por 2 Cotas » segunda jul 30, 2007 18:06
Esta pergunta implica, desde logo, várias premissas.
A primeira é um bocado parva. Alguém tem alguma coisa ver com isso?
Mas deixemos isso. Quanto mais não seja, é lendo o statment sobre os Premium Members no Geo.com que se pode responder a esta questão.
Mas também nem é por isso. Adiante.
A segunda premissa é partir do princípio que há uma razão. Pois.
Vendo bem, 99%, (sei lá, uma grande %!), não é e não é por isso que não pode jogar. Todos podem porque o conceito do jogo é a sua gratuidade. Para lá do GPS, e do papel, e dos tinteiros, e da gasolina, e das botas, e das sandochas e dessa me’da toda que gastamos quando os nossos hobbies são á borla.
Mas voltando ao principio, porquê?
Sou Premium, alias acho que o segundo a seguir ao Mantunes, porque na altura era a forma mais fácil de manter a coisa debaixo de olho. As watchlists eram, e ainda são, limitadas a um certo numero para não PM. Por isso, para poder ter a lista actualizada de TODAS as caches em Portugal, só sendo PM:
Era fácil chegar ás página do Geo.com para Portugal e ver aquelas que não tinham os oculitos. Eessas eram novas. Copipasta, clica no coiso e já está devidamente. Como premio tínhamos, e ainda temos, direito a receber todos os logs vertidos, (linda!), na paginita. O que tinha carradas de piada. Quando dava para ler isso em 5 minutos ao final do dia.
Agora, alem de saltarem que nem cogumelos com excesso de hormonas, há dúzias delas a serem logadas em catadupa. O servidor aqui do serviço tinha ataques de caspa, alem de que os limites da Netcabo lá de casa andavam piores que o meu saldo. A piada perdeu-se quando recebia logs de rajada de abelardos. Ainda tentei ir seleccionando alguns. Passou-me depressa.
Por essa altura, ou antes ou mesmo depois, comprei o Gsak. Baratucho e com piada. Apaguei a watchlist, coisa que me levou umas 4 semanas de clicagem furiosa. Visitar quase mil páginas, com o Jeremilas a torpedear os links, só para poder limpar o trabalho que tinha levado uns anitos a construir ia-me tirando do sério. O Gsak e o PQ agora resolvem-me o problema. Tenho todas as caches em on, e só vou mantendo a coisa com os logs mais ou menos actualizados. Claro que só lhes ligo quando preciso deles. Depois passam para aquele limbo electrónico que comummente se chama HD e ficam lá trancados até ver. Ou até lhe dar o fanico. Ao HD. Não V.
Podia, posso a qualquer altura, deixar de ser. Perco as PQ. Podia utilizar um das possibilidades que estão disponíveis, as stats, á unha, etc. A opção é poupar 20€ por ano. Provavelmente chegava ao final do ano com o mesmo saldo. Não é pelo preço ou pelo serviço. O preço é baixo, ou dito de outra maneira, desprezível. O serviço é razoável. Posso por defeitos na orientação, na qualidade, na capacidade e mais numa mão cheia de coisas.
Mas não ponho. Vendo bem a qualidade do que nos é fornecido gratuitamente é bastante boa. Espaço quase inesgotável, que eu saiba nunca foi recusada nenhuma imagem por falta de espaço se bem que já tenho visto maltinha a colocar lá dezenas, dezenas, de fotos por log. A coisa funciona bem, considerando que o tráfego que é estimado. Quer dos que metem lá paginas, que dos que vão lá ver, quer dos que vão logar, quer dos que vão lá snifar na BD. E mesmo que haja quem põe defeitos, eu acho que vendo bem, é gratuito 99% do que eles fornecem e tem muito mais qualidade do que aquela que se paga. Tem anúncios? E depois? Eu só não ponho no meu site, porque há 1 ano que tenho que martelar a contagem para aquilo andar.
Em Portugal somos 1000, mais penduricalho, menos penduricalho. Talvez 10%, tops, sejam PM, 100 tipos. Eu cá acho que devemos ser praí uns 20/30 no máximo 50. Mas tá bem. 10% de 200000, a nível mundial, dá 20000. Vezes $30 dá $600000. Considerando que $60000 é um ordenado mixuruco lá nos states temos que 10 gajitos são sustentados pelos PM deste mundo. Isto não havendo mais despesas nem com manutenção, nem com rendas, nem com updates, nem com consumos. Népia a mais.
È por isso que me grizo todo quando a malta disparata acerca do serviço que recebe de graça e refila com a publicidade e com a qualidade. Cambada de humoristas. Mas depois gastam balúrdios em Fees de moedas e de outra cangalhada. Se fizerem contas a 2$ por moeda nos milhares delas que circulam em algumas edições e na multiplicidade de edições que por ai há, é provável que cheguem á conclusão de que a se forem enganados não é por serem PM. È por irem na converseta e nem sequer terem pensado nisso.
Claro que eu não sou PM por amor ao Jeremilas, ou porque posso pagar uma coisa que tenho de graça, ou porque me esqueci de anular a transferência. È porque acho que mesmo pagando os 20@ por ano, o que recebo, PQ incluídas, é um serviço razoável. Fica na mesma prateleira em que coloco as miúdas do café quando se enganam no troco, a meu favor porque ao contrario esta o caldo entornado, e lhes chamo de modo cordato, a atenção. Não ganho nada com isso, mas dá-me gozo o ar de atrapalhação. Manias. Chateiam-me mais os abelharucos.
Caches para PM? Caches para nPM! E se fossem-se todos catar? Afinal quando pomos caches não é para os nossos companheiros? E há diferenças? Haver há, mas como isto é uma actividade individual, nem eu sou obrigado a aturar-vos nem vocês a irem procurar as minhas caches. Só posso é garantir-vos divertimento. Já me parece a discussão das gaitinhas. Óhmalta, ponham lá caches com gaitinhas, mas depois não se queixem que ninguém lá vai. E olhem que eu sei do que estou a falar. Cambada…
Editado pela última vez por
2 Cotas em quarta ago 01, 2007 12:08, num total de 1 vez.