• Anúncios

"Rota" das caches

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

"Rota" das caches

Mensagempor vhribeiro » segunda jun 16, 2008 14:19

Boas,

Alguém tem um sistema fácil e rápido para marcar uma rota de caches.

Ou seja rota que de carro não se ande para trás e para a frente :P feito maluquinho....

Pq a s distancias no site do geocaching são em linha recta e por vezes a indicação da que fica mais perto é falsa.

Só gostaria que enviassem sugestões ou dicas de como fazem.

Também já reparei que no google maps por vezes não aparecem algumas caches... por isso fazer o trajecto no mesmo pode não ser o mais correcto.

1 Abraço

vhribeiro

LadyBirds TEAM
Imagem
Imagem
vhribeiro
Micro

Registado: quinta abr 24, 2008 15:19

Mensagempor ajsa » segunda jun 16, 2008 15:35

Viva,

Existe uma funcionalidade no GC.com com a qual forneces uma rota e são devolvidas as caches da mesma.

Caches along a Route
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor vhribeiro » terça jun 17, 2008 21:36

You must be a Premium Member to access this page. :cry:
Imagem
Imagem
vhribeiro
Micro

Registado: quinta abr 24, 2008 15:19

Mensagempor ajsa » terça jun 17, 2008 22:22

Tens razão. :(
Mas olha que agora vale a pena comprar a subscrição. O dólar esa baratucho. :D
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor the_ateam » terça jun 17, 2008 23:31

nao há nada como programar a olho, quer pelo ozi, google ou até mesmo tomtom.

O Gsak também faz uma coisa parecida mas nunca testei
the_ateam
Regular

Registado: terça abr 24, 2007 21:53

Mensagempor truta » quinta jun 26, 2008 12:12

Até agora nunca senti o "problema do caixeiro viajante" para procurar caches.
Mas tenho andado a planear umas caches em Trás-os Montes e a conclusão é que programar a olho não resulta em zonas muito montanhosas. Por vezes a distância mais curta entre dois pontos por estrada está muito longe de ser o comprimento do segmento de recta que os une...

Procurei então uma ferramenta e encontrei esta:

http://www.gebweb.net/optimap/

É básica, mas já dá uma ajuda. Permite inserir coordenadas ou nomes de localidades. O defeito é que não parece ter forma de remover um ponto ou alterar o ponto de partida ou de chegada, é preciso inserir tudo novamente :(
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Re: "Rota" das caches

Mensagempor GnobarEl » terça mar 23, 2010 16:15

Boas,
alguem conhece mais alguma forma de criar rotas?
Por ex. no fim de semana vou a uma local, imaginem ao Porto.

Há alguma forma de criar uma rota pelas diversas caches? Para saber por onde ir, se deva ir de carro ou apé.
Basicamente, seria fazer uma poquet query das caches que pretendo e depois, de alguma forma, gerir automaticamente o melhor percurso para percorrer até às várias caches.

Espero ter-me feito entender.

Obrigado.
GnobarEl
Micro

Registado: segunda fev 22, 2010 16:52

Mensagempor rifkinda » terça mar 23, 2010 16:21

O nosso Gps, mediante a inserção das caches a visitar, tem uma função que as ordena na melhor ordem para fazer uma rota, fixando um ponto inicial e um ponto final. Não sei é qual é o máximo de caches que podemos inserir.

É possível que haja outros Gps que tenham a mesma função.

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor GnobarEl » terça mar 23, 2010 17:02

Qual é o GPS?
GnobarEl
Micro

Mensagempor rifkinda » terça mar 23, 2010 17:13

É um Garmin Quest.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor GnobarEl » terça mar 23, 2010 17:55

Pois... alguem sabe se dá para fazer o mesmo nos oregons?
GnobarEl
Micro

Mensagempor jasafara » terça mar 23, 2010 18:18

Encontrei este sitehttps://secure.trackroad.com/Default.aspx Parece interessante embora seja pago (mais de 10 pontos) e ser capaz de não funcionar muito bem com pontos longe de estradas mapeadas. Agora a ideia é de aproveitar. As duas ou três cachadas mais intensivas que já fiz (+10 caches) tenho ideia que não foram muito optimizadas...
Vou fazer umas experiências e depois dou conta dos resultados. Tem a vantagem de importar de excel ou txt e de exportar em formato .gpx
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor Capitao_Mostarda » terça mar 23, 2010 18:34

Eu ainda faço tudo à unha e não quero outro método. Em casa nas calmas vejo a área que pretendo abordar no google earth e depois aponto as caches que pretendo fazer por ordem. Sim, é verdade que dá trabalho, especialmente se estiver a planear um dia inteiro, mas tem várias vantagens que a meu ver não se encontram nas outras alternativas:

- Em caches no mato, longe do alcatrão, MUITAS vezes existem estradas de terra que não se encontram no gps e que nos levam até ao GZ ou lá muito perto. Se eu não tiver estudado a lição em casa, chego lá perto e não sei qual a forma de chegar à cache. Já me aconteceu várias vezes. No google earth temos percepção da maioria das estradas e carreiros (a não ser que sejam muito pequenos ou estejam cobertos por vegetação muito densa) e levando um simples waypoint a tarefa torna-se muito mais fácil. Quem conhece as Arrife, ali na zona de Torres Novas, sabe do que falo: ou se estudou previamente o terreno no google earth, cartas militares, etc, ou então é simplesmente impossível chegar às caches.

- Quando vou cachar, gosto de ter percepção das caches que já fiz, das que me faltam fazer, da distância entre elas, do tempo que ainda tenho livre, se tenho que acelerar o passo ou estou adiantado... Novamente, com a ajuda do Google earth, fico com essa noção (por exemplo se uma cache me vai obrigar a uma caminhada maior e me vai exigir mais tempo).

Chamem-me retrogrado, mas já experimentei outros métodos e nenhum me deu tanta segurança como este :lol:
Imagem
Capitao_Mostarda
Small

Registado: terça ago 26, 2008 18:54

Mensagempor MightyReek » terça mar 23, 2010 18:56

Capitao_Mostarda Escreveu:Eu ainda faço tudo à unha e não quero outro método. Em casa nas calmas vejo a área que pretendo abordar no google earth e depois aponto as caches que pretendo fazer por ordem. Sim, é verdade que dá trabalho, especialmente se estiver a planear um dia inteiro, mas tem várias vantagens que a meu ver não se encontram nas outras alternativas:

- Em caches no mato, longe do alcatrão, MUITAS vezes existem estradas de terra que não se encontram no gps e que nos levam até ao GZ ou lá muito perto. Se eu não tiver estudado a lição em casa, chego lá perto e não sei qual a forma de chegar à cache. Já me aconteceu várias vezes. No google earth temos percepção da maioria das estradas e carreiros (a não ser que sejam muito pequenos ou estejam cobertos por vegetação muito densa) e levando um simples waypoint a tarefa torna-se muito mais fácil. Quem conhece as Arrife, ali na zona de Torres Novas, sabe do que falo: ou se estudou previamente o terreno no google earth, cartas militares, etc, ou então é simplesmente impossível chegar às caches.

- Quando vou cachar, gosto de ter percepção das caches que já fiz, das que me faltam fazer, da distância entre elas, do tempo que ainda tenho livre, se tenho que acelerar o passo ou estou adiantado... Novamente, com a ajuda do Google earth, fico com essa noção (por exemplo se uma cache me vai obrigar a uma caminhada maior e me vai exigir mais tempo).

Chamem-me retrogrado, mas já experimentei outros métodos e nenhum me deu tanta segurança como este :lol:

Sim, o trabalho de casa bem feito e as caches escolhidas a dedo, para mim, tem sido a melhor opção.
Normalmente há 2 ou 3 caches que são as "principais", aquelas que valem realmente a pena a deslocação. Depois é ver as outras que existem na zona e se houver disponibilidade então visitam-se.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor alieri » terça mar 23, 2010 19:22

sistema fácil e rápido não há...
estou de acordo com o nosso Capitão, mas acrescentaria ao estudo do google earth a leitura das páginas das caches e respectivos logs. Quantas vezes não encontramos ali umas dicas preciosas sobre os acessos...

Se depois quiserem criar uma lista e imprimir-li-a, vejam aqui: viewtopic.php?p=66143#p66143
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Próximo

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes