Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupado.

Enviado:
quinta fev 26, 2009 15:18
por lmcadete
Em menos de 2 meses já apanhei por 2 vezes carraças, a praticar Geocaching.
A 1ª vez, foi na altura do Natal, em que notei logo no terreno e com a ajuda dos meus colegas sacai-a logo. A dor depois de a tirar foi intensa mas suportou-se bem. Depois disso fui de imediato ao médico, o qual me receitou antibiótico adequado. Nada me aconteceu em termos de saúde.
A 2ª vez foi este FDS, e só me apercebi quando estava a tomar duche. Tentei tirá-la mas ficou um vestígio da mesma. Fui de imediato ao médico, onde me retiraram a parte restante e nada me receitaram. A médica disse-me que só havia necessidade de medicar caso comece a ter queixas de febre ou manchas na pele. Até agora, felizmente ainda nada me aconteceu.
2 situações, 2 opiniões médicas diferentes, não acham esquisito?
Começo a ficar preocupado. Eu até me protejo bem com a roupa.
Nunca ouvi falar a nenhum de vocês em tal experiência, serei o único a apanhar esta coisa horrorosa?


Enviado:
quinta fev 26, 2009 15:27
por rcoelho
Pois, eu nunca me aconteceu nada do género.
Este fim de semana foi no Penedo da Amizade??
E em que zona do corpo?

Enviado:
quinta fev 26, 2009 15:39
por lmcadete
Pois, nunca sei onde foi porque senão desviava-me delas. No Penedo da Amizade não acredito, normalmente elas estão em vegetação mais rasteira.
Eu na noite anterior tinha ido à série de caches na Arruda e Castanheira, depois no dia seguinte fui para a Serra de Sintra e S. Pedro do Estoril, qualquer destes lugares poderia ter sido.
A 1ª foi na barriga da perna direita e esta 2ª foi na zona lombar, acima da anca.

Enviado:
quinta fev 26, 2009 15:40
por salprata
Já estás vacinado
é mais que normal, há zonas que estão empestadas de carraças...
Acho que a febre da carraça é muito mau...


Enviado:
quinta fev 26, 2009 15:51
por t@ndre
hummm
Devo dizer que no corpo nunca a apanhei, mas já as vi passarem perto.
Creio que não a devias ter retirado logo, pois isso significa que o ferrão ficará por lá. Em vez disso existem estratégias como seja meter muito azeite, até que ela saia por si, e ai não tens problemas com o ferrão. Podes também apostar em aquecer o local...mas pode doer um pouco mais..

Enviado:
quinta fev 26, 2009 16:10
por rcoelho
Ohh t@ndre mas há carraça que pegue nesse sangue ruim?

Re: Carraças, vocês nunca apanharam? Estou a ficar preocupad

Enviado:
quinta fev 26, 2009 16:13
por Lima_Paço
lmcadete Escreveu:Em menos de 2 meses já apanhei por 2 vezes carraças, a praticar Geocaching.
É porque andas com o sangue muito queeeeente.
Tens de mudar o teu logo do Pica-Pau para o "Vira-Latas" da "Dama e o Vagabundo".


Enviado:
quinta fev 26, 2009 16:18
por manelov
De facto isto das carraças é muito estranho. Durante anos pratiquei pesca a achigã, andando por todo o tipo de vegetação. Nunca vi uma carraça.
Aqui há tempos ao visitar uma cache, saí de lá com 5 carraças na camisa. Este fim-de-semana já apanhei outra na camisa. Agora cada vez que saio da estrada... ando sempre a olhar para a roupa à procura delas.

Enviado:
quinta fev 26, 2009 16:21
por rmatosinhos
a mim já me aconteceu mas só uma vez, no topo da serra da estrela. Andava de calções e ao entrar para o carro senti alguma coisa na perna... era um carrapato


Enviado:
quinta fev 26, 2009 16:36
por PLnauta
As carraças são acaros hematófagos, quer isto dizer que se alimentam de sangue (neste caso o do Lumacadete). Em si mesmo não causam grandes problemas a não ser em casos de grandes infestações. No entanto podem ser portadores de outros parasitas que entram na circulação sanguínea e provocam problemas.
Normalmente ocorrem em picos sazonais e é conveniente estar à espreita da sua ocorrência em zonas de ervas secas e altas, onde pastoreie gado. Aqui a probabilidade é maior.
Convém que se habituem a catarem-se uns aos outros. Parece brincadeira mas é o remédio mais eficaz.
Normalmente as carraças, ou carrapatos, migram para as virilhas, axilas outras superfícies do corpo que ofereçam abrigo. A extração é dolorosa e deve ser feita por quem sabe, pois o aparelho bucal do bicho está feito de forma a agarrar com força a pele.
Uma forma muito eficaz de evitar carraças é usar as meias por cima das calças, impedindo o acesso das carraças às pernas.
Vou ver se coloca aqui uns links mais completos relacionados com as carraças.
PL

Enviado:
quinta fev 26, 2009 16:42
por PLnauta
O que é uma carraça?
São parasitas externos, artrópodes pertencentes à Ordem Acarina, que se alimentam do sangue do hospedeiro.
Onde vivem?
Dependendo da fase do ciclo de vida em que se encontram, podem viver tanto na superfície da pele do cão como no ambiente.
Que animais parasitam?
Geralmente animais domésticos, silvestres e inclusive o Homem.
Como se alimenta uma carraça?
A carraça pode estar no solo em zonas com vegetação, mas também em muros, etc., à espera de um hospedeiro. Quando se apercebe da passagem de um hospedeiro, dirige-se para ele, vagueando pelo seu corpo até encontrar um local seguro, como o pescoço ou a cabeça, onde o cão não a possa arrancar. Seguidamente introduz o seu aparelho sugador na pele e, durante horas, alimenta-se do sangue do hospedeiro. Após a alimentação de sangue desprende-se voluntariamente e cai no solo para continuar o seu ciclo.
Por que é que as carraças são tão prejudiciais para os animais e para o Homem?
Existem vários mecanismos através dos quais a carraça pode provocar doença ou lesão no hospedeiro:
Lesões pela acção das suas peças bucais na pele.
Efeitos tóxicos, pois a saliva da carraça contém neurotoxinas que podem causar paralisia.
A ingestão de grandes quantidades de sangue pode levar à anemia e a um estado de debilitação.
Transmissão de outras doenças causadas por protozoários, bactérias e vírus.
O que é uma zoonose?
Por definição, uma zoonose é a transmissão de uma qualquer doença de um animal e para o Homem, afectando consequentemente a Saúde Pública.
Que doenças podem as carraças transmitir?
Cada espécie de carraça pode transmitir uma ou várias doenças entre as quais destacamos:
Babesiose: Doença causada pela Babesia canis e B. gibsoni, caracterizada por febre, anorexia e anemia. É fatal se o cão não for tratado a tempo.
Borreliose ou Doença de Lyme: é das zoonoses transmitidas por carraças mais importantes. Causada pela bactéria Borrelia burgdorferi que produz quadros de febre, anorexia, poliartrite, miopatias e adenopatias.
Ehrlichiose: Doença causada pela bactéria Ehrlichia canis que causa febre, problemas respiratórios, edema e vómitos, na fase aguda.
Em que épocas do ano se vêem mais carraças e porquê?
As carraças precisam de condições específicas para o seu correcto desenvolvimento, principalmente de temperatura, humidade e horas e intensidade de luz. À medida que aumentam as horas de luz e a temperatura, aumenta a actividade das carraças. Consequentemente, a época das carraças pode estender-se desde a Primavera até ao Outono.
Qual é o ciclo de vida da carraça?
O seu de vida é composto por quatro estádios: ovo, larva, ninfa e adulto. As fêmeas alimentam-se sempre de sangue, enquanto os machos raramente o fazem.
O cruzamento entre o macho e a fêmea ocorre na superfície da pele do hospedeiro. A fêmea necessita de uma alimentação de sangue para uma boa maturação dos ovos. A fêmea ingurgitada cai para o solo e põe entre 3000 a 5000 ovos.
O que é que faço com as carraças que o meu cão já tem?
Em primeiro lugar, está contra-indicado arrancar a carraça, pois ao fazê-lo estaremos somente a eliminar o corpo da carraça, visto que a parte da boca manter-se-á agarrada à pele do cão, podendo causar reacções locais com a formação de granulomas.
O ideal é aplicar umas gotas de vaselina ou parafina líquida em volta da carraça, massajar suavemente com a ajuda de um pinça até que fique mais solta e depois removê-la com cuidado, fazendo movimentos circulares, como que a desaparafusar um parafuso. Peça ajuda ao médico-veterinário do seu cão antes de tentar aplicar esta técnica. Após remover a carraça, devemos mergulhá-la em álcool, para que se consiga eliminar também os ovos. É importante lavar bem as mãos após a remoção e manipulação das carraças. Também existem instrumentos especiais para a extracção do parasita, como pinças de carraças, que se podem adquirir em lojas especializadas.
PL
Ui...

Enviado:
quinta fev 26, 2009 16:42
por lamas
Ora aqui está um tópico interessante...
Quase todos sabem da minha aversão a esta especie particular de insecto...
Como já devem ter reparado, ando sempre a vasculhar a roupa quando ando no meio do mato, e já tenho desitido de chegar a caches depois de ter subido uns bons 250 metros de um monte e a cache estar a uns meros 20 ou 30 metros, só porque apanhei carraças no caminho...
Vou seguir o tópico com especial atenção.
A minha experiência neste campo, e puramente empirica, mas desde que faço geocaching, nunca tinha tido contacto com carraças, mas este ano tem sido fertil em encontos com esta raça de monstro...
Não sei se vou dizer alguma barbaridade, mas pelo que li, para que a carraça transmita alguma doença tem ela também que estar infectada, pelo que a quantidade de carraças infectadas também tem que ser tida em conta para que haja transmissão da infecção...
Mas, é como eu digo, ah e tal há 99% de probabilidade e tal... e eu? serei o centéssimo?...

Enviado:
quinta fev 26, 2009 16:43
por prodrive
Carraças? Bem-vindo ao Geocaching!
Já perdi a conta à quantidade de carraças que apanhámos na roupa. No início fiz alguma referência a carraças nos logs, mas foi-se tornando tão comum que abdiquei.
Felizmente ainda não apanhámos nenhuma ferrada no corpo.
Com a chegada da Primavera preparem-se para milhões delas...
Há um estudo científico que diz que há maior concentração de carraças logo após a publicação da cache

.

Enviado:
quinta fev 26, 2009 16:45
por PLnauta
se quiserem saber mais, têm aqui este link muito interessante,
http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf ... 39-048.pdf
PL

Enviado:
quinta fev 26, 2009 16:47
por prodrive
PLnauta Escreveu:As carraças são acaros hematófagos, quer isto dizer que se alimentam de sangue (neste caso o do Lumacadete).
Tu hoje estás para rebaptizar a malta. Lumacadete deve ser uma mistura de Lumacafi com Lmcadete
