• Anúncios

Dia mundial da Terra

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Dia mundial da Terra

Mensagempor lenan2do » terça abr 22, 2008 09:50

Escrevo este tópico apenas para, na minha opinião, indicar que esta actividade nos ajuda a gostar mais da Terra, a protegê-la, a conhecê-la, além de nos mostrar muitas criações humanas construídas neste alicerce chamado Terra.

Concordam?

Obrigado geocaching e geocachers.
:D
lenan2do
Regular

Registado: terça fev 26, 2008 18:07

Re: Dia mundial da Terra

Mensagempor clcortez » terça abr 22, 2008 11:31

lenan2do Escreveu:...esta actividade nos ajuda a gostar mais da Terra, a protegê-la, a conhecê-la, além de nos mostrar muitas criações humanas construídas neste alicerce chamado Terra.

Concordam?

:D

Plenamente!

Só gostava que a maioria dos geocachers tivesse esse espírito presentem sempre.
Que levassem mais (lixo) do local da cache do que fazem habitualmente.
Que participassem em mais CITO's.
Que desenvolvessem acções preventivas e participassem mais numa comunidade amiga do Ambiente.
Etc..etc..

Fica o recado.

Cláudio Cortez
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Dia mundial da Terra

Mensagempor Bringer » terça abr 22, 2008 11:43

clcortez Escreveu:
lenan2do Escreveu:...esta actividade nos ajuda a gostar mais da Terra, a protegê-la, a conhecê-la, além de nos mostrar muitas criações humanas construídas neste alicerce chamado Terra.

Concordam?

Plenamente!

Só gostava que a maioria dos geocachers tivesse esse espírito presentem sempre.
Que levassem mais (lixo) do local da cache do que fazem habitualmente.
Que participassem em mais CITO's.
Que desenvolvessem acções preventivas e participassem mais numa comunidade amiga do Ambiente.
Etc..etc..

Fica o recado.

Cláudio Cortez

Que não destruíssem tantos muros
Que não pisassem tantos canteiros
Que não andassem com jipes em trilhos reservados para peões
:lol: :lol:
Imagem
Bringer
Large

Registado: sábado jul 14, 2007 00:00

Geocaching com responsabilidade!

Mensagempor FGV » terça abr 22, 2008 15:10

Curioso que o Dave Ulmer acabou por desenvolver uma visão pessimista do impacto do Geocaching... o texto que reproduzo abaixo, levou-me a repensar a colocação de caches em locais ambientalmente valiosos e frágeis. Na realidade, julgo que não voltarei a colocar mais nenhuma!

A ler e reflectir com atenção:

"Early in the evolution of geocaching, Ulmer began to have some misgivings about the game. He began to worry about legalities like permission issues and ecological damage. Commercialization of the game was also an issue. As early as June 12, only six weeks after his invention, Ulmer wrote, “You really don't see the problems with a sport until you get deeply involved in it…”

Several days later he wrote, “Imagine a tiny path through the forest with ferns that almost cover your feet as you walk. As the trail winds through the forest it passes a large clearing covered with fern. In the middle of the clearing is a large log. Sitting on this log gives you a beautiful view of mountain peaks.

“What a great place for a Geocache! The log is only 100 meters off the trail. Geocacher plants his cache under the log and records the coordinates for display on the Internet.

“...Ten years later...The clearing is now covered with foot paths approaching the log from all directions. Ferns are trampled all over the place. Around the log is a 10 meter circle of mud. Initials of many visitors are carved in the log, geocache is there but empty…”

Frustrated, on June 17, the inventor of geocaching wrote, “OK, OK. I Give Up! All development on the sport of Geocaching should cease.”"
Europe is our playground
FGV
Small

Registado: sexta jun 18, 2004 17:23

Mensagempor clcortez » terça abr 22, 2008 15:51

É verdade sim Francisco, o que tu dizes é absolutamente verdade e dá que pensar. Pena é que a maioria se preocupe mais com topicos sem conteúdo e este fique..às moscas. :cry:

Apesar de o que relates ser a realidade noutro local que não o nosso país, é verdade que centenas de caches colocadas cá (algumas por mim, admito) foram colocadas sem pensar no futuro e na destruição do meio envolvente à mesma. Hoje, existem verdadeiras auto-estradas até às caches, e a situação agrava-se quando a cobertura é fraca e num raio considerável o pessoal espezinha, mexe, remexe, tira pedras, põe paus, etc.

É definitivamente algo em que pensar. Embora muitos dos locais onde estão as caches não tenham que necessariamente ter protecção, encontramos por aí muros destruídos, monumentos, vegetação pisada, entre outros.

A reflectir, sem duvida. Obrigado Francisco pelo teu importantíssimo post! :)

Cláudio Cortez
clcortez
Extra Large

Mensagempor clcortez » terça abr 22, 2008 16:08

Para quem não sabe quem é o senhor Dave Ulmer:

http://www.todayscacher.com/2006/mar/people.asp

Cláudio Cortez
clcortez
Extra Large

Mensagempor prodrive » terça abr 22, 2008 16:22

É um cenário com que frequentemente nos deparamos, principalmente quando as coordenadas estão manifestamente erradas, ou locais de difícil recepção de sinal, ou caches demasiadamente escondidas, ou escondidas em muros...

Creio que são factores que indiscutivelmente deveriam ser ponderados pelos owners quando escondem as caches...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor MightyReek » terça abr 22, 2008 18:08

Definitivamente.

Vi-me numa dessas situações ao colocar a cache na Barragem do Pego da Moura.
Daí reflecti: qual é o objectivo disto? Mostrar o local ou moer-lhes a cabeça? Então mais vale dizer directamente onde está a cache para ver se não desmontam nada... E assim fiz. Até agora não houve problemas, só comigo, que já lá apanhei uma grande molha e arranhei-me todo para confirmar que uma certa irmandade não tinha lá feito o log e para ver o belo carimbo do AJSA.

Claramente, muitas vezes não podemos simplesmente deixar à mercê do bom senso das pessoas para que não destruam nada porque por vezes esse bom senso vê-se ultrapassado "isto não faz mal, sou só eu", só que todos os que lá vão pensam isso e acabam por espezinhar tudo.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor SUp3rFM » terça abr 22, 2008 18:14

Por muito pouco popular que seja a minha posição, nem todos os locais merecem uma cache. E por várias razões, nomeadamente a preservação do local.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor prodrive » terça abr 22, 2008 18:17

Pode ser pouco popular, mas dois adeptos já tem :wink: .

Então quando toca a muros... :(
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor timearth » terça abr 22, 2008 19:51

rapaziada eu moro perto da estadio nacional e vou algumas vezes correr
ao fim do dia para o circuito,nao imaginão como esta o muro do alto da boa viagem, vou repondo sempre que posso as pedras que alguem retirou e não voltou a por no sitio. mas tenho receio de ser visto e pensem que estou a retirar as pedras,é uma situacão delicada.
existem alguns geobuldozers que dão conta de tudo por onde passam,contratem essa malta para terraplanagens do novo aeroporto
timearth
Regular

Registado: sábado mai 12, 2007 22:20

Mensagempor vsergio » terça abr 22, 2008 23:44

Isto é como em tudo na via, meus filhos.
Já lá no forum dos Lands também já me chateie uma vez ou outra, porque o mundo não é só como nós o vimos, cada um tem a sua imagem, a sua visão da natureza e da vida principalmente.
E ele há os que só querem efectivamente escavacar o carrito com o único intuito de passar em alta adrenalina pelo riacho. Ou por cima das azevinhos para riscar o Land que dá um estilo inconfundível, etc etc etc
Felizmente que o mundo não é só dos maus e há gajos bons, e gajas também, felizmente. Mas mesmo os gajos bons acham que porque acham que Portugal tem que ter caches de 160 em 160 metros e muitas vezes ele é mesmo desnecessário.
Mas também não podemos estar armados em fundamentalistas da terra, pois não é com o Geocaching, por mais maus geocachers que por aí andem, que ela se vai estragar, porque não.
Em geral, e isso pode ser confirmado, o geocacher português tem cuidado com a Natureza, e tenho podido verificar isso pelas várias cachadas que se têm feito em conjunto.
Agora... que é impossível não deixar rasto quando nos embrenhamos pelo Correio-Mor acima, ou pelo abismo abaixo, isso é.
Querem o quê?
Olhem... vamos continuando a jogar ao GE ali no tópico ao lado que não estragamos nada para além do consumo excessivo de electricidade e de gastar os componentes electrónicos da bolinha de scroll do rato... depois vamos comprar outro rato e esquecemo-nos que mais um bocadinho da terra foi "por água abaixo" por estarmos a consumir desnecessariamente a bolinha do rato quando há excelentes touchPads como este aqui :)
Vá, vamos lá com calma, não?
(O texto já vai longo e no entretanto já devem ter sido plantadas mais umas 3 caches no concelho de Leiria)
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor truta » quarta abr 23, 2008 00:25

clcortez Escreveu:Pena é que a maioria se preocupe mais com topicos sem conteúdo e este fique..às moscas. :cry:

Por acaso já pensei nisto.
A seccção Off-Topic tem sido a mais concorrida nos últimos dias, quando e como o próprio nome indica, não o devia ser neste fórum e em nenhum outro.
É bom haver outros temas para desanuviar mas acho que tem sido desviada demasiada atenção para o Off-Topic.

vsergio Escreveu:Mas também não podemos estar armados em fundamentalistas da terra, pois não é com o Geocaching, por mais maus geocachers que por aí andem, que ela se vai estragar, porque não.
Em geral, e isso pode ser confirmado, o geocacher português tem cuidado com a Natureza, e tenho podido verificar isso pelas várias cachadas que se têm feito em conjunto.

Concordo absolutamente.

Não queiram transformar os geocachers em maus da fita. Posso citar como exemplo empresas de turismo de aventura licenciadas que chegam a levar largas dezenas de pessoas em passeios autorizados por zonas delicadas. Não me venham dizer que por vezes não há quem saia dos trilhos...

Já chega ter de ouvir bocas por causa do TT, quando a grande maioria das pessoas que conheço que o fazem são bastante civilizadas.

Os males vão continuando e terão de haver sempre bodes expiatórios.
Acredito que a grande ameaça actual é o aquecimento global provocado pela poluição mas, enquanto isto não é inequivocamente demonstrado e aceite, a situação vai piorando.
Posso referir também como exemplo a hipocrisia por parte dos nossos governantes em permitirem que um parque natural como o da Arrábida esteja a ser consumido diariamente pelas pedreiras, enquanto que até há muito pouco tempo quem se metesse por um dos trilhos (bem definidos) até ao ponto mais alto da serra habilitava-se a uma multa de 100 euros.
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Mensagempor ajsa » quarta abr 23, 2008 09:48

Esta visão de Dave Ulmer, para mim, é mais uma daquelas ideias “esquisitas” de muita gente do nosso planeta: Colocou uma cache que provocou um aumento de lama no local e umas gravações “eu estive aqui”….

Tudo isto seria muito lindo não fosse este Sr. continuar a arrecadar para os seus bolsitos umas boas maquias de dólares por mês. Se fosse assim tão mau, talvez fosse melhor abandonar a ideia e passa-la para “os maus”.

Não me parece que seja este o sofrimento da terra, pior que isto é, com certeza, passado 10 anos voltar ao local e contemplar um bruto dum empreendimento turístico ou pior ainda uma fábrica de pasta de celulose ou uma incineradora de resíduos tóxicos.

Não estou contra o Dave (acho que o posso tratar assim, afinal somos colegas) antes pelo contrário uma vez que foi ele que inventou o geocaching.

Os problemas da Terra não começaram em 2001, foram umas décadas, senão séculos, antes!

E o património, os muros e tal? Bom, nem falo nas entidades competentes, a Barragem do Pego da Moura, a Ermida de Água de Peixe, a Ermida de St. António dos Açores e muitos, muitos, muitos outros locais são um claro exemplo do abandono do nosso património por todos e tanto quanto eu sei é divulgado quase em exclusividade pelas caches existentes no local.

E aqueles que o destroem? Não me parece que o problema resida nos geocachers!

Se pensarmos um pouco, o processo de destruição começou muito antes com as guerras da humanidade, com as disputas pela água, com os incêndios, com todo um enorme número de factores que nada têm a ver com Geocaching.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes