owner, pintou a branco as letras GC na pedra que interessa !
Restarão dúvidas que é ali ? Acho que não.
Uma solução inteligente para o problema...
Se bem que, se mesmo assim com uma enorme DICA, SETA ou o que fôr o GC insista em desmanchar o muro ou procurar em sítios diferentes então há por aí uns estabelecimentos que tratam esses problemas.

Re: GEOVANDALISMO

MensagemEnviado: segunda mar 16, 2009 17:43
por TMPinho
Boas,

Em relação aos muros, pura e simplesmente desisto quando chego a um muro e vejo que está remexido.
Para prevenir situações dessas e quando poderá haver alguma confusão com os muros das ruínas nas redondezas , coloquei um aviso na página da cache e o local que escolhi para a esconder é suficientemente longe para que não existam confusões com as ruínas.
Com isto conseguimos mostrar o património e não contribuímos para a sua destruição.
Abraço