Página 1 de 2

Cache "Convento da Arrábida": arquivar ou não?

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 15:35
por truta
Esta cache está escondida numa das ermidas fora da zona murada do convento e o acesso é feito passando por 3 capelas também no exterior.
No entanto algumas das pessoas que lá foram referiram ter aparecido um homem no muro do convento a gritar para sairem dali.
Falei por telefone com uma responsável da Fundação Oriente que disse que as 3 capelas também lhes pertencem mas desconhece a existência da ermida (onde está a cache). Disse-me também que o homem seria o guia do convento (que eu saiba era um padre).
Pelo facto de alegadamente o trilho de acesso estar em propriedade privada desactivei a cache.
Acontece que não existe nenhuma indicação no início do trilho (ao lado da capela que está junto à estrada) que se trata de propriedade privada. Daí não sei até que ponto o tal senhor tem legitimidade para mandar as pessoas sairem dali. Apesar da sua aparente agressividade, que me foi relatada não me parece que esteja em risco a integridade física de quem for fazer a cache.
Mas não deixa de ser desagradável ter alguém aos berros, mesmo que a umas dezenas de metros.
Oficialmente o acesso às capelas é permitido, bastando enviar um mail à Fundação Oriente a pedir autorização, mas não seria nada prático e eles iam começar a estranhar ter pedidos semelhantes quase todas as semanas.
No passado dia 7 estive lá de manhã mas não apareceu nenhum homem.

Na minha opinião o local merece claramente uma cache. Tentar arranjar outro acesso é complicado e deixa de fazer sentido.
Como actualmente não me parece que haja um impedimento legal para as pessoas circularem por ali, a questão que se põe é: arquivar a cache ou reactivá-la? Obviamente com o aviso de que os visitantes podem ser incomodados...

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 15:41
por btrodrigues
Obviamente, manter e deixando a advertência para os maus fígados do dito indivíduo...

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 15:49
por t@ndre
Creio que fui o primeiro utente a apanhar com a má disposição do senhor e dai o meu dnf.. na altura realmente não gostei nada da experiencia, e creio que é esse o meu receio se a situação se passar com os próximos geocachers...

Na altura senti-me um vandalo que por alguma razão estava onde não deveria estar.

Creio que a nota que o bt fala é uma opção, contudo não sei se esta info chega aos ouvidos do gc.com não poderá existir problemas futuros.

Relativamente ao homem, talvez a sua actividade seja reduzida agora que chega o inverno...

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 15:50
por salprata
Eu acho que essa zona da serra da Arrábida é altamente protegida...

:cry:

eu tentava ver outro sitio, dentro da mesma temática...

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 15:50
por prodrive
btrodrigues Escreveu:Obviamente, manter e deixando a advertência para os maus fígados do dito indivíduo...

Subscrevo o que o BTRodrigues disse, assim como 96,4173% das coisas que ele costuma dizer... excepto quando se arma em Rei de Espanha :roll:

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 16:00
por MAntunes
Nessa zona já existiu uma outra cache (que estava numa das capelas dentro do muro) e teve que ser arquivada porque o portão foi fechado e o acesso passou a ser impossível ou apenas com autorização - e não dava jeito nenhum andar a espiolhar os buracos da capela com o capelão ali atrás do pessoal...

Eu colocava a nota mas se os problemas ocorressem de novo, desistia da cache.

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 16:15
por clcortez
Seria conveniente esclarecer a situação com o homem da hepatite, nomeadamente tentar falar com ele. Provavelmente é mais um dos populares que está assustado com a mediatização dada à insegurança que os media têm feito nos ultimos tempos, e daí pensar que cada pessoa que vê fora da via pública é um pos´sível ladrão. Longe vão os tempos em que não havia desconfiança e onde quer que fossemos éramos bem acolhidos.

Porque não tentar falar com ele e perceber afinal o que se passa? Seria mais produtivo para a nossa comunidade. Espero é que não seja idêntico ao caso que se passou na cache do PH no miradouro de Vila Franca de Xira.

Cláudio Cortez

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 16:19
por truta
btrodrigues Escreveu:Obviamente, manter e deixando a advertência para os maus fígados do dito indivíduo...

É o que estou tentado a fazer, mas não fico de consciência 100% tranquila.

t@ndre Escreveu:Na altura senti-me um vandalo que por alguma razão estava onde não deveria estar.

Não há motivos para isso. Não saltaste nenhum muro e não há ali nada que diga que é uma propriedade privada. Eu só o soube depois e voltei lá e não me senti nenhum vândalo.
Se nós somos "vândalos" então o que dizer da Fundação Oriente que derrubou árvores centenárias como forma de impedir o acesso a trilhos que rodeiam os muros do convento novo. Provavelmente ficaram escaldados por uma das capelas dentro da zona murada ter sido vandalizada mas isso não justifica o que fizeram.

t@ndre Escreveu:Relativamente ao homem, talvez a sua actividade seja reduzida agora que chega o inverno...

Eu fui lá num domingo de manhã. Se o guia continua a ser o padre então esta é uma boa altura para fazer a cache :wink:

salprata Escreveu:Eu acho que essa zona da serra da Arrábida é altamente protegida...

Há outras caches na Arrábida em zonas anteriormente protegidas. A Six Feet Under é um exemplo...
Digo anteriormente porque a entidade "Parque Natural da Arrábida" foi extinta porque não elaborou o plano de ordenamento do PNA. E ainda bem que assim aconteceu porque o PNA limitava-se a oprimir as pessoas que queriam desfrutar da serra, ao mesmo tempo que fechava os olhos à proliferação de pedreiras apesar de ter poderes para o impedir.

salprata Escreveu:eu tentava ver outro sitio, dentro da mesma temática...

Dentro da mesma temática existe a Lusitani, que só não ficou neste local devido à maior dificuldade do terreno. Mas na Lusitani visita-se apenas uma ermida, e aqui há 3 capelas pelo caminho.

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 17:23
por bolacha
Truta e se explicasses ao Homem, o porquê de o pessoal ir lá?

Mas sinceramente não estou a ver, ele a aceitar, com a delicadeza que ele mostra...

Mas se arquivares a cache fico com pena, pois tivemos lá uma aventura do caraças...

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 17:43
por truta
Um dos motivos que me levou a ir lá no outro domingo foi ver se o homem aparecia para falar com ele.
Entretanto comecei a ficar um pouco atrasado para o almoço com o pessoal que ia fazer a Rudian e já nem fui tocar à porta do convento.

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 19:20
por salprata
a cache em questão qual é ?

já encontrei


-----

o melhor seria mesmo conversar com o tal homem, há-de ter as suas razões

:wink:

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 19:22
por MightyReek
E o tipo fica a que distância?
Até 50 metros ainda as ouve zunir...

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 20:29
por lopesco
prodrive Escreveu:
btrodrigues Escreveu:Obviamente, manter e deixando a advertência para os maus fígados do dito indivíduo...

Subscrevo o que o BTRodrigues disse, assim como 96,4173% das coisas que ele costuma dizer... excepto quando se arma em Rei de Espanha :roll:


E eu escrevo por de baixo do Prodrive e por cima do BT!

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 20:51
por papaleguas
Arquivar? Não, claro que não.

Passando a explicar:

Para arquivares a tua tens que mandar arquivaer todas.
A arrábida não é assim tanto "de todos" como as pessoas pensam, de facto só quem conhece muito bem a serra é que sabe que a maior parte da sua área tem dono.
A serra está dividida entre 5 ou 6 familias e apenas uma pequena parte é publica realmente. O que se passa é o mesmo que acontece em propriedades noutros locais em que se tem que dar passagem às pessoas por terem rotas que figuram nas cartas.

O parque natural continua a governar a serra e a (tentar) ordenar o terreno (esta é outra discussão que não quero adiantar neste momento) regulando a forma como os seus legitimos proprietários podem ou não gerir os seus terrenos.

O caminho que falas é de facto particular e não tem que ter indicação, a lei não o obriga, pois existe uma indicação a menos de 1000 metros dali :)

Agora, se podem ou não passar isso já é outra fruta. Podem obviamente passar sem o axilio de veiculos motorizados para quase todas as zonas não vedadas excepto a mata do solitário, desde que se mantenham nos trilhos e tenham uma conduta correcta.

Pessoalmente ainda não fiz a tua cache mas vou fazer quando puder e mesmo que gritem eu continuo e vou ignorar os berros. Chamem a GNR ao local e eu explico o que tiver a explicar se achar necessário pois o caminho que falas figura nas cartas.

Já agora, para completar a missiva. Mesmo que tivesse uma cancela poderiamos passar desde que o caiminho não tivesse um portão e um muro à volta (aí sim particular). Um exemplo disso está mais à frente na antiga pedreira onde existe uma cache.

Mesmo a cache de S. Luis está em propriedade privada ou a minha rota das capelas. Queria era ver alguém a impedira minha entrada numa zona de tipologia rural não murada.

Acho que deves manter a cache, mas se isso te deixa mais sossegado avisa o berrante do que se trata.

As pessoas por ali têm esse tipo de atitude (compreensivel) porque já vandalizaram e roubaram todas as capelas da serra. Ora se estamos a ver alguém a descer o caminho o que o pessoal vai para ali fazer? Eu compreendo o homem.

Falando tudo se resolve agora arquivar uma cache por causa disso... o owner é que sabe.

Se precisares de ajuda para resolver isso contacta. Há leis e essas têm que ser cumpridas. Aquilo é um caminho privado de serviço ao público porque figura nas cartas ;)

MensagemEnviado: segunda set 15, 2008 21:34
por MightyReek
lopesco Escreveu:
E eu escrevo por de baixo do Prodrive e por cima do BT!



Eh lá!!!! Coboiadas aqui não!!!