Quanto às diferenças de opinião elas são inevitáveis em todas as actividades e tornam-se obviamente maiores com mais intervenientes. Discuti-las ou prolongar indefenidamente a discussão

As ultimas intervenções de desânimo são tão importantes como as intervenções mais acesas questionando a existência de caches para PM ou a extensão dos logs feitos por este ou aquele (por exemplo).
Eu entendo que o geocaching@pt chegou a um nível de participantes e organização, que precisa de passar ao "next level". Uso esta expressão de propósito, pois fui aos foruns da grounspeak à procura de algo assim e encontrei este tópico:
"Organized Geocaching: Here you can share ideas on the next level of Geocaching - League games and other organized sports using GPS units"
http://www.newenglandforestry.org/fores ... lenge.shtm
O conceito inerente a este "next level" é fantástico e permite coisas como estas;

O aumento do nº de praticantes da modalidade não pode ser um obstáculo ao desenvolvimento da modalidade, deve ser entendido como um desafio, inevitável para os que estão à mais tempo no hobby/actividade/desporto.
Mas este aumento também não pode ser desmotivador para os que alimentaram a máquina até ela chegar a este ponto. A culpa também é vossa

Por outro lado, os novos praticantes não podem também entender a actividade como algo sem regras e sem um código de conduta (que existe tacitamente aprovado por todos - mesmo que sejam as célebres cláusula que aparentemente ninguém leu no GC.com

Como é que isto se consegue. Com organização.
Já vi este tipo de problemas acontecer em outras actividades e que resultaram quase sempre em: Formação de uma organização com estatuto juridico legal (normalmente Associação sem fins lucrativos); Definição de um plano/estratégia comum (votada e/ou referendada) para o desenvolvimento da actividade; Plano de actividades, etc, etc...
Não acredito, que os que fazem isto à mais tempo nunca tenham pensado nisto. Até porque alguns, e pelo menos um sei, acompanham este fenómeno há muitos anos e devem ter encontrado, inclusive em outros países discussões parecidas.
Deve haver, tem de haver, uma solução que permita ao Geocaching crescer sem perder identidade e atractividade e, o que é mais importante, sem perder a experiência dos mais velhos e a vivacidade dos mais novos (velhos e novos em termos de geocaching).
PL