• Anúncios

pqp. PMpq?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

pqp. PMpq?

Mensagempor btrodrigues » sábado jul 28, 2007 11:22

[url=http://forum.geocaching-pt.net//viewtopic.php?t=1389&start=15]Não seja por isso, Torgut
[/url]
Sou premium member porquê?

-Sabe-me bem receber num GPX no telefone todos os dias e ter as descrições das caches mais próximas ali à mão.
-Sabe-me bem ir de férias para uma cidade qualquer e não estar com muito trabalho a escolher quais faço e quais bazo. A pocket query é praticamente re-aproveitada de viagem em viagem.
-Sabe-me bem ter um GPX para carregar no GPS com as caches e outro GPX com os pontos acessórios.
-Gosto de ter a minha lista de bookmarks (as melhores caches, os FTF, as caches debaixo de olho, etc) e de ter tudo mantido
-Gosto de ter o meu GPX com as caches encontradas para carregar no itsnotaboutthenumbers.com e ter aquela cena toda pipi
-Tenho uma watchlist do tamanho do mundo (os trackables todos que me passaram pelas mãos e sobre os quais tenho algum interesse e os trackables todos das corridas)

Faria isto se não fosse premium member? Provavelmente não tão facilmente. Custa-me pagar MENSALMENTE os USD 3.5? não. Existem meses em que estou conscientemente menos activo e que desactivo a subscrição. E volto a activar se tiver que viajar e voltar a precisar de PQs e GPX actualizados.

Vendo bem as coisas, a publicidade nas páginas não me chateia tanto quanto isso (Firefox + AdBlock).
Apoiar/Financiar a Groundpeak não é desculpa para pagar a mensalidade. No outro dia, com o Diamantino, chegámos à conclusão que as geocoins e os travelbugs chegam para financiar a coisa. Que se calhar os premium members são peanuts.

Gostava que os premium members tivessem mais privilégios. Gostava que os premium members tivessem acesso a feeds XML com os logs das caches de uma pocket query qualquer (ao estilo dos latest logs). Gostava que o desenvolvimento do site fosse menos US-cêntrico e mais global. Gostava que fossem corrigidos alguns bugs de funcionalidade e escalabilidade que eu já vi algures e que resolvia facilmente.

Agora. Se eu gasto 3.50 USD por mês para minha comodidade - e não para prestar vassalagem ao Jeremias, que direito tem alguém a proibir-me de logar uma cache só porque sim?

E vocês? São premium members porquê?
btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor Torgut » sábado jul 28, 2007 21:00

Pqp? Atão, atão, que maus fígados. :-)

Eu sou PM porque estou viciado em ser PM. Detesto tanto a Groundspeak como empresa, como organização que já tentei deixar de o ser. Não merecem o meu apoio e não acredito que mesmo que não houvesse PM's eles tivessem o menor problema financeiro. Mas estou viciado. É mais forte que eu. E depois, é virtualmente de borla. Ainda se fosse caro, talvez me desintoxicasse, mas assim não.

As funcionalidades, como tudo o que a Groundspeak oferece ou faz, são fransiscanamente pobres. Mas são, existem, e habituei-me a elas.

No inicio, quando me tornei PM, já nem me recordo bem, mas acho que foi por idealismo / ingenuidade. Tipo, "tenho que apoiar esta rapaziada no seu projecto".

O que é que uso como PM? Que me recorde, só as Pocket Queries. Em tempos tinha listas de favorites, mas o uso do GSAK tornou-as obsoletas.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Porque é que eu sou Premium Member?

Mensagempor 2 Cotas » segunda jul 30, 2007 18:06

Esta pergunta implica, desde logo, várias premissas.
A primeira é um bocado parva. Alguém tem alguma coisa ver com isso?
Mas deixemos isso. Quanto mais não seja, é lendo o statment sobre os Premium Members no Geo.com que se pode responder a esta questão.
Mas também nem é por isso. Adiante.

A segunda premissa é partir do princípio que há uma razão. Pois.
Vendo bem, 99%, (sei lá, uma grande %!), não é e não é por isso que não pode jogar. Todos podem porque o conceito do jogo é a sua gratuidade. Para lá do GPS, e do papel, e dos tinteiros, e da gasolina, e das botas, e das sandochas e dessa me’da toda que gastamos quando os nossos hobbies são á borla.
Mas voltando ao principio, porquê?
Sou Premium, alias acho que o segundo a seguir ao Mantunes, porque na altura era a forma mais fácil de manter a coisa debaixo de olho. As watchlists eram, e ainda são, limitadas a um certo numero para não PM. Por isso, para poder ter a lista actualizada de TODAS as caches em Portugal, só sendo PM:
Era fácil chegar ás página do Geo.com para Portugal e ver aquelas que não tinham os oculitos. Eessas eram novas. Copipasta, clica no coiso e já está devidamente. Como premio tínhamos, e ainda temos, direito a receber todos os logs vertidos, (linda!), na paginita. O que tinha carradas de piada. Quando dava para ler isso em 5 minutos ao final do dia.
Agora, alem de saltarem que nem cogumelos com excesso de hormonas, há dúzias delas a serem logadas em catadupa. O servidor aqui do serviço tinha ataques de caspa, alem de que os limites da Netcabo lá de casa andavam piores que o meu saldo. A piada perdeu-se quando recebia logs de rajada de abelardos. Ainda tentei ir seleccionando alguns. Passou-me depressa.

Por essa altura, ou antes ou mesmo depois, comprei o Gsak. Baratucho e com piada. Apaguei a watchlist, coisa que me levou umas 4 semanas de clicagem furiosa. Visitar quase mil páginas, com o Jeremilas a torpedear os links, só para poder limpar o trabalho que tinha levado uns anitos a construir ia-me tirando do sério. O Gsak e o PQ agora resolvem-me o problema. Tenho todas as caches em on, e só vou mantendo a coisa com os logs mais ou menos actualizados. Claro que só lhes ligo quando preciso deles. Depois passam para aquele limbo electrónico que comummente se chama HD e ficam lá trancados até ver. Ou até lhe dar o fanico. Ao HD. Não V.

Podia, posso a qualquer altura, deixar de ser. Perco as PQ. Podia utilizar um das possibilidades que estão disponíveis, as stats, á unha, etc. A opção é poupar 20€ por ano. Provavelmente chegava ao final do ano com o mesmo saldo. Não é pelo preço ou pelo serviço. O preço é baixo, ou dito de outra maneira, desprezível. O serviço é razoável. Posso por defeitos na orientação, na qualidade, na capacidade e mais numa mão cheia de coisas.
Mas não ponho. Vendo bem a qualidade do que nos é fornecido gratuitamente é bastante boa. Espaço quase inesgotável, que eu saiba nunca foi recusada nenhuma imagem por falta de espaço se bem que já tenho visto maltinha a colocar lá dezenas, dezenas, de fotos por log. A coisa funciona bem, considerando que o tráfego que é estimado. Quer dos que metem lá paginas, que dos que vão lá ver, quer dos que vão logar, quer dos que vão lá snifar na BD. E mesmo que haja quem põe defeitos, eu acho que vendo bem, é gratuito 99% do que eles fornecem e tem muito mais qualidade do que aquela que se paga. Tem anúncios? E depois? Eu só não ponho no meu site, porque há 1 ano que tenho que martelar a contagem para aquilo andar.
Em Portugal somos 1000, mais penduricalho, menos penduricalho. Talvez 10%, tops, sejam PM, 100 tipos. Eu cá acho que devemos ser praí uns 20/30 no máximo 50. Mas tá bem. 10% de 200000, a nível mundial, dá 20000. Vezes $30 dá $600000. Considerando que $60000 é um ordenado mixuruco lá nos states temos que 10 gajitos são sustentados pelos PM deste mundo. Isto não havendo mais despesas nem com manutenção, nem com rendas, nem com updates, nem com consumos. Népia a mais.

È por isso que me grizo todo quando a malta disparata acerca do serviço que recebe de graça e refila com a publicidade e com a qualidade. Cambada de humoristas. Mas depois gastam balúrdios em Fees de moedas e de outra cangalhada. Se fizerem contas a 2$ por moeda nos milhares delas que circulam em algumas edições e na multiplicidade de edições que por ai há, é provável que cheguem á conclusão de que a se forem enganados não é por serem PM. È por irem na converseta e nem sequer terem pensado nisso.

Claro que eu não sou PM por amor ao Jeremilas, ou porque posso pagar uma coisa que tenho de graça, ou porque me esqueci de anular a transferência. È porque acho que mesmo pagando os 20@ por ano, o que recebo, PQ incluídas, é um serviço razoável. Fica na mesma prateleira em que coloco as miúdas do café quando se enganam no troco, a meu favor porque ao contrario esta o caldo entornado, e lhes chamo de modo cordato, a atenção. Não ganho nada com isso, mas dá-me gozo o ar de atrapalhação. Manias. Chateiam-me mais os abelharucos.

Caches para PM? Caches para nPM! E se fossem-se todos catar? Afinal quando pomos caches não é para os nossos companheiros? E há diferenças? Haver há, mas como isto é uma actividade individual, nem eu sou obrigado a aturar-vos nem vocês a irem procurar as minhas caches. Só posso é garantir-vos divertimento. Já me parece a discussão das gaitinhas. Óhmalta, ponham lá caches com gaitinhas, mas depois não se queixem que ninguém lá vai. E olhem que eu sei do que estou a falar. Cambada…
Editado pela última vez por 2 Cotas em quarta ago 01, 2007 12:08, num total de 1 vez.
Imagem
2 Cotas
Regular

Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Re: pqp. PMpq?

Mensagempor SUp3rFM » terça jul 31, 2007 00:04

btrodrigues Escreveu:E vocês? São premium members porquê?

Por tudo o que se disse aqui e por mais alguma coisa.

Sinceramente, o prazer que tiramos disto é n vezes mais superior que uns míseros $30/ano. É o mínimo que podemos fazer. Mas isto somos nós a pensar assim. :)
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes