por the_ateam » quinta set 18, 2008 19:16
O meu GSAK tá mais actualizado e aqui deixo os logs para vossa apreciação. A minha opinião sobre o assunto é que não se devem apagar founds, notfounds e logs de saude... agora se for palha, aí delete!!!
24/08/2008 by marcoca
Por onde começar este log.......
Combinamos a ida ao dito Fragusto juntamente com outros dois geocachers, Geopate e Geomic@s. No trabalho de casa que foi feito, realmente não se via qualquer tipo de trilho na abordagem feita pelo owner, mas decidimos seguir a perspectiva do mesmo . Começámos a descida em direcção ao ribeiro, por terrenos inclinados que não fazem lembrar ninguém, cheios de arbustros e pedras soltas muito pouco recomendados. Ainda demos uma boa volta para conseguir-mos chegar lá abaixo, com algumas escorregadelas pelo caminho.
Chegados ao ribeiro, tentámos subir um pouco para tentar apanhar um trilho que víramos no Google Earth. Encontramos apenas um símbolo já meio apagado, de Percurso pedestre, que nos deu novo ânimo, uma vez que pensámos que estariamos num melhor terreno. Foi sol de pouca dura, e desta vez, fomos dar a ribanceiras com calhaus enormes e inclinados, que serviam de casa a bastantes silvas .
Com maior ou menor dificuldade, ultrapassámos estes obstáculos e chegámos ao "Fragusto do Javali". Aí, e depois de todo este esforço, foi a pior parte. Ponto 0 duplamente validado, calhava nada mais nada menos que num verdadeiro penhasco de calhau. Procurámos em cima, em baixo e, inclusivé, no meio do penhasco, em jeito de escalada .... e, nada. Até numa pequena gruta entrámos. Nem sinal...
Depois de todo o esforço....nada .
Após aproximadamente 45 min de buscas decidimos que estava na altura de desistirmos, uma vez que estava a ficar tarde. Fizémo-nos novamente ao caminho, desta vez seguindo um trilho (nem pensar voltar pelo mesmo), e foi já de noite que tivemos a sorte do nosso lado(Ufa!Já era sem tempo de termos um pouquito de sorte): Uns Pastores a acabar o dia de trabalho (e não só!!!) que gentilmente nos deram boleia na sua carrinha até ao cachemobile.
O que há de importante a reter desta cache (estamos sempre a aprender):
Negativo
- O caminho proposto pelo owner, parece-me, de longe o pior. Secalhar até é mais fácil descer todo ribeiro, e de certeza que é mais bonito.
- Depois de um percurso destes, e numa zona tão isolada, não havia necessidade de esconder tanto a cache (se é que ela estava nas ditas coordenadas)
Positivo
- O companheirismo e entreajuda gerado entre os geocachers (de "gangs rivais" ) em momentos de maior dificuldade
- O saber que ainda há gente pronta a ajudar o próximo (Os Pastores)
- Afinal ainda me aguento nas canetas......
Para os geocachers que pretendam fazer esta cache (uma vez que não penso lá voltar, já esqueci esta...), recomendo vivamente que consultem o Google Earth em busca de um melhor caminho.....
Boas Cachadas
SaMar Team
24/08/2008 by geopate
Finalmente com um grupo de amigos (Geomic@s e SaMar) proporcionou-se uma ida à Cache do Fragusto do Javali. Trabalho de casa feito com as coordenadas do Parking e chegámos ao local. De facto pareceu-me algo desapropriado o Parking estar do lado oposto ao vale, mas fizemos a abordagem à Cache quase como sugerido, contornando o ribeiro mais acima. O caminho até ao ponto zero foi bastante complicado, mas com persistência lá conseguimos chegar ao fim de uma longa caminhada entre cortar mato, silvas, pedras soltas e muito raramente, pequenos trilhos! Com dois GPSr a dar o ponto zero exactamente no mesmo local e depois de 4 Geocachers procurarem por todos os buracos, brechas, ramos, pedras, um possível local da Cache, esta não apareceu! Mesmo alargando o raio ao ponto zero! Ficamos com dúvidas se a Cache se encontra no local ou se não haverá um erro de coordenadas. Em último caso poderia estar de tal modo camuflada que penso não ser nada reconfortável para encontrar, depois de uma caminhada daquelas. Seria mais apropriado a dificuldade se manter apenas no percurso. O regresso ao Cachemobile fez-se com dupla dificuldade.
14/08/2008 by rvmps
Já tinhamos tentado há dois dias atrás...
Da primeira vez, como era interdito a circulação a veiculos a motor (período de incêncios) até ao parque indicado, decidimos fazer o último kilómetro a pé. Pelo caminho encontrámos o percurso pedestre da Ribeira da Bouça e segundo o nosso GPS seguindo as curvas de nível era mais favorável ir por aqui.
Descemos até à ribeira e como perdemos as marcas do percurso decidimos ir junto a ela até à zona próxima da cache em vez de seguirmos as curvas de nível.
Era ainda mil e duzentos metros.
Para fazer 300 metros perdemos muito tempo, o percurso é muito acidentado... e como já tinhamos gasto mais de metade do tempo disponível para fazer o caminho de volta (depois ficava escuro) decidimos desistir. Aproveitámos as piscinas naturais para disfrutar de um belo mergulho.
Subimos a encosta (upa, upa) por o que parecia ser um trilho de cabras...
Não iamos embora da Serra da Estrela sem voltar a tentar, e foi o que fizemos dois dias depois...
Desta vez seguindo o caminho proposto pelo owner. Caminhámos até ao parque e depois foi sempre descer encosta abaixo por entre pedregulhos e vegetação cerrada... muitas escorregadelas e arranhões.
Chegámos à zona da ribeira mas não conseguimos passar para o outro lado do vale, os pedregulhos eram muito altos e a Lana (a nossa cadela) não estava a colaborar, só queria ir embora.
Tentámos depois um pouco mais abaixo mas encontrámos penhascos ainda mais difíceis...
Estávamos a trezentos metros da cache, faziamos previsões de onde ela estaria escondida, mas ainda não conseguiamos lá chegar.
Desistimos mais uma vez e voltámos encosta acima com esperança de um dia voltar estudando uma melhor forma de atravessar a ribeira.
GS, Lana e Raul
02/08/2008 by abutre abatido
pra aliciar os geocachers a descobrirem esta nossa cache e desfrutarem dos prazeres do bacaro!!!
10/07/2008 by garri
Published